Texto para Pessoa Amada

Cerca de 327 texto para Pessoa Amada

No teu olhar

Meu amor à minha amada
A torna a única em minha vida...
Por ela a todas renuncio
Para dá-la o meu amor.

Quando nela eu me procuro
Vejo em mim presença sua,
Por ela vem o renovo
Desse amor a cada dia.

Se me amasse por um pouco
Muito em mim se alegraria,
Mas a ausência que me dói
Não apaga a chama viva...

Aonde vai meu coração
Pra fugir da solidão?
Se o amor me fez morada
Ao olhar nos olhos dela.

Edney Valentim Araújo

Inserida por edney_valentim_araujo

Solidão

Oh solidão, tu que encistes em ficar,
Sabes o coração que o amor por minha amada,
Do começo ao fim, me preenche toda a alma...

Oh lágrimas sem fim, tu que turvas o meu olhar,
Se me deixarem os olhos por um instante
Mais formosa eu verei a minha amada...

Oh meu desamor, a tua ausência é a minha dor,
Meu pranto e meu lamento.
O ardor que me dói hoje não põe fim ao meu amor...

Oh timidez, tu que me calastes num suspiro.
Não me impedistes declamar a ela o meu amor,
Apenas me fizeste eterniza-los em versos tão singelos...

A menininha amada minha
Se fez moça dos meus sonhos
E mulher dos meus encantos...

Edney Valentim Araújo

Inserida por edney_valentim_araujo

Minha amada, minha flor

À vista dos meus olhos
Floresce a mais linda flor,
Os campos que te cercam
Transbordam o teu perfume
Na essência desse amor...

Nos teus olhos há o brilho
Mais intenso e reluzente
Que já me veio iluminar...
Neles mora a menininha
Que me fez apaixonar.

O tic-tac do relógio
Já não parece importar,
O tempo que se passa
Só me faz
Mais e mais te amar...

A cada dia um novo dia,
A cada ano esse amor...
A flor que me encanta
Não perdeu o seu louvor.
Minha amada, minha flor...

Edney Valentim Araújo
1994 / 2019
12 de junho

Inserida por edney_valentim_araujo

Tão distante

Encontrei-te outra vez
Como dantes eu a vi,
Tão simples e singela...
Minha amada, minha bela.

De nada sei no que pensei
Em tão longínquos pensamentos,
Só eu e você
Na fração de um momento.

Parecia tão distante
E no teu mundo, tão sozinha.
Quem te tem por toda vida
Não vive a vida tão presente.

Eu sigo ausente do presente
Já sem vida em tua vida,
Vivo o sonho do presente
No teu mundo não distante
Onde não sejas mais tão só.

Edney Valentim Araújo
1994...

Inserida por edney_valentim_araujo

Pouco

Tanto esforço me foi nada
Procurar uma palavra
Pra falar a minha amada...

Dela é o meu coração
Que se encanta no suspiro
De minh’alma apaixonada...

Nada tinha pra esconder
Que não lhe fosse revelado
Por meus olhos confidentes...

Tanto esforço me foi nada
Encontrar uma palavra
Pra falar a minha amada...

Mas de tudo que pensei
E o “pouco” que falei,
O meu amor a ela confessei.

Edney Valentim Araújo
1994...

Inserida por edney_valentim_araujo

⁠Todo dia
.
Quão doces são os beijos de minha amada!!!
Nela repousa o meu riso de alegria todo dia,
.
O meu amor vai com ela ande for...
E o seu cheiro são aromas tão suave
.
Transbordando em minh'alma apaixonada,
Eu nada sei dos meus caminhos
Se me deixas tão sozinho!!!

Edney Valentim Araújo

Inserida por edney_valentim_araujo

⁠Agigantou
.
O que eu diria a minha amada
No silencio do meu coração
Quando tudo que se fala
É um breve e único olhar...
.
Pra além das ondas
Que se lançam mar adentro
Vão distantes os pensamentos
Onde possamos nos amar...
.
Ah!!! Essa distância...
Que te me afasta no teu corpo
E me translada pra esse amor,
E por inteiro, nos põe num só coração.
.
Faz de mim tão pequenino
No teu sonho de menina
Que se entrega a um grande amor
Que só em mim se agigantou...
.
Edney Valentim Araújo
1994...

Inserida por edney_valentim_araujo

⁠Desencontro
.
Estou distante
Do quanto perto em mim eu vivo
O amor de minha amada
Que não vem pra me amar...
.
É feito a terra e céu
Que se funde num encontro
La na linha do horizonte
E aqui tão perto nunca podem se tocar.
.
Sou todo dela
Nos meus olhos por cortejo
Que não disfarça os meus desejos
De a todo tempo lhe amar...
.
Eu aqui, e ela lá...
Num encontro e desencontro
Que ainda mais
Me faz lhe amar.
.
Edney Valentim Araújo
1994...

Inserida por edney_valentim_araujo

Cartas e flores

Ah! Minha amada,
Se pudesse eu diria hoje mesmo ao teu coração
O que há tanto tempo já lhe falei com cartas e flores.
O quanto eu te amo... o quanto eu te adoro... o quanto eu te desejo,
Só não diria da tristeza e da solidão a que estou recluso há tanto tempo longe de você.

Mas a minha timidez fez das cartas e flores embaixador dos meus dizeres a você,
Palavras que hoje ecoam no eco do vazio da minha alma longe do seu amor,
Porque me privei por capricho da timidez de entrega-las quando pessoalmente lhe dei meu coração.

E nesse pranto de tristeza em que se faz meu coração,
Preso nas tuas mãos, mas longe dos teus sentimentos,
Não há um alento se quer que aplaque a imensidão da minha dor na solidão.

Vejo os meus dias passarem diante de mim
Preso ao passado do dia em que eu te conheci.
Olho para frente tentando seguir,
Mas não encontro outro caminho que não passe por ti.

Edney Valentim Araújo

Inserida por edney_valentim_araujo

Timidez

Dá-me tua mão
E me deixe ganhar teu o coração.
É você minha amada
A única que alcançou o meu coração.

Deixe tudo para traz,
Deixe esquecidos nossos passos lá perdidos.
Encontre só aqueles sonhos
Que fez de ti meu grande amor.

Afasta de mim essa timidez
E me faça feliz nos teus braços.
Deixa-me falar mais uma vez,
Dizer que te amo desde a primeira vez.

E se é esse o caminho
Não me deixe falando sozinho,
Afasta de mim essa timidez
E viva para mim um pouquinho de você.

Edney Valentim Araújo

Inserida por edney_valentim_araujo

Uma carta à minha amada

Escreverei uma carta,
Uma carta à minha amada.
Quê direi eu ao meu bem querer,
O quê lhe farei conhecer do meu amor.

Falarei da beleza e o perfume das flores.
Sabe ela que és a mais bela e perfumada entre as flores desejadas,
E o cheiro do teu corpo
Em muito excedem as fragrâncias puras e raras.

Falarei do brilho das estrelas.
Sabe ela que a luz dos teus olhos
Iluminam os sonhos meus
Mais do que farol na escuridão a guiar perdidas naus.

Falarei de teu sorriso envolvente.
Sabe ela que me alegro no teu riso
Mais de que a menino inocente
Contemplando teus presentes.

Quê direi eu a minha amada?
Que meus braços em abraços
Só a ela se entregam.

Quê direi eu que não saiba minha amada,
Falarei eu da minha angustia e dor ansiando o seu amor,
Ou direi apaixonado que espero ser o seu amado.

Uma carta escreverei,
Uma carta à minha amada...
Uma carta aclamada à minha amada.

Edney Valentim Araújo

Inserida por edney_valentim_araujo

Por quê

Por que brilhas de felicidade
Só de ver a minha amada?
Ó olhos meus!...
Por que pulsas acelerado
Em meu peito a palpitar?
Ó meu coração!...
Por que flutuas leve e solto
Lá nas nuvens a sonhar?
Ó pensamentos meus!...
Vá de encontro a ela...
Ficarei a só por um instante.
Vá se encher do seu amor e esbaldar-se de alegria.
Está tão perto a minha amada
Que sinto até o teu calor.
Saiba dela o que pensas e se aqui me viu passar.

Edney Valentim Araújo

Inserida por edney_valentim_araujo

Ternas emoções

Quão almejada és tu,
Ó minha amada...
Enches os meus olhos
De ternas emoções!

Não te detenhas de mim
Nestes campos que te cercam.
A tua beleza, ó amada minha,
Excede a mais exuberante das flores.

Deixe-me ficar,
Olhar para ti,
Bem perto dos teus olhos...
Deixe que eu me veja neles.

E quando o sol se por sobre nós
No enlace desse ardor,
Seremos nós dois
Um só no amor...

Edney Valentim Araújo

Inserida por edney_valentim_araujo

⁠QUANDO VIERES TRAZ-ME SAUDADES

Quando vieres,
Se vieres
E quiseres,
Ó minha amada,
Traz-me uma coisa de nada...

Sabes que sou como o tronco
De uma árvore a apodrecer,
Inexoravelmente,
Implacavelmente
A sumir-se num ronco,
Que dá dó de se ver.

Ó minha idolatrada,
Desgastada
E dolorosa amiga,
Revela quem me castiga
Este lombo carcomido
Desta árvore corpo esvaído,
Sem saudades já de nada
Nesta vida desditada.

Ó amor desta emoção,
Ó minha ténue inspiração,
Quando vieres e quiseres,
Traz um coro de mulheres
Vestidas de branco ou negro
Que te satisfaçam o ego,
Encostadinhas a ti
E trazei-me saudades,
Sem vaidades,
Que até isso eu perdi.

(Carlos De Castro, in Há Um Livro Triste Por Escrever, em 08-10-2024)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

⁠Apaixonado por você
A minha amada
Emanuel Bruno Mota Veiga Andrade

Lisboa 20/07/2024

Amor eu sei que espera mais de mim para si.
O meu coração bate muito forte quando a vejo.
Nesta noite vou sonhar
Meu espiririto vai pairar
Encontrando-me consigo
Com a musica de serafins
Arcanjos que nos protegem
Lançando setas
Aos camabuins
Plainaremos por verdes prados
Em jardins com flores e arvores
De todas cores
Pairamos pelas 4 colonas, passamos 7colinas
Constatamos que nós sendo humanos
Cuabitamos no desejo da cupola.

Inverso destino que paira e plaina no calar desta madrugada
Para nos despertar
Fazendo ver que estamos amar.
Intee...

Inserida por EmanuelBrunoAndrade

⁠Minha amada princesa,
parte do teu reinado
está no meu coração,
nos meus pensamentos
e nos meus versos externados
com uma real emoção,
pois mereces um tratamento a altura
que reverencie a tua beleza
a tua essência, a tua intensidade e a tua ternura,
não tem que falhas,
mas são as tuas qualidades que se destacam,
portanto, ser teu súdito é uma dádiva.

Inserida por jefferson_freitas_1

Finalmente, minha amada,
iremos partilhar
de um mesmo universo,
será uma viagem e tanto,
nada será perfeito,
mas juntos também iremos desfrutar
de agradáveis e inesquecíveis momentos
com as cores que pintarmos
as constelações dos nossos sentimentos,
Deus irá nos acompanhar
entre alegrias e tormentos,
nosso amor prevalecerá,
e transitará pelo o espaço-tempo.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠"Minha Amada Angela Gonçalves de Sousa"
Hoje, quero celebrar não apenas o nosso amor, mas também a incrível jornada que estamos prestes a começar juntos. Ver você grávida novamente é um milagre da vida, uma bênção que nos enche de alegria e gratidão e muitas preocupações.

Você está carregando em seu ventre o nosso futuro, um pequeno ser que será a manifestação viva do nosso amor. A cada dia que passa, admiro ainda mais a força e a beleza que você irradia, à medida que nossa família cresce.

Sua dedicação e amor pela nossa futura criança são inigualáveis. Tenho certeza de que você será a mãe mais incrível e carinhosa que nosso bebê poderia desejar. Mal posso esperar para testemunhar todos os momentos maravilhosos que ainda virão.

Nossa jornada juntos está prestes a ganhar uma nova dimensão, e estou emocionado por compartilhar cada passo dela ao seu lado. Saiba que meu amor por você cresce ainda mais a cada dia, e agora, mais do que nunca, minha admiração por você é infinita.

Estou ansioso para ver você se tornar uma mãe incrível e para segurar nossa pequena tesouro nos braços. Juntos, construiremos um lar cheio de amor, cuidado e alegria para nossa família crescente.
Com todo o meu amor e gratidão,
"Jonatas Henrique de "

Inserida por jonatashmb

Todos os anos, desde que eu nasci, eu sempre passei o Natal em Mara Rosa, na casa da minha amada Vovó Maria. Em torno dela, nós nos reuníamos, e essa era uma época tão ansiosamente esperada por toda família, que ninguém cogitava não comparecer, porque ela sempre foi o nosso melhor presente de Natal, aquele caro, raro, único, que não descia pela chaminé, mas que recebia, de portas abertas, cada um dos mais de 10 filhos, com seus respectivos netos e bisnetos, com o abraço mais aconchegante e o sorriso mais leve e sincero que eu já recebi em toda minha vida.
Infelizmente, ela se foi há alguns poucos anos, e levou com ela o Papai Noel, e o Natal. Nos primeiros anos foram só dor.
Impossível Natal sem minha vozinha, com seu doce de figo nas mãos, feito especialmente para sua neta "zói de gato", e que ela sempre confundiu que eu gostava com talo de mamão. Daí eu tirava o mamão escondido dela, porque, com aquele sorriso, eu comeria até doce de jiló.
Bom, os anos se passaram, eu passei o Natal em outros lugares, outros Países, mas, mesmo sem ela presente fisicamente, é em Mara Rosa que está, de verdade, o meu e o nosso Natal.
Então, eu estou no lugar certo, hoje, nesse ano, graças a Deus, também ao lado da minha Mamy.
A falta da minha vozinha e de meu pai ainda doem, mas estar aqui é estar tão próximo dos dois que eu consigo sentir até o cheirinho de café coado na hora dela, e meu pai me falando: filha, não volte muito tarde para casa. Na verdade ele não dormia enquanto eu não chegasse, e muitas vezes o flagrei correndo para a cama para fingi-lo.
É isso.
Eu não tenho e não poderia estar em lugar melhor.
Estou com os meus, com as minhas melhores lembranças, e rodeada de verdadeiro amor.
E É isso que eu também desejo a todos vocês.
Feliz Natal! (2016)

Inserida por LiAzevedo


Soneto da distância

Minha amada vive muito longe de mim
No mais alto monte da saudade
Tão distante deste mar sem piedade
Onde habito sem sossego até fim

Onde vivo e morro de desejo
Não suporto sofrer tão mal assim
Nunca pude sequer lhe dar um beijo
Para ter seu corpo quente junto a mim

Dois amantes que a sorte condenou
Ao destino fatal do abandono
A distância se impôs e ordenou

Que jamais pudessem se encontrar
Nesta estrada sem rumo sul ou norte
Onde o amor se consome até a morte.

Inserida por EvandoCarmo