Texto Pai do Mario Quintana
"As pessoas são muito parecidas na maneira de criticar e de elogiar. Contudo, nunca aceitam as críticas que fazem sobre outros, quando são elas o alvo destas mesmas críticas. E sobre os elogios que fazem, são sempre exageradas ou parcimoniosas. Saber elogiar na medida certa requer a mesma lisura moral e generosidade de aceitar criticas sem se aborrecer..."
"As disputas ideológicas, sobretudo no campo da política, serve apenas para dois propósitos: Separar duas classes, os polos que agregam os estúpidos, os tripas, que lutam pelo que desconhece, motivados por instinto violento, e para definir a porcentagens dos que estão na área cinza, e, no Brasil, esta porcentagem não chega a 2 por %...."
Como eu queria ser jovem novamente! Os amigos da minha idade já estão todos casados e com filhos. Se esse é o rumo natural das coisas, não sei onde vou parar. Sempre preferi andar mal acompanhado do que sozinho, mas, até as más companhias viraram pais de família... isso me faz pensar que eu era o pior dentre as más companhias!
Qual é a grandeza que procuras? É fácil ser grande entre almas pequenas. No contexto social e político em voga, basta ter mais dinheiro, a mulher mais cara, feita artificialmente, o carro mais potente, ou ser partidário dos que comandam o estado, mesmo que provisoriamente... Passam as gerações e os homens de mentalidade carnal são esquecidos...
“Ao homem comum seja concedido o direito de ser comum, igual a todos os comuns. Assim é que se forma uma maioria de comuns, em torno de algum projeto de outro incomum, que viu nos comuns a possibilidade de ser superior aos demais. Quem não tem projeto de vida luta para que outros os tenham. A isto chamam de democracia.”
A veracidade da expressão: "não há um homem verdadeiramente sábio no mundo", reside no fato de que todos os homens comentem enganos, e está diretamente ligada à imperfeição humana. Uma vez que, caso realmente houvesse alguém sábio, invariavelmente agiria sempre bem, não cometeria erros, em qualquer campo da vida, onde fossem registradas as suas ações.
“Ninguém nasce com missão predefinida, o homem, aos poucos vai se arranjando em meio ao caos, e suas descobertas lhe possibilita o ser. Mas o que define verdadeiramente o que somos, são as nossas ações, portanto o conjunto da obra revela, de forma incontestável o caráter e a índole de seu autor.”
“As crianças escrevem cartas para papai noel, mulheres jovem escrevem cartas de amor aos seus namorados, alguns homens jovens e velhos falam com Deus, cada um à sua maneira, outros fazem pacto com diabo. Já outros poucos não escrevem cartas de amor, não creem em mitos bons ou maus, estes não fazem porque são conscientes de sua própria divindade!!!”
"Santificado seja o teu nome” ou “Seja respeitada a santidade do teu nome”. Santificar não é dar, mas reconhecer O nome pode ser também o título e a fama. Não mostrar a santidade de Deus foi o delito de Moisés (Nm 27,14). O contrário é profaná-lo: abusando dele, manipulando-o, trivializando-o.
“"Como um doente terminal desmemoriado, todo ser humano deve escrever um livro de memória, para relembrar quem somos, pois o mundo que nos cerca nos impõe outra realidade, com estupidez brutal, a de que só valemos os tostões furados que carregarmos nos bolsos... viva a liberdade e a anarquia poética, estamos no topo da república de Platão."
Com o pobre, porém, seja compreensivo, e não o faça esperar muito pela esmola. Por causa do mandamento, socorra o indigente conforme a necessidade dele. Não o despeça de mãos vazias. Perca o dinheiro com o irmão e o amigo, para que ele não se enferruje inutilmente debaixo de uma pedra. Use seus bens segundo os mandamentos do Altíssimo, e eles serão mais úteis para você do que o ouro. Dê esmola daquilo que você tem nos celeiros, e ela o livrará de qualquer desgraça; mais do que forte escudo e lança pesada, ela combaterá por você diante do inimigo. (Eclo.29, 8-13)
Quando no seu meio houver um pobre, mesmo que seja um só de seus irmãos, numa só de suas cidades, na terra que Javé seu Deus dará a você, não endureça o coração, nem feche a mão para esse irmão pobre. / Pelo contrário, abra a mão e empreste o que está faltando para ele, na medida que o necessitar. /Quando você lhe der alguma coisa, não o faça de má vontade, porque, em resposta a esse gesto, Javé seu Deus abençoará você em todo o seu trabalho e em todas as suas iniciativas. / Veja bem! Não faltam indigentes na terra. É por isso que eu ordeno a você: abra a mão em favor do seu irmão, do seu pobre e do seu indigente na terra onde você está. (Deut.15,7-11)
O Poeta deve levar à poesia uma abnegação que lhe é própria, um verdadeiro poeta é aquele que não chega à resoluções descritivas e sensitivas, senão por meio de um apurado exame contemplativo do caos humano, com uma paciência proustiana, que foge às tentações das sínteses brilhantes e das conclusões a priori.
queria amar-te sem preocupação, envolver-me em teus braços, e sentir o calor do teu corpo se misturando ao meu,com meu ouvido colado no teu peito ouvir teu coração bater,como uma musica apaixonante.lembro quando te conheci não fazia ideia que se tornaria tão especial, me contento com uma palavra sua, um sorriso apenas,com um olhar comovente em minha direção, quanto tempo esperei por você,e e esperaria mais se necessário,o tempo pode passar e curar, tudo apagar todas as lembranças mas nunca vai apagar o q estar gravado no meu coração o nome do meu amado,que fez questão de entrar e morar para sempre dentro dele, por mas que a mente falhe ,e o meu coração pare de bater vc esta gravado em minha alma e nunca vou te esquecer..
A sabedoria está diretamente ligada à felicidade, o sábio nunca ficar excessivamente triste. Contudo, seu riso é discreto, difere portanto do riso do tolo, daquele que sendo feliz não sabe expressar na medida certa sua alegria, e se chora, não raro o faz por medo ou por ignorar sua real condição de infelicidade.
Sabe-se que é na infância que a personalidade se constrói. Tudo que ocorre, seja de modo positivo ou negativo, refletirá quando adultos. É importante favorecer um ambiente de afeto e respeito para as crianças. A matéria aborda essa questão importante, porém deixa a desejar quando diz que a criança por ser vazia carece de atenção. Não! As crianças não são vazias, elas são seres de direito que produzem cultura a partir da forma como veem o mundo. Deve-se, contudo, mediar e orientar esse processo de inúmeras aprendizagens considerando que levarão suas primeiras experiências como algo marcante para toda a vida... Pois "o que acontece na infância não fica na infância!
Mais uma esquina e nenhuma bola, bicicleta ou gritos. Ruas vazias, crianças recolhidas em seus aconchegos. Vento frio em noite escura. Hoje não tem lua. Pelos se arrepiam no anúncio da ausência de alguém que já faz falta por não estar perto. Dia após dia - decisões, planos, expectativas, aprendizagens.
A melhor e mais fascinante fantasia humana é sua esquizofrenia espiritual, a criação lírica do imanente. Se a inteligência transcende a carne inerme, o homem pode vislumbrar, não apenas um paraíso florido e um rio calmo e permanente. O espírito virá a conhecer o supremo dom do pensamento, poderá explorar, fora dos limites da alma atômica, toda a substância cósmica do universo.
O mestre deve compreender o Principio do Gênero - Mestre num momento e discípulo no seguinte, pois não existe aquele que não tem algo a ensinar assim como o que não tem algo a aprender. Mestre num momento discípulo no seguinte e assim sucessivamente. Aquele que se diz mestre apenas é um discípulo a mais.
Impor gera a desobediência, o mostrar gera o observar, o observar gera o imitar. Assim o mestre deve saber que o discípulo tende a desobedecer quando algo lhe é imposto, mas tende a imitá-lo quando apenas é observado. Forçar o criar discípulos gera anti-discípulos, não querer criar discípulo cria-os... esta é a lei da polaridade. Sabendo como funciona o princípio da polaridade ele o mestre não gera pressões, espera o fluir natural, aguarda o germinar da semente do exemplo. O Mestre planta e espera...
