Texto sobre Mentalidade Inteligente
Inda se eu tivesse todo ouro do mundo, não seria feliz.
Inda que eu pudesse pairar sobre as águas e sobre o céu, a felicidade não estaria ao meu alcance,
pois tudo o que eu queria eu não tenho, ter você ao lado.
pra te consolar, e não te ver chorar. Pra te fazer feliz, do jeito que você sempre quis.
Pra ser seu príncipe, e viver uma linda história de amor com você!
Depois de um tempo ninguém quer mais escutar sobre a sua dor, depois de um tempo o assunto torna-se repetitivo e chato, mas não deixa de ser a sua dor... A maior do mundo, a que ninguém pode sentir, medir, imaginar... Mas ainda assim é a tua dor, maior de todas as outras, maior do que a do verão passado, dos tombos e erros passados... Maior do que tudo o que se sentiu... Bom, é sempre assim... Aí você se apega a algum desconhecido, conta-lhe todos os seus medos, problemas e com o tempo parece que nem ele te aguenta mais...
Você não se aguenta mais, eu não me aguento mais!
Chega à hora de seguir em frente... Um seguir em frente totalmente empurrado.
E um comentário meus amigos, de quem sabe o que esta falando, seguir em frente nem sempre significa abandonar os fantasmas passados.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30
Caminhei mais do que pude. Fui mais longe do que tinha forças e aqui estou ainda. Lutei, corri, enfrentei e nada adiantou. Estou cansado, enfadado contra tudo e na minha mente paira tristeza e incerteza.
Meus pés estão cansados de peregrinar. Há muito não ando, só rastejo. Olho para todos os lados: escuridão, caos, gritaria, euforia. Onde estou? Pergunto-me a alma. Cansei de andar errante, cansei de não saber para onde ir e nem mesmo onde estou.
Olho para trás e vejo meus rastros deixados a cada passada, marcas profundas, cada qual marcado na areia pelo peso da minha solidão, dos meus erros, das minhas incertezas, da minha provação.
Se me perguntam o que é que estou fazendo, o que há de ser do meu futuro, minha resposta é: Não sei! Assumo que já soube o que fazia, já soube para onde eu ia, agora não. Mas o que há hoje de incomum errar, errar e errar? Não fazem todos assim? Sabe alguém para onde vai? Sabe alguém o que está fazendo? Ou a menos entendem que estão todos perdidos em suas aflições no escuro de suas vidas sem saber ao menos por que ou para quê vivem?! Seria seguro, para mim ou para qualquer outro, saber ou ao menos enxergar o caminho no qual trilhar, mas está tudo tão escuro, a caligem do nevoeiro caiu sobre todos turvando e desfocando a visão.
Como voltar para casa? Como achar o caminho se há muito saí de lá? Estou cansado, exaustou. Queria eu poder seguir meus passos de volta à casa do pai, mas os ventos impetuosos sopraram apagando todo meu rastro. Onde estou? Medo, saudade, desespero tomam conta da minha alma.
Cansado paro, os pés estão feridos...prostrado me acho, a mente está confusa. Meus ouvidos já não ouvem, meus olhos já não veem... estou perdido. Como peregrino andei errante, já não quero continuar. Oh Deus uma coisa peço: leva-me de volta à casa do Pai. Cative meu coração novamente para ti. Aprisiona-me com teu amor e nunca mais me deixe viver longe de ti.
Miquéias de Castro
Descemos uma ladeira, que nos levou a uma praça de pedras brilhantes como diamantes. Avistei sobre as montanhas um farol com clarão intenso. Que lugar é esse meu Deus? Não sabia que tanta beleza existia. O contraste sucessivo me trouxe sensações de inconstantes modificações; modificações aquelas que me puseram em grande harmonia.
Lugar onde possui morros e muitas encostas, lugar tão lindo... Vi diamantes de Diamantina.
Sabe o que eu admiro de verdade?
Gente educada, que sabe conversar sobre vários assuntos, conversa agradável, respeito por quem quer que seja, conhecer os limites, pessoas com conteúdo, que tem algo a lhe oferecer, que lhe ensinam algo de bom com 10 minutos de prosa, pessoas simples, de boa família, com boa criação. Pessoas honestas, boas, que se preocupam com os outros, que sabem fazer um elogio, que se alegram com nossa alegria, que nos ajudem em nossas fraquezas, de bom astral, que respeitam as diferenças, que sabem resolver um problema sem partir pra ignorância, que não precisa de bebida para se alegrar, que não depende de ninguém pra ser feliz, que não precisa diminuir os outros pra se auto-afirmar, que corre atrás do que quer sem passar ninguém pra trás, que não faça as pessoas de otárias e que saibam valorizar nossa presença.
Peço a Deus de coração, que encha minha vida de pessoas com essas características, que considero as mais admiráveis. E sempre em meu coração tenho comigo que as coisas boas da vida são as mais simples.
Podres são aqueles que utilizam da mentiram e da ma fé. Estes criam uma falsa imagem sobre si mesmos para conquistarem aqueles que acreditam ou se tornam incapazes de ver a verdade em virtude do amor. Causam sofrimento em pessoas sensíveis, algumas destas amadurecem, outras afundam-se totalmente amarguradas. Tiram-nas o ato de amar.
Se chegares a ser ou se fores vítima destes, não te preocupes, não desanimes, jamais deixe de amar. Estes sujos, dignos de desprezo, não serão felizes. Talvez, nem o arrependimento seja capaz de amenizar suas angústias. Não conseguirão fugir do triste destino. Mesmo se um dia todas as dores dos afetados se curem, o futuro de derrotas ainda os aguardará de braços abertos.
Nem mesmo eu me entendo para falar sobre o meu coração ou sobre os meus sentimentos que faz que eu seja o pior ou o melhor no momento que você me perceba;
Vim como um ataque cardíaco em um sistema nervoso que desatina o coração com palavras um tanto teórica;
Mas com um vê com um lugar de destaque que causa exemplo em nosso cotidiano para nosso melhor com palavras que alivia as dores sem saber;
É tarde, tudo está cinza,
e eu aqui sentado nesta rocha,
escrevendo sobre a mais linda mulher,
àquela dos lábios mais doces e quentes,
da pele cor de neve,
e do riso mais simples e gostoso.
Ela me emociona quando fala pausadamente,
quando me faz perguntas se estarei aqui ainda que todos os dias acabarem,
ainda que o sol parar de raiar,
ainda que todos os relógios parem de rodar,
e quando todos ficarem sem ar,
e minha resposta é a mais evidente de todas:
PRA SEMPRE EU VOU TE AMAR.
E em todas as noites que ela ficar com medo,
eu estarei ali, deitado junto com ela,
pois eu a amo, e todo tempo em seu lado é proveitoso,
mesmo que não há sentido,
e mesmo que ela não sinta o mesmo,
eu sinto e adoro este sentimento,
por isso não tenho medo,
pois quem teme não se entrega totalmente,
e eu me entrego.
Uma análise do que estamos vivendo nesta semana
Conversando com alguns amigos, para variar sobre as eleições, saiu no meio da conversa o que na realidade é uma eleição.
Escutei varias opiniões, das mais diversas e sobre todos os assuntos que envolvem esta situação.
Uma da coisa que nós chamamos a atenção, e não foi só de mim, mas muitos amigos que perceberam isto também, é que, em todas as coisas que ouvimos sempre no meio esta a questão de qual interesse realmente esta em participar de uma eleição.
Notamos que sempre em todas as eleições há as chamadas coligações (nome bonito), mas afinal, para o que serve realmente uma coligação?
Pegamos várias opiniões sobre este assunto, e numa análise levando em conta a racionalidade, sem exageros, devemos nos fixar em alguns pontos que nos parecem importantes.
Quais são na verdade os interesses dos idealizadores destas coligações?
Em todas as opiniões dadas, notamos que existe sempre a mesma ideia em tudo que é falado.
Ou seja, nos parece que a principal e fundamental verdade sobre a tal coligação montada, nada mais é para a consolidação de um círculo de poder politico, de uma situação de mando sobre determinada cidade.
Muitas vezes já duvidei desta ideia, não posso afirmar que todas sejam com este proposito, mas para ser sincero acredito que realmente seja sim. Há um bom tempo, isso em eleições passadas, sempre existiu e sempre vai existir as tais coligações, parcerias.
E diante disso, em minha opinião particular, vejo que na verdade o principal de uma eleição, que é o direito do eleitor de reivindicar melhorias para onde vive, é relegado a segundo plano, o importante não é o que o eleitor quer e pensa, o que realmente importa é aplacar a necessidade de se manter no poder, de se perpetuar, de haver um continuísmo.
Sendo que os objetivos são satisfazer os interesses dos afiliados a estes partidos políticos que montam muitas vezes estas coligações e na realidade as sustentam.
Notamos também que ao analisar mais com calma, podemos reparar que para que se consiga satisfazer os interesses dos afiliados, são apresentados diversos programas e inúmeros projetos de relevância, só que, um detalhe que percebemos.
Estes pretensos projetos na maioria das vezes não representam na verdade a realidade sobre a ideologia das legendas que fazem parte deste acordo.
Notamos que ao vermos várias coligações por todo País, algumas se distanciam de sua própria ideologia.
O Por disto? (em minha opinião)
A proposta, o projeto, é necessário que exista e que seja divulgada, por que é muito simples a explicação disto.
É preciso ter alguma coisa para oferecer e prometer ao eleitor, sem isso tudo seria descoberto.
Por que bem sabemos, o poder na realidade é do povo, pertence a ele, embora muitas vezes ele nem se desse conta disto. E na verdade é o povo que tem a capacidade de entrega-lo a quem ele julga merecedor de cuidar das coisas públicas.
Mas ai entrou em outra situação.
Será que este eleitor esta preparado para escolher o que mais lhe convém?
Sinceramente, acho que não. E por que não?
Vivemos em um País que sempre dedicou o melhor da educação e informações somente as elites e alguns privilegiados.
O POVO? Coitado dele!
A ele é destinado poucas informações e praticamente nenhuma chance de melhorar.
O eleitor desinformado e sem conhecimento é sempre o melhor. Um eleitor com informações e bem informado não é necessário, este não se deixa manobrar ou ser conduzido.
Isto em minha opinião e de várias pessoas que conheço é o que realmente acontecem em muitos lugares de nosso País nesta época de eleição.
Quem sabe um dia nosso País será uma nação de cidadãos que sabem seus direitos e sabem o verdadeiro valor de uma simples verdade
Que ele é CIDADÃO BRASILEIRO, COM DIREITOS E DEVERES.
E além de tudo um:
ELEITOR CONSCIENTE
Sobre amores e tragédias
Sentimos uma enorme necessidade de amar a todo instante, por mais que isto nos traga muitas vezes decepções. E às vezes cansa ter que colocar todos os sentimentos no lugar outra vez, mas isto não nos impede de passar por tudo de novo. Jamais pensamos que vai ser trágico. Por isso sofremos. Sofremos quando percebemos que não somos capazes de lidar com o amor. E se não somos capazes de lidar com ele imagine então o estrago que isto pode fazer no nosso coração? Você já se perguntou o que te impulsiona a buscar por esse estrago? Amores são incertos e pessoas mais ainda. E isto também cansa.
Sobre o amor
A gente só passa a conhecer a intensidade do amor quando ele nos faz algumas feridas, difíceis de cicatrizar. E elas sempre estarão ali, pra nos lembrar que um certo alguém existiu nas nossas vidas e que de certa forma nos trouxe alguma felicidade. Estamos sempre em busca de novas feridas até que chega a um ponto em que no nosso coração não há mais espaço para cicatrizes. E você, quantas cicatrizes há no seu coração?
Sobre as canções
Meu coração quebrou o silêncio, depois de muito tempo. Eu nunca consegui te dizer todas as coisas que sentia, mas isto não significa que eu não as sentia. A verdade é que eu cansei de mentir para mim mesma, fingindo que está tudo bem enquanto meu coração grita de dor. Eu precisava te dizer que eu não posso nem consigo demonstrar felicidade todo o tempo. É inevitável, às vezes, demonstrar um pouco de tristeza. Aprendi, em alguns momentos, a mostrar uma felicidade que não existe e que eu mesma criei, mas a máscara não dura muito tempo. Não sou boa em manter máscaras, esta é a verdade. Sou movida a sentimentos, embora sempre os tornem maiores do que realmente são. Sempre foi assim, desde o início e acho difícil ou quase impossível mudar, mesmo que eu queira. Eu sou como uma canção que você ouviu, gostou, mas que esqueceu largada em um CD qualquer e apesar de você não lembrar que eu exista eu ainda estou aqui, como sempre estive.
Sobre o que não se pode esquecer
Me diga você, o que aconteceu pra que os nossos olhos não se cruzassem mais e pra que as palavras que você um dia me disse se tornassem apenas um eco em minha memória. Como eu queria não conseguir ouví-las, repetidamente e ser forte o bastante pra superar, sem grandes conseqüências. Porque tudo mudou de repente? E porque você mudou? Eu não sou tão forte assim. Tenho vivido tantas coisas, das quais você não faz mais parte. Cada gota de chuva que toca meu rosto me faz lembrar você. Cada uma delas. Quando você me diz que não tem certeza, isso muda tudo, não muda? Talvez eu nunca tenha conhecido você por completo, apenas uma pequena parte. A parte que eu me permiti enxergar. Tudo que é muito intenso quando acaba leva uma parte de nós. Resta aquele vazio, que ninguém pode preencher. Só o tempo. E sabe, eu nunca consegui ser tão otimista assim.
Sobre sentimentos acumulados
Quando me deparo com as incertezas é quando percebo que não é tão difícil assim deixar de amar, aparentemente. Às vezes a gente acorda pensando em agir diferente, pensar diferente, mas tudo que conseguimos é mais uma noite sem dormir, pensando em como seria. Isto só não basta. Sempre existem muitos sentimentos que devem ser organizados dentro do nosso coração e nem sempre é fácil colocá-los em ordem. Tenho sentido tanta coisa e ao mesmo tempo nada. Existem sentimentos que nos prendem ao abstrato, ao que não sabemos se realmente existem, mas que sentimos com tanta intensidade que é difícil arrancar do coração. Sentimentos acumulados tendem a crescer dentro de nós por mais que tentamos ignorar a sua existência. Nada cansa mais do que guardar sentimentos que dentro de nós imploram para serem libertados. Hoje eu pretendo acordar com a esperança de me sentir mais livre. Por mais que, a cada dia, eu só tenha encontrado lágrimas.
Sobre a nostalgia
Olhando aquelas fotos antigas eu me senti feliz outra vez, como nunca mais havia me sentido. Sentimento estranho esse que me faz sentir assim. Acha exagero? Besteira. Eu fui feliz. Você foi a minha felicidade durante muito tempo, mas no fundo eu sempre precisei de alguém. Alguém que nunca esteve do meu lado da forma que eu necessitava. Percebe como as coisas são complicadas? Quando a gente sente que não existe mais nada a ser perdido percebemos que a vida pode ser bastante injusta, na maioria das vezes. Como um sentimento pode ser capaz de me tirar com tanta facilidade o chão? Sinto que alguma coisa está fora do lugar. Não me enxergo mais sozinha. Tudo o que eu tenho são alguns sentimentos que estão guardados pra que um dia eu possa entregá-los a você. Nada mais.
Sobre as lembranças
Eu ja tinha percebido que as coisas estavam mudando. Pressenti. Hoje eu acordei com essas lembranças na cabeça e nem sabia que elas ainda existiam dentro de mim. Talvez eu só esteja cansada de tentar criar uma história diferente das que eu já conheci. Talvez esta seja eu tentando me encontrar no meio desses sentimentos.
Sobre coisas que evaporam
O céu escureceu, mais uma vez. Eu tentei não sentir, mas foi inevitável. Quando me dei conta uma parte de mim havia se evaporado. Eu perdi o chão. Percebi que às vezes fazemos as escolhas erradas, outras vezes apenas enxergamos as coisas do jeito errado. Uma coisa é diferente da outra. Nunca gostei de mudanças. Elas parecem acontecer cada vez mais. Foi a tua felicidade que te impediu de enxergar a minha tristeza. Ela te cegou e nada consegue tirar isto da minha cabeça. Não seria eu quem ia te fazer enxergar o óbvio.
Sobre o inesperado
Às vezes a gente só tem vontade de fugir de tudo. Correr pra um lugar distante onde ninguém possa nos ferir. Eu já me quebrei em tantos pedaços que nunca mais consegui juntá-los. Hoje em dia me pego gostando ainda menos de certos sentimentos. Sempre acabamos perdendo tudo mesmo. O passado de vez em quando retorna às nossas mentes pra nos lembrar que nem tudo é como a gente espera que seja. Existem momentos em que deixamos de sentir. Outras vezes tudo o que a gente queria era sentir algo, mesmo que aquele sentimento não existisse de verdade. Nunca sabemos realmente o que esperar de alguém, e isto não impede que esta pessoa transforme nossa vida de forma significante. Eu não sabia o que deveria esperar, mas continuava esperando. O amor é isto.
Sobre a intensidade
Não sabemos de onde ou quando esses sentimentos surgem. Quando percebemos a sua existência já é tarde demais, eles estão dentro de nós, se espalhando pelo nosso corpo cada vez que o nosso coração bate involuntariamente. Não sabemos lidar com essa sensação. Passei a pensar em todas estas perguntas sem respostas e o porquê de esquecermos esta necessidade de fechar os olhos, todas as noites, enquanto nosso coração bate involuntariamente por alguém. Eram só pensamentos e dúvidas, que hoje se tornaram sentimentos. Eu já senti coisas intensas, mas hoje o que eu ando sentindo não tem nome. Impossível classificar. Às vezes tenho a impressão de que tais sentimentos não se encaixam em qualquer categoria de sentimentos já conhecida. O novo é realmente algo difícil de lidar. Na verdade quando as coisas são fáceis demais passam a ser insignificantes no final. E no final é sempre o mesmo sentimento que nos faz repetir tudo de novo. São apenas sentimentos e eles nunca param.
Sobre o que não pensar
Qualquer outro sentimento que entre no meu coração agora não vai me servir pra nada. E mesmo que eu quisesse, não conseguiria sentir menos. Não sei mais no que pensar quando eu tento não pensar em você. Essa onda de sentimentos não tem tamanho. Sinto que ela vai me derrubar a qualquer momento. Aquela coisa de ter o seu coração preso a alguém de tal forma que acaba perdendo o controle sobre o que sentir. Até que você decide não mais fugir. Deixei de me importar com esses detalhes no momento em que percebi que não tinha mais controle sobre nada. Qualquer outro sentimento que eu pudesse sentir não seria suficiente. Hoje eu me desafio a pensar em qualquer outra coisa que não esteja relacionada a você. Sempre fui dramática demais, ainda não consegui abrir os olhos pra coisas as quais não quero enxergar. Me faltam palavras, me faltam idéias, mas me sobra essa vontade de sentir o coração explodindo, sem perceber. Droga coração, você venceu de novo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp