Texto Pai do Mario Quintana
Mário Loff começou a delinear, na cidade da Praia, o seu percurso académico através da História e do Património. Naturalmente, estes componentes encontram-se unidos e formam um todo praticamente indissociável quando se associam à Cultura. Este poeta Tarrafalense de raiz, alma e coração, é um verdadeiro crente na criação artística enquanto motor do desenvolvimento do património cultural.
Ativo na cena cultural do seu Concelho, sempre procurou contribuir para um ambiente dinâmico, criativo e inovador em todos os domínios das artes. Escreveu dezenas de peças de teatro, dos quais cinco foram encenadas no grupo teatral Komikus de Tarrafal no qual Mário Loff é o seu diretor. Certamente, a prática artística ao mais alto nível passa pelo interesse precoce pelo universo das artes do espetáculo e pela integração em organismos culturais. Por isso, concebeu o projeto “Despertar”, com o intuito de envolver os jovens Tarrafalenses e sensibilizá-los para a cultura. Esta iniciativa também tem o condão de se aproximar de públicos socialmente desfavorecidos, procurando a sua integração, também na componente artística da sociedade.
Professor e formador, de 2004 a 2006 e entre 2014 e 2015, Mário Loff assume como um ato de responsabilidade a divulgação da cultura. Assim, tem levado a cabo a produção da “Rádio Praça” na cidade de Tarrafal de Santiago que, para além do puro entretenimento, procura reforçar a cidadania enquanto promove livros e autores. É notório o incentivo à leitura, numa meritória campanha de informação e sensibilização, que ao promover o acesso às obras do património cultural, Loff procura incutir a qualidade na educação artística.
Entre o pensamento e a expressão, mostra a sua força criativa e perseverança na escrita. Contribuiu, em 2018, no livro de contos infantil “A viagem mais fantástica do mundo” da escritora Natacha Magalhães e para a comemoração do Centenário da sua cidade natal escreveu e ofereceu à sua cidade sete poemas. Participou em várias antologias como, por exemplo, a antologia dos poetas de Tarrafal de Santiago (que em parceria com jovens poetas foi o precursor), a antologia de poesia da língua portuguesa ”Mil Poetas”, a antologia “Palavras da Alma”, foi colaborador do boletim da Altas, onde é membro-fundador da Associação Literária de Tarrafal de Santiago e da qual é o atual presidente.
Em 2017 foi convidado pelo CITCEM e pelo DCTP da Universidade do Porto, no âmbito do Colóquio Internacional “A Glimmer of Freedom. Tarrafal - Silêncios, Resistências e Existências”, para contextualizar o Antigo Campo de Trabalho de Chão Bom e os seus presos políticos através de um poema da sua autoria.
Inquestionavelmente, Mário Loff é um poeta prismático e um ativista cultural que com o seu olhar crítico, centrado na comunidade, envolve e contextualiza os diversificados aspectos da sociedade e da cultura Cabo-verdiana.
Mario Gadu
2 de novembro às 11:41 ·
Dare è donare senza riserve,senza aspettarsi nulla in cambio,è questo il vero altruismo,il senso dell'umana cristianita'.Ma questo non è da tutti e non è per tutti e,solo un cuore puro e pieno d'amore,puo' essere protagonista di atti così sublimi.
Dar é doar sem reservas, sem esperar nada em troca, é este o verdadeiro altruísmo, o sentido da humana cristandade '. Mas isso não é de todos e não é para todos e, apenas um coração puro e cheio de amor, pode ser protagonista de atos tão sublimes.
Um recado para minha Diarista
(Por Mário Pires)
Querida Diarista, sei que és uma excelente profissional e que fazes todas as coisas com carinho e afinco. Afinal, já faz um bom tempo que estamos nessa parceria. Mas hoje eu não vou precisar de ti.
Hoje resolvi fazer minha própria faxina. Limpar os cantos empoeirados, guardar as roupas sujas, dobrar as limpas e arrumar o guarda roupa. Limpar o banheiro, deixar a pia livre de copos e pratos, lavar o quintal e molhar as plantas. Pois hoje, preciso desse dia.
Preciso desse dia exclusivamente para mim. Porque, além de fazer as atividades do lar, que ajudarão a repensar minha vida, vou também ocupar meus pensamentos e contribuir para que eu trabalhe melhor minhas emoções. E, quando estiver passando o pano no chão da casa, retirando toda sujeira que por lá estiver, quero também estar limpando minh’alma das coisas ruins que vivi. Das dores que senti, das decepções que me machucaram, e, principalmente, das lágrimas que derramei pelo caminho, enquanto voltava para casa.
Quero poder sentir o vento mais leve tocando o meu rosto quando encostar na janela, quero me sentir mais leve por estar deixando algumas lembranças do passado, literalmente no passado. Quero me sujar com as minhas fantasias pela última vez, antes de colocá-las na máquina de lavar e, então, pôr um fim nas marcas e no perfume contido nelas. Porque eu preciso usar roupas novas. Porque eu preciso viver.
Enfim, eu te peço, não fiques triste comigo, querida diarista. Mas hoje, eu quero esse dia só para mim.
Até outro dia.
Aos Profissionais da Emei Mario Osorio Magalhães em tempos de Pandemia:
O coração está apertadinho de saudade.
O tempo não passa né? Os dias parecerem iguais. Mas um dia desses a gente volta, com muita saudade na mala, todas cheias de gás.
Que falta a gente faz, pelo bem que a gente espalha, pelo bem que a gente traz, pra tanta gente nesse mundo. É gente que não acaba mais. Gente pequena, gente grande... É. Somos todas especiais.
Sempre soubemos dessa importância, do nosso valor. Hoje o mundo inteiro sabe. Entenderam no amor e também, infelizmente na dor.
Ah! Não tem vídeo, tampouco uma faixa amarela bordada com seus nomes. É apenas uma homenagem singela pra abraçá-las e expressar o quanto são importantes, mesmo que por enquanto distantes, fisicamente por agora, mas presentes enquanto colegas, enquanto escola, dentro de nossas memórias.
Jamais serão profissionais nas entrelinhas. São personagens centrais de toda essa história.
Tributo a Mário Lago
Eterno
Sou poeta de alma,
de encanto.
Em cada canto de
mim trago um suspiro,
um afago.
Sou poeta sim, porquanto
canto minhas alegrias, dos
dissabores faço conto, história.
De glória em glória,
assim caminho nesse mundo
de mim,
deixando por onde passo uma
inspiração e celebrando esse
meu amor, que nunca,
nunca terá fim,
eternizado nos pensamentos
de outrens viverei!
Milla northon
Furou-se a bola do destino.
Calaram-se Luigi e Mário.
Aterrissou-se a pandorga em desatino.
Ficaram no quarto os monstros temerários.
O vidro ficou inteiro,
A porta não mais se abriu,
Dias tristes e sem travessuras
Depois que o menino partiu.
A grama dominou os caminhos.
Enferrujou a gaiola,
O vento soprou sozinho,
Sobrou uma mesa na escola.
O sabão não fez mais bolhas,
A tristeza fez a vida em pedaços.
Do coração caíram todas as folhas.
Faltam na alma os infantis beijos e abraços.
No confessionário, chega um sujeito cabisbaixo e diz:
— Padre, o senhor soube que o Mário morreu?
— Que tristeza, filho... Mas o que aconteceu com ele?
— Ele estava dirigindo o seu carro esportivo em direção à minha casa a toda velocidade e, quando ia chegando e tentou parar, os freios falharam e o carro se chocou no poste.
— Mário foi lançado pelo teto solar, voou uns 10 metros e acabou se arrebentando contra a janela do meu quarto, no segundo andar!
— Ave Santíssima, que modo horrível de morrer!
Não padre, ele sobreviveu. E então, no chão do meu quarto, todo arrebentado, sangrando e coberto de vidro, ele tentou se levantar segurando na maçaneta do meu guarda-roupa, que é muito pesado e acabou desabando em cima dele, quebrando vários ossos do seu corpo.
— Pobre Mário! Que morte terrível!
Não padre, isso machucou muito, mas não o matou! Com muito esforço, ele conseguiu sair debaixo do guarda-roupa, engatinhou até a escada, tentou se levantar apoiando-se no corrimão, mas o peso dele quebrou o corrimão e ele desabou por toda a escada, ficando estatelado no chão com um ferro do corrimão fincado em sua barriga...
— Meu Deus... Mas que horror morrer assim!
Não, padre! Ele não morreu! Ele conseguiu arrancar o pedaço de ferro de sua barriga, engatinhou até a cozinha e tentou se levantar apoiado no fogão, que também não agüentou o seu peso e caiu sobre o pobre coitado... E o pior de tudo é que eu tinha deixado um bolo assando no forno! Ele não agüentou o calor, juntou todas as forças e jogou o forno contra os armários.
— Depois disso ele abriu a geladeira para aliviar as queimaduras com gelo, mas tropeçou e acabou caindo dentro dela, em cima dos comes e bebes, se machucando ainda mais com as prateleiras, e lá ficou, todo ensangüentado...
— Que morte sofrida! Nossa Senhora!
— Não, não! Ele conseguiu sobreviver a isso, padre! Alguns minutos depois ele acordou com muito frio, queimado e com inúmeros ferimentos, viu o telefone na parede e reuniu suas últimas forças para tentar pedir ajuda.
— Apoiou-se na parede tentou alcançá-lo, mas, ao invés do telefone ele pôs a mão na caixa de fusíveis e zap! Dez mil volts passaram por ele, fazendo-o cair duro...
— Ave Maria! Que fim terrível!
Não, padre! Isso não o matou. Ele se levantou e...
— Espere aí, meu filho! Afinal, como foi que ele morreu?
— Padre... Eu dei um tiro nele... Por isso estou aqui...
— Mas meu filho, você ficou maluco? Por que você atirou no pobre coitado do Mário?
— Ah padre, o cara estava destruindo a minha casa
Não devemos servir de exemplo a ninguém
Mas podemos servir de lição
Já dizia Mário de Andrade
é só aprendermos
a observar os sinais
do universo
da linguagem
de fumaça
de amor
de compreensão
da bendita lição
a ser aprendida
ou aplicada
com fé em Deus
no fim tudo da certo!!!
TRIBUTOS À HUMANIDADE
(Pensamentos)
Mário Carabajal - Escritor
(Presidente Fundador da ALB - Academia de Letras do Brasil 'Da Ordem de Platão')
1. Aqueles que mais sonham em suas épocas, oferecem as bases e diretrizes às gerações futuras.
2. O lugar que ocupamos fisicamente é pequeno. Os resultados dos pensamentos e ações posem se fazer imensuráveis.
3. Somos pequenos e insignificantes. O nosso pensamento contudo, faz-se grande, se expande, pode ao mundo modificar!
4. Otimismo e repasse de conhecimento, podem ser o tudo no nada de alguém!
5. O pensamento, por mais paradoxal que pareça, é a única coisa de concreto que o homem efetivamente possui!
6. Valorizai vossos sonhos, pois deles se condensará o amor!
7. Em todo o universo e mesmo na vida em sociedade, não existe ação, somente reação.
8. Que nunca nos falte a consciência plena de que o tempo finito de uma existência, faz parte do tempo infinito de toda a essência.
9. Estar é efêmero, é passageiro. Ser é eterno, é infinito.
10. O ideal é realizarmos nossos sonhos, mas aqueles profundos, de amor e fraternidade.
11. Só conhecemos alguém, quando sentimos o seu interior.
12. Os atos, a confusão na matéria, a dúvida e incerteza, impedem-nos do contato sublime, verdadeiro e infinito, do verdadeiro Ser.
13. Os atos, nem de todo traduzem quem somos, porque viemos e nem sabemos para onde vamos.
14. Dos sonhos construímos o futuro da humanidade. Quem não sonha, não contribui.
15. Quem não acredita em um mundo melhor, certamente não o verá. Quem não busca, não encontrará.
16. A evolução da humanidade é abreviada pelas obras positivas que idealizamos e sobretudo pelas que materializamos.
17. Em um Universo onde tudo ocupa um Lugar, onde, do macro ao microcosmo observam-se reações em sincronicidade, não estaria o homem à deriva, à margem da Lei e da Ordem, deliberando sob livre-arbítrio, senão reativamente, em cadeia cinesiológica.
18. Vençamos a nós próprios, não aos homens e ao mundo, mas nossa insignificância.
19. Esforcemo-nos para enxergar, mesmo sendo pequenos, o quanto temos para dar.
20. Pule, salte, faça curvas e encontre o seu próprio caminhar, sem que necessário nos buracos se obrigue passar.
21. Problemas não existem! São estes diametralnente inversos e proporcionais às capacidades desenvolvidas pelos seres. Maiores os problemas, menores as capacidades resolutivas dos seres. Menores os problemas, maiores as capacidades resolutivas desenvolvidas pelos seres que os administram.
22. Problemas só existem na presença humana, a qual, necessaria e respectivamente, oferecerá dimensão aos problemas.
23. Os seres necessitam ser flexíveis, sem contudo curvarem-se, mas pela capacidade de acumular, resistir e suportar, conscientes que tudo haverá de passar.
24. Insistir, persistir, não desistir - base à toda conquista.
25. Problemas advém das emoções; distúrbios, apontam para causas orgânicas; firmando-se toda dificuldade, sob raízes institucionais.
Fonte:
Academia de Letras do Brasil 'Da Ordem de Platão' (17.02.2001)
Eu, Mariô.
Tu, Mariás.
Ela, Maria.
Maria amanhece aurora
Eduarda vence outrora
Filha do sol
Cria da luz
O canto do rouxinol
Pequena que me seduz
Maria desabrocha uma flor
Eduarda enobrece o amor
Oriunda do ventre materno
Respiro de uma oração
Criança do riso fraterno
Que fez casa no meu coração.
Mário Gusmão !.
Nascido em Cachoeira,
No estado da Bahia,
Um garoto muito pobre,
Filho de uma lavadeira.
Não frequentou nem uma escola,
Mas, aprendeu a falar: Inglês e Francês,
Sem ninguém para o ensinar.
Quando adulto, em teatro se formou,
Na Faculdade da UFBA.
Eita negro inteligente, digno de recordação,
Em sua memória, foi criado o Centro de Artes:
Mário Gusmão.
Estou aqui minha gente, pra que ele não seja,
Esquecido, como tem acontecido, com nossos
Atores, que por nós, foi mui querido.
Bom Dia Especial
Bom dia! Hoje compartilho uma linda mensagem inspirada nas palavras de Mário de Andrade, um reflexo de sabedoria e maturidade. Espero que ela toque o seu coração e traga reflexão para o seu dia.
**MINHA ALMA ESTÁ EM BRISA**
Contei meus anos e descobri que o tempo que me resta é menor do que o que já vivi. Como uma criança com um pacote de doces, inicialmente os comi com prazer, mas agora, com poucos restantes, saboreio cada um profundamente.
Não quero desperdiçar meu tempo com discussões inúteis e reuniões intermináveis. Quero a essência da vida, cercar-me de pessoas que sabem rir de seus erros, que defendem a dignidade e buscam a verdade e a honestidade.
A vida vale a pena quando valorizamos o essencial. Quero estar ao lado de pessoas que tocam os corações dos outros, que cresceram com os desafios da vida. Estou com pressa para viver intensamente, com a profundidade que só a maturidade pode trazer.
Meu objetivo é chegar ao fim satisfeito e em paz, com meus entes queridos e com minha consciência.
Lembre-se, temos duas vidas: a segunda começa quando percebemos que só temos uma.
Desejo que seu dia seja repleto de momentos significativos e que você aproveite cada instante com profundidade e alegria.
Que Deus, a amizade e o respeito estejam presentes em cada passo do seu caminho.
Um abraço carinhoso!
Aceitarás o amor como eu o encaro?
Adaptação do poema de Mario de Andrade, por José Adriano de Medeiros
...Alvo e bem leve, lindo, suavemente como sua pele
Tudo o que há de melhor e de mais raro
"Vivo" em teu corpo nu de ardente
Meu olhar preso ao teu perdidamente.
Não me exijas mais nada, além do desejo
A realidade é simples, e isto apenas.
Também mais nada te exijo, só teu beijo
Mário Barreto
Lembranças felizes
Lembranças de rua
Momentos vividos
e não esquecidos...
Amigos conquistados
para o resto da vida...
momentos felizes minha querida
Proporcionastes a todos nós
Festas juninas foram vividas
Copas do Mundo
fostes pintada....
Homenageio em prosa e verso a saudade que sinto
de você
Linda Mário Barreto !!!
... saudades eternas de minha infância..
Saudades eternas !!!!
Pois nunca serás a mesma...
Até enchente aconteceu pelo menos uma vez na vida..
Como sofreu nesse dia
E como um presente de Deus
Nunca mais aconteceu.
Ó bela Mário Barreto...
Minha rua querida...
Saudades terei e serás Sempre bem-vinda em minhas humildes recordações...
Mário Barreto 39....
Ah !!!
os almoços de domingo..
Rosbife com batata corada húmus de grão de bico mamãe fazia tão bem..
Era o momento em que meu pai era nosso só nosso
As corridas em volta da piscina...
No início da manhã ia para a cama do meu pai e viajava na imaginação visitando histórias de Hércules e um burrico chamado burgilem que falava...
Momentos incríveis foram vividos ao lado dele....
Grandes festas foram dadas no salão....
A volta da Rosângela da Austrália.... Nossa que saudades!!!
Os 15 anos da Dilma nunca tinha visto uma festa tão grande às mesas se estendiam até a piscina o salão llotado e com música a todo vapor..
Um ano depois foi a vez da Denize...
Meus pais tinham uma política... tudo igual para todos os filhos.
Cinco anos depois chegou a minha vez .....Nossa !!!
eu estava nas nuvens
Usava um cordão de couro com anel da minha primeira namorada como eu estava feliz brinquei até com Silvinha minha irmã querida.
Tomei muita Cuba Libre que gosto até hoje..
Mas tinha uma tristeza meu pai não estava mais com a gente .....
Vivi momentos maravilhosos
momentos de nostalgia nunca sairão de minha memória .....
Ah.. Mário Barreto 39!!!
Eu amo o que é hoje..
Mas sinto falta do que foi um dia....
O local onde eu nasci....
Está guardado eternamente no meu coração muitas vezes fecho os olhos e percorro a casa por inteiro
a piscina que maneiro...
Que saudades da reunião de amigos na piscina apostando corrida para ver quem nadava mais rápido..
Mário Barreto 39....
Será sempre a minha casa onde em meus sonhos frequento toda vez que sinto saudades...
Lindas lembranças!!
CISNE SOLITÁRIO – II
Mário Frigéri
Singrando um lago levemente arensa
Cisne mais níveo do que a neve alpina,
Enquanto a Lua, por entre a neblina,
Prateia a Terra de uma altura imensa.
Minh’alma sonha e, cismadora, pensa
Na doce amada que a mim se destina...
Onde estará essa musa divina
Cuja miragem meu sonhar incensa?
E segue o cisne a deslizar sozinho,
Ao par chamando sonhadoramente,
Placidamente a sussurrar baixinho.
Entre sonhares fluidos e risonhos,
Como esse cisne, também sigo em frente,
A procurar o cisne dos meus sonhos...
CISNES LIBERTOS - III
Mário Frigéri
A vida é às vezes lago asserenado,
Por outras vezes, crespado e inclemente,
Mas para nós tem sido eternamente
Um lago azul sob um céu estrelado.
Sobre o seu manto morno e neblinado,
Quando a manhã purpuriza o nascente,
Como dois cisnes a sonhar somente,
Nós deslizamos sempre lado a lado.
Um dia um cisne ascenderá ao céu.
Quando chegar da vida no outro véu,
Levando n’alma um grande amor sem tisne,
Há de esperar, vibrando de saudade,
Nesse feliz Solar da Eternidade,
A volta, um dia, do outro amado cisne...
Um dia vi, Mario Balotelli, da seleção italiana dizer algo verdadeiro, porém polêmico.
O fato de não comemorar um gol que fez durante a copa gerou questionamentos por parte da imprensa e da crítica. Ao ser questionado sobre o assunto, Balotelli respondeu perguntando: "Você já viu um entregador de pizza comemorando?"
Gostei dessa ideia, já que todo bem que fazemos é ostentado; já que todo ato honesto deve ser fotografado e publicado; já que achar uma carteira e devolver é motivo de publicação nas redes sociais; já que ceder o lugar no ônibus para um idoso é motivo de aplausos...Já que ficamos chateados se não formos elogiados pelo bem que foi feito, quando não fizemos nada mais, nada menos do que a nossa obrigação.
FUMAÇA BRANCA
Mal colocado no armário
Não te esqueçam Jorge Mário
Lá se vão histórias tantas
Por trás de fumaças brancas
Em decisão vespertina
Incendiaram a Sistina
Queira esse “novo” calor
“Ascender” com mais fervor
Fé praticada em ações
Tocando assim corações
Usando assim suas garras
Numa luta que não para
Reforçando ali, sem medo
Nessa “Estância” de São Pedro
Seja eterna a busca audaz
Sem vaidades: pela Paz. Alfredo Bochi Brum
22 Coisas que pessoas felizes fazem diferente
É muito simples. As pessoas felizes têm bons hábitos que melhoram suas vidas. Elas fazem as coisas de forma diferente. Pergunte a qualquer pessoa feliz e ela vai te dizer que:
1. Não guarde rancor.
As pessoas felizes entendem que é melhor perdoar e esquecer do que deixar seus sentimentos negativos dominarem seus sentimentos positivos. Guardar rancor tem um monte de efeitos prejudiciais sobre o seu bem-estar, incluindo aumento da depressão, ansiedade e estresse. Por que deixar alguém que o ofendeu ter poder sobre você? Se você esquecer os seus rancores, vai ganhar uma consciência clara e energia suficiente para apreciar as coisas boas da vida.
2. Trate a todos com bondade.
Você sabia que foi cientificamente provado que ser gentil faz você feliz? Toda vez que você realizar um ato altruísta, seu cérebro produz serotonina, um hormônio que facilita a tensão e eleva o seu espírito. Não só isso, mas tratar as pessoas com amor, dignidade e respeito, também permite que você construa relacionamentos mais fortes.
3. Veja os problemas como desafios.
A palavra “problema” não faz parte do vocabulário de uma pessoa feliz. Um problema é visto como uma desvantagem, uma luta ou uma situação instável, quando um desafio é visto como algo positivo, como uma oportunidade, uma tarefa. Sempre que você enfrentar um obstáculo, tente olhar para isso como um desafio.
4. Expresse gratidão pelo que já têm.
Há um ditado popular que diz algo assim: “As pessoas mais felizes não têm o melhor de tudo, elas fazem o melhor de tudo com o que elas têm.” Você terá um sentido mais profundo de contentamento se você contar suas bênçãos em vez de ansiar para o que você não tem .
5. Sonhe grande.
As pessoas que têm o hábito de sonhar grande são mais propensas a realizar seus objetivos do que aquelas que não o fazem. Se você se atreve a sonhar grande, sua mente vai colocar você em uma atitude focada e positiva.
6. Não se preocupe com as pequenas coisas.
As pessoas felizes se perguntam: “Será que este problema importa daqui a um ano?” Elas entendem que a vida é muito curta para ficar preocupado com situações triviais. Deixar os problemas rolarem à sua volta vai definitivamente colocar você à vontade para desfrutar das coisas mais importantes na vida.
7. Fale bem dos outros.
Ser bom é melhor do que ser mau. Fofocar pode ser divertido, mas geralmente deixa você se sentindo culpado e ressentido. Dizer coisas agradáveis sobre as outras pessoas o encoraja a pensar positivo, sem se preocupar em julgar as ações de outras pessoas.
8. Não procure culpados.
As pessoas felizes não culpam os outros por seus próprios fracassos na vida. Em vez disso, elas assumem seus erros e, ao fazer isso, elas proativamente tentam mudar para melhor.
9. Viva o presente.
As pessoas felizes não vivem no passado ou se preocupam com o futuro. Elas saboreiam o presente. Elas se deixam envolver em tudo o que está fazendo no momento. Param e cheiram as rosas.
10. Acorde no mesmo horário todos os dias.
Você já reparou que um monte de pessoas bem sucedidas tendem a ser madrugadores? Acordar no mesmo horário todas as manhãs estabiliza o seu metabolismo, aumenta a produtividade e coloca-o em um estado calmo e centrado.
11. Não se compare aos outros.
Todos trabalham em seu próprio ritmo, então por que se comparar com os outros? Se você acha que é melhor do que outra pessoa ganha um sentido saudável de superioridade. Se você acha que alguém é melhor do que você acaba se sentindo mal sobre si mesmo. Você vai ser mais feliz se concentrar em seu próprio progresso.
12. Escolha seus amigos sabiamente.
A miséria adora companhia. É por isso que é importante cercar-se de pessoas otimistas que vai incentivá-lo a atingir seus objetivos. Quanto mais energia positiva que você tem em torno de você, melhor vai se sentir.
13. Não busque a aprovação dos outros.
As pessoas felizes não importam com o que os outros pensam delas. Elas seguem seus próprios corações, sem deixar os pessimistas desencorajá-los. Elas entendem que é impossível agradar a todos. Escute o que as pessoas têm a dizer, mas nunca busque a aprovação de ninguém.
14. Aproveite seu tempo para ouvir.
Fale menos, ouça mais. Escutar mantém a mente aberta. Quanto mais intensamente você ouve, mais silencioso sua mente fica e mais conteúdo você absorve.
15. Cultive relacionamentos sociais.
Uma pessoa só é uma pessoa infeliz. As pessoas felizes entendem o quão importante é ter relações fortes e saudáveis. Sempre tenha tempo para encontrar e falar com sua família e amigos.
16. Medite.
Ficar no silêncio ajuda você a encontrar a sua paz interior. Você não tem que ser um mestre zen para alcançar a meditação. As pessoas felizes sabem como silenciar suas mentes em qualquer lugar e a qualquer hora que elas precisam acalmar seus nervos.
17. Coma bem.
Tudo que você come afeta diretamente a capacidade do seu corpo produzir hormônios, o que vai ditar o seu humor, energia e foco mental. Certifique-se de comer alimentos que irão manter sua mente e corpo em boa forma.
18. Faça exercícios.
Estudos têm demonstrado que o exercício aumenta os níveis de felicidade. Exercício também aumenta a sua auto-estima e dá uma maior sensação de auto-realização.
19. Viva com o que é realmente importante.
As pessoas felizes mantêm poucas coisas ao seu redor porque elas sabem que coisas extras em excesso os deixam sobrecarregados e estressados. Alguns estudos concluíram que os europeus são muito mais felizes do que os americanos, o que é interessante porque eles vivem em casas menores, dirigem carros mais simples e possuem menos ítens.
20. Diga a verdade.
Mentir corrói a sua auto-estima e faz você antipático. A verdade o libertará. Ser honesto melhora sua saúde mental e faz com que os outros tenham mais confiança em você. Seja sempre verdadeiro e nunca peça desculpas por isso.
21. Estabeleça o controle pessoal.
As pessoas felizes têm a capacidade de escolher seus próprios destinos. Elas nao deixam os outros dizerem como devem viver suas vidas. Estar no controle completo de sua própria vida traz sentimentos positivos e um grande senso de auto-estima.
22. Aceite o que não pode ser alterado.
Depois de aceitar o fato de que a vida não é justa, você vai estar mais em paz com você mesmo. Em vez de ficar obcecado sobre como a vida é injusta, se concentre apenas no que você pode controlar e mudar para melhor.
