Texto Narrativo sobre Natureza

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Se não a conhecesse diria eu que ela é a própia fúria indomável dos fenômenos da natureza.
Ela é assim como as ondas do mar, que chacoalham pra lá... e pra cá... tentando fazer o pequeno barco do marinheiro afundar.
Ela é uma flor rara, porém, não são todos que param para observar e contemplar a beleza que se esconde por trás daquele olhar negros como uma noite sem luar.
Tempestuosa e espirituosa e diria que às vezes até um pouco teimosa, como os ventos de uma noite daquelas bem chuvosas.
Muitos a veem da maneira que quer, mas somente com o tempo ela vai se mostrando a menina mulher que realmente é.
Ela é profunda como o mar das histórias onde muitos desbravadores iam se aventurar e de lá jamais poderiam voltar.
Sorriso lindo como o céu infinito.
Cabelos negros como um céu estrelado daqueles dia de verão que marcam a estação.
Menina mulher que ao meu lado não precisa fingir aquilo que não é! Que está me deixando descobrir sua natureza indomável que não consegue se encaixar em moldes.
Pré-existentes que habitam na cabeça dessa gente.

Eu.
Um corpo perdido no espaço, um equívoco, erro da natureza.
A improvável possibilidade da existência.
O erro quântico da física moderna.
A dilatação do espaço/tempo.
O caos eminente.
O Deus dormente.
O ódio concentrado.
A energia acumulada.
O amor.
O sonho.
O sonhador.
A dor.
Eu.

Hegel
A Idéia, A Natureza, O Espírito

Os três grandes momentos hegelianos no devir dialético da realidade são a idéia, a natureza, o espírito. A idéia constitui o princípio inteligível da realidade; a natureza é a exteriorização da idéia no espaço e no tempo; o espírito é o retorno da idéia para si mesma. A primeira grande fase no absoluto devir do espírito é representada pela idéia, que, por sua vez, se desenvolve interiormente em um processo dialético, segundo o sólito esquema triádico (tese, antítese, síntese), cujo complexo é obejto da Lógica; a saber, a idéia é o sistema dos conceitos puros, que representam os esquemas do mundo natural e do espiritual. É, portanto, anterior a estes, mas apenas logicamente.

Chegada ao fim de seu desenvolvimento abstrato, a idéia torna-se natureza, passa da fase em si à fase fora de si; esta fase representa a grande antítese à grande tese, que é precisamente a idéia. Em a natureza a idéia perde como que a sua pureza lógica, mas em compensação adquire uma concretidade que antes não tinha. A idéia, todavia, também na ordem da natureza, deveria desenvolver-se mais ou menos, segundo o processo dialético, das formas ínfimas do mundo físico até às formas mais perfeitas da vida orgânica. Esta hierarquia dinâmica é estudada, no seu complexo, pela Filosofia da natureza.

Finalmente, tendo a natureza esgotado a sua fecundidade, a idéia, assim concretizada, volta para si, toma consciência se si noespírito, que é precisamente a idéia por si: a grande síntese dos opostos (idéia e natureza), a qual é estudada em seus desenvolvimentos pela Filosofia do Espírito. O espírito desenvolve-se através dos momentos dialéticos de subjetivo (indivíduo), objetivo (sociedade), absoluto (Deus); este último se desenvolve, por sua vez, em arte (expressão do absoluto na intuição estética), religião (expressão do absoluto na representação mítica), filosofia (expressão conceptual, lógica, plena do absoluto).

Com o espírito subjetivo, a individualidade empírica, nasce a consciência do mundo. O espírito subjetivo compreende três graus dialéticos: consciência, autoconsciência e razão; com esta última é atingida a consciência da unidade do eu e do não-eu. O espírito subjetivo é estudado, em sentido vasto, pela psicologia, que se divide em antropologia, fenomenologia do espírito, psicologia propriamente dita. Não estando, pois, o espírito individual em condição de alcançar, no seu isolamento, os fins do espírito, de realizar a plena consciência e liberdade do espírito, surge e se afirma a fase do espírito objetivo, isto é, a sociedade. No espírito objetivo, nas concretizações da sociedade, Hegel distingue ainda três graus dialéticos: odireito (que reconhece a personalidade em cada homem, mas pode regular apenas a conduta externa dos homens); amoralidade (que subordina interiormente o espírito humano à lei do dever); a eticidade ou moralidade social (que atribui uma finalidade concreta à ação moral, e se determina hierarquicamente na família, na sociedade civil, no estado).

A sociedade do estado transcende a sociedade familiar bem como a sociedade civil, que é um conjunto de interesses econômicos e se diferencia em classes e corporações. O estado transcende estas sociedades, não porque seja um instrumento mais perfeito para a realização dos fins materiais e espirituais da pessoa humana (a qual unicamente tem realidade metafísica); mas porque, segundo Hegel, tem ele mesmo uma realidade metafísica, um valor ético superior ao valor particular e privado das sociedades precedentes, devido precisamente à sua maior universalidade e amplitude, isto é, é uma superior objetivação do espírito, segundo a metafísica monista-imanentista de Hegel, daí derivando uma concepção ético-humanista do estado, denominada por Hegel espírito vivente, razão encarnada, deus terreno.

Segundo a dialética hegeliana, naturalmente a sucessão e o predomínio dos vários estados na história da humanidade são necessários, racionais e progressivos; e necessária, racional e progressiva é a luta, a guerra, grças à qual, ao predomínio de um estado se segue o predomínio de um outro, a um povo eleito sucede um outro. Este, no fundo, tem razão sobre o vencido unicamente porque é vencedor, e aquele tem culpa unicamente porque é vencido. A história do mundo - com todo o mal, as injustiças, os crimes de que está cheia - seria destarte o tribunal do mundo. (O que se compreende, quando se faz coincidir o "ser" com o "deve ser", como acontece de fato no sistema hegeliano, graças à dialética dos opostos, em que os valores - verdadeiro-falso, bem-mal, etc. - são nivelados, porquanto igualmente necessários para a realização da idéia).

Se bem que no sistema hegeliano a vida do espírito culmine efetivamente no estado, põe dialeticamente acima do espírito objetivo o espírito absoluto, em que, através de uma última hierarquia ternária de graus (arte, religião, filosofia), o espírito realizaria finalmente a consciência plena da sua infinidade, da sua natureza divina, em uma plena adequação consigo mesmo.

Na arte o espírito tem intuição, em um objeto sensível, da sua essência absoluta; quer dizer, o belo é a idéia concretizada sensivelmente. Portanto, no momento estético, o infinito é visto como finito. Na religião, pelo contrário, se efetua a unidade do finito e do infinito, imanente no primeiro; mas em forma sentimental, imaginativa, mítica. Hegel traça uma classificação das religiões, que não passa de uma história das mesmas, segundo o seu sólito método dialético. Nessa classificação das religiões o cristianismo é colocado no vértice como religião absoluta, enquanto no ministério da encarnação do Verbo, da humanação de Deus, ele vê, ao contrário, a consciência que o espírito (humano) adquire da sua natureza divina.

Acima da religião e do cristianismo está a filosofia, que tem o mesmo conteúdo da religião, mas em forma racional, lógica, conceptual. Na filosofia o espírito se torna inteiramente autotransparente, autoconsciente, conquista a sua absoluta liberdade, infinidade. Como as várias religiões representam um processo dialético para a religião absoluta, assim, os diversos sistemas filosóficos, que se encontram na história da filosofia, representariam os momentos necessários para o advento da filosofia absoluta, que seria o idealismo absoluto de Hegel.

Cuida do meu amor.

Hoje eu acordei com um presente da natureza, passarinhos cantando na minha janela, rapidamente eu pensei em quão lindo são as obras realizadas por Deus.

Percebi que as vezes deixamos despercebidos passarem coisas tão simples, mas não nos proporcionamos a admirar.

Pensei no que você me dizia ontem, de como seria sem vc aqui. Imaginei o quanto somos passageiros e como são curtos os nossos dias.

Abri os olhos é já é dezembro. Último mês do ano. Pensei que desses 334 dias passados, quantos deles eu disse pra quem eu tive vontade palavras pensadas, palavras que explodem do coração as vezes, tão controladas.

E quando percebo, meu silêncio responde que poucas vezes falei dessa explosão, tão pouco me permiti vive-la.

Hoje quero viver essa explosão e, da minha primeira mensagem do dia, quero te dizer com todas as palavras que o alfabeto formou está frase "Eu Te Amo" "Eu Amo Você"!

Amo tanto, tanto por que não sei! Como também não sei! Mas só sei que esse amor vem de Deus e, por ser divino, quero iniciar o último mês do ano te pedindo.

Renova comigo essa amizade, me dar o direito de está apenas perto de você. Quero poder aproveitar as gargalhadas que você dar e como em uma carona, gargalhar também.

Quero poder acompanhar seu olhar, as vezes pode ser até um olhar cansado, mas quero poder nesse cansaço também poder cuidar de você.

Quero está aqui sempre que precisar de um abraço, pq sei que não preciso pedir o mesmo de você. Porque quantas vezes eu precisei e você estava lá, isso pra mim não tem preço.

Te amo não sei porque, com tanta intensidade, só sei que é divino, pois amor sem medida, sem causa ou troca, não pode ser qualquer amor. Cuida do meu amor!

BOM dia. Seja bem vindo Dezembro.

O que podemos fazer diante das forças da natureza?


Se surpreendidos por uma tempestade de calúnias, podemos nos recolher aos invernos de nossa alma, ou, com o brilho de nosso sorriso, ofuscar a quem teme a luz do Sol.

Ao sermos testemunhas das picadas do preconceito, podemos nos unir ao enxame, ou, arejar nossa postura com as brisas da sabedoria.

Mordidos pelo lobo da traição, podemos acoitá-lo até a morte, ou, domesticá-lo nos bastidores dos nossos pensamentos, alimentando-o com poesia e filosofia.

Quando o nosso errante barco de desejos for sorvido por um maremoto de fracassos, podemos afundar em desespero, ou, nadar rumo ao mistério do nosso ser para contrabalançar as forças navegantes da emoção.

Sendo esquecidos à sombra branca do deserto da solidão, podemos nos tornar areia e padecer, ou, encontrar o acolhedor oásis que há em nosso coração e atrair novos amigos e amores para o recomeço da jornada.

Ao termos o coração dilacerado pelas feras da inveja, podemos enterrá-lo ainda em vida, ou, auscultar suas mais belas e sutis vibrações de esperança.

Ao sentirmos os tímpanos de nossos dogmas explodirem ante o uivo dos ventos da mudança, podemos engessar o nosso espírito, ou, nos transformar em uma borboleta azul e pairar sobre um novo jardim.

Ao ter os pilares de nossa personalidade abalados por um terremoto, podemos não compreender e agredir, ou, escorar nossos sentimentos nos ombros de verdadeiros amigos.

Quando nossa saúde estiver à mercê das faíscas de um incêndio, podemos espalhar o destempero, ou, aceitar nossas lágrimas como um bálsamo de Deus que nos saúda para um novo tempo.

Diante dos olhos da ave portadora da boa-morte, podemos não compreender o seu propósito de vida, ou, tornar o seu vôo um passeio de coragem para nossos filhos.

Mãe - é palavra que exprime com perfeição o que a natureza tem de mais sublime.

É o exercício permanente do amor.

Mãe, o céu sem confins revela-me teu amor...

A vastidão do mar fala-me da tua bondade...

As altas montanhas refletem teu heroísmo...

A profundeza dos vales espelha tua humildade...

A beleza das flores traduz teu caminho...

Tudo isso encerras dentro de teu grande coração...

E silenciosa, serena, sorrindo, continuas labutando no cotidiano da vida.

Obrigado, Mãe!

Falando em voce

Tava falando com as rosas, elas falam de voce.
Falo com a natureza que tambem me fala de voce.

Falo com meu coração
E com a razão, que tambem me falam de voce.

Falo com o vento
Que logo me vem falando tambem de voce.

Falo com os pássaros
Eles tambem me falam de voce.

Ja falei de voce com o sol
A lua tambem me falou de voce.

Ja desenhei teu nome nas núvens
O mar trouxe de volta e gravou na areia.

Ja falei de voce ate comigo mesma
Mas eu tambem so sei falar de voce.

Então melhor falar com voce.
Porque voce me entende.

O que faço com voce?

Texto jacke.

RECOMECE SEMPRE

Recomece sempre.
Observe a natureza.
Tudo nela é recomeço.

No lugar da poda,
Surgem brotos novos.
Com a água, a planta
Renasce novamente.

Nada para. A própria
Terra se veste diferentemente todas as manhãs.
Isso acontece também conosco .

A ferida cicatriza.
As dores desaparecem.
A doença é vencida pela saúde.
A calma vem após o nervosismo.
O descanso restitui as forças.

RECOMECE!
ANIME-SE!
Se preciso, faça tudo novamente.

TAO TE KING - LAO-TSÉ - INTERPRETAÇÃO DO VERSO 5



Para o Universo e para a natureza nada e nem ninguém é superior ao outro, nada nem ninguém é inferior ao outro.

Do mesmo modo, é assim que a Lei Natural funciona em relação a todas as coisas que existem.

Cega é a lei natural e imparcial a sua justiça, pois o Infinito não tem atributo algum, são os finitos Quem lhes atribui os seus próprios atributos.

Assim, diante do Tao o Mestre não vale mais e nem é superior aos seus discípulos, assim também nenhum discípulo é superior a qualquer outro.

Ninguém é beneficiado ou prejudicado por ser quem é. Todos os discípulos tem a mesma dignidade independentemente do seu grau de inteligência, raça ou filiação. Todos deverão ter as mesmas oportunidades de manifestação das suas capacidades e acompanhamento do Mestre.

O Mestre não busca ter predileções por determinado discípulo, deve estar aberto a todos. Jesus não tinha predileção por João mas João parecia ser o predileto porque sempre estava mais próximo de Jesus mas não por predileção do MESTRE.

O mestre atende Àquele que lhe procura, e o discípulo que mais procura mais recebe, mas isto não pode ser ditado por predileções.

A luz da consciência brilha de modo igual para o que é agradável e para o que não o é.

Ninguém deve ser realçado e muito menos o Mestre deve desperdiçar o seu tempo procurando ser especial! Um pouco de humildade faz parte da ordem das coisas.

O discípulo, mesmo parecendo vazio, tem algo para ensinar ao Mestre.

O Mestre não deve desperdiçar palavras, se não houver ouvidos para escutá-lo é preferível manter-se em silêncio pois do contrário termina esgotando o conhecimento e então tem que ficar calado. É um como um fole que não esta sendo operado.

Quando existem ouvidos para escutar, o Mestre deve ser como um fole, esvazia sem exaurir-se, nunca lhe falta alento pois a fonte do conhecimento, o Tao é inesgotável.

O Mestre, agindo em consonância com o Tao, quanto mais ensina mais tem para ensinar, quando mais ensina mais aprende, quanto mais faz mais tem para fazer, é como um fole que sempre tem uma fonte para se suprir.

É ao discípulo que cabe saber manobrar o fole pois se o fizer corretamente o seu alento permanece, assim sempre tem para aprender e aquele que aprende tem para ensinar.

O contestar do discípulo é como o tentar devolver ao fole o alento recebido acrescido do seu próprio. Assim, o fole não pode funcionar de forma adequada. Ao discípulo cabe operar corretamente o fole para tirar cada vez mais conhecimentos e usar aqueles que forem importante para sua caminhada. Aquilo que não interessa a um discípulo pode ser exatamente o que interessa a um outro.

O ensinamento falado está pode exaurir pois consome energia, mas ensinamento pelo exemplo, pelo modo de ser próprio não exaure o Mestre, pois trata-e da sua própria maneira de ser.

O SISTEMA SOLAR

O mundo é um corpo, a natureza é pulmão do mundo, o vulcão é a gastrite, o sol é a febre e a pressão alta, a lua é a pressão baixa, o mar é a lágrima, o céu é o sonho, o desmatamento é a fome, a guerra são os anticorpos, o vento é a respiração, a noite é o sono, o dia é o despertar, o sistema solar são os amigos, a terra é a pele e o ser humano é o câncer...sco.

Segunda diz os padrões de beleza, eu não tenho uma aparência boa.
Mas eis minha natureza, também sou pobre, mas também ES que sou nobre por lindo ES meu coração.
E ES pensante é a minha alma.
Que pensa...
Mais vale um rosto que um bom coração?
E nesse mundo tão atormentado por grande ES o ego?
E cada dia que passa deixou-se de lado o bom caráter de um ser para ser valorizado algo que um dia vai se envelhecer?
E contente eu penso, pois os pensamentos não se envelhecem mais sim se atualizam e evoluem mais nunca envelhecem nem deixam de ser belo o ato de pensar, o pensar faz qualquer ser evoluir.
E cada vez fica mais belo o ato de pensar.

NASCER
(“Na natureza nada se perde e nada se cria, tudo se transforma” – Lavoisier)

Nascer é um presente do Criador do Universo. O nascimento é o canal natural que conduz a vida ao seu destino – a matéria. A vida é a energia universal que anima a matéria. É necessário, por imperativo das leis naturais, nascer para progredir e progredir sempre. Tudo que tem vida na Terra nasce. Os homens nascem, os insetos nascem, as plantas nascem, os animais nascem, as aves nascem, os micro-organismos nascem, os animais marinhos nascem. Enfim, tudo é vida animando a matéria. A vida e a matéria são abundantes em todo o universo. E é com esses ingredientes que o Grande Arquiteto do Universo realiza a sua obra, desde o princípio de todas as coisas e de tudo o que existe. Tudo tem um objetivo e uma finalidade – a perfeição da própria vida. Nascer é como o Sol. Nasce e morre para nascer de novo; é tão sublime e imprescindível a vida, que, somente nascendo de novo poderemos transformá-la em energia pura. É aí onde se assenta todo o conhecimento e toda a sabedoria do Criador dos mundos. Tudo nasce. Tudo se cria. Tudo se origina. Tudo se transforma e tudo evolui, a partir do relativo para o absoluto. Nada fica inerte no universo. Tudo se movimenta. É sopro benfazejo do Criador animando todas as coisas.
A criação da Terra, ou seja, a sua origem, podemos buscá-la na Bíblia, no Livro do Gênesis e através das pesquisas cientificas. Convém, porém esclarecer que o relato bíblico sobre a criação da Terra é alegórico. Não podemos, entretanto, interpretá-lo ao pé da letra. Para o Criador, na verdade, um dia significa milhões e milhões de séculos. Tudo se formou então, paulatinamente, na natureza, através do decorrer do tempo. Tudo foi tomando a sua forma, o seu destino e a sua finalidade de ser. O Criador se completa, portanto, até hoje, no seu próprio tempo, na sua monumental obra de arte.
Todos nós somos obra prima da sua infinita sabedoria. Segundo o Livro do Gênesis 1, versículos 1 a 31 e Gênesis 2, versículos 1, 2 e 3, a Terra e os céus, assim se originaram:
1 No princípio Deus criou os céus e a terra.
2 Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
3 Disse Deus: "Haja luz", e houve luz.
4 Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.
5 Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia.
6 Depois disse Deus: "Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas".
7 Então Deus fez o firmamento e separou as águas que ficaram abaixo do firmamento das que ficaram por cima. E assim foi.
8 Ao firmamento, Deus chamou céu. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia.
9 E disse Deus: "Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca". E assim foi.
10 À parte seca Deus chamou terra, e cha­mou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom.
11 Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acor­do com as suas espé­cies". E assim foi.
12 A terra fez brotar a vegetação: plantas que dão sementes de acordo com as suas espécies, e árvores cujos frutos produzem sementes de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.
13 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o ter­ceiro dia.
14 Disse Deus: "Haja luminares no firma­mento do céu para separar o dia da noite. Sir­vam eles de sinais para marcar estações, dias e anos,
15 e sirvam de luminares no firmamento do céu para ilu­minar a terra". E assim foi.
16 Deus fez os dois gran­des lumi­nares: o maior para go­vernar o dia e o menor para gover­nar a noite; fez também as estrelas.
17 Deus os colo­cou no firmamento do céu para iluminar a terra,
18 governar o dia e a noite, e separar a luz das tre­vas. E Deus viu que ficou bom.
19 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quarto dia.
20 Disse também Deus: "Encham-se as águas de seres vivos, e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento do céu".
21 Assim Deus criou os grandes animais aquáti­cos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.
22 Então De­us os abençoou, dizendo: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipliquem-se as aves na terra".
23 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quinto dia.
24 E disse Deus: "Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie". E assim foi.
25 Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espé­cies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.
26 Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, confor­me a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".
27 Criou Deus o homem à sua imagem,à imagem de Deus o criou;homem e mulher os criou.
28 Deus os abençoou e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra".
29 Disse Deus: "Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com se­mentes. Elas servirão de alimento para vocês.
30 E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os gran­des animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão". E assim foi.
31 E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a ma­nhã; esse foi o sexto dia.
Gênesis 2
1 Assim foram concluídos os céus e a terra, e ­tudo o que neles há.
2 No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.
3 Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.
Em Wikipedia – a enciclopédia livre, registra-se os seguintes dados científicos sobre a origem, formação e evolução da Terra, vejamos:
“ A Terra começou quando o Sistema Solar estava tomando forma, provavelmente dentro de uma nuvem grande de gás e poeira em torno do Sol. A abundância relativa de uns elementos mais pesados no sistema solar sugere que estes gases e poeira eram derivados de uma supernova. Alguns elementos mais pesados são gerados dentro das estrelas pela fusão nuclear do hidrogênio, que são de outra maneira incomuns. Nós podemos ver processos similares ocorrer hoje em nebulosas, como a nebulosa M16.
O sol formou-se dentro de uma nuvem de gás e poeira, e começou a se submeter à fusão nuclear e a emitir luz e calor. As partículas que orbitavam o sol começaram a se unir em corpos maiores, conhecidos como planetésimos, que continuaram a agregar-se em planetas maiores, o material "restante" deu forma a asteroides e cometas, como o asteroide Ida.
Como as colisões entre planetésimos grandes liberam muito calor, a terra e outros planetas seriam derretidos no começo de sua historia. A solidificação do material derretido aconteceu enquanto a terra esfriou. Os meteoritos mais velhos e as rochas lunares têm aproximadamente 4,5 bilhões de anos, mas a rocha mais velha da terra conhecida atualmente tem 3,8 bilhões de anos. Por algum tempo durante os primeiros 800 milhões de anos de Sua
historia, a superfície da Terra mudou do líquido ao sólido. Uma vez que a rocha dura formou-se na Terra sua historia geológica começou. Isto aconteceu provavelmente antes de 3,8 bilhões de anos, mas a evidência disso não esta disponível. A erosão e o tectonismo destruíram provavelmente toda a rocha mais antiga que 3,8 bilhões de anos. O começo do registro de rocha que existe atualmente na Terra é do Arqueano”.
Conclusão: tudo nasce, tudo se transforma e tudo evolui.

Nenhum governante, seja qual for a natureza da sua autoridade, na medida em que é governante, não objetiva e não ordena a sua própria vantagem,
mas a do indivíduo que governa e para quem exerce a sua arte; é com vista ao que é vantajoso e conveniente para esse indivíduo que diz tudo o que diz e faz tudo o que faz.

Se olhares no fundo de meus olhos, verás a minha verdadeira natureza, será capaz de perceber a fera que vive aprisionada dentro de mim...
E isso perturba a minha mente...
Existem pessoas que querem me aprisionar...
Outras querem me calar...
Outras querem me possuir...
Mas eu não pertenço a ninguém...
Em cada lágrima palavras não ditas, nos olhos lunares a visão que enxerga muito além...
E no coração da fera, o grito que não quer se calar...
Me deixa sair, me deixa sair...

A Mulher ideal
É aquela que é simples por natureza
É aquela que sabe como ninguém entender os sinais do amado antevendo
lhe os movimentos estando sempre ao seu lado
É aquela que não seja perfeita, mas que busque a
perfeição em todos os seus gestos
É aquela que mostra a sua beleza todos os dias, como no primeiro encontro
Fazendo dos momentos com o seu amado um eterno reencontro.
É aquela que mesmo com o passar dos anos, tenha sempre o sorriso de
menina, pois o enrugar da pele é ínfimo perante a alma feminina.
É aquela que se apresenta perante a sociedade como a mais formosa dama.
Mas quando na intimidade partilhe todos os segredos
É aquela que mesmo não sendo Deusa, sabe como ninguém trazer um
pedacinho do céu.

A vida nos pertence

Nascemos e respiramos a vida
Somos uma matéria importante
Da natureza, pertinente
Ao meio ambiente, muito mais
Que uma simples partícula.
Este o nosso habitat,
Este o nosso mundo,
Cheio dr crenças, e sentimentos
Quase que extinto.
Nascemos para viver a vida,
À vida nos pertence,
Somos mais que uma máquina
De produção, ricos em imaginação,
Somos mais que uma simples utopia,
Quem nos diz a verdade?
Somos vida, circulamos,
Dançamos, rebolamos...
Vivemos toda a biodiversidade,
Fazemos parte do ecossistema,
E também de uma cadeia alimentar,
Nos devoramos, mas também
Temos nossos sentimentos,
Queremos o nosso melhor,
Esquecemos do outro,
Temos o nosso lado egocêntrico
Temos a nossa ambição individual,
E assim também vivemos.
Somos bio e vivemos a diversidade,
Somos mais que uma simples molécula,
Temos cérebro, raciocínio
E necessitamos usar.
Nascemos para viver à vida,
Para deixarmos o melhor da gente
Para a futura geração.

Valter Bitencourt Júnior
Passagem: Poesias, 2017

"ÉS BELA, E ÉS FORMOSA"

"És bela, e és formosa
Pois até a natureza reconhece,
Ao ver você passar
As estrelas se inclinam,
Para poder contemplar.
A lua perde o seu brilho.
E o sol a irradiação ao seu desfilar.
O meu coração dispara ao ouvir o som da sua voz
A minh'alma arrepia ao sentir o seu tocar
minhas pernas estremecem,
O meu amor enlouquece
Pelo o doce do seus lábios,
Só em você encostar
Em mim se cria uma agonia, um momento de euforia
E um desejo de querer te amar"

É difícil tentar explicar a Natureza Humana,
pois nem sempre o Ser Humano consegue ser humano
ou ao menos procura se-lo...
Dificil para entender, e mais ainda para explicar...
Osculos e amplexos,
Marcial

TENTANDO EXPLICAR A NATUREZA DO SER HUMANO
Marcial Salaverry

Para tentar explicar a Natureza Humana, precisamos entender que uma das leis mais imutáveis que existe, é aquela que é representada por nossa imagem no espelho, ou seja, como nossa imagem nos é devolvida pelo espelho, nossos atos serão retribuídos da mesma maneira, e nem sempre se aceita essa realidade da vida...

Se sorrirmos para o espelho, veremos um rosto sorridente à nossa frente. Se sorrirmos para as pessoas, elas nos sorrirão também (claro que nem todos, pois gente mal humorada sempre existe, mas estas, claro que podemos deixar de lado). Contudo, se fecharmos a carranca, é dessa maneira que nos tratarão. Se formos educados, a tendência é recebermos a reciprocidade, da mesma maneira que se formos grosseiros, não poderemos esperar sorrisos, ou sequer um tratamento educado dos demais, que naturalmente devolverão o que receberem...

Existem diversas pequenas peculiaridades do relacionamento interpessoal que devem ser observadas, se quisermos receber boas respostas por nossos atos.

Uma delas, e que sempre causa grande aborrecimento, é sermos deixados de lado por quem tanto nos estimava. Isso ocorre quando alguém nos apoiava e proclamava nossas qualidades aos quatro ventos. De repente, sem que nossas qualidades antes elogiadas tenham sofrido qualquer perda de rendimento, ou por vezes, até melhorando, esse alguém passe a desconsiderar tudo o que antes elogiava. Por vezes por causa de algum relacionamento pessoal. Mas isso nada tem a ver com as qualidades profissionais de alguém. Podemos amar ou detestar alguém pessoalmente, mas o reconhecimento de suas qualidades profissionais não deve ser afetado. Quando isso ocorre, denota falha de julgamento, já que sentimentos pessoais não podem interferir na vida profissional.

Também, o que dói na vida é descobrir que aqueles que foram nossos amigos, de repente parecem estar sempre muito ocupados para nos dar atenção. Nesses casos, sempre é conveniente tentar descobrir o porque dessa mudança de tratamento, e se a culpa for nossa, ou seja se esse afastamento se deve a alguma atitude inconveniente, que tal fazer um reestudo e procurar modificar-nos um pouco. Da mesma maneira que desejamos que amigos nos entendam, devemos procurar entende-los. Sempre devemos procurar manter a amizade, usando do diálogo. Para isso, somos dotados da capacidade de comunicação.

Se por quaisquer razões, começarmos a nos afastar de nossas amizades, existe o perigo de ficarmos apenas cercados de maus amigos, de pessoas que ficam em nossa volta, apenas movidas por interesses, e que, no momento em que deixarmos de as interessar, nos darão o mesmo retorno que demos a nossos amigos leais, ou seja, as costas.

E é triste descobrir que estamos sós apenas porque não soubemos reconhecer quem nos dedicava real amizade, e nos rodeamos apenas por bajuladores, que tão logo deixemos de os atender, sequer pensarão antes de nos abandonar.

Devemos sempre observar uma certa coerência de atitudes, procurando cuidar de nossa língua, pois muitas vezes fazemos comentários desabonadores sobre alguém. Sempre causará estranheza se mais tarde nos declararmos amigos incondicionais. Ora, se ontem alguém não prestava, como mudou tão repente? Isso denota muita incoerência de nossa parte. São atitudes que devem ser evitadas.

Assim como, nos deixarmos levar por vaidade excessiva, proclamando aos quatro ventos nossas excelsas qualidades. Deixemos que os outros as reconheçam. A vaidade excessiva não é bem vista pelas pessoas. Apenas pelos bajuladores, que sempre saberão agradá-las, atiçando sua vaidade.

Bem crianças, a velha lei da Natureza Humana condena certos, digamos, defeitos de caráter, tais como ingratidão, egoísmo, vaidade, orgulho, mas nós também temos pontos positivos para abordar, tais como gratidão, reconhecimento, solidariedade, amor, temperança, amizade, que, por serem virtudes, são quase que obrigatórios em nossa formação. Só que nem todos sentem isso, o que é pena.

Esperando que esses pontos obrigatórios sejam melhor considerados, desejo a todos UM LINDO DIA.

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"A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é, ou melhor, apesar daquilo que você é"
Victor Hugo

Eu sou uma pessoa intensa
É minha natureza
Entro de cabeça em tudo
e tudo deve ser incrivelmente profundo
Não mergulho em água rasa
Adoro comer pelas beiradas.
Sou desses que se digo que faço, eu faço!
Me entrego de corpo e alma
Não gosto de nada que seja mais ou menos,
meio bom, nem aquilo que dá para o gasto,
não sou de meias-palavras.
Meu jeito é falar o que sinto
o que desejo que aconteça.
A minha intensidade
não cabe dentro de uma garrafa.
Nem de rum, nem de tequila,
sou intenso e gosto daquilo que me leva
me seduz a loucura, ao prazer.
Sou assim, amo a volúpia,
talvez seja o motivo pelo qual escrevo.
Eu amo, meus desejos escrevem.

Quanto mais experimento a bondade de Deus, mais percebo a maldade na minha natureza humana...
Quanto mais contemplo sua santidade, mais vejo o pecado que diariamente se apresenta diante de mim, em suas diversas formas, disfarçado até de boas virtudes...
Quanto mais me é revelado seus valores, mais percebo a minha pobreza...”