Texto para um Amor te Esquecer
Texto pessoal: Será que tudo foi em vão?
as vezes me pergunto,
se eu me enganei em amar você?
Se tudo que sentir foi apenas uma ilusão e me deixei levar pelo coração,
Ou se te amei demais e acabei te ajudando a entrar nessa confusão.
Eu não sei,
Não consigo te entender,
Se pensava em te deixar e desistir de tudo, puxava meu braço me fazia sentar e dizia “amor calma, eu vou me organizar’’
Se te perguntava se me amava saia da sala e um grande silencio logo se instalava,
E tinha que adivinhar o que na sua cabeça passava.
Me pergunto se você sente minha falta como eu sinto a sua,
Se você ainda admira as estrelas e lembra de mim, da mesma forma que penso em ti quando olho pra lua.
Eu não queria ter ido embora, mas a sua confusão não me deixou ficar,
meu coração já estava em mil pedaços a te esperar.
Afinal não te culpo por não saber me amar,
Mas me culpo por ter sido arte pra alguém que não soube admirar.
Cabe a pergunta:
Será que não sabem mesmo?
Ósculos e amplexos,
Marcial
TEXTO ESCRITO EM 14/06/2004,
mas que continua atual, com pequenas modificações
para pior, como um certo Putin que anda por aí...
PERDOAI-OS PAI... ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM
Marcial Salaverry
Houve tempo em que essa frase fazia sentido, pois muitas vezes maldades foram praticadas, crimes cometidos, sem que os executores soubessem o que estavam fazendo. Apenas cumpriam ordens. Mas agora, Amigão, eles sabem muito bem o que estão fazendo. Não merecem o perdão assim tão facilmente. Motivos escusos e obscuros estão por trás dessa barbárie toda. De todas essas atrocidades cometidas pelo mundo afora. Pode-se dizer com segurança, que não é por patriotismo, nem tampouco por religiosidade, ou mesmo por fanatismo religioso, na verdade, não existe um motivo que se possa chamar de motivo para que alguém queira guerrear, invadir, bombardear, fazer certas manifestações violentas, atos de vandalismo, ou até mesmo xingar a mãe.
Sequer se pode dizer tratar-se de guerra humanitária, razão sempre alegada por uma das partes, que procura aparecer como “salvador do mundo”. Apenas uma pergunta cabe: Para salvar o mundo, é preciso acabar com ele? Se pelo menos conseguisse, talvez fosse melhor mesmo, pois o Amigão poderia recomeçar do zero, para ver se sai coisa melhor. Nesse caso, querido Amigão, por favor, não faça economia, use barro de melhor qualidade, tá?
São simplesmente razões espúrias, movidas apenas por interesses econômicos, para satisfazer apenas a ambição desmedida de certos "líderes" mundiais. O velho sonho de querer dominar o mundo. Já vi esse filme muitas e muitas vezes. Mentes insanas com esse sonho secreto. Para relembrar, vamos citar alguns nomes de outros flagelos da humanidade, tais como Atila, Julio César, Napoleão, Mussolini, Hiroito, Hitler, Stalin, além de outros menos votados, e que apenas são citados como criminosos regionais. Aqueles ditadorzinhos que arrasaram seus Países apenas pelo sonho do poder. Seu sonho, e pesadelo do povo. Apenas um que outro ainda sobrevive teimosamente, como este último, que está mostrando ter uma alma mais suja do que mão de carvoeiro...
Todos esses líderes de fancaria que para tentar esse controle mundial, destruíram muitas vidas, tantas coisas, que seria demais falar disso. Não vale a pena rememorar todas as tragédias provocadas. Só há que as lamentar, porque felizmente todos eles tiveram um fim merecido, que na verdade, não chegou a ser punição suficiente para tanta desgraça provocada, como o que está reservado para este tal que vem provocando a destruição de uma das civilizações mais lindas do mundo... Com esses acima citados poder-se-á identificar muitos pseudo líderes atuais, e alguns grupos que ainda insistem em promover manifestações,cenas de vandalismo,guerrilhas,e sei mais o que. O ideal seria como em priscas eras, quando os comandantes é que decidiam os destinos da guerra, geralmente num enfrentamento pessoal. Gostaria de ver essas soturnas figuras frente a frente, para resolver num só lance quem é o bom. E que não houvesse vencedor, que ambos perdessem... Aliás, sempre é o que acontece, pois guerras jamais apresentam um vencedor, tanta desgraça foi provocada. Todos perderão, principalmente o povo que, impotente, é obrigado a assistir ao festival de sandices que assola o mundo.
Esses lideres, serão conhecidos, passarão para a história, sim... No futuro, se ainda existir algum futuro, serão lembrados como “aqueles malucos que fizeram uma guerra sem nem mesmo saber porque...”Invadir um País, só porque quer fazer amizade com quem não gosta de mim? Tem sentido algo assim? Falar que uma guerra é necessária porque alguém tem armas bacteriológicas? Ora, acho que qualquer uma das torcidas uniformizadas de nosso futebol também as tem... Então vamos bombardear todas elas? Qual País no mundo que não tem esse tipo de armamento? É que seu uso será uma “faca de dois gumes...” Vai pra lá, e virá pra cá... Há que se manter esse equilíbrio, como na época da Guerra Fria, quando EUA e URSS dividiam o mundo. Havia o acordo, porque temiam-se mutuamente.
Bem Amigão... Penso que essa turminha não merece o perdão divino, porque sabem muito o que estão fazendo. E como fazem besteiras... Enquanto ainda pudermos, vamos procurar ter UM LINDO DIA, aguardando para ver o que há por vir em nosso porvir...
Você mudou a forma de conversar comigo depois de ler que o texto não seria nosso típico romance. Eu realmente sinto que estou te desgastando, mesmo que aos poucos, sinto que te afasto de mim...
Queira Deus que eu esteja errado, que seja uma fase, que seja apenas a tempestade, circunscrita pela imensidão do sol.
-plr
Do meu ponto de vista e de acordo com o artigo de Veiga, Observo, não só no texto, mas também, no dia a dia dos ensinamentos, que a Didática totaliza e promove os conhecimentos teóricos e práticos alcançados nas matérias de formação pedagógica e técnicas práticas, oferecendo o que é comum e obrigatório para o ensino de todas as disciplinas, por isso usa-se o termo "geral". Já a Didática Específica envolve os mesmos princípios da Geral, porém voltados para áreas específicas. A Didática Geral trata da teoria geral do ensino. As Didáticas específicas ocupam-se dos conteúdos e métodos próprios de cada matéria na sua relação com fins educacionais. Por exemplo: A matemática é ensinada mecanicamente, com suas fórmulas e conceitos teóricos há décadas, dentro da essência da Didática Geral e essa mesma matemática também é ensinada analiticamente, por pouquíssimos, com exercícios práticos de como aplicá-la no dia a dia, moldada por uma didática específica. Quando eu lecionava matemática eu afirmava: “que João só casa com Maria, quando conhece a Maria”. Desta forma, para gostar da matemática teria que conhecer, mas para conhecer, precisa namorar, casar e mesmo assim passaria uma vida toda buscando conhecer... E isso é muito específico! Por isso muitos preferem dizer: “não gosto de matemática!”. Na minha opinião, embora cada uma tenha as suas características, suas funções e objetivos, é salutar entender que a didática geral e as didáticas específicas são recíprocas, uma vez que a finalidade de estudo de ambas é o ensino.
Acredito ainda, que capacitar profissionais para atuar na educação já não é uma missão tão fácil devido as diferenças individuais. Assim, acompanhamos um cenário não apenas envolvendo um panorama educacional desolador no qual, além das já conhecidas péssimas condições de trabalho e remuneração, um índice devastador de evasão de desinteresse pela profissão. Os estudantes que ingressam nas licenciaturas são muitas vezes herdeiros de uma educação precária, sem os alicerces necessários para a compreensão e construção dos conhecimentos complexos, necessários para os exercício que deveriam ocorrer em suas funções diárias. Me perdoe a sinceridade.
JMOURA
TEXTO DO ENCARTE
No inicio, quando muitos diziam “passa rápido”, eu acreditei, não passou.
Foram longos os anos e as duras penas o momento chegou.
Não vou romantizar o sofrimento desses anos.
Sou leal demais a minha verdade, então não engano.
Requer Dedicação, Paciência, Força, Persistência e Leitura.
Psicologia é ciência, distanciar de crenças de si e das “achuras”.
Agradeço aos professores que inspiram e não necessitam a alunos diminuir
Como “As doces Alines”, que de forma meiga nos incentiva a seguir.
Acríssio tão organizado, o que falar do humilde Jair?
Do discurso encantador da Janaína e da Camila que ensina “desembolado”.
Túlio e os livros que indicou e Fabiana que a serenidade ofertou.
Tantos bons professores que não foram citados, mas não é menos admirado
Meus amigos, minha família e familiares. Irmãs e irmãos estão na minha formação representados.
Desafie-se a não parar de buscar seu sonho, seu objetivo, sua verdade, sua felicidade!
A todos, aquele cheiro de verdade!
Registro da Pandemia _ Texto para gerações futuras
Data do texto 04/04/2021
Oi, escrevi este texto para relatar o que vivemos em 2020 e 2021 (mar/20201).
A Pandemia da Covid19 não é brincadeira. A pandemia da COVID19 chegou ao Brasil em mar/2020. Já se passou mais de 1 ano. E as mortes só aumentam. Estamos isolados (em Lowckdown). Antes, em 2020 morriam em média 1.000 brasileiros(as) por dia. Atualmente, em 2021, a média aumentou dobrando e triplicando e quase quadruplicando o número de mortos. São 330.000 mortos no Brasil, 25.334 mortos em Minas Gerais (MG), 3373 mortos em Belo Horizonte (BH). No mundo são 2.840.000 mortos. E são 131.000.000 de casos confirmados no mundo. Após esta data os números irão mudar. O objetivo com este texto é repassar informações sobre a Pandemia Covid19. Eu sou uma das pessoas que viveram esse triste momento e cenário de guerra. Eu e minha família não fomos contaminados. Mas teve vizinhos(as) e amigos(as), presenciais e online, que pegaram a Covid19 e morreram. Também teve artistas famosos que a gente gostava e morreu. A Pandemia não escolheu cargos, classe sociais, raças, etc. Morreram: comandantes; policiais; médicos(as); enfermeiros(as); cantores; cantoras; atrizes; atores; políticos; empresários (as); padres; ricos; pobres; miseráveis. Hoje, 04/04/2021, é o segundo ano consecutivo sem a Páscoa tradicional. Cada um na sua casa. Ah, muitas empresas fecharam definitivamente (faliram). Outras empresas estão ameaçadas de fechar definitivamente. Bom, por enquanto é isso. Qualquer coisa farei o texto parte 2 com mais informações.
[AS ESCRITAS DO TEXTO URBANO - a Cidade como texto]
A aplicabilidade da metáfora da “escrita” à cidade pode incorporar, certamente, diversos sentidos. Existe por exemplo a escrita produzida pelo desenho das ruas, monumentos e habitações - em duas palavras: a escrita arquitetônica de uma cidade. Trata-se de uma escrita sincrônica, que nos fala daqueles que a habitam, e também de uma escrita diacrônica, que nos permite decifrar a “história” da cidade que é lida através dos seus ambientes e da sua materialidade. A cidade em permanente transformação, em muitos casos, vai dispondo e superpondo temporalidades, ao permitir que habitações mais antigas convivam com as mais modernas . Em outros casos, a cidade parece promover um desfile de sucessivas temporalidades, quando deslocamos nossa leitura através de bairros que vão passando de uma materialidade herdada de tempos antigos a uma materialidade mais moderna, nos bairros onde predominam as construções recentes.
É também importante notar que os próprios habitantes reelaboram a escrita de sua cidade permanentemente. Por vezes imperceptível na passagem de um dia a outro, este deslocamento da escrita urbana deixa-se registrar e entrever na longa duração. Os prédios que em uma época eram continentes da riqueza e símbolos do poder, podem passar nesta longa duração a continentes da pobreza e a símbolos da marginalidade. Os casarões do século XIX, que eram habitações de ricos, degeneram-se ou deterioram-se em cortiços, passando a abrigar dezenas de famílias mal acomodadas e a configurar espaço habitacionais marginalizados. Nesta passagem marcada pela deterioração do rico palacete em cortiço miserável, deprecia-se também a imagem externa do bairro e o seu valor imobiliário, de modo que o espaço que um dia configurou uma “área nobre” passa em tempos posteriores a configurar uma zona marginalizada do ponto de vista imobiliário.
Este ‘deslocamento social do espaço’ também acaba por se constituir em uma forma de escrita que pode ser decifrada. As motivações para este deslocamento podem ser lidas pelo historiador: a história da deterioração de um bairro pode revelar a mudança de um eixo econômico ou cultural, uma reorientação no tecido urbano que tornou periférico o que foi um dia central ou um ponto de passagem importante. Ou, ao contrário, pode ocorrer o inverso: um bairro antes periférico ou secundarizado no tecido funcional urbano torna-se, subitamente, valorizado pela construção de um centro cultural, pela instalação de uma fábrica, por uma mudança propícia no eixo viário, pela abertura de uma estação de metrô, ou por diversos fatos de redefinição urbana. .Enfim, de múltiplas maneiras o próprio espaço e a materialidade de uma cidade se convertem em narradores da sua história.
[trecho extraído de BARROS, José D'Assunção. Cidade e História. Petrópolis: Editora Vozes, 2007, p.42-43]
[A CIDADE COMO TEXTO]
Entre as diversas metáforas operacionais que favorecem a compreensão da cidade a partir de novos ângulos, uma imagem que permitiu uma renovação radical nos estudos dos fenômenos urbanos foi a da “cidade como texto”. Esta imagem ergue-se sobre a contribuição dos estudos semióticos para a compreensão do fenômeno urbano, sobretudo a partir do século XX. Segundo esta perspectiva, a cidade pode ser também encarada como um ‘texto’, e o seu leitor privilegiado seria o habitante (ou o visitante) que se desloca através da cidade - seja nas suas atividades cotidianas para o caso do habitante já estabelecido, seja nas atividades excepcionais, para o caso dos turistas e também do habitante que se desloca para um espaço que lhe é pouco habitual no interior de sua própria cidade. Em seu deslocamento, e em sua assimilação da paisagem urbana através de um olhar específico, este citadino estaria permanentemente sintonizado com um gesto de decifrar a cidade, como um leitor que decifra um texto ou uma escrita.
[trecho extraído de BARROS, José D'Assunção. Cidade e História. Petrópolis: Editora Vozes, 2007, p.40].
Texto de 2013
MEDOS
Já não tenho medo do asfalto quente
ou do transeunte de olhar descontente.
Muito menos do remédio ruim
que nem é tão amargo assim,
como no dito Rei de Roma.
Já não tenho medo do escuro,
antes o que não vejo, pois não decepciona.
Já não tenho medo dos que me falam pelas costas,
não merecendo nem um olhar de soslaio.
Com as mãos apenas esfrego, como quem retira o pó,
pó preto e nojento da hipocrisia humana.
Já não tenho medo de fantasmas,
a bulir com a imaginação.
Se há o que temer, temo aos vivos,
ou temeria, se não fossem
zumbis ignorantes e deveras distraídos,
seguindo a mesma direção, atraídos por um cão,
o cão da Ilusão...
Não tenho medo mais do abismo,
do destino impreciso,
daquele por onde andei pelas beiradas
nas noites mal iluminadas,
a pensar nos confins, nos fins e desafins.
Pois o abismo
onde a vida dia desses se perdeu,
esse abismo sou eu!
texto extraído do Livro:
Você precisa saber disso! é algo que não contam nas escolas
Preconcepção
Nossas Crenças determinam a forma como enxergamos o mundo, e ainda possuímos lentes que nos fazem perceber situações, atitudes, e pessoas apartir de uma visão préconcebida.
Preconcepção é ideia que se forma antecipadamente.
Tudo surge do nosso instinto mais primitivo de sobrevivência, a necessidade de simplificar informações complexas de forma cognitiva faz com que nosso cérebro crie atalhos mentais, são estratégias criadas para nosso bem, mas podem nos enganar.
Estudos científicos comprovaram que é possível manipular uma realidade percebida apartir das lentes com as quais enxergamos o mundo, nossas crenças persistentes.
Os cientistas dividiram uma classe de estudantes universitários em dois grupos. e apresentaram a mesma foto de uma determinada pessoa, e solicitaram que cada grupo analisarem as expressões faciais deste indivíduo.
No primeiro grupo, foi dito que ele era uma líder nazista, que participou de ativamente nos campos de concentração.
O segundo, foi informado que ele era um líder antinazista e sua coragem salvou muitos judeus.
O primeiro grupo que acreditava que ele era um líder nazista, exergaram que a expressão era cruel e sarcástica.
Enquanto que o segundo grupo enxergou uma expressão generosa, calorosa e acolhedora.
Interpretamos o mundo por nossas lentes, muitas vezes coloridas, por isso tanto no futebol, na política, religião e até por vezes na ciência, informações ambíguas frequentemente alimentam conflitos.
Por essa razão, Facilmente torcedores supõem que juízes favorecem o time oposto, e os eleitores quase sempre acham que a mídia ostiliza seu candidato, evidente que na política estamos vivevendo tempos estranhos, pois de fato na política manter a objetividade é quase impossível.
Em um estudo publicado por KINDER e SEARS (1985) mostrou que os debates a presidência dos Estados Unidos, geralmente reforçam as opiniões que os eleitores já sustentavam anteriormente.
Para cada eleitor que considerava que seu próprio candidato se saiu mal no debate, outros 10(dez) consideravam que ele se saiu vencedor, isso ocorre em ambos os lados.
Preste muita atenção no estudo realatado abaixo, é um aprendizado que devemos levar para nossa vida.
Uma instituição de ensino contratou um novo professor que lecionacionaria sua matéria em duas classes distintas.
Para uma classe de estudantes foi dito que este professor possui um currículo extraordinário, que era muito requisitado e internacionalmete renomado, para outra classe não foi dito nada sobre ele.
Na classe que foi transmitidas informações positivas do professor, os alunos tiveram uma performance bem superior a média, e notas altas em provas.
Na classe em que não foi dito nada, o desempenho se mostrou medíocre se comparados aos anos anteriores.
O estudo revela que nossa expectativa leva nossa mente a trabalhar de forma diferente.
Em outro estudo, com professores transferidos recentemente para uma instituição de ensino, onde foram informados que determinados alunos de performance mediana, eram alunos superdotados, e no final do ano letivo percebeu-se uma elevação surpreendente das notas alcançadas por tais alunos.
A maneira de como eles foram tratados, fez significativa diferença em suas performances.
Desta forma concluo que é possível influenciar o comportamento de uma pessoa, a partir da forma que a tratamos.
Uma pessoa constantemente elogiada de forma sincera, tende a se comportar de acordo com o padrão do elogio.
Por isso diz o livro, você precisa saber disso: é possível influenciar positivamente seu filho, seus funcionários, seu parceira(o).
Ninguém muda ninguém, mas conseguimos influenciar para que eles mesmos mudem.
O Brasil que desejo acontecer!
(Texto atualizado em 11/10/2022.)
É evidente que no Brasil tem muita gente sendo roubada, enganada por maus políticos/picaretas, por pessoas mau caráter, (mau caráter pode ser qualquer pessoa que se desvia dos seus princípios morais) e até pela justiça, onde existem muitas cobras, raposas, que por não agirem com prudência, ou seja, com ética, imparcialidade, prejudicam o Brasil.
Contudo, por sermos um país à esperança, solidário e muito religioso, (respeito ao livre arbítrio e ao poder de escolhas), há uma boa parte da população, neste caso, talvez a maioria, que ainda acredita nos bons políticos, na regeneração do caráter de pessoas e de profissionais, na dita banda boa da justiça, nos bons líderes religiosos e nas obedientes, mas atentas ovelhas, quanto à propagação das respectivas doutrinas religiosas.
Ora, diante disso é possível também acreditar mais no Brasil. Por quê não num novo tempo? Um tempo de gente mais pensante, sábia, sóbria, tolerante, resistente, amável, gentil, crítica, instruída, questionadora e mais educada! Ou seria apostar num Brasil com distribuição igual de tudo aquilo que é nosso? Nossos direitos! Nossa renda! Nossa riqueza! Um Brasil mais partilhado, justo, sem preconceito, sem racismo, com igualdade e mais fraterno.
E se o povo, as lideranças ou outras autoridades fossem realmente submissos a Deus e às leis e as boas intenções conspirassem? E se fosse um país sem tanta hipocrisia e com menos idólatras ou bajuladores? Talvez seria um país mais saudável e com maior e melhor visibilidade? E se as verbas públicas chegassem inteiras aos estados e aos municípios do jeito que são aprovadas no Congresso Nacional e fossem investidas à melhoria das comunidades e das pessoas? E se todas essas ações acontecesse com transparência, bons modos e com respeito também às individualidades, inclusive estrangeiros, naturalizados, aposentados, abrigos, bolsistas, comunidades tradicionais e trabalhadores que recebem o mínimo de salário para viver? Estes grupos, como tantos outros que compõem essa grande nação, enseja por mais assistência, alegria, felicidade, cultura e espaços culturais, assim como mais esportes e muito mais atenção aos portadores de necessidades especiais, aos enfermos, aos idosos e aos mais necessitados dos suados direitos constituídos.
Assim sendo, talvez o Brasil poderia ser ainda um país com a melhor ciência e educação entre todas as nações? Quiçá, uma educação mais humana, respeitando, obviamente a opinião tradicional/tecnológica/competitiva de cidadãos, especialistas, educandos e educadores, com melhores salários para estes? Ou poderia ser um Brasil mais competitivo, com um salário com mais poder de compra? Que fosse também um Brasil mais industrializado, porém com mais oportunidades e melhores políticas para os pequenos produtores rurais, pequenos empreendedores. Um Brasil que mostrasse mais firmeza e pluralidade nas políticas fiscais, pois tudo isso coopera com a economia e oxigena a “massa”, as empresas e o próprio sistema financeiro.
Um Brasil que anseio também e muitos brasileiros sonham e lutam por isso, talvez seja aquele Brasil que possa cuidar mais da sua gente, sobretudo das suas crianças, desde a gestação, passando pela infância e suas fases até a fase adulta, à preocupação de cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente! Um Brasil que cumpra o Estatuto da Juventude! O Estatuto do Idoso! Um Brasil que cumpra o Código Penal, que cumpra as leis, principalmente a trabalhista! Um Brasil que cumpra a Constituição! Um Brasil que faça um Judiciário com meritocracia! Um Brasil que abrace e proteja nossa biodiversidade, nossa Amazônia, nossos biomas! Nosso meio ambiente!!! Um Brasil que faça reforma agrária! Um Brasil que proteja, respeite e não mate os índios! Um Brasil que proteja, respeite e não mate os negros! Um Brasil que proteja, respeite e não mate os jovens! Um Brasil que proteja, respeite e não mate as mulheres! Um Brasil que proteja, respeite e não mate as famílias! Que não mate ninguém! Um Brasil que não morra ninguém pela violência urbana/campo/civil ou através da violência policial! Um Brasil com mais segurança pública e com menos segurança privada. Um Brasil com mais recursos, cuidado e bons salários para todos que cuidam da segurança pública ou da segurança privada.
Idem, um Brasil que a maioria da população também deseja vê-lo, é um Brasil que invista mais dinheiro nas políticas de saúde, com melhores salários para seus profissionais, para que estes passem a cuidar com mais tranquilidade de seus cidadãos. Um Brasil responsável e sem exagero de agrotóxico nos alimentos! Um Brasil que sonhamos, é um país que seja capaz de gerenciar e se comprometer com a nossa saúde alimentar, e isso deve começar desde o preparo com as sementes das culturas e seus desenvolvimentos nas lavouras, passando por uma nova dieta que deve começar na família e nas escolas, mudando inclusive o comportamento alimentar das crianças, pois os infantes de hoje são os adultos e os idosos do amanhã, porque do jeito que está o momento da sociedade desse país, o futuro que queremos que seja, poderá se tornar um país ainda mais triste e absurdamente imensurável de pessoas cancerígenas, obesas, depressivas, indiferentes, atônitas, estranhas, loucas, doentes...
Então, o Brasil que necessitamos é um país que imponha regras sinceras e rígidas nas comunicações, que tenham poucas caras hipnotizadas nas tvs e mais caras com olhos bem abertos para cumprir seus deveres e reivindicar seus direitos, bem como estarem acordados para verem o que se passa no mundo, nas artes e nos livros. Um Brasil que seja mais leitor, intelectual, protagonista, honesto, cumpridor de deveres e garantidor do contraditório e do direito ao exercício da cidadania do seu povo, sobretudo menos corrupto, no entanto, mais democrático, próspero...
Enfim, que o Brasil seja aquele país transparente, capaz de devolver nossos impostos através das realizações, promovendo direitos e liberdade individual, coletiva e financeira! Que o Brasil seja aquele país que nos conceda abrigo e abrigue aqueles que sente frio, que não tem teto! Que amamente aqueles que tem fome, que não tem pão e nem terra! (Decreto que nenhum brasileiro passe mais fome ou fique sem lar! Nem morra sem cultivar no seu próprio pedaço de terra!). Que o Brasil seja aquele país com igualdades! Que o Brasil seja aquela “...pátria amada Brasil...” e de “...um povo heróico e retumbante...” Que seja um país de ordem! Que seja um país do desenvolvimento e do progresso! Que seja um país de inclusão! Que seja um país garantidor de direitos! Que seja um país de oportunidades! Que seja um país de superação! Que seja um Brasil de todos! Um Brasil independente! Uma Pátria Soberana!
FRAGMENTO DO TEXTO "NUM MUNDO DE COMPLEXIDADES"
"Somente num mundo de complexidades é possível encontrar possibilidades de reconhecer o incrível universo matemático cheio de mistérios, enigmas e desafios que despertam a curiosidade e a imaginação"
MARCOS ANTÔNIO LENES DE ARAÚJO
Licenciado em Matemática
(EN UN MUNDO DE COMPLEJIDADES)
Em Análise dos números complexos
Está frustrado? Esse texto é para você.
O que está fazendo aí pensando se vai ou não ? Eu entendo as suas duras frustrações e também teria medo de tentar se eu estivesse no seu lugar agora. Mas quer um conselho? Se você está diante dessa decisão é pq Jesus te deu mais uma oportunidade de se aventurar com Ele.
Não perca essa chance de fazer diferente mesmo que o preço seja se frustrar outra vez, pq pense cmg... Neste exato momento vc está frustrado de certa maneira por ter dado errado no começo, se for para ficar assim? Fique por ter feito, não por arrependimento de não ter tentado.
Vc contempla tanto esse projeto que a única vantagem que satanás quer tirar é minando o seu desejo de prosseguir, pois se vc entrar no ring com certeza a vitória é sua! Ele não aguentaria a glória de Deus se, saísse na mão com vc.
Se antecipe, o pequeno Davi foi com cinco pedras contra golias mas foi necessário usar somente uma, mas porque ele levou cinco ? Porque junto com golias havia mais quatro irmãos dele nesta ocasião, pois era um evento de extrema importância todas as tribos estarem presentes.
Davi não foi para matar somente um gigante, e sim, cinco! E vc precisa fzr o mesmo agr, não ir somente com a devida solução a ser resolvida, mas com todas as possibilidades possíveis!
Não fique somente com as suas imaginações, se veja lá e siga com Cristo que vc consegue!
ILHA DE BELEZA ALÉM DA IMAGINAÇÃO (2ª VERSÃO)
O título deste texto é uma tentativa minha de reproduzir um sonho que tive de uma ilha encravada no meio de um oceano, circundada por montanhas espessas de florestas, vales e desfiladeiros íngremes, de suave atmosfera, onde havia uma cidade em forma de um condomínio de casas luxuosas e habitantes muito ricos. O lugar era de exuberante riqueza e inigualável beleza, cujo título diz, reflete, justifica bem o sonho, que ora descrevo.
Encantador é o adjetivo que se refere a algo que encanta, fascina ou envolve qualquer ser humano pela emoção da magia do caso descrito abaixo. Portanto, esse foi o termo mais apropriado que achei neste momento para classificar o lugar maravilhoso, admirável, arrebatador, atrativo e repleto de beleza exuberante, como a ilha com a qual sonhei.
No sonho, o acesso à ilha era feito exclusivamente por iates de muito luxo, e todo o lugar combinava com os habitantes do local que levavam uma vida suntuosa, opulenta, ostentada, cenário só comparável aos exibidos em filmes de ficção.
Sendo tudo fora do comum naquele lugar, um fato inusitado me chamou a atenção, que merece destaque. Entro numa casa desabitada, parecendo ter sido abandonada pelos seus proprietários, com muitas portas e janelas, todas abertas, os itens do mobiliário eram milionários e muito bem conservados, entre estes um piano de cauda de altíssima qualidade, que reproduzia ininterruptamente uma música que preenchia todos os ambientes, cuja sonoridade era a mais pura pelo encanto de emoções ali existentes. A sensação era de uma cena representada por um concerto mais prestigioso do mundo.
Em outra ocasião, tendo eu retornado ao imóvel, encontrei dois homens furtando tudo o que se encontrava em seu interior, deixando a casa completamente vazia, enquanto ninguém se importava com a ocorrência do fato.
Acordei e o sonho foi interrompido. Quem nunca teve um sonho diferente, que instiga a nossa curiosidade sobre o que ele quis dizer?
De acordo com os psicanalistas, incluindo Freud, os sonhos significam nossos desejos reprimidos, uma espécie de alucinações, uma válvula de escape de ânsias insatisfeitas. Para mim são semelhantes a filmes de engenhosas concepções insólitas, fantásticas, esquisitas, confusas, assustadoras, truncadas, surpreendentes, obscuras, surrealistas e misteriosos que, na manhã seguinte, quando tentamos reproduzi-los, oral ou por escrito, só restam poucas imagens obscuras.
texto rustico em homenagem aos nossos herois brasileiros, que estao sendo esquecidos
ETERNO TU SERAS, COBRAS FUMANTES
isto, não é um poema, isto nao cotam na escola
isto não é lembrado, ó força, ó pátria você foi amada.
meu nome ? meu nome é Arlindo lúcio da silva, junto a mim
esta Geraldo rodrigues de Souza e também Geraldo baeta da cruz
bom, desculpe meu erro de português. afinal de contas eu só terminei o curso primário.
bom, aqui estou mas meus companheiros... uma salva de tiro, estou com medo
na verdade nos estamos, o que estamos fazendo aqui ?
a, lembrei estamos aqui por nossos pais e nossos filhos, na verdade estamos aqui por vocês
se é que vão contar sobre nos. sim, os americanos nos odeia também, afinal. somos latinos ne ?
bom resumindo tudo, afinal não da tempo de escrever tudo... estão por todos os lados.
o saudade de você minha mãe, o saudade de você meu BRASIL BRASILEIRO, enfim eu estou com medo.
Geraldo rodrigues, e Geraldo baeta também esta. afinal estamos arriscando tudo por, nos, filhos,
filhas, e mãe pátria. eu juro nossas pernas tremem, mas hoje a cobra vai fumar...
meu Deus aqui é o inferno, quem estava conosco, já estão descansando, sorte?
meu Deus isto é um pesadelo, estamos com fome e quase sem munição, a Deus me perdoe.
bom nos perdoe, mas não posso deixar que o sacrifício de todos fossem em vão, afinal somos os cobras fumantes!
bom, morreram todos, estamos sozinhos e sem munição, o que faremos?
nesta hora, eu e meus amigos, bom aqui na guerra meus irmãos, olhamos um para o outro
colocamos as baionetas...sim pediram para nos rendermos
mas pela nossa Pátria amada, pelos mortos, pelos nossos filhos e filhos do Brasil.
ate a morte!
ouvi o som da morte, e meu corpo congelando. esta me faltando ar, olho para meus irmãos
ajoelhados olhando para o céu, sentindo o mesmo que eu.
Perdão Deus, precisava defender minha família e minha terra, por favor nos perdoe.
Dizem que nossa bravura. foi imensa fomos grandiosos Dizem que fomos condecorados pelo nosso próprio inimigo por honra
obrigados por nos dar um enterro digno. nos somos os Cobras Fumantes eterna seja nossa vitória!
Não esqueça meus filhos, e nossos filhos. nosso sacrifício, foi por vocês, foi para minha terra que é minha casa
foi por nos.
A VIDA É O MAIOR LIVRO
O título VIDA É O MAIOR LIVRO deste texto tem o sentido mais amplo do que o período decorrente entre o nascimento e a morte da espécie humana, significando o estado de atividade incessante comum a todos os seres que já existiram e existirão.
Desse modo, a vida é o maior e o mais eloquente livro do mundo. Para ele tentei encontrar as palavras que pudessem dar uma definição exata do seu conteúdo, mas não encontrei uma definição clara, concisa, exata devida a sua incomensurabilidade e complexidade. Então, apelei à sensibilidade, à imaginação, à inspiração da simplicidade, da intuição e conclui - mas nunca a resposta intuída será a certa ou próxima da verdade - que o livro em foco não se serve do código linguístico escrito, esse normalmente utilizado pelos grupos sociais para efetivarem a comunicação, quando é necessário descodificar os signos para a obtenção da mensagem a ser dada. Ficou-me entendido que não foi com a invenção da palavra escrita que o maior livro – a vida – começou a ser escrito. O seu início não fora escrito em nenhum lugar, e o que foi escrito a muitos séculos atrás, fora destruído pelo tempo, uma grande parte permanece enterrada, está sendo procurada e ainda não encontrada. Então, diferente do modelo convencional dos livros usuais, no livro da vida não é possível separar a introdução do desenvolvimento e o seu final ou a sua conclusão, lógico, não temos previsão nenhuma como será.
Também não conhecemos o real significado de tudo que foi ou está sendo escrito pela autora. Temos apenas uma tênue ideia do seu roteiro, do enredo, dos personagens, pois incontáveis páginas são acrescentadas em cada momento ao seu conteúdo composto de incontáveis, ilimitadas partes de todos os saberes conhecidos pela humanidade e, como principal entre elas, os livros menores escritos por cada um de nós, que se juntam ao livro maior e aqui ficarão para sempre. Ou não?
Na escola, em que o livrão é adotado, estamos todos previamente matriculados. As lições são autoexplicativas. Os ensinamentos transmitidos ao mundo têm a marca, o timbre distintivo da experiência (sabedoria), não que seja a única, mas, talvez, a melhor que temos.
O que nos basta é inteligência para interpretarmos as matérias lecionadas em suas aulas pela mestra-mor - a mais sábia, culta, erudita - e fazermos os exercícios, os trabalhos que nos competem como alunos inteligentes e responsáveis pelo cumprimento de seus deveres.
Cada estação da vida é uma edição, que corrige a anterior, e que será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes.
Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução, alguns dizem que assim é que a natureza compôs as suas espécies.
(é meu primeiro texto)
A vida é o tempo pois em casa nós apenas perdemos ele.
Pois no nosso conforto não ganhamos nada.
Pois quando mais tempo você viver parado...
Mais tempo você perde.
Quanto mais tempo você vive em uma mentira de pedir uma vida boa, uma super namorada, e tudo mais apenas perdendo tempo.
Mais tempo demora para você conquistar tudo.
A fumaça é apenas um mini prazer que evapora em segundos. Quando percebemos nós estamos dependentes dessa mini fumaça.
Em quanto menos tempo você sai do seu conforto e procura coisas novas
Mais sabedoria você consegue.
E aprende a aproveitar seu tempo.
Sempre desejei que este texto chegasse até você, porém nunca tive coragem de enviá-lo. Espero que você o leia agora.
Ah, a presença tua junto a mim é uma dádiva incomparável. Seu abraço é o refúgio que acalma minha alma inquieta. Contigo, sinto-me completa, plena de um amor que transcende as palavras. Desejo zelar por ti, dedicar cada verso, cada pensamento a essa conexão única que nos une. Minhas palavras não são suficientes para expressar a profundidade do meu amor por ti, a intensidade do meu desejo de te ver feliz. Prometo segurar tua mão com firmeza, ser o bálsamo que cura tuas feridas mais profundas. Aspiro ser como o sol em tua vida, irradiando luz que ilumina cada canto da tua existência. Anseio ser não só tua amiga, mas o amor que preenche teu coração e alma. Desejo ser tudo em tua vida, tua companheira, aquela que te respeita e admira em cada gesto. Não desejo soltar tua mão jamais, pois nela encontro a segurança e o conforto que me conduzem à plenitude. Se optares por segurar minha mão também, saiba que jamais a soltarei, pois juntos enfrentaremos desafios e encontraremos soluções através do diálogo e da compreensão mútua. Quero ver-te brilhar intensamente, teu sorriso ilumina meu mundo tanto quanto teu olhar profundo me cativa. És o homem mais extraordinário que já cruzou meu caminho, és essencial para minha existência. Em teus braços encontro paz e proteção, e é ali que desejo permanecer eternamente, segura e amada por ti.
A REALIDADE COMO IMPERATIVO CATEGÓRICO
Com o presente texto tento refletir alguns aspectos da realidade como ela é no mundo de hoje – e sempre foi em todos os tempos da existência humana -, enfocando a sua intensidade do tudo ou nada entre o bem e o mal, sem meio termo de escolha, quando o seu imperativo categórico de princípios e regras nos regula e nos obriga obedecê-lo em detrimento de nossa sobrevivência.
Por ser a realidade do mundo de hoje complexa e multifacetada, marcada pelos avanços tecnológicos, pelos desafios ambientais, pelas mudanças sociais e políticas e outros fenômenos do dia a dia da nossa vida, parecem-nos que parcelas de fragilidade de nossa essência, como a liberdade, a independência e outros aspectos inerentes à existência do ser humano, podem estar comprometidas. Por outro lado, é possível ver que essas mudanças rápidas e constantes ganham novas formas de ser e existir, como é o caso da tecnologia, que nos conecta e nos faz sentir mais de maneira incrível agora. Pode ser que estejamos perdendo parte inerente da condição humana, como a conexão com a natureza, a simplicidade da vida cotidiana, ou algo mais devido as mudanças de uma evolução tecnológica. Essa evolução implica estamos constantemente nos adaptando e encontrando novas maneiras de viver e interagir com o mundo em que vivemos. Talvez, ao invés de perdermos algo, estamos simplesmente transformando e redefinindo o que significa ser humano em um contexto moderno.
No entanto, enquanto vários sinais dessa realidade global nos mostram aspectos positivos de novas oportunidades de desenvolvimento e crescimento sociais e econômicos com a possibilidade de nos proporcionarem sustentação de progresso, outros sinalizam ameaças e desafios significativos quanto a uma condição sustentável de melhoria na qualidade de vida, como as crises que impactam negativamente as áreas de alimentação, saúde, educação e meio ambiente, que requerem a necessidade de ações urgentes e coordenadas por parte de todos que vivem sobre a Terra a fim de superarmos esses obstáculos e garantirmos sustentação significativa para nós e o planeta no futuro próximo.
Outra questão é a sobrevivência humana que envolve várias dimensões, desde as necessidades básicas (alimentação, água, abrigo etc.), segurança (proteção contra morte, agressões, assaltos e outras violências físicas), estabilidade financeira e um ambiente seguro de garantia à sobrevivência), educação (uma nova forma de pensar frente os problemas, dificuldades e adversidades sociais, econômicos e políticos), sustentabilidade, até questões éticas nos meios públicos e privados. Esses elementos são interdependentes e essenciais para garantir a sobrevivência humana em um mundo cada vez mais complexo e desafiador.
Como vimos, a realidade é feita de muitas competições, disputas, confrontos no dia a dia mediante oportunidades sem meio termo na escolha. É o tudo ou nada, o oito ou oitenta. Essa intensidade intempestiva de combates pode ser exaustiva, mas também é o que torna a vida tão vibrante e cheia de possibilidades para decisões que podem mudar o curso da nossa vida em um piscar de olhos.
Texto: Gn 1:26 parte A
(...) "imagem" refere-se à representação ou reflexo peculiar de algo, enquanto "semelhança" diz respeito à congruência ou afinidade em essência e caráter. Em contextos bíblicos, ambos os termos indicam como o ser humano retrata atributos de Deus; no entanto, "imagem" tende a se referir mais à forma ou estrutura, isto é, à destreza humana de raciocinar, criar e ter domínio sobre a natureza. Já "semelhança" é a condição de santidade, que pode ser vista na prática de virtudes como a benevolência, a equidade e a misericórdia (...).
