Texto sobre Comunicação
Sinto-me tão condenada por suas palavras,
Tão julgada e dispensada.
Antes de ir, preciso saber: Foi isso que você quis dizer?
Antes que eu me levante em minha defesa,
Antes que eu fale com mágoa ou medo,
Antes que eu erga aquela muralha de palavras,
Responda: eu realmente ouvi isso?
Palavras são janelas ou são paredes.
O Ônus e o Bônus do Silêncio
O silêncio pode ser uma arte — uma escolha sábia quando as palavras seriam navalhas afiadas. Mas já parou para pensar no turbilhão de pensamentos de quem espera, desesperadamente, ouvir ao menos uma palavra?
Há uma tortura cruel em tentar decifrar o que se esconde nesse vazio. O que se passa no outro lado do silêncio? Talvez seja um ato inteligente calar-se quando tudo o que temos a dizer reflete dor ou ressentimento. Mas será que já pensamos no quanto esse silêncio pode ferir profundamente quem escolhe sufocar suas palavras, engolindo cada sentimento como se fossem cacos de vidro?
Existe toxicidade no silêncio? Sim, quando ele se torna uma prisão que sufoca experiências não verbalizadas e necessidades não atendidas. Quando não dizemos o que nos incomoda, essas emoções se acumulam até explodirem de forma destrutiva.
Silenciar e esperar que o tempo resolva tudo é uma ilusão cômoda. É angustiante esperar que o tempo cure feridas que poderiam ser tratadas com um diálogo consciente e empático. Às vezes, bastaria a vontade de escutar — e ser escutado.
Por outro lado, o silêncio pode ser transformado em arma. O tratamento de silêncio é uma forma cruel de manipulação, abuso e punição. Ele faz com que o outro se sinta inseguro, ansioso, rejeitado, invisível e, muitas vezes, culpado por algo que nem compreende.
É preciso sabedoria para respeitar o silêncio do outro, mas também coragem para verbalizar esse respeito, validando os sentimentos de ambos.
Então, o silêncio é sabedoria ou covardia? Depende. O mérito está em saber quando calar — e quando falar, pode libertar.
Linha
Eu poeto de mim, daqui
nesta câmera surreal
por este fio vocês dai
numa transmissão corporal
por esta linha dual, agruras
em diversas camadas
solidão sem gravuras
felicidades sem risadas
assim, nesta comunicação
de passa e repassa, a voz
camuflada de significação
em versos mansos ou feroz
que se imprime da emoção
num linguajar em cadência
lembranças e boa paixão
na alma em total evidência
em cada trova um avesso
do reverso do meu daqui
cada verso o meu confesso
para vocês daí...
Instantâneos do meu poeta imerso...
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Cerrado goiano
Guerra não é campeonato de times esportivos.
Cuidado ao repassar informações que envolvam a sua segurança e a segurança de terceiros.
Cuidado para não repassar notícias falsas.
Cuidado para não fazer provocações que exponham o seu país ou provocar a outro país.
Cuidado para não servir de inocente útil e provocar a incitações a genocídio e a crimes de guerra onde você está ou através das redes sociais, pois este tipo de atitude é passível de punição conforme o Estatuto de Roma que pode punir a imprensa ou qualquer pessoa que cometa este ilícito.
Não é porque está na Internet é permitido sair printando e espalhando em todas as redes sociais, e falando da vida alheia para todo mundo.
Não é adequado divulgar segredos de terceiros mesmo que você tenha protagonizado o fato.
Nos dias de hoje é perigoso até espalhar uma notícia mesmo que a fonte seja segura, porque a parte interessada pode entrar com um belo processo mesmo que ela seja uma pessoa pública ou o fato seja notoriamente público.
Existe uma forma de verificar se a notícia estrangeira traduzida para o nosso idioma é verdadeira ou não.
Pega o primeiro parágrafo da notícia traduz para o inglês no Google Tradutor, joga no Google e veja a notícia real.
As primeiras palavras da manchete ou do parágrafo são reais, e depois que você traduzir o texto verá que a natureza da notícia é completamente diferente.
Ciente disso, evito compartilhar notícias que não sejam de fontes oficiais ou que eu não tenho certeza se são reais ou não.
Existem três caminhos para você se blindar contra fake news: ler os canais dos Governos, ler a grande imprensa (jornais famosos) e ler as agências especializadas em checagem de informações que possuem perfis nas redes sociais.
Todos estes que citei podem errar, mas normalmente erram muito menos do que um perfil ou fonte desconhecida.
E outra coisa, preste atenção nas datas das notícias porque tem gente que coloca notícia antiga para induzir os internautas a erro para causar clamor desnecessário.
Acreditar em trechos de vídeo, fotos aleatórias, áudios, memes ou textos sensacionalistas com fotos, ou em qualquer conteúdo sem fonte confiável você corre o risco de cair numa armadilha.
Mídias Sociais e o Direito
O que aproxima e o que afasta neste universo chamado “mídia social”? Afinal qual é a expectativa criada neste espaço de estudo, trabalho e “interação”? A eterna curiosidade e a clássica busca por respostas, faz o ser se envolver em mais um Mundo “desconhecido”.
Como no Direito existe a cobrança por respostas, mais uma vez os Juízes precisam ser os oráculos para conseguir satisfazer as questões mais diversas; e recorrem ao código, à doutrina e aos costumes. Nas “mídias sociais” encontram mais um desafio, pois muito do que acontece não foi positivado, ainda não foi estudado e nem mesmo os costumes conseguiram ser deflagrados.
O que intriga e ao mesmo tempo encanta é justamente este formato que se tinha como “controlado”, com “limite” e que na verdade, a cada dia se percebe que não é assim. Onde o pensamento atua; nada pode ser tão previsível, pois a criatividade conquista seu espaço. Na “interação” através das “mídias sociais” algo é descoberto novamente: como o ser humano se reinventa.
Alguns autores nas áreas de Sociologia e Antropologia no auge de sua sensibilidade já estavam percebendo estas mudanças na sociedade. O que a internet fez foi lembrar ao ser como é importante "pensar". Existe diferenças de todas as formas, e esta redescoberta de nós mesmos fez uma grande parte da sociedade se questionar.
Cabe mais uma vez ao Direito, aquele papel de ajudar a trilhar um caminho onde todos possam se respeitar, se reencontrar e conviver. Diferenças sempre irão existir, mas não para se impor de uma forma que anule o outro, eis a máxima que se percebe novamente neste resgate de uma grande parte que nunca teve este desafio na vida.
O início foi lindo, com muita felicidade e alegria de ter contato com tanta informação, conhecimento e um sem fim de possibilidades. Neste momento há os conflitos e que vão existir naqueles que divergem. O Direito mais uma vez é chamado para oferecer as respostas para aqueles que em si já a possuem; mas na maioria das vezes só precisam de uma confirmação daqueles que a experiência e o tempo de forma generosa os faz perceber no instante do acontecimento.
Só a irresponsabilidade avessa á realidade
comete a idiotice de atacar e tentar ridicularizar
qualquer meio de comunicação que lhe proporciona informações sobre algo que lhe ameaça a própria vida e a de seus entes queridos
e totalmente repulsivo e asqueroso é aquele que tenta influenciar alguém a isso
Eternidade em Fragmentos
Um dia não estarei mais entre a humanidade,
Em pouco tempo, quem guardou meu ser,
Partirá, e assim, em meio à saudade,
Serei esquecido, como um sonho a se perder.
Mas mesmo assim, nas luzes de cada cena,
Continuarei existindo em cada fotografia,
Capturada pelo meu olhar, a alma plena,
Reflexos de vidas que eternizam a alegria.
Mesmo sem rostos que reconheçam meu nome,
Meu registro fotográfico sempre brilhará,
A cada imagem que o tempo consome,
Minhas histórias na memória ficarão a dançar.
A cada vídeo que editei com carinho,
A poesia que escrevi em noites de solidão,
Serão ecos de um mundo que eu tinha como um ninho,
Vozes que ressoam na imensidão da criação.
Mesmo que não saibam quem eu fui ou sou,
Minhas palavras e imagens permanecerão aqui,
Guardadas nas almas que o destino encontrou,
Como estrelas no céu, sempre a reluzir.
Assim, quando minha partida chegar ao fim,
E as memórias se esvaírem como o mar na areia,
Saberão que estive aqui, mesmo sem um sim,
E que minha essência vive na arte que semeia.
A ditadura tem duas caras. Diante do público e através dos meios de comunicação ela é a mais autêntica democracia. Nos bastidores ela tira a máscara de democracia e assume a sua personalidade. Diante do público, todo apoio ao combate à corrupção, nos bastidores tramas e mais tramas para dificultar o combate à corrupção que é o alimento dos ditadores atuais no Brasil.
A Comunicação Não Violenta pode ser efetivamente aplicada em todos os níveis de comunicação e em diversas situações: relações íntimas, famílias, escolas, organizações e instituições, terapia e aconselhamento, negociações diplomáticas e comerciais, disputas e conflitos de qualquer natureza.
Como é que pode? Amar um alguém assim, ou seria apenas uma obsessão. Essa falta de comunicação me frustra, mas ele não me ama. Ele não é obrigado a sentir algo por mim. Não quero enlouquecer por causa de um alguém, já não basta ser uma fracassada e que no lugar de me por pra cima eu me lastimo. O que faço ¿ Eu tenho que mudar e virar esse jogo. Mas tá complicado, ninguém devia fazer isso com outra pessoa. Dizer que adora que ama que sente saudade. Iludir e depois sumir. E o pior que só foram duas vezes que ficamos e não teve nada além de beijos e abraços, foi “intenso”, mas marcou, porque¿ Eu quero uma explicação lógica pro que se passa já se foram quase há dois anos, pensei que ia esquecer, mas até agora não. A cada dia que passa me sinto mais só, a tristeza é maior, o sofrimento cresce e a saudade fica mais intensa. Todo dia eu lembro, tento esquecer não tentando lembrar-se de você, mas quando menos espero me pego pensando em você. Essa dor me deixa pra baixo, me deixa triste. Mas nada você deve fazer. Afinal, o problema é meu. Fico numa ansiedade enorme, que raiva eu sinto de mim. Sou burra demais, idiota o bastante por sentir isso. Enquanto você vive eu tento viver, mas sinto sempre um vazio enorme em mim. Tento não chorar, mas é mais forte que eu e quando me vejo estou caindo em lágrimas. Como pode ter um ser tão burro que não tem o amor próprio pra poder chorar por outrem¿ Será que o amo ou é mais uma ilusão que está demorando um pouco mais.
Por mais impossível que isso pareça hoje, às vezes descalçar-se da comunicação rápida e instantânea como é também se faz necessário. Tem histórias de amor que não duram uma semana por causa de toda essa sociabilização virtual. Não existe nem tempo mais para sentir falta de quem se ama. E sentir saudade é provar o amor, é ver que a pessoa realmente faz falta, se não existe saudade, certamente não existe o amor. As pessoas necessitam de um tempo consigo mesmas para que possam pensar, avaliar e realmente tomarem decisões que serão bem executadas, pois tiveram um tempo de amadurecimento. Hoje vivemos a escassez de boas decisões, pois as pessoas são forçadas a as tomarem na pressa e no calor do momento fazendo com que se frustrem a si e aos outros que estão em volta.
A prova de que a comunicação alternativa é eficaz e importante é o incômodo e a dor de cabeça que ela causa aos donos do poder. Quando o povo começa a se comunicar, a dizer sua palavra, a fazer escutar sua voz, os donos do capital e dos meios oficiais tentam silenciá-los de toda maneira. A censura que foi exercida e ainda é de outràs formas, no fundo, exprime o medo de que o povo exerça seu direito humano à comunicação.
Quando um canal de TV ou qualquer outro meio de comunicação de massa não noticia algo de interesse de uma nação por pura omissão intencional, e isto em favor de um poder dominante, está a negar a sua própria finalidade institucional. Quando semeia informações aquém ou além da realidade, está mentindo. É fake news, e não deve merecer a confiança da população. Mais ainda: se cometeu tais erros, deveria sofrer as penalidades da lei cabíveis para tais atentados contra o bem da sociedade.
Sucesso é uma palavra prática: precisa de muito trabalho, inteligência, dedicação, comunicação, administração, realização pessoal baseada em desafios, relacionamentos diversos, criatividade, esforço, luta; mas, quando alguém é bem-sucedido pode ter certeza que sucesso é apenas uma palavra escrita no dicionário, pronunciada por qualquer um.
O verdadeiro amor não consiste apenas em uma comunicação perfeita, mas se manifesta principalmente através de atitudes que revelam a aplicação de cada uma das virtudes e princípios eternos. Ao incorporarmos essas qualidades em nossos pensamentos, desejos, sentimentos e ações, nos aproximamos da imagem e semelhança do amor de Deus, buscando a perfeição em todas as áreas da nossa vida.
""Antes nos comunicavámos com frequencia; hoje, a nossa comunicação se perdeu no tempo. Que era digital é essa que nos permite ter uma comuincação superficial,? nunca estivemos tão conectados, como estamos agora, mas desconctados sem um relacionamento profundo; nunca estivemos tão próximos, mas ao mesmo tempo tão longe, alheios aos sentmentos e necessidades um do outro. em função disso temos, relacionametos superficiais, e a vida se torna um vazio aquilo que era para ser um arco irís se torna em uma negridão; e o pior de tudo isso qué é o mais grave estamos a cada dia, se distanciando, não somente das pessoas, nosso afastamento em Primeira instãncia, e da fonte de Vida. o Altissímo''.
A falta de comunicação é a principal causa dos maus relacionamentos de hoje...por que se não há comunicação não haverá compreensão, e se não há compreensão tão pouco haverá empatia! E como irei me relacionar com o outro se não o compreendo, se não me coloco em seu lugar? Quando eu me comunico dou ao outro a oportunidade dele me compreender e assim desenvolvermos um relacionamento saudável!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp