Texto sobre o Passado
Ás vezes fico lembrando do passado, das lembranças, dos momentos ruins e bons, fico rindo/chorando e penso comigo "Oque tinha que ser feito, foi feito, as coisas não saíram como eu queria, perdi muitas oportunidades, e aprendi muito com isso, perdi pessoas maravilhosas que nunca imaginei em perder, mas ganhei e conquistei pessoas muito mais que especiais pra mim". A vida é assim, e com isso me acostumei.
Olhar para trás não é viver o passado... É analisar com critério a razão que te trouxe ao presente para assim, vir entender quais coisas e pessoas você deve se desprender ou abraçar de modo poder saber identificar qual o passo dar rumo ao futuro até por que; A barriga que está doendo é o resultado do que comeu ontem, e não do que come agora.
O cinema é mágico. Através dos filmes: Viajamos no tempo, voltamos ao passado e, por alguns instantes, nos sentimos em outras épocas. Visitamos lugares que não imaginávamos que existia, pequenos paraísos aqui na Terra. Conhecemos culturas e costumes de povos tão distantes. Descemos até às profundezas dos oceanos, adentramos em florestas densas e podemos sentir a fúria da natureza. O cinema é a arte dos sonhos, mistura fantasia com realidade e, mostra mundos que só existiam na nossa imaginação.
Há vezes que me pego pensando no passado e lembrando daqueles dias que éramos crianças que só viviam brincando com aquele monte de meninos, mal sabia eu que hoje nós seríamos tão próximos. Como éramos ingênuos... A gente brigava por tudo, mas não deixava a amizade por nada, tão tal que fizemos um acordo que quem perdesse no cara ou coroa pedia desculpa para o outro rsrsrs, nossa! É tão fácil desistir das amizades, largar de mão, mas porque continuar? Isso ninguém sabe dizer... Coisas em comum? Pouquíssimas... e eu sempre dizendo que a diferença é que nos faz ser amigos. Quantos “Ei, oi, aham, talvez, vem aqui, fazendo? ” Palavras que quando a gente lê parece escutar a própria voz dizendo. Não tem como não dar aquele sorriso quando me lembro da bucicreide, Zé Filomeno, daquele dia das placas do 43, a gente varrendo a rua. Meu Deus, tantos momentos, lugares. Tantas coisas que já vivemos juntos, tu com esse teu jeito alegre, brincalhão, otimista e louco. Já eu com um jeito bem contrário... Agora passa um filme na minha cabeça de tudo, é impossível escrever agora aqui! O mais importante é que ficou gravado em nossa memória. É, o tempo passa tão rápido e a distância só tende a aumentar, as únicas coisas que nos restam é a saudade, as lembranças e a esperança de que um dia tudo possa clarear. “Escureceu?” Talvez sim ou talvez não. O tempo vai dizer o que pode ou não dar certo. Enquanto isso, eu fico aqui esperando uma luz. Estou falando demais, mas enfim, como eu queria estar aí perto apenas para dar um abraço e dizer: Feliz aniversário! Mas como não dá, eu apenas peço a Deus que ele permita que nossa amizade não seja levada por uma simples ventania, PJ, obrigado por tudo... Obrigado por ser esta pessoa alegre, disposta, otimista e que me faz acreditar que tudo pode dar certo. Tu sabes que pode contar comigo hoje e sempre, aqui eu eternizo a nossa amizade, não por que é bonita, entretanto por que é verdadeira. E hoje posso dizer: "Minha história não seria a mesma se a tua história não tivesse dado certo com a minha."
"Esqueça o que lhe machucou no passado, mas nunca se esqueça o que aquilo lhe ensinou. No entanto, se aquilo lhe ensinou a guardar rancores, buscar vingança, não perdoar ou mostrar compaixão, a classificar as pessoas como boas ou más, a desconfiar e ficar na defensiva com seus sentimentos, então você não aprendeu uma coisa. Deus não lhe traz lições para fechar o seu coração. Ele lhe traz lições para abrí-lo, através do desenvolvimento da compaixão, aprendendo a ouvir, buscando compreender em vez de especular, praticar e desenvolver a empatia, a resolução de conflitos através da comunicação. Se Ele lhe trouxesse apenas pessoas perfeitas, como você aprenderia para sempre evoluir espiritualmente? "
Às vezes paro para refletir sobre minha vida e sobre as falhas que cometi no passado, penso tanto que até tento voltar para ver se consigo conciliar o erro que um dia cometi, mas quando vejo é tarde demais e a oportunidade já se passa e deixa na certeza que vai ser difícil encontrar outra oportunidade feita essa. E disso tiro um pequeno resumo que, quando tiver outra oportunidade devo agarrar com toda a força, e fazer tudo certo o que um dia fiz errado.
Eis que um novo tempo se aproxima, e no passado o vento ainda varre as folhas de outono num chão onde deixei marcas das pisadas de meus pés e que ainda estão cicatrizando dos ferimentos de espinhos em tempos de outrora onde observava no recôndito de minha existência Aquele que em silêncio de seu sofrimento percorria aos sons estridentes de risadas e chibatadas o caminho da Luz e da Salvação.
Hoje em dia me sinto presa no passado como se precisasse dele pra seguir em frente, mas daqui alguns anos tenho certeza de que vou olhar pra trás e tudo que vão restar são as lembranças, daqui a alguns anos vou olhar pra trás e perceber que gastei tempo de mais em bobagens, que não vivi tão intensamente como gostaria, que a vida, ás vezes, prega peças na gente apenas pra nos fortalecer e vou olhar pra trás com um sorriso estampado no rosto porque quando a lembrança do menino que eu mais amei não me fizer, chorar e sofrer vou saber que consegui seguir em frente sem olhar pro passado.
Hoje doeu mais do que ontem, mais do que mês passado. E aí, eu vejo que de nada adianta ficar corroendo todos os órgãos do meu corpo com qualquer ácido barato, se a pergunta certa não é até quando dura um amor. Então eu me pergunto: Até quando dura uma dor? Com a esperança de encontrar qualquer teoria boba e sem nexo, só para me servir de apoio, para que eu, finalmente, consiga mudar o disco e a minha vida.
"Apesar dos trancos e barrancos agente deve seguir em frente, sem olhar o passado e sem se quer tentar adivinhar o nosso futuro... A vida é uma verdadeira caixinha de surpresas, cabê a você está preparado sempre por que der e vier. Experimente coisas novas. Antes que seja tarde, porque amanha pode ser tarde de mais pra dizer se foi bom ou ruim..."
Aquela menina queria voltar ao passado. Ou não? Tanto faz. Ela queria só ser feliz direito, com o amor completo, seja lá quem fosse retribuir. Até mesmo, ela queria conquistar o espaço dentro de você. Mas eu digo em terceira pessoa, e será que ela ainda quer um espaço dentro de você ou ela já perdeu as esperanças? A única que pode dizer isso, é a menina. Mas ela não tem forças. Ela não tem mais voz. Tudo se perdeu na última ligação e na última vez o quanto você era importante. Mas relambrando os fatos, ela nunca chegou a dizer o quanto você é especial. Seria apenas um jogo em que a vontade dela era de se fazer de insensível e te afetar? O jogo não acabou ainda.
Olho para o passado e me pergunto, o que fiz? Onde está a menina sonhadora, idealista, guerreira, batalhadora, inteligente... Em que momento tropeçei, caí e nunca mais levantei... E agora? Como agir? Como seguir? Olhar para o alto, sentir o aconchego do abraço de Deus, deixar a energia entrar... Limpar o espírito de tudo de ruim que aconteceu, despertar a menina interior, inspirar, respirar, acreditar que é possível recomeçar e agir.... Materializar planos, projetos e sonhos... A força está dentro de cada um de nós... É só despertar!
Um diário com páginas em branco pode trazer muitas coisas escritas nele – no futuro do passado. Mas não são legíveis por todos os leitores. Alguns leitores leem livros que ainda não foram escritos. O branco das páginas e o silêncio de muitos discursos simplesmente é um testemunho documental de parte significativa de nossa existência. "A ausência de evidências", já o dissera Carl Sagan (em "O Mundo Assombrado Pelos Demônios: A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro"), a aparente falta de documentação escrita, de um discurso verbal, não implica, "não significa a evidência de ausência."
Sua mensagem me fez voltar ao passado lembrando o que ja se passou, lembrando o que era para está esquecido, mas então nossa mente ao ouvir, ver, cogitar lembrando de pequenos detalhes nos faz voltar atrás. Desde então ainda permaneço entender meus erros e o motivo que te fez ir embora da minha vida...
Se o passado se prender em seu interior, faça logo uma limpeza na alma. Pois não se pode viver com fantasmas assombrando. A vida segue e existe muita luz pelo caminho, pra que andar na escuridão se podemos enxergar muito melhor em meio as luzes sejam elas do sol ou da lua que mesmo na penumbra ilumina a todos que acreditam nela.
Tenho passado por alguns daqueles dias em que você reflete sobre cada ação... O rumo que nossa vida toma depende apenas de nos mesmos. Eu escolhi me conhecer, eu escolhi ser eu mesmo, escolhi não ter medo, escolhi muito e errei varias vezes, mas acertei em ter tentado em cada um desses dias, ser feliz.
Não da pra passar uma borracha no passado e apagar o que fizemos! Nossa vida é uma só e todas as nossas ações, nossas escolhas, nossos impulsos são únicos e irretornáveis. Hoje, olho pra trás e vejo todos os erros que cometi, todos os sapos que engoli e sei que valeram a pena! Cada erro é um novo passo à caminho do acerto. Agora sei que o que passou, ficou pra trás! Costumo guardar as lembranças e os bons momentos de tudo que vivi dentro de uma caixinha em cima do guarda-roupas, outras ficam numa caixinha muscular, dentro de mim. São as histórias da minha vida, excepcional. E agora, ela está batendo na minha porta, berrando por liberdade! E com os pés no chão, coração nas mãos e a cabeça nas nuvens, eu vou dar uma chance a ela, e segui-la sem medo de ser feliz!
Eu queria que vc parasse de polir o passado e observasse com carinho e atenção o que te escapa no presente... Mas, como sei da dificuldade do ser humano em lidar com a "rejeição", concluo que eu é quem devo seguir adiante... Afinal minha vontade elevada ao infinito não mudaria um mísero milímetro do que vc não quer... Entendi perfeitamente o que fui (isso doeu, mas passou...) o que sou (pena vc nunca vai saber na real...) e o que nunca serei pra vc... #paciência#
Não sei porque hoje estou lembrando do meu passado e das coisas engraçadas que eu fazia com os meus amigos, lembro de cada risada, de cada brincadeira, dos momentos de brigas, de afastamentos e de cada amigo que tive.Tem muitos momentos a ser lembrados e outros esquecidos.Muitas vezes o tempo e a distância podem ser grandes obstáculos, mas hoje só me resta lembranças e saudades.
Você está comigo? Está? Eu sou o presente. Então gentilmente declino do seu passado, assim como declino do meu. Decline você também. Iremos formar uma nova história; o passado não pode ser revivido e se assim o quiser, melhor estaria vivendo ainda dentro dele. Comece uma história nova comigo, é só o que peço. O passado é tão passado que quando você começou a ler isso a agora termina, já está no futuro. Somos máquinas do tempo humanas; estamos sempre indo em direção ao futuro e vivendo um momento único, o presente. Eu declino, você declina. Seremos felizes à nossa maneira e não à maneira do que já se foi no tempo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp