Texto Pro Homem que te fez Sofrer
Ao dominar a natureza, o homem ocidental pensa que pode chegar à felicidade. No contexto da sociedade indígena, no entanto, a felicidade é posta em outro lugar e os esforços são investidos em outros campos.
A natureza não é objeto para ser simplesmente explorado. Nessa atitude de respeito, as sociedades indígenas chegaram a um equilíbrio perfeito, utilizando uma tecnologia que, comparativamente à do Ocidente, é muito simples.
O homem e a mulher é livre de tudo que sabe,mas é escravo de tudo que ingnora...
Vivemos hoje um verdadeiro mercado da fé. Pregações vazias, repletas de erros e também heresias.
Muitos dos problemas que a religião produziu através dos séculos, vem da concepção de que a religião tem em Deus um ser algo distinto de nós,a quem devemos adorar cultivar e agradar, esperando ser premiado no fim da minha vida com a salvação.
Deus não é isso!!
É uma blasfêmia.
Deus é uma coisa mais ampla, muito associado a religião.
E a religião assombra o mundo com seus dogmas.
Fez mal as mulheres,as pessoas oprimidas,ao world trade Center etc..
Ainda assim, temos no mesmo ponto,uma epidemia de uma grande ciência.....a ciência que mais se aproximou pra explicar os ensinamentos de Jesus,de que uma semente de mostarda era maior que o reino dos céus...foi a física quântica.
A forma como está sendo contada a história está equivocada e em busca do conhecimento moral e social devemos nos livrar da prisão mental chamada religião.
Deixando de lado o sentimento cetisista,o que mais importa é nossa fé,amor ao próximo e seguir o fluxo da vida.
Sobre a existência de Deus,isso não tenho dúvidas.... Quanto a Bíblia nada tira sua veracidade, porém ela é baseada em uma história muito mais complexa e antiga e isso não é ensinada nas escolas..... trata-se de abrir a mente e se livrar do mito religioso
Deus é muito mais que isso...
Baseado nas mais recentes descobertas arqueológicas,na antiga Mesopotâmia, Egito,Turquia e outras civilizações antigas,não é difícil compreender que o cristianismo bem como todas as crenças teístas são a fraude desta era,pois se basearam em mitos e epopéias para manipular sociedades através da FÉ.
As Religiões Serviu para afastar os seres humanos uns dos outros e da mesma maneira do seu meio natural.
Sustenta a submissão cega, do ser humano a autoridade...
Reduz a responsabilidade humana sobre a premissa de que "Deus" controla tudo.
E que por sua vez os crimes mais terríveis podem ser justificados em nome da perseguição divina.
E o mais importante,dá poder aqueles que sabem da verdade e usam o mito pra manipular e controlar pessoas...
O mito religioso é o mais poderoso dispositivo já criado e serve como base psicológica para que outros mitos floresçam ou justifiquem.
É isso mesmo??
Que Homens praticamente surgidos das cavernas e usando cálculos de matemática avançada, em um universo infinito, e somente este planeta com seres vivos?!!
A humanidade é muito pretensiosa...
A história conta outra coisa,e devemos abrir nossos olhos para a verdade que há lá fora.
Eduardo Chivambo Mondlane.
Grande homem, em acções e em atitudes.
Homem esse que conseguiu unir os três movimentos, para juntos lutarem por uma única causa.
Abdicou de sua própria vida para lutar pela vida dos outros.
A sua ideologia política incomodava algumas sensibilidades, por isso foi visto como um alvo a abater.
Foi abruptamente assassinado.
Diz-se que foi a PIDE. Mas também diz-se que houve mão interna.
Assassinaram o homem, mas imortalizaram o seu nome.
Samora Moisés Machel.
Homem de grandes convicções.
O pai da nação Moçambicana, e honesto demais para ser um político.
Defendia incansavelmente que as crianças são flores que nunca murcham.
Perdeu a vida em circunstâncias estranhas, e eles dizem que foi vítima de acidente de aviação.
Será que foi vítima de conjuração?
Os grandes homens são sempre os primeiros a morrer. Uns morrem por se destacarem em demasia no seio de outros.
E outros morrem porque são vistos como oponentes.
Figura imponente da luta contra o colonialismo. E da luta contra o enriquecimento ilícito, e o primeiro a dar o exemplo.
Opunha-se contra a chamada burguesia nacional. E por conseguinte, Visto como um alvo a abater.
A sua frontalidade e transparência tirava o sono de muitos desonestos.
Eu não sou o único homem sobre a Terra e talvez só haja Terra e homens.
Pode ser um deus, um engano.
Pode ser que ninguém tenha me condenado ao tempo(essa longa ilusão) a não ser eu mesmo.
Já não sonho a Terra , meus olhos não à percebem.
Já não sonho a noite e muito menos a manhã.
Já não sonho a vida eterna.
Já não sonho os céus.
Sonho o Sol
Sonho a lua
Sonho a aurora
Sonho a dúvida e a incerteza.
Sonho o dia do eterno amanhã.
Mas talvez não haja amanhã,
talvez eu morra, talvez eu nasça e talvez a vida seja, assim como essa descrença, infindável e ininteligível.
Sonho, talvez, um sonho.
Há quem diga que o caminho para a plenitude de um homem se faz através da estrada da felicidade. E o meu caminho eu faço na estrada do seu corpo. Onde, que por um descuido ou "malandragem", quase me perco buscando algum tipo de atalho... Mas, respiro fundo, e me acho! E quando penso que me acho... Outra curva, chamada silhueta, eu derrapo, ao olhar, ainda que por um triz, para os seus lindos quadris, que me remetem a uma obra de Arte, que o Grande Artista fez o mapa do teu Corpo com a tela de fundo do Céu, buscou inspiração nos mistérios do Oceano e usou todo o Brilho da Lua em seu olhar, a fim de que o seu brilho fosse o satélite natural usado na busca do Paraíso Encantado, que eu sempre acho, quando por você sou Beijado... Por fim, não tem jeito, acabo sendo arrebatado!
Jairo Ramos
Rj, 19 de Maio de 2019
"Homem! Jamais subestime a mulher, pois com certeza, mais dia, menos dia, você poderá se surpreender! Apenas ame, admire, respeite! O falso conceito de sexo "frágil" faz parte do folclore machista, um conceito arrogante, irreal e ultrapassado.
Frágil é a mente de quem pensa assim, pois há muito tempo a mulher tem superado barreiras discriminatórias, tabús e falsos valores, colocando-se em pé de igualdade com o homem em todas as áreas, atividades e profissões, e não raro, superando-o com relativa facilidade!
Eis a realidade dos fatos, aceite-a, pois elas estão conquistando o direito à plena igualdade em diversos países, culturas e civilizações, um processo irreversível e que se concretizará plenamente, é apenas uma questão de tempo no espaço-tempo da humanidade.
Assim como após a noite advém o dia, o conhecimento derrotará a ignorância, a luz dissipará o véu da escuridão, a verdade vencerá a mentira. A luta da mulher deve ser a luta do homem, a luta de toda a humanidade por um novo Homem e uma nova Mulher! Simples assim."
Homem também sangra, o homem têm sentimentos...
O homem têm seus medos, esperanças o tempo inteiro;
Mas deseja atenção com carinho e dengo, retira do coração sentimentos intensos...
O homem é troglodita, selvagem... Tudo bem!
Porém têm seus momentos românticos Ainda! né meu bem?;
O homem é guerreiro, mas frágil nunca fui, menino ainda sou, minhas qualidades me atribui;
O meu suor me engrandece, o meu trabalho diz quem eu sou... Meu esforço é minha marca é minha honra por onde eu vou;
O medo é uma armadilha que sufoca o coração!
Aprisiona os nossos sonhos, atrapalhando a paixão;
Amor e ódio
Um homem maduro ama,
Uma mulher jovem se apaixona ,
Uma criança reclama,
E a razão acende a chama.
Chama para uma realidade,
Pois não há amor de verdade,
Apenas uma paixão sem maldade,
Em um coração sem o peso da idade.
O ódio e o amor,
Dois sentidos da vida,
Um, incentiva o plantio de flor,
O outro, mais ferida.
O ódio é um amor inverso,
Que no antes levantava suspiros,
Fazia parte de um lindo verso,
No hoje é tão macabro como um vampiro.
O amor é um longo caminho,
Que escolhemos nessa vida,
Existem pedras e espinhos,
Cicatrizes de duras feridas.
O amor é um sentimento puro,
Capaz de colorir o coração,
Força propulsora que rompe muros,
Sentimento que nos resgata da solidão.
O amor é bom,
É luz que ilumina,
É cor de um lindo tom,
É magia que alucina.
Lourival Alves
Qualquer tipo de relacionamento sexual, fora do casamento entre homem e mulher está fora da vontade de Deus!
Sim sim, Não não!
Deus é amor e tudo o que Ele criou foi com um propósito. O amor é a maior característica e prioridade dele.
Quem ama, assume diante de Deus e da sociedade.
Temos o livre arbítrio para fazermos a nossa vontade, mas não podemos dizer que é a vontade de Deus quando o nosso jeito prevalece.
Não existe outra maneira de conhecer a vontade de Deus, sem conhecer o que Ele deixou na Sua Palavra, a Bíblia.
Reféns dos Super Poderes"
Assim segue o homem
Tentando encontrar seu destino
Nas placas, processadores, sistemas
Memória, bateria, antenas
Ele nem trabalha mais
Jogando, teclando
Vive priorizando as redes sociais
Relações que retrocedem
Pela ânsia de interesses pessoais
Segue seus dias conectado
Sem saber como parar
Troca de família e de estado
Sem tirar os pés do lugar.
LAMBANÇA
Eu fui um homem de muita fiança
E respeitado na vizinhança
Mais minha vida teve mudança
Devido as filhas de uma Bragança.
Desde menino, gostei de dança
Nos conhecermos numa festança
Depois casemos, sem ter finança
Chegou os filhos, chegou cobrança
Mulher de pobre é uma impricança
É só ter filhos, já se desmancha
Dinheiro acaba pobreza avança
A fome chega rocando a pança.
Eu impriquei lá na vizinhança
Devido as brigas de minha criança
Um dia eu pego a mulher com a trança
Caxoto tudo, e fujo pra França.
A leitura me faz pensar, o que leva um homem a desdenhar algo que deseja tanto.
Seria medo de assumir o que sente,
Seria porque ela não é rica o suficiente. As vezes os padrões de vida interferem muito.
Ou seria a família a se intrometer... muitas vezes existem segredos que nos levam a esconder sentimentos. E isso é o suficiente para separar duas almas por uma vida inteira.
O MEU PAI SALVOU UM HOMEM, O MEU TIO OUTRO
Por Nemilson Vieira de Morais (*)
Por ocasião das eleições municipais na minha cidade…
O clima político em Campos Belos, nessas disputas se elevava.
Era comum as discussões a cerca de um ou outro postulante a uma cadeira administrativa.
Nem sempre esses embates ficavam somente no campo das ideias: em dados momentos, os ânimos se acirravam, e as agressões deixavam de ser verbais e, iam às vias de fato.
O povo compareciam aos comícios, para apoiar e ouvir os discursos inflamados dos distintos candidatos.
Geralmente esses encontros eram realizados em carrocerias de caminhões posicionados em locais estratégicos, pelas ruas da cidade, distritos e fazendas.
Eu mesmo andei a discursar numa dessas ocasiões, na campanha do deputado José Freire, e outras lideranças políticas estaduais e locais.
Alguns candidatos passavam dos limites nas promessas que faziam. Não cumpriam o prometido. “Desde aquele tempo a ‘mentira’ no mundo da política comandava o espetáculo.”
Havia perseguições políticas por parte de alguns mandatários, principalmente quando o eleitor declarava publicamente outra opção do seu voto.
O ir e vir das pessoas nas ruas nos dias da votação eram intensos.
Alguns pais precavidos orientavam os seus filhos a não participarem daquela agitação toda, e muito menos das questões políticas. Opor-se ao governo (nos três níveis) não era recomendável. No dia da votação a minha mãe ficava a orar a Deus, para que tudo ocorresse em paz, naquela disputa; pedia a nós que não saíssemos de casa: era “perigoso!” Não dava para saber o que poderia acontecer.
Os candidatos a vereança e a prefeitos compareciam aos seus redutos eleitorais; a tirar fotos com o povo e ouvir as reclamações dos moradores. — Visitar escolas, comunidades, hospitais; inaugurar comitês, reuniões com apoiadores, fazer as suas últimas promessas…
Um dos candidatos a prefeito esbanjava carisma: o Adelino, filho da terra, já havia administrado a nossa cidade. O outro candidato não me lembro bem quem era, mas, a campanha ia num bom nível. Qualquer um dos ganhadores estávamos bem representados.
Ao aproximar-se o momento da prova dos nove. Em que as urnas iriam falar. Um dia à tarde próximo à votação o João (preferi assim o chamar) eleitor de um dos candidatos tomava uns aperitivos a mais e jogava conversa fora, no bar do Elias. O Lázaro eleitor dum outro andava armado sem uma autorização, e sem ser incomodado pelas autoridades competentes adentrou-se ao ambiente e logo começou a discussão política. Decisão que quase causaria uma tragédia maior: saltou para fora da venda, num respeito ao proprietário e convidou o João para resolver a questão na rua. — Na bala. O convidado não pensou duas vezes e mais que depressa atendeu o chamado. Como uma serpente a dar o bote na presa. O Lázaro negou o corpo e sacou da cinta um revólver de todo tamanho à vista dos nossos olhares atônitos, já pronto a cuspir fogo no ralar da espoleta.
O João ao ver a arma apontada na sua direção saltou no seu algoz como um atacante na hora de fazer o gol: perdeu o pulo e caiu.
Debruçado na terra fria e pedregosa, aos pés do inimigo só a misericórdia de Deus, e ela fez-se presente…
O Lázaro só teve o trabalho de mirar a arma na cabeça de João e apertar o gatilho. — Bam! — Ai!
O projétil do disparo cravou-se numa das suas mãos que, mesmo atingido levantou-se e atracou-se com o seu rival. O sangue esvaia-se…
João por cima de Lázaro quase toma uma facada de graça de terceiro…
Um sujeito miúdo, amarelo feita a goiaba madura, ao lado a observar tudo e com vontade de entrar na confusão tomou as dores de Lázaro: aproximou-se mais e puxou da cinta uma enorme peixeira, que parecia um punhal procurava o melhor lugar para sangrar o João. — Descia do alto da cabeça a sua mortífera lâmina fria na direção do vão da clavícula do pobre.
De repente o forte grito do meu pai ecoou pela Rua do Comércio afora: “Não faça uma coisa dessa com o rapaz!"
O homem voltou com a faca para a bainha imediatamente.
O João a lutar e relutar sozinho para tomar a arma do inimigo nem percebeu o tamanho do risco que correu. — Morreria sem saber do quê.
De tanto esforçar-se, com um joelho flexionado sobre Lázaro no chão, o João já o dominava.
A arma do seu inimigo político já estava na sua mão, quando o tio Elias entrou em ação e a tomou.
Salvou o Lázaro da morte e o João da prisão. — Por certo.
*Nemilson Vieira de Morais
Acadêmico Literário.
LARGA ESSE HOMEM
Por Nemilson Vieira (*)
O Galdino Caixa carregava a fama de ser preguiçoso, por não querer levantar uma palha. Estava difícil sobreviver na cidade daquela maneira…
Serviço havia, mas o homem não corria atrás do lucro.
Os filhos é a alegria da casa: primeiro veio Rita, Maria, José Caixinha como era conhecido.
Pelo jeito ia longe nessa procriação, mas havia de pisar no freio. Ainda moravam de favor numa casa velha arruinada, cedida por um conhecido, em Estrela do Indaiá.
A esposa Leonôra com dificuldades, segurava as despesas da casa como podia… Os meninos só ajudavam em alguns poucos serviços domésticos.
Até que Zé Sérgio, fazendeiro caridoso da Serra Boa, soube da vulnerabilidade social da família e se prontificou em ajudar. Convidou o Galdino a ser um caseiro seu, na fazenda.
Por lá poderiam criar os seus animais, plantar as suas lavouras… Tudo o que fizessem seriam da família.
Para Galdino o serviço de roça não lhe não dava ânimo…
Leonôra achou ser uma ótima proposta. De fome propriamente, não morreriam; disposição para o trabalho, não lhes faltava…
O Galdino para agradar à mulher e os filhos, não os ver em apertos, faria qualquer negócio… Aceitou a proposta.
Estabelecidos na propriedade, Leonôra logo deu de criar galinhas, porcos — coisa que não o fazia desde que fora morar na cidade.
Organizou um canteiro desativado que havia no quintal e começou a cultivar a sua hortinha caseira.
Logo já estava a morrer de saudade de Zé Caixinha, o seu único filho homem, que ficara a estudar em Estrela com a madrinha. Tempos depois, fora para a capital mineira; não havia mais estudos para ele no interior. A madrinha custeava os estudos e as despesas do garoto. — O tinha como um filho.
Galdino vivia num repouso quase
absoluto: a embalar-se numa cômoda rede armada na varanda da casa, o dia inteiro.
Leonôra não parava um só instante dos trabalhos domésticos. Cuidava das filhas, lavava as roupas, fazia o ‘mastigo’ do dia, num fogão velho de lenha. Ainda labutava na roça nas horas vagas.
Tudo dando certo conselheiros não faltavam à Leonora:
— Larga esse homem! Procure uma pessoa mais esforçada que lhe dê valor… Ainda tem homem bom no mundo…
Leonora só dizia:
— Sou feliz assim. Foi Deus que me deu ele; já temos três filhos maravilhosos. Às vezes ele arma umas arapucas, uns laços, e pega umas aves, umas caças, e nós comemos com os filhos e nos alegramos em volta da mesa. Serve para olhar a casa; vigiar a roça… Ainda me faz um carinho por vezes,…
Com as voltas que o mundo dá…
Galdino deu para fazer chapéus de cambaúba, uma taquara muito comum em mata de transição, abundante nos terrenos de Zé Sérgio. Aprendeu o ofício nem se sabe como!
Preguiçoso podia ser, mas, muito inteligente!
Fez o primeiro chapéu e o pendurou num prego na sala; aquilo era um sinal de respeito: havia um homem na casa.
Fez o segundo para o seu uso pessoal. Só o retirava da cabeça para dormir.
Outro para o dono da fazenda que o amou. Idealizou também versões femininas de chapéus, e as presenteou a esposa, as filhas, a patroa.
Gastava quatro dias para fazer um chapéu; que era vendido por dez cruzeiros na época.
Não parou mais com a sua fábrica de chapéus. A boa notícia espalhou-se por entorno da fazenda, distritos e cidades, estados. Além de uma beleza encantadora a durabilidade dos seus chapéus também eram algo extraordinário. Dizem que Galdino dava uma garantia de 40 anos ao freguês que lhe comprasse um chapéu. — Coisa nunca vista no mundo comercial.
Zé Sérgio dava-lhe toda a liberdade para que colhesse a matéria-prima necessária para a produção dos seus chapéus, nos seus terrenos. Os fregueses vinham de todos os lados para comprar e levar aquelas preciosidades.
Abriu pontos de vendas em algumas cidades e a demanda por seus produtos iam bem. Até dos outros Estados da Federação haviam encomendas.
O negócio crescia numa velocidade astronômica… O volume das vendas garantia-lhe uma boa receita.
A Rita filha mais velha do casal, não teve boa sorte: casou-se e foi-se para uma terra distante. Grávida do primeiro filho uma das paredes internas da sua residência, desabou sobre ela. — Numa briga do esposo com o sogro. Não resistiu os ferimentos e veio a falecer, com o seu bebê na barriga.
Maria aprendera a profissão com pai, e o ajudava na fabricação e vendas dos chapéus; no atacarejo na cidade.
José Caixinha graduou-se e passou a administrar os negócios da família.
Ao acompanhar o marido nos eventos que realizava Leonôra falava da garra, da determinação e da paciência que se deve ter com o esposo…
Se tivesse dado ouvidos aos conselhos de alguns, teria perdido um marido de ouro. — Dado com os burros, n’água.
*Nemilson Vieira
Acadêmico Literário
(15:06:17)
Fli e Lang
Texto baseado em fatos reais, com adendos do autor.
Vivemos tempos difíceis, porque
a ganância do homem vem
diluindo a bondade, mas não
podemos esmorecer por causa
de algumas pessoas frias,
egoístas e desumanas.
Contemplar a pureza de Deus
em cada detalhe da natureza..
é ter certeza que viver e apreciar
o milagre da vida é uma dádiva imensurável. Não há nada que
se compare a benevolência do
Criador.. pois Ele nos concedeu o privilégio de germinar e florescer
a essência seu amor..
Exílio
Dez e vinte e nove da noite, um homem assenta-se a varanda de casa
Diz para si mesmo que virá um novo dia, um amanhã tranquilo e sereno...
bonançoso e inalterado, plácido e manso como caminhar envolto de cerejeiras
Céu azul e um canto único, pássaros e uma melodia benévola de se atentar... “Bem-te-vi”
As dez e vinte e nove da noite, um único pensar, momentos delicados de sonhar...
meu próprio exílio retrai o meu imaginar, árduo e custoso de se focar
Meu peito anuncia, os sinais, a melodia, de que amanhã virá um belo e novo dia
Assombroso, será?
Quem sabe esplêndido, fascinante... radiante perante meu caminhar
Mágoas e incertezas dentro de meu olhar, direcionado ao amoroso e doce luar
Naquela noite, as dez e vinte e nove... na varanda de meu lar
Incontáveis e cintilantes estrelas consigo contemplar, sem mesmo sair de meu lugar
Lágrimas demandam permissão para demonstrar, manifestar e transbordar, um sentimento intenso...
no qual em vivência e comoção de vida eu pude enxergar, em meu peito, coração infirme e sujeito
De que naquele findado dia, subitânea noite e incertezas de vida
Um homem como eu, as dez e vinte e nove da noite, poderia sim
Sujeitar-me, reter-me, sustentar em si próprio a perfeição de sentir e suportar
inúmeros desejos, intuição e agravados pensamentos
E no mesmo recinto, período, pulsação e deleito
Poder vivenciar tal envolvimento, afinidade em sentimentos...
dentro de um único espaço de tempo
Sem ao menos fazer um ínfimo movimento.
Errou o homem cujo calo lhe gritou
ardendo dentro do sapato
amanhã choverá. E também o cara
(ou aquilo dentro dele) que previu:
cem mil diminutos relâmpagos
se desatarão do corpo da garota
na minha direção
Não que não tenha relampejado
mas porque um só relâmpago
(fora daquele céu) foi necessário
para abatê-lo. E agora sabe
o quanto (ainda mais que nós
que sabemos do homem com seu calo
ardendo ainda dentro do sapato)
o nosso corpo é essa antiga máquina
falaciosa de premonições
Talvez, essa pessoa não saiba o homem
extraordinário que perdeu.
E que esse homem, cada vez mais amadurece, e aos poucos constrói seu império semsaber se ela ainda existe.
Os sonhos desse homem mudam e seu foco agora é
outro.
Um dia quando por um acaso do destino eles se reencontrarem, ele talvez não a reconheça mais.
E aí, os
papéis se invertem.
Primeiro Deus fez o homem,mas só ele ficou
Então da costela a mulher ele criou
Nem em cima
Nem em baixo
A costela fica do lado
Porque então me diminuir?
Se pra ajudarmos um ao outro é que estamos aqui
Como dizer que mulher não tem voz?
Se Rute e Ester fizeram história
Até hoje são lembradas por nós
Pra que apontar e criticar
Estude a história de Débora
Antes de dizer mulher não foi feita pra liderar
Entendemos que somos diferentes
Mas isso não nos torna concorrentes
Na história fomos rainhas e imperatriz
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor excede ao de rubis
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp