Texto sobre Professor

Cerca de 658 texto sobre Professor

Carreira singular

Nasceste com a missão de ensinar
Uma dádiva do nosso Criador
Escolheste essa carreira singular
Que baita orgulho! Tu és professor!

O médico, o advogado, o cientista
Todos eles já passaram por ti
Sob qualquer ponto de vista
Não é por nada que estás aqui

Enfrentas dificuldades diárias
Nos quatro cantos da sala
Desde as séries primárias
Trazes conhecimento na mala

Tu me motivaste a pensar
Sem ti, o que eu saberia?
Para sempre irei lembrar
Mestre, a mim tu és alegria!

Inserida por PensadorRS

⁠“O mundo pode se render aos encantos da Tecnologia, mas a construção do saber jamais se consolida de forma individual. Conhecimento pode ser potencializado e disseminado com destreza e velocidade, fazendo da equidade uma relação de possibilidades de simetria com o normal.
Professor é aquele que haja o que houver, se for vencedor jamais será substituído, e seu Protagonismo se potencializará no comando da tecnologia.”

Inserida por AdrianoRochaMota

A FICHA DE LEITURA

Um dia a professora de português, Dona Maria José (Dona Cuca, por esse carinhoso apelido, também conhecida, por parecer com uma certa personagem do Sitio do Pica-Pau Amarelo) Mandou comprar certa vez um livro, A Escrava Isaura do escritor Bernardo Guimarães, para fazermos uma tal de ficha de leitura, que consistia, basicamente, em lermos e depois fazermos um resumo do que lembrávamos, ótimo incentivo a leitura e reflexão e assimilação do texto. Só que nessa época, adolescência, não gostava muito de ler, não. Não só não comprei o livro, como esqueci totalmente o dia de entregar o trabalho (assim como chamávamos) ai foi que me lembrei, poxa! Ai, muito do desenrolado, em cima da hora, tive uma ideia genial, um plano infalível, fui na casa de uma vizinha, colega que mora agora no Rio, mais carioca que pernambucana, que ate já perdeu o sotaque, daqui, rapidinho, e há muito, fala o mais fluente carioquês: “ – E ai, ô Fábio, como vai? “, coisa assim, irmã de um grande amigo meu. Pois bem fui pra casa dela, como ia dizendo e sentei-me a mesa e pedi pra ela, pelo amor de Deus, quebrar esse galho e ir lembrando do que pudesse, da Escrava Isaura, lembra? A novela com Lucélia Santos, Rubens de Falco e grande elenco, vê se lembra qualquer coisa ai, se não lembrar tudo direitinho, tinha nada não, tá valendo, ficha de leitura é assim mesmo, a gente só escreve o que lembra, enchendo duas, três folhas, ta bom demais, da pro gasto, é só fazer algum volume! Começou, solicita, assim sendo, a puxar pela memória em prol de tão nobre causa, daqui a pouco chamou outra vizinha, pra ajudar; - Fulana! Tu lembra? Foi assim, assado? Ela se achegou e, daqui a pouco, também chamou a irmã, senão me engano. E eis que tinha a minha disposição, uma respeitável assessoria, três cabeças pensando melhor que uma, três cúmplices legais, rs. E aos poucos, de grão em grão, fui
enchendo uma, duas, três, quatro folhas de papel pautado, rs. Nesse negocinho, elas com toda boa vontade do mundo e eu escrevendo, já tinha passando da hora de ir pra escola e eu ainda lá, tinha nada não a aula de português seria a terceira. Daqui a poucos instantes, enfim, dei por satisfeito, tava de bom tamanho, juntei todo material coletado e fui correndo pra casa, tomei banho rapidinho, almocei, acho que almocei e fui pro colégio correndo, chegando bem na hora da terceira aula, a de português, tudo cronometrado, perfeito, entreguei a “ficha de leitura”, a professora ainda perguntou por uma coisa que viria no livro e tava faltando e eu disse veio não, não sei por que. Passou... por pouco! Dias depois, no grande dia, enfim, da onça beber água, ela inovou, (acho até que foi pessoal, o que ela fez foi combinado, hoje dava processo, rs.) chamou um a um no seu birô os alunos, na frente de todos, para devolver as fichas, fazer umas rápidas considerações e dizer a nota e eu fui o ultimo, tô dizendo, tava escrito. Na minha vez ela fez uma pergunta estranha, incisiva, disparou: - Me diga uma coisa, você fez o trabalho baseado na novela da Rede Globo, não foi? (Estranho, como ela adivinhou? É vidente?) Respondi, evidente que não! E podia? Ela prosseguiu: - Rapaz, não tente me enrolar, foi ou não foi? Eu dissimulado: - Não! E ela insistindo: - Diga logo, vá, se avexe... E a turma olhando, maior climão, constrangimento, que mico! E eu renitente e ela intransigente, vendo que ela não ia desistir, parecendo um interrogatório policial, confessar ou confessar, não tinha pra onde correr, ia dar a hora da saída e ela ali, marcando em cima, confessei: - Foi!!! Como a senhora soube? Ela disse: - Meu filho tenho uma biblioteca em casa e esse personagem Tobias, que morreu queimado aqui, não existe no romance original, o diretor da novela inventou, fez uma adaptação, eles fazem isso nas novelas, (poxa, fazem isso?! E pode? Dancei direitinho) Depois de descoberta a ficha fajuta, com ares de esperta ela jogou uma piadinha dizendo que me daria 6, pelo esforço de tentar enganá-la. Tá, até podia ser pior, ficar sem nota, entre mortos e feridos, sai até no lucro, seis, tava na media, deu pro gasto, rs.

(15.10.2016)

Inserida por Fg7r85

Ah, tá!
A expressão “Ah, tá!” pode ser usada para indicar concordância, transmitindo que se entendeu alguma coisa. Pode também ser usada com sentido irônico, para fingir que se concorda com alguma coisa que é uma bobagem ou um absurdo, bem como para encerrar rapidamente um assunto aborrecido ou desagradável.
Essa expressão eu escuto com frequência quando sou abordada sobre minha escolha profissional. Sou PROFESSORA! AH TÁ! Se afirmo, fiz Pedagogia: a resposta é : - ah, tá. E seu Mestrado? Em educação! – ah tá. E o Doutorado? Em educação! – ah tá!

Fique com seu Ah, tá e Escute-me neste dia do Professor!
Não existe qualquer profissional que não tenha passado pelo professor. Mas o professor parece ser aquela escolha de profissão que sobrou. Quando não se tem nota suficiente no ENEM para outra vaga, a opção é a licenciatura. Aquela chance de trabalho fácil, em qualquer lugar, vai para o professor. Engana-se quem assim pensa, porque só se torna professor com horas e horas de estudos, acumulando saberes e ainda entramos numa formação continuada em serviço. Pois mudam-se os meios, os métodos e os agentes do processo de ensino-aprendizagem.
A nobre tarefa da educação sempre foi e ainda é uma das ações mais importantes para a política, para garantia da prevenção as doenças e promoção plena da cidadania e desenvolvimento do país. Em vários momentos da história do Brasil a educação foi proclamada como salvadora do atraso social e econômico. Foi a educação a porta da modernidade, do nacionalismo, dos bons costumes, da fé e da permanência da cultura entre gerações.
Mas, o que se resumi hoje o trabalho de um professor? Não há um sistema homogêneo. Existem práticas diversas, valorização em algumas redes de ensino, desvalorização e precariedade do trabalho docente. A escola é sucateada e banalizada. Viramos reféns de alunos viciados, agressivos e intolerantes.
Qual a satisfação de um professor atualmente? O piso salarial docente saiu em forma de lei para ser implantado no Brasil, mas isso ainda é algo valido apenas no papel em muitos Estados. Você conhece algum ex-médico? ex-advogado? ex-engenheiro? Certamente, só quando são jubilados, aposentado. Mas certamente você conhece alguém que desistiu de ser professor.
Hoje, o ambiente de trabalho é diverso para o professor. Há escolas prisões, professores reféns, autonomia vigiada, tratam a escola como empresa, mas o que deveria ser era uma parceria. Quando um pai ou uma mãe vai à escola, deve oferecer sua ajuda e colaboração para educação do filho e não cobranças, como uma empresa que descumpriu seu serviço. Que serviço presta um professor? Um dos mais importantes. O indivíduo cresce como ser humano, educando-se e aprendendo sobre respeito e cooperação. Porém, ainda se prepara para o mercado de trabalho.
A escola aglomera o maior número de professores. Mas não estamos apenas nela. Há professores em vários setores. Na fábrica, na igreja, nas repartições públicas, nos hospitais, basta expandir o conceito de professor para aquele que transmite o saber, que a educação vai além dos muros da escola formal.
Quem ainda nas futuras gerações será Professor? Se fossemos um profissional em extinção, será que haveria campanhas de valorização aos professores? O que vão esperar para iniciar esta campanha de respeito e valorização para o professor? Já não basta os baixos salários, as ameaças, as agressões, a desvalorização social? Teremos que nos extinguir, esperaremos que não haja mais os professores ? Quantos mais serão esbofeteados, mortos e humilhados? Haverá alguma geração que faça opção pela docência? Que motivos estamos deixando para influenciar nesta escolha?
Por outro lado, ainda são os professores que para muitos alunos são a representação de um pai, uma mãe, uma pessoa de autoridade e que aposta nas suas habilidades para ser um cidadão do bem, acima de tudo, e um excelente profissional. Quando talentos são revelados por nossas mãos? Quantos sorrisos com a primeira palavra lida, a formatura do ABC, o vestibular bem sucedido, o primeiro emprego conquistado. Enfim, entre rosas e espinhos estamos EDUCANDO!
Orgulho desta profissão que foi inspirada nos meus pais, EDUCADORES.
Orgulho de ser uma PROFESSORA.
Porque na vida vejo ex- alunos em condições de vida com qualidade e dignidade. Engenheiros, Jornalistas, Advogados, Empresários, Administradores, Vendedores, Cantores, Artistas, Dançarinos, profissionais que passaram pela escola e conquistaram seus sonhos, igual eu sonhei o meu!
By: Andréa Andrea Agnes

Inserida por andrea_agnes

Feliz dia dos professores 👨🏼‍🏫👩‍🏫

Quão bom “escolar” degraus!

De aluna a professora de alunos❤️

Obrigada, meu Mestre Jesus por buscar seguir os teus ensinamentos e a querer aprender mais de ti. Ajude-nos, ó Deus, para que sejamos bons discípulos. Emunah.
#diadoprofessor #diadoprofessor📚 #mestre #senhor #deus #jesus #teacher #master #professor #monicacampello

Inserida por MonicaCampelloAutora

Há algo de diferente no tatame.
Algo que eu venho tentando explicar para mim mesmo, tentando procurar uma única palavra que possa resumir.
Uma energia tão boa, uma mistura de prazer, alegria, amor, amizade.
Pelo menos aqui, em minha academia.
É o que eu sinto, é o que eu transmito.
Procuro mudar o dia das pessoas, fazer daqui a melhor parte.
Fazer elas virem de novo, tratar elas como tratamos pela primeira vez em que veio.
Exaltar a união entre todos, mostrar que é um ambiente universal.
Esse é o meu sonho, meu objetivo.

Inserida por Leohbjj

⁠Quando tudo isso passar...
Eu quero voltar pra escola...
Quero voltar a olhar aqueles pequenos olhos sedentos por conhecimento...
Quero voltar a ser o alento da vida difícil da Maria...
Quero voltar a ser a cumplicidade da Carolina...
Quero voltar a ser a alegria do João...

Quando tudo isso passar...
Eu quero andar por aqueles corredores, com saltos barulhentos e não ouvir meus passos porque na escola tem barulho, tem risadas e tem vida!

Quando tudo isso passar...
Eu quero a vida normal,
Mas não o normal de antes!
Esse eu não quero nunca mais...
Eu quero o novo normal, com mais empatia, com mais amor e com aquela sensação maravilhosa da saudade do que se tem!

Sabe aquela sensação que pode perder algo e por isso valoriza?
Que pode ser o último abraço, por isso prolonga ele?

Quando tudo isso passar...
Eu quero sentir essa sensação todos os dias no novo normal!
Aaaaaa como eu quero,
Quando tudo isso passar...

Mas até tudo isso passar,
Até que meus, nossos alunos estejam seguros...
Vai demorar...
Então, eu me reinvento (nas técnicas)
Me descubro (dos medos)
Me fantasio (literalmente)
Me viro no avesso se preciso for
Pra que você (meu aluno) tenha ânimo pra esperar
Quando tudo isso passar...

Inserida por jane92

⁠As dificuldades diminuem quando sou instruído, dá vontade até de fazer igual e sair multiplicando o que aprendi. Sou grato e muito satisfeito com o seu empenho e dedicação! Obrigado por ensinar-me o caminho e fazer eu criar os meus objetivos, nada vem de graça e você deu-me, porque o conhecimento não tem preço.

Feliz dia do Professor!⁠

Inserida por StudiodoDi

⁠Sobre os professores...

Pela didática trilhamos o caminho para a aprendizagem.
Pelos livros, uma aliança com instigantes emoções se concretiza.

Porém, são com os professores que a imaginação ganha forma, os saberes profundos nos são revelados, a didática se cria e os livros nos são apresentados como amigos e companheiros na bela jornada dos saberes e da vida.

Inserida por Samuelblessedoficial

⁠Estudo, um mundo de oportunidades, onde se quebra o ciclo da pobreza, é através do estudo que um filho do pobre se torna médico, advogado...Professor, sim, Professor (a) com “P” maiúsculo. Parabéns a todos aqueles que promovem essas oportunidades.
Aos pais e mães de todas as profissões uma salva de palmas.

Inserida por jomaxpbi

🌼🌷 Vocêmoldou os meus sonhos de criança.
Moldou cada forma, cada número, cada palavra, com carinho e paciência até que eu conseguisse também.
Ensinas baseado na ciência, no cálculo e na razão.
Porém, seu jeito mais nobre de ensinar, baseia-se no coração. ♥️
Feliz dia dos professores!

Inserida por brincandocompoesia

⁠Trabalhar é uma das formas mais belas de demonstrar amor ao próximo.
Se você espera o dia todo pela hora de bater o ponto e ir para casa,
a semana toda pelo domingo,
o ano todo pelas férias e a vida toda pela aposentadoria,
você não está vivendo, está se deixando levar pelos piores sentimentos egoístas.

Inserida por clarissa_vergara

⁠Seja grato por existirem seres humanos com virtudes e qualidades melhores do que as suas, é essa a condição natural que irá lhe fazer crescer e aprender. Não sinta inveja, não questione, engrandeça as habilidades , os bens instrínsecos e extrínsecos dos outros. Isso lhe dará a virtude da coragem, que é uma das mais bonitas de se ter. Seja corajoso e capaz de admitir, sem angústias, que sempre haverá alguém melhor do que você. Se, no mundo, só houvesse pessoas piores que você, seria um mundo bom para viver ?

@clarissafvergara

Inserida por clarissa_vergara

⁠⁠⁠Quando me perguntam:
"Quanto você ganha para lecionar ?"
Eu respondo:
"Não GANHO NADA, eu RECEBO x valor em TROCA do meu empenho, tempo e serviço que disponho para a instituição que me PAGA! "

É uma troca entre meu serviço e o dinheiro que me pagam para eu lecionar!

Inserida por rogeriojoaquim

⁠A palavra AULA –
tem origem na língua Grega é derivada da palavra AEMI , “soprar, respirar”, isso por ser inicialmente uma discussão em um lugar aberto. Com o passar dos tempos esta acontecia em “palácios, pátios de palácios, onde se reúnem as pessoas para discussões”, depois “sala onde ficam os discípulos durante as lições”.

Inserida por rogeriojoaquim

Eu tinha medo de ir para a escola quando tinha uns 8 anos. Medo é a palavra mesmo e hoje eu nomeio o sentimento que já foi chamado de frescura e preguiça. Era medo. Na época eu estudava no Ramão, lá em Guará e apanhava de alguns meninos mais velhos mas meus pais estavam passando por um divórcio difícil e eu não queria preocupar ninguém, então ia com medo mesmo, c’est la vie, eu diria hoje, e levava meu corpo fraco cotidianamente para a roleta russa de apanhar ou não.
Nessa escola havia a melhor professora do mundo: Tia Helenice. Ela era uma mulher rica para os meus padrões de consumo da época, toda arrumada, com uma jaqueta de couro e o cabelo cortado baixo é uma doçura que não é típica dessa classe e tampouco daquele lugar. Por um motivo que eu desconheço, a tia Helenice foi com a minha cara, me tirou da carteira do fundo, me incentivou em todos os aspectos e eu fui - dentro de um ano- quase uma experiência de angicos, me tronando um dos melhores alunos da sala.
Naquele ano aprendi a ler decentemente, comecei a prestar atenção nas aulas, aprendi até matemática. Foi transformador. E hoje, passados mais de vinte anos, o cabelinho cortado e pintado da minha professora ainda está vivo na minha memória e eu entendo que ser professor é o que ela fez por mim e que é por causa dela que eu sou professor hoje. Através de uma professora de uma escola pública de bairro pobre eu fui transformado.
Nunca mais vi a minha querida professora. Não sei nem se está viva, mas para mim, ela representa muito mais do que qualquer professor com phd que conheci ao longo da minha vida.

Inserida por cucaly

Lira do herói renegado

"Não se faz educação com ódio, desprezo ou subjugando os sujeitos envolvidos no processo. O ato educativo, todo ele, é constituído de amor, amor puro e cristalino. E a usurpação, apesar de ser prática usual e recorrente das ações reducionistas de governos e governantes, não pode e não deve constituir em si um impeditivo para que os atores alunos, professores e educadores protagonizem na cena o espetáculo da educação. Os professores são heróis, os vilões são outros. E eles são tão bons no que fazem que você se sentirá motivado a pensar-se maior e ou melhor do que eles, após passar por eles. A educação vai te alçar a patamares tão elevados que talvez você se perca pelo caminho e ou se esqueça de suas raízes. A educação vai te dar asas e libertar a sua mente, o arrebatamento será tremendo, depois você estará por conta própria e, talvez, lá na frente, será necessário olhar para trás, olhar para o lado, para o alto ou para baixo, você decidirá em que direção seguir e por qual caminho se aventurar e com a autonomia de quem lê, escreve, conta e interpreta o mundo. A educação vai salvar você, mas você ainda não sabe disso".

Inserida por JWPapa

EDUCAÇÃO PARA HUMANIZAR

O homem se diferencia dos outros animais pela sua capacidade cognitiva de racionalizar, realizar e planejar seus atos. Entretanto, ninguém nasce sabendo de alguma coisa, tudo se forma através de um andamento construtivo decorrente do meio ao qual se vive. Então, como se tornar um ser humanizado? O processo de aprendizagem e as relações sociais estão intimamente ligados a propagação dessa humanização. Sendo assim, a educação se torna a grande oportunidade para que haja a evolução humana.

Primeiramente é preciso entender o significado da palavra humanizar, que se trata de conceder ou adquirir condição humana, isso tem a ver com o ato de promover o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo de maneira integral, considerando sua individualidade, aceitando-o como ele é, e compreendendo seus limites e suas condições para superá-los. Diante disso, como sendo parte da educação a responsabilidade de desempenhar esse papel, até que ponto pode-se considerar que a mesma seja a “solução” para a humanização? A realidade da nossa sociedade denuncia graves deficiências no paradigma de ensino, principalmente no que compete às instituições de ensino público. O maior problema de um sistema que visa “humanizar” é estabelecer um ideal fixo humano que propõe uma meta equitativa para todos, provocando um efeito reverso, onde em lugar de conservar a identidade do sujeito, o despersonaliza ao mesmo tempo que o desumaniza.

Vivemos numa sociedade que a liberdade para se pensar ainda se faz reprimida na educação, e o incentivo para a construção de visões críticas transformadoras é deixado de lado. A criança ainda muito nova quando entra na escola já traz consigo um emaranhado de “porquês”, até que a instituição a condiciona a rotina diária de apenas sentar na cadeira e prestar atenção ao que é dito, até que ela sai da fase dos porquês para ir à fase das respostas, isso reduz-lhe a capacidade de ir além e produzir novas ideias. Os professores parecem estar mais preocupados com que seus alunos “enfeitem palavras” do que conheçam de fato a realidade que ensinam, se conformam com um sistema de avaliação baseado em notas de provas e ignoram a veras do que os alunos pensam e o seu saber. Não existe uma educação holística, promovem a inteligência intelectual e se esquecem de orientar para a inteligência emocional, o que pode aumentar a probabilidade de estar se formando um cidadão e\ou profissional de risco para a humanidade.

A educação é capaz de humanizar verdadeiramente desde que haja um modelo alternativo de ensinar, visando compreender a realidade subjetiva e do ambiente ao qual cada aluno está inserido, desenvolvendo uma educação que não apenas esteja vinculada às técnicas, mas atrelada às coisas da vida, abrindo espaço para que se possa expressar sentimentos, criar novas formas de pensar e transmitir ideias que ofereçam ações para o bem da humanidade.

(18/08/16)

Inserida por SamaraSantanaCamara

Re - nascimento
Hoje pensei no que poderia dizer a respeito desse dia que tão logo se aproxima e não achei palavras para expressar.

O pensamento em minha mente se perde em meio a tantas coisas, tantos sonhos, tantos acontecimentos... foram 365 dias até que aqui chegamos novamente como se o primeiro dia fosse.

Certa vez lendo um livro, nele dizia que o aniversário de certo povo não se conta pelos dias, anos ou meses e sim pelo amadurecimento que cada um vai tendo no decorrer da vida.

No judaísmo, o aniversário ensina o conceito de renascer. Não importa como as coisas transcorreram ontem, ou ano passado, temos sempre a capacidade de tentar de novo.

Já a Bíblia não fala nada sobre aniversário, mas diz que o dia do nascimento é um dia muito importante.

Então, o que comemorar? O nascimento? Renascimento? O aprendizado? Uma nova oportunidade? O que se pode comemorar?

Tantas coisas se passaram nesses dias, tanta Gente que entrou em minha vida e saiu tão rápido que nem pude verificar suas qualidades ou seus erros.
Vejo que nossa vida é como um trem. Cada estação que passa é um período que te faz lembrar da estação de onde saiu (sua origem) e que te faz avançar para a estação que se segue (seu destino) e em cada estação que passa, pessoas embarcam (entram) e desembarcam (saem) do trem. Mas, acontece que algumas pessoas descem com o trem em movimento e sem chegar na estação. Simplesmente pulam do trem e lhe deixam sem saber o que fazer.

Bom, não temos tempo a perder. E novamente o trem vai partir para uma nova estação, onde levará consigo lembranças e sonhos pelos trilhos da boa vontade. E novamente iremos chegar à próxima estação, onde outras pessoas embarcarão e outras desembarcarão, mas espero que sempre ao que desembarcar, ainda que haja trepidações, sacolejos e balanços no trilhar do trem, que leva a boa lembrança e saudades de ter participado dessa viagem e compartilhado momentos únicos.

Inserida por alexandrechagas

A Vida é Coisa de Aprender

A vida que a gente leva é uma coisa de aprender,
Pois lição não se recebe só na escola que ensina a ler,
Mas todo dia que se tem massa pra sovar com as mãos
E se tem nota e letra pra fazer uma nova canção.

Se há pincel e tela posso compor uma obra de arte,
O mundo é meu atelier e o aprendizado faz parte
O mundo é meu colégio e minha faculdade
Por isso faço exame a partir das dificuldades.

Tiro a nota no corre-corre das cotidianas lidas,
Tomo a média das vitórias e das lutas perdidas
Passo de ano ou tento outra vez até a colação
De grau em grau sigo para a última celebração.

Vou estudando porque sou apenas aprendiz
Os acontecimentos são minha cartilha e meu giz
No sofrimento e no prazer, no voo e na queda
Minha confiança é meu livro e meu paraquedas.

Somente não deixo de fazer meu mestrado,
Os fatos são disciplinas para meu doutorado
E a banca que me julga é minha consciência
Espero conseguir meu diploma com excelência.

Já não sem demora concluo este poema
Pedindo que não desanime com os problemas
Porque os professores tanto mais exigentes
Mais colaboram com a formação das gentes.

Aberio Christe

Inserida por Christean