Texto sobre Medo de Mario Quintana
Texto reformulado a partir de um texto autoral meu.
Então é Páscoa...
Após a máxima confirmação do amor de Deus por nós - a morte de Seu filho - eis que Cristo ressuscitou glorioso! Cristo venceu a morte, venceu o ódio, venceu a descrença. E Sua mensagem de amor e esperança continua sendo passada até hoje...
Páscoa é isso, amor e esperança! Que a cada Páscoa possamos renovar a esperança em nossos corações tão fragilizados pelas incertezas e pelos medos que vivenciamos diariamente. Que o Cristo Salvador renove cada um que se encontra desenganado, desesperançado, cansado... Que o amor ao próximo seja o maior exemplo Dele a ser seguido. Que o perdão enterneça os corações endurecidos... Perdoe aos outros, perdoe a si mesmo. Que Ele nos dê sabedoria, paciência, resiliência e direção para passarmos pelos problemas e provações. Que nessa Páscoa, nossa fé se fortaleça e que possamos renascer transformados, fortalecidos, restaurados, reestruturados. E que sigamos com fé, na certeza de que tudo passa.
Josy Maria 17/04/2022
Fico um pouco sem jeito para lhe dizer isso, mas o que será um texto no meio da imensidão de coisas que já te disse?
Isso é um desafio, te desafio a encontrar alguém que te queira mais do que te quero, que te ame mais do que te amo e que diga coisas mais profundas do que tudo que eu já tentei falar-te.
Digo com certeza que um dia, enquanto se perde em suas memórias, que irá se recordar de mim, de todas as demonstrações, e então finalmente se arrepender de tudo que não fez.
Vai se arrepender de não demonstrar tudo o que podia, abraçar-me como só você fazia, enviar todas as mensagens que hesitou, até desistir de enviá-las, e então de todos os beijos que não me deu.
Um dia talvez me veja com outra pessoa, ou não. Um dia vai se decepcionar com alguém depois de perceber que ela não faria o que eu estava disposta a fazer.
Um dia vai querer voltar para meus braços. Mas eu estarei cansada demais para tentar tudo de novo.
O Texto.
Existe uma frase e ela é bem pertinente para àquele que sai para colecionar mulheres. Aquele que conheceu apenas a sua, sabe mais de mulheres do que aquele que conheceu mil. A companhia é algo que não nos faz sentirmos sós, e a companhia da multidão é nociva: há sempre alguém que nos ensina a gostar de um vício, ou que, sem que percebamos, transmite-nos esse vício por completo ou em parte.
Quanto mais numerosas forem as pessoas com as quais convivemos, maior é o perigo. A pobreza e a preguiça, andam sempre em companhia.
O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são tão saudosas, o que se sente, exige o momento e, passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto.
Texto NET
Como surgiu a adoração a Maria?
Aadoração (ou veneração) a Maria provavelmente surgiu alguns séculos depois de Cristo mas só se tornou popular na Idade Média. Muitas das doutrinas católicas sobre Maria só se tornaram oficiais nos últimos 200 anos. A adoração a Maria não é ensinada na Bíblia e é o resultado de uma má interpretação.
A adoração a Maria provavelmente começou quando alguns cristãos começaram a misturar o Evangelho com outras religiões e filosofias pagãs. Várias religiões do império romano e de países à volta tinham deusas importantes que eram adoradas por muitas pessoas. Maria provavelmente foi usada como substituta dessas deusas. Por exemplo, um dos títulos dados a Maria, “Rainha do Céu”, é o mesmo dado a uma deusa pagã mencionada por Jeremias (Jeremias 7:18).
Alguns escritores antigos compararam Maria com uma “segunda Eva”, porque quando decidiu aceitar o desafio de ser a mãe de Jesus ela trouxe ao mundo o “segundo Adão”. Mais tarde essa idéia foi exagerada e distorcida para colocar Maria quase ao mesmo nível de Deus.
Leia aqui: por que Deus escolheu Maria?
Só cerca de 1000 anos depois de Cristo a adoração ou veneração a Maria ganhou muita popularidade. Crenças sobre Maria eram debatidas e só se tornaram parte oficial da religião muito mais tarde:
1854 – Imaculada Conceição – a teoria que Maria nasceu sem pecado e nunca pecou
1950 – Assunção – Maria supostamente morreu, depois ressuscitou e foi levada para o Céu
Devemos adorar Maria?
Não. Não devemos adorar Maria. A Bíblia diz claramente que só devemos adorar a Deus (Lucas 4:8). Adorar a qualquer outra coisa é idolatria. Maria foi uma senhora muito abençoada, que merece respeito, mas ela era uma pessoa normal com pecado, que também precisava da salvação.
Veja também: qual é a diferença entre venerar e adorar?
A Bíblia diz que todos pecaram (Romanos 3:22-23). Jesus foi a única pessoa que nunca pecou e o único que podia tirar o pecado do mundo. Por isso, Jesus é o único mediador entre nós e Deus. Não há mais ninguém entre nós e Deus (1 Timóteo 2:5-6). Maria não intercede por nós, só Jesus intercede.
A Bíblia não diz em lado algum que devemos adorar Maria ou orar para ela. Jesus cuidou de sua mãe mas nunca a exaltou na terra. A própria Maria nunca quis ser o centro das atenções mas indicou quem merece: Jesus (João 2:5).
Autor desconhecido
"Eu estive procurando uma inspiração, para um texto elegante e glamuroso, mas eu não encontrei nenhuma obra, nenhuma arte, música, paisagem... que tomaria minha atenção.
As obras de Leonardo da Vinci são belas, mas não como você. Eu desejo sentir as pinturas de Da Vinci.
As artes de Vincent Van Gogh são coloridas, e demonstram a cor da felicidade, mas não como teus olhos... que me mostram a cor da minha felicidade.
As músicas de Beethoven possuem notas e melodias fascinantes, mas não como a sua voz, doce e alegre, que me faz querer ouvi- la sem a menor das paisas.
As paisagens espalhadas pelo mundo demonstram a beleza da natureza, com grandiosas montanhas e cataratas, mas nenhuma delas se compara com a sua beleza natural. Sim, essa beleza que me fez apaixonar por ti. Como você a tomou. Desejo passar o resto da minha vida ao seu lado, pôr minha cabeça no teu colo e conversar sobre a vida alheia, sobre a vida que teríamos juntos. Você não é como uma rosa que possui espinhos, você não é qualquer flor que murcha em questão de dias, você é uma flor única.
Você é meu Girassol que me guia até a luz do meu dia."
Paixão Proibida
Esse é o título do texto de hoje.
As vezes nos deixamos levar por uma Paixão que não era pra existir.
Hoje você vai navegar na história de duas pessoas que tiveram suas vidas "mudadas" essa é a história de uma aluna que se apaixona por sua personal ela não queria mais foi acontecendo ela a olhava e seu coração batia muito forte quando ela via aquela professora, ela era linda dona de um sorriso encantador seus cabelos negros como a noite deixava aquela aluna sem reação pra nada má existia uma outra pessoa, aquela professora era comprometida e não podia ter nada com ninguém isso deixava aquela aluna ainda mais triste pois ela não poderia se apaixonar por alguém comprometido e essa foi a história de hj.
(Texto completo)
O inferno está vazio e todos os demônios estão dentro de mim
Mostrando a face que eu tento esconder
Chorando lágrimas das quais eu não queria mostrar
Gritando palavras das quais eu não desejei falar
Mostrando para mim que eu não sou tão forte
E que eu não tenho controle sobre mim ou sobre as situações
Mostrando que todo o significado que a vida tem dentro de mim
Não passa de uma mera
E fraca
Ilusão
Estão dentro de mim
Me rasgando de dentro pra fora
Me expondo e mostrando pro mundo
Que eu não sou nada mais
Que um ser-humano
Que nem todas as vezes que errei
Foi porque quis
Que nem todas as vezes que amei
Foi correto
Que nem todas as vezes que o ódio inundou em mim
Era o que realmente tinha em meu coração
Eles estão aqui, dentro de mim
Fazem parte de mim
Porque eu sou eles, e eles são eu.
Texto: Efêmeros (Um lugar vazio)
Parte I
- Você se sente só? Você precisa de mim? São tantas palavras né, milhões de quereres alheios calando sua única vontade, como pode um lugar vazio doer tanto, aqui dentro, parece que tudo que foi bom, foi efêmero, o que sobrou foi desespero, sinto-me preso.
Texto: Efêmeros (Um lugar vazio)
Parte I
- Como pode um lugar vazio doer tanto?
Meus pedaços, em pedaços, já não tenho mais traços, no reflexo apenas o que sinto, e, o que sinto não é bom, choro apenas em silêncio, apenas suspiros, sem som, toda essa multidão me exilando em mim mesmo, tudo tão barulhento, sinto-me preso.
Texto: Efêmeros (Um lugar vazio)
Parte I
Movimentos lentos, eu já nem controlo mais o que faço, nem tento o que sinto, os sorrisos já não estão fluindo, são apenas movimentos automáticos, até porque tentar explicar é tão monótono, como se alguém do lado de fora fosse entender, olho para o céu e até mesmo ele já me transparece vazio, como pode um lugar vazio doer tanto?
Os calafrios da incoerência
Que prazer é ler um texto coeso e coerente. Viaja-se dentro dele como se passa por uma seara de trigo embalada pelo vento suave e quente. Seguimos pelos seus caminhos com confiança e alegria, sabendo que o seu autor nos propõe uma rota de leitura com unidade, com harmonia e lógica profundas. Um prazer!
Ora, o mesmo se passa com o ser humano, melhor dizendo, com as pessoas. Como se escrevem as pessoas?
Quando "leio" as pessoas, espero delas essas mesmas características que procuro nos textos: coerência e coesão. O oposto incomoda-me, irrita-me, arrasta a desconfiança e provoca-me calafrios, frios, frios.
É suposto que um texto, por esses mesmos princípios de beleza, de encanto e de equilíbrio, me causem admiração, desejo, orgulho e imensa vontade de saborear cada sílaba, palavra e frase.
E as pessoas? Que textos são as pessoas? Tanta gramática, tanta sintaxe, tanto vocabulário por fazer e refazer e aperfeiçoar!
Exijo que a prosódia se eleve. Quero que a grafia, a entoação, a pontuação, a acentuação se desenvolvam com princípio, meio e fim, numa edição única, esbelta, matura e profunda da Alma e que seja o mais belo texto que jamais terei lido em alguém!
E assim, acredita, já no aconchego do meu outono, entre o crepitar de uma lareira reminiscente e um sóbrio despertar de alma, prometo ler e saborear o Ser que trazes até mim, essa obra humana que soubeste escrever.
Texto por Débora Ildêncio
Publicado no livro: 50 anos Escola Estadual Assis da Chagas| 2016 pg. 78
O ano de 1994 não foi o mesmo!
Lembro de minha ansiedade quando chegou o dia de conhecer a tão sonhada escola. Uma sensação inefável que misturava a expectativa e a curiosidade de conhecer aquele famoso lugar. A blusa nova repleta de quadradinhos simétricos e equidistantes de cor azul e branca e o sol impresso no bolso do lado esquerdo escrito. “E.E. Assis das Chagas”, mostrava que para conhecer aquele local precisávamos de uma roupa especial que era completada com uma bela saia azul-marinho bem engomada! O cabelo bem penteado, meia branca, tênis novo e a pasta maleta na mão completavam o traje necessário para adentrar por aquela porta imensa que me esperava.
Lembro de chegar naquele imenso espaço e ficar extasiada ao ver tantas salas, carteiras e o quadro “negro”, um sentimento de surpresa que era compartilhado com outras crianças da mesma idade. De repente ouvimos uma voz nos chamar para o pátio e após montarmos a fila era hora de ir para sala.
Uma moça de sorriso fácil e bastante empolgada nos conduziu até uma das salas e após perguntar o nome de cada um da turma, se apresentou dizendo alegremente: - Eu sou a Lilia, mas podem me chamar de Tia Lilia!
A partir daquele primeiro encontro, sabia que os meus dias nunca mais seriam iguais!
Com sua voz doce Tia Lilia nos embalava com suas canções, músicas que nos acalmava e outras que nos faziam dançar. Tudo era divertido e aos poucos íamos descobrindo o mundo. As folhas também começavam a fazer parte do aprendizado! Lembro-me dos pontilhados tão bem desenhados que vinham acompanhados do inesquecível cheiro do mimeografo. Naquelas folhas tudo tomava forma, e a cada traço do lápis uma nova imagem surgia, formando curvas e criando um caminho de uma estrada do conhecimento que jamais teria fim! Aos poucos as letras iam surgindo e formavam palavras que a cada momento faziam ainda mais sentido.
Algumas letras bem elaboradas como o “H” eram difíceis de escrever e pacientemente ela pegava em minha mão e fazia com que tudo parecesse fácil!
A aula era tão legal que não entendia qual a necessidade do descanso nos finais de semana! Incansavelmente minha mãe tentava explicar, mas não adiantava, pois, a vontade de aprender e de estar com a Tia Lilia, fazia que o sábado e o domingo parecessem uma eternidade. A cada dia uma nova descoberta e assim vieram os teatros, as apresentações, os poemas de Cecília Meireles e a cada dia aprendíamos mais!
Ao fim do ano estávamos prontos para a nossa primeira formatura! Isso mesmo! FORMATURA! Já sabíamos ler e assinávamos com total propriedade o nosso nome! Em nosso juramento dizemos em alto e bom som: - Prometo honrar meus pais e minha professora.... E dali em diante continuamos cada um a escrever sua própria história sem ter noção do quão importante seria essa professora em nossas vidas!
Todos os outros aprendizados que vieram depois só foram possíveis porque alguém nos alfabetizou. Não haveria uma formação se não houvesse sua dedicação!
As palavras que hoje faço canção, só foram possíveis pelo seu apoio e por segurar na minha mão quando precisei. Ela permitiu que os sinais deixassem de ser apenas desenhos e passassem a ser a forma de comunicação! Em qualquer palco que eu esteja ela sempre estará comigo! Obrigada Tia Lilia!
Do meu ponto de vista e de acordo com o artigo de Veiga, Observo, não só no texto, mas também, no dia a dia dos ensinamentos, que a Didática totaliza e promove os conhecimentos teóricos e práticos alcançados nas matérias de formação pedagógica e técnicas práticas, oferecendo o que é comum e obrigatório para o ensino de todas as disciplinas, por isso usa-se o termo "geral". Já a Didática Específica envolve os mesmos princípios da Geral, porém voltados para áreas específicas. A Didática Geral trata da teoria geral do ensino. As Didáticas específicas ocupam-se dos conteúdos e métodos próprios de cada matéria na sua relação com fins educacionais. Por exemplo: A matemática é ensinada mecanicamente, com suas fórmulas e conceitos teóricos há décadas, dentro da essência da Didática Geral e essa mesma matemática também é ensinada analiticamente, por pouquíssimos, com exercícios práticos de como aplicá-la no dia a dia, moldada por uma didática específica. Quando eu lecionava matemática eu afirmava: “que João só casa com Maria, quando conhece a Maria”. Desta forma, para gostar da matemática teria que conhecer, mas para conhecer, precisa namorar, casar e mesmo assim passaria uma vida toda buscando conhecer... E isso é muito específico! Por isso muitos preferem dizer: “não gosto de matemática!”. Na minha opinião, embora cada uma tenha as suas características, suas funções e objetivos, é salutar entender que a didática geral e as didáticas específicas são recíprocas, uma vez que a finalidade de estudo de ambas é o ensino.
Acredito ainda, que capacitar profissionais para atuar na educação já não é uma missão tão fácil devido as diferenças individuais. Assim, acompanhamos um cenário não apenas envolvendo um panorama educacional desolador no qual, além das já conhecidas péssimas condições de trabalho e remuneração, um índice devastador de evasão de desinteresse pela profissão. Os estudantes que ingressam nas licenciaturas são muitas vezes herdeiros de uma educação precária, sem os alicerces necessários para a compreensão e construção dos conhecimentos complexos, necessários para os exercício que deveriam ocorrer em suas funções diárias. Me perdoe a sinceridade.
JMOURA
Texto postado em minha página Frases, textos e citações by Josy Maria - 21/05/2022
O que desejo para hoje...
Para hoje, o que desejo para você é: Libertação.
Que você consiga libertar-se das amarras do passado que te impedem de caminhar. As amarras das mágoas, dos rancores, dos medos e das dores. E que Deus te liberte de toda energia negativa que vem contra. E de toda vibração baixa. Que Deus quebre toda palavra maldita lançada em tua vida. E de qualquer obra maligna lançada contra ti.
Sabe, Deus desata o laço do passarinheiro.
Então, entrega a Ele teus caminhos, tua vida, teus pesos e dores. Pede forças para lutar pela tua libertação. Muitos milagres Ele opera em nossa vida. Mas, algumas páginas, só cabe a nós virar.
Que toda forma de libertação e cura cheguem a ti hoje e sempre. E que Deus esteja à frente de tuas lutas. E no controle de tua vida. É o que desejo para você hoje.
Josy Maria
Texto autoral: Amor
Ah o amor, o sentimento mais traiçoeiro que todos maqueiam dizendo ser perfeito, afinal tudo nele se resume a flores porque todos ocultamos a principal parte, a responsável por todas as dores, tentar te amar se compara com a tempestade em que me iludo que logo irá passar mas ela apenas insiste em se intensificar, essa falha tentativa eu jogo ao universo, ficarei no aguardo do julgamento, esperando ele me dizer o que é certo, aguardarei com a reflexão se é uma boa escolha tentar te amar ou não.
Afinal eu queria poder te amar, mas amar requer um dedicação que não estou disposta a te dar, vai ver nem seja amor, e sim um sentimento acorrentado de sofrimento tentando disfarçado me fazer a creditar que ele ressusitou, sempre dizem que todos somos capazes de amar mas talvez eu não esteja num todo eu apenas tento fazer parte e me infiltrar, tentar te amar vai além de tudo que planejei, vai ver em outra vida a nossa história seja a mais linda, mas nessa ainda a mesma nunca existirá.
texto autoral
Percebo o seu brilho no olhar ao meu nome mencionar, você diz que sou sua calmaria, que te lembro um fim de tarde com o restar da maresia, mas o que te responder se o mesmo não posso dizer, até poderia esclarecer mas então iria me perder na culpa, na intensa culpa de não amar você. Essa não correspondência faz com que eu sinta pena e apenas continue na intensa encenação da nossa linda relação, criada a partir da sua ficção.
Texto autoral - SARAU: IGUALDADE
Igualdade, todos querem o mesmo, mas ao chegar na comunidade no máximo fingem respeito
Todos os dias ouvindo: "olha o que se tornou!"
Mas será?
Será que ninguém percebeu que o meu EU nunca mudou?
Amar, todos podem demonstrar, mas ao chegar a minha vez tenho que me recuar, afinal aqui não é lugar e alguém eu posso influenciar.
Alvo constante de preconceito.
Por que tanto ódio?
Afinal nem te conheço. Vivo em uma realidade rodeada de maldade
Muitas vezes excluído, isolado, me faz pensar se nunca poderei ser amado, afinal muitos diziam estar ao meu lado mas ao informar a minha forma de amar foram os primeiros a me apunhalar.
Me sinto sufocado, como em caixa de sapato, vivendo camuflado apenas evitando atitudes e comentários desnecessários.
texto autoral - SARAU: VIVÊNCIAS
Minha história vou te contar!
Só existe um porém, aqui a liberdade você não vai encontrar, afinal até hisso querem opinar.
O que dizer?
Vivo com medo e no escuro!
Tudo isso para preservar um moro em um lugar onde futuro, moro em um lugar onde ao sair para passear tenho grandes chances de não voltar.
Aguento calado os julgamentos que são desde ao me vestir até a forma de amar.
Afinal levantar a minha bandeira é fácil, mas me prestar apoio nos momentos necessários já se torna contrário.
São tantos comentários que às vezes me pego pensando o que será que fiz de errado?
Não lembro de ter cometido um crime para ser tão julgado e maltratado, mas me sinto em cárcere privado.
Só espero respeito não aceitação, até porque em nenhum momento lhe envolvi, no que você denominou: minha "CONFUSÃO".
Será o bem o melhor?
Nesse texto eu vou te contar
e ficaram surpresos ao final
cuidado para não se chocar
quem ganha, o bem ou o mal?
Vejam, o sol sempre a brilhar
e ao mundo com brilho ajudado
se um dia não poder trabalhar
por este mundo será amaldiçoado
Só gostamos do que é conveniente
e sempre é o outro que está errado
nesse tal "bem" tem mal presente
pois muito bem o ódio é disfarçado
Pensamos em um amoroso animal
um cachorro, que vai sempre ajudar
às vezes os tratamos muito mal
mas dificil o contrário acontecerá
É o homem é muito racional
se chamam de razão o ocorrido
Prefiro ser este amoroso animal
que do amor hoje sai todo ferido
"Você está me trata igual cachorro"
-mas o cachorro só te trata bem
ao ouvir isso desse mundo corro
eles só desprezam este é o bem??
Estou falando do belo cachorrinho
que com dores vive a sorrir
e as vezes ao cruzar seu caminho
uma comida a você vem pedir
Se você não consegue entender
calma eu já vou te explicar
é que o bem que há em você
é pior que o mal que em mim há
Voltamos ao grande rei solar
se não brilhar será esquecido
poucos dele vão lembrar
e com o tempo não terá existido
Vocês chamam de seguir caminho
o esquecimento de alguém
sejam o sol ou o cachorrinho
e vejam o mal que lhes contém
Morra como herói ou viva como vilão
você sempre entendeu isso errado
não se refere ao feito de salvação
mas o mal que por você é carregado
O destino do ser humano é machucar
isso sempre e sempre irá acontecer
o do ser machucado perdoar
e fingir que tudo pode esquecer
O mal é ruim isso fica acordado
mas é você que o detém
mas pior é o bem disfarçado
que ao seu redor só faz refém
E agora com tudo já ocorrido
consegui chegar ao final
como o bem você será esquecido
mas será eterno com o mal
E por último para ter que terminar
Cheguei a seguinte conclusão
o bem hoje irei a abandonar
e abraçarei a bela escuridão
O bem tende a ser o mais proveitoso mas por sua vez o mais dolorido e nessa merda de mundo
onde domina quem tem mais onde a busca por poder é maior que tudo
e onde o bem já perdeu o sentido
me sinto forçado a ser mal e como era quando eu era bom fui bom demais hoje sendo mal serei o pior
TEXTO DO CONVITE DA COLAÇÃO DE GRAU DE
A caminhada até aqui não foi nada fácil, só Deus sabe as lutas que travei para receber esta vitória. Nesse caminho conheci pessoas ilustres que muito me ajudaram a transpor as barreiras da vida acadêmica, pessoas que de um jeito muito singular conquistaram seus espaços em meu coração. Posso dizer que aprendi muito sobre mim através dos outros, que todos os infortúnios que antes eram como nuvens acinzentadas num céu tempestuoso, hoje são vistos como vento suave em alto de montanha, pois aspiram a liberdade de seguir para onde quiserem. Descobri que mudando meu ponto de vista tudo pode mudar, descobri que nem sempre as pessoas serão gratas e que nem sempre elas irão compreender a dor da sua luta e pelo que voce luta, descobri que o pré conceito é uma arma que te impossibilita de adentrar e conhecer o universo alheio e mesmo descobrindo tudo isso, aprendi que “ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida”.(CURY, 2003)
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp