Texto para a Pessoa que eu Amo
(...) Quiseras eu voltar ao século XIX, e poder adentrar de forma "aliótrica" mas como um ser pensante no mundo dos pensadores tipo Kierkegaard, Dostoyevsky, Sartre e Nietzsche para poder entender o "existencialismo" não como um medíocre em crise existencial, em que encara os obstáculos, distrações, desespero, ansiedade, o absurdo, a alienação e o tédio como os diversos graus que a vida alcança em um estado gratificante baseado no momento que ela constitui, mas baseado em fatores internos e externos que ela chega, incluindo ai as consequências de toda nossa forma de viver...
"No homem, mais além do seu corpo, da sua vida, da sua emoção e da sua razão, existe um Eu espectador e ordenador de actos no qual radica o Ser-Justiça, e ao qual se devem submeter as relações harmónicas dos seus próprios reflexos nas quatro possibilidades assinaladas. Justiça individual será, então, um coexistir de subestruturas de acordo com as suas próprias naturezas particulares, mas finalizadas num Eu que as unifica e que é o Ser-Justiça das mesmas."
Eu não quero que chame meu nome quando eu estiver a descançar; Não quero que me chame quando eu não estiver disposto; Não quero que me chame quando eu não quero me levantar; Saiba que nessas horas eu não quero estar em mim, eu quero apenas sentir as sombras me abrassarem por pelomenos um dia inteiro como se eu fosse parte delas, eu quero sentur a depre me agarrar pela mão e me levar para seu jardim, sentir a solidão me agarrar e me abraçar por um dia como se fosse uma eternidade.
Na noite fria me peguei procurando respostas pra perguntas que eu nem sei quem as fez, percebi que estar sozinho e se sentir só são coisas diferentes, no meu vazio busquei coisas que pudessem me preencher, percebi que estava quebrado e que os pedaços já não estavam mais ali, fiquei em silêncio sofrendo calado, e no silêncio da solidão me senti insuficiente, sem propósito e sem rumo, lá estava eu, como uma bússola quebrada eu não tinha mais valor, pouco a pouco o meu sorriso se desfez e minha alma ficou escura, não entendi o porquê, de repente a vida já era cinza e sem graça, os dias iam passando as horas se estendendo e a vida me deixando, me pergunto quando me tornei tão vazio e frio por dentro, me olho no espelho e não me reconheço, quando me tornei tão descrente de que um dia vai ser diferente.
"A identidade do 'eu' é a própria unidade do real que se manifesta na existência de uma substância em particular que sou eu. Nenhuma explicação causal tem o poder de reduzi-la a qualquer fator, pois é ela que unifica todos os fatores. A existência do 'eu' é o inexplicável por trás de tudo o que é explicável."
O eu que responde – o eu responsável – é a realidade humana mais direta, universal e permanente. Mesmo culturas que não chegaram a ter uma noção clara da individualidade psíquica já sabiam disso, como o prova o fato de que em todas elas quem é chamado a responder por seus atos é o autor deles, não um terceiro. Não há sociedade, por mais primitiva, onde as noções de autoria, culpa e mérito não estejam perfeitamente identificadas entre si.
O eu responsável é um dos fundamentos primários da sociedade humana. Ele é a origem de todas as idéias, criações, instituições, leis, hábitos, estruturas. Tudo o que, na sociedade, não possa ser rastreado até sua origem no eu consciente assume a aparência de coisa externa vinda ao mundo por pura magia espontânea. É o coeficiente de fantasmagoria que resta em toda sociedade por efeito da alienação e da perda de memória.
Não consigo dormir direito à noite, não sinto fome, não sinto vontade de nada, na verdade. E eu só queria conseguir sentir alguma coisa no meu coração, queria sentir que tenho um e que ainda bate aqui dentro. Mas os cacos se resumiram a pó e por serem pó é difícil juntar tudo novamente sem faltar uma parte. Porra, eu só queria sentir alguma coisa, eu só queria me sentir importante e amada; eu só queria que as mágoas sumissem, que as lembranças se esvaíssem ou fossem apagadas, porque por mais boas que sejam, só estão causando o mal. Eu só queria que isso tudo passasse, que as coisas melhorassem, que as pessoas se importassem de verdade, que os dias não fossem tão longos e sombrios assim. Estou no meu limite, estou exausta, estou sem animo, sem vontade, sem rumo, sem sentido, sem esperança, sem fé, sem amor e sem abrigo. Minha alma definhou, minha felicidade desapareceu, meu peito apertou, minha garganta sufocou e eu morri por dentro. Eu era tão cheia de coisas boas, tão cheia de amor e agora me tornei oca, vazia, sem sentimentos e ainda mais fria. Fecharam as janelas da minha alma e a escuridão tomou conta do meu ser, não existe mais aquela luzinha lá no fundo; não existe mais aquela voz sussurrando baixinho que tudo vai ficar bem; não existe mais aquele fiozinho de esperança que costumamos nos agarrar quando tudo está difícil. Não existe mais nada além de vazio. Minha alma morreu e eu também morri por dentro.
Eu vejo pessoas comentando por aí que gostariam de lagar tudo e sumirem..Mudar de cidade, de ambiente, fujir dos amigos...Enfim, fujir de tudo pra resolver os seus problemas..Pode ser que alguns dessas negações funcione,por exemplo, se os amigos são do mal e estão te influenciando a ser também...Caso o contrario, não fuja, porque o problema não está no lugar e nem nas pessoas e sim em você, onde quer que vá essa bagagem você vai levar..Então a dica que eu dou é que mude você antes de mudar de lugar, esvazie essa mala pesada que você inconscientemente levará a onde quer que vá, enquanto não fizeres isso não haverá lugar bom, o melhor lugar pra gente ficar e dentro de nós mesmo, no aconchego do nosso coração e na paz da nossa consciência .Assim estando você pode ir para onde quiser, levando apenas o peso da mochila...Porque não é o que você tem, onde você está ou o que você faz, que irá determinar a sua felicidade, mas sim o que você pensa sobre isto. Tudo o que você tem depende da maneira como você olha, da maneira como você valoriza. Se você tem amor e sobrevive nesta vida com dignidade, tem atitudes positivas e partilha com benevolência suas coisas, então você tem tudo!..Agora sim....Boa viagem!
Eu já caminhei pelas ruas, já fui longe daqui, conheci muitas paradas, com gente ruim já convivi... Já passei por muitos Estados, com bandidos já me deparei, com alguns deles, até na "porrada" entrei, já fiz muita loucura e muitas besteiras, até ameaças encontrei... Em minhas andanças, já bati e também já apanhei, tudo faz parte da minha vivência, pois com essas experiências, a minha ingenuidade larguei... Aprendi que nem toda pessoa é confiável, mesmo aquelas que te abraçam e que possuem um sorriso amável... Sim, por isso o meu estilo de vida em um certo dia mudei, não porque eu não gostasse, mas porque cansei de ver gente ruim com uma bela face, as mesmas que viviam tentando tirar proveito da minha bondade, puxando o meu tapete e torcendo para que eu chorasse... São as minúcias de nossa vida, pois se com o ruim já caminhaste, não se assuste se um dia, com ele, alguém também te comparaste...
Eu confesso que eu olho, olho pra todas que estão ao meu redor. Mas não é com maldade, sabe quando tu olha pra alguém e não pensa nada? Por que é só uma olhada rápida, é só isso. Hoje mesmo eu devo ter olhado pra várias mas eu não lembro de nenhum esmalte além do azul que tu tava usando. Muito menos se alguma delas tinha o cabelo lindo como o teu, eu lembro de todas as palavras que tu disse, e lembro também dos sorrisos que tu deu enquanto estamos juntos, e delas, eu não lembro de nada porque eu olhei só por olhar. Teu sorriso é tudo que eu preciso e quanto ao resto, eu juro, tanto faz.
Quando eu comecei a jogar, chamaram-me de sortudo, mas tudo que eu projetava em minha mente eu fazia acontecer. Além disso, ainda tinha uns que diziam não me entender, logo eu, que nasci para causar incompreensão, e, para os que não conseguem lidar comigo, sorte de vocês, porque eu causo desistência. Ah, e a sorte, podem ficar para vocês, porque quem tem talento não precisa.
Eu tinha um objetivo e acabei saindo da rota, acabei me perdendo e me machucando, e foi quando estava perdido que aprendi a me amar, foi quando estava perdido que eu me encontrei. Menino que sorri com os olhos, que olha com a alma, que toca com o coração, que vai além do próprio limite, que se desafia, que quando quer, faz. Nao se assuste se me ver apressado, falando rápido, com a cabeça em todo o lugar, esse sou eu correndo atrás do tempo que perdi, porém, agora dono da própria vida, dono do próprio coração, dono dessa porra toda.
Bom se fosse para eu pensar em como ter, ou ser um personagem seria um personagem com caracteristicas fortes, como o significado da liberdade é como se fosse um ser com asas, se ele estiver asas ele é livre como um passaro, apesar de tudo a relevancia disso acaba em que nele propio possa ser cobrado e se dedicar mais como a caracteristica de um herói bom se um personagem é feito com um proposito somos feito pelo nosso propio proposito que criamos basta nos dedicar e ser como um heroi.
Um dia eu simplesmente aprendi que não podemos obrigar as pessoas a nos amar, mas nós podemos fazê-la (o) feliz sendo amigo (a) ou então nós temos a escolha de se afastar. Não irei mentir para vc, mas fazendo alguma dessas duas escolhas, vc irá sofrer mas terá que seguir em frente, e quando vc menos esperar, vc estará amando novamente e esse amor será correspondido.
A solidão, por outro lado, não tem faixa etária. Eu costumava pensar que países emocionantes poderiam mantê-lo feliz e entusiasmado apenas com a novidade. Agora eu sei: você pode se mudar para Paris, deliciar-se com a cidade, beber seu café com leite, mas por mais bonitos que sejam os prédios e as varandas, você se encontrará abraçando os postes de luz para ter companhia, como se estivesse em "Os Miseráveis".
Tratava-se de um mundo em que eu nunca tinha estado e que não conhecia, mas, ainda assim, durante todo o tempo, sabia que estava lá, um mundo no qual eu oscilava entre sofrimento, confusão, medo e esperança. Um mundo que eu achava que podia me transformar tanto na mulher que sabia que poderia vir a ser como na menina que já fui um dia.
sons límpidos, ágeis e felizes ecoam trinados, fundem-se com o vermelho da tarde e eu escuto-os na minha memória até sentir o impulso do sangue que corre em mim e, assim me deixo levar pelo sonho e por esta força que me atrai, numa abandonada liberdade... até a nua claridade da lua chegar....revivendo através do meu olhar o mágico e o real do que foi a vida...
Eu vou esquecer o curso de Odontologia, nada conspira a meu favor, guardarei em minha alma pois aprendi que os sonhos não morrem e que carregamos além túmulo e pra toda eternidade, parece que estou aprisionado ao Direito mesmo jurando fidelidade, que seja o que Deus quiser... Deus conhece minhas lacunas... o meu coração.
Falta pouco tempo para eu fazer 17, mas parece que eu estou mas próxima dos meus 10 anos do que 2 meses que tem no caminho dos 17. A vida ainda parece uma brincadeira, parece fácil. Parece que tudo vai ficar bem, mas talvez não vá. A verdade é que eu não sei o que vai acontecer no futuro, não sei como minhas ações podem interferir no meu futuro. Eu ainda sou uma criança que precisa do colo dos pais, um tapinha nas costas e um "vai ficar tudo bem". Apenas um ano falta para a idade adulta, mas vai ser tudo como é agora, porque ainda não serei uma adulta. O número só sobe, mas a criança ainda tá aqui. Eu tenho medo do futuro, ele é a incógnita mais difícil de se encontrar, as vezes a gente vive o futuro sem saber. E as perguntas continuam na minha cabeça "será que eu vou conseguir?", "será que vou decepcionar meus pais?", "será que estou dando meu melhor ou estou sendo apenas sendo medíocre?". Essas respostas só o futuro pode dizer por enquanto eu apenas sobrevivo tentando viver.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp