Texto Liberdade e Autoridade no Ensino

Cerca de 4199 texto Liberdade e Autoridade no Ensino

⁠Os Sistemas de Ensino terão a missão de fazer um esforço conjunto, formatando um projeto de capacitação para os profissionais da educação, permeado por conteúdos e metodologias tecnológicas, mediando o suposto lapso temporal existente entre as gerações que atuam nos ambientes de aprendizagem, na relação professor aluno.

Inserida por felipe_felisbino

⁠Se queremos salvar a educação, a escola pública, o ensino fundamental e médio, será urgente que os governantes retirem a formação dos futuros professores das universidades. Elas não conseguem ir além dos bacharelados. Deixem a formação de professores para os Institutos de Educação e Colégios de renome e história.

Inserida por Acirdacruzcamargo

⁠⁠O ensino acadêmico tradicional desenvolve a competência humana do aprendizado autônomo. Por menos intuitivo que seja, a quantidade de conteúdo na grade curricular, possibilita ao indivíduo a habilidade de receber, processar e discernir o excesso de informações. Há quem defenda um ensino direcional, sem excesso intelectual, porém, privar o agente de experienciar as mais diversas nuances de sua profissão, reduzirá sua capacidade de discernir se aquilo é plausível, se faz sentido ou não. LEAL, Abdiel.

Inserida por ableal14

⁠Os amigos são próprios de fases: do bairro, de infância, do ensino fundamental, do ensino médio, da faculdade, do emprego, do curso de inglês, da academia, dos rolês de bike, da poesia, do blog. Todos significativos em cada etapa de formação. Não estão em nossa frente diariamente, mas estão em nossa personalidade, determinando, de modo imperceptível as nossas atitudes.

Inserida por YanaYaYa

⁠Há de se admitir que eu te ensino muito. E tanto. E você mesmo disse que adora o quanto eu sou um mar vasto que invade as pessoas ao meu redor. De mar, digo que sou onda. Você, menino, observa de longe o efeito do estrago. Se eu te assusto, por que você me admira? É que certamente, antes de mim quase não havia nada de você.

Inserida por naianabbrum

A docência ⁠no ensino superior é o constante acreditar, acreditar no melhor de cada aluno, acreditar que todo conhecimento é importante e que deve ser sempre debatido, acreditar que com o conhecimento é possível melhorar a comunidade ao seu redor e que mesmos as mais pequenas mudanças quando feitas por muitos geram grandes transformações.

Inserida por fabiomedicilorenzeti

Professores de História no ensino básico encontram dificuldades de fontes para ensinar o Governo Jânio Quadros. Os nossos sebos estão cheios de preciosidades sobre esse curto período. Recomendo as 92 páginas do livro "A Miséria é nossa!" do Professor Gondin da Fonseca, da Editora Fulgor. ⁠

Inserida por Acirdacruzcamargo

Quando o professor acata a denominação de colaborador dentro de um sistema de ensino transformado em empresa, deixa de ser agente transformador, emancipador, para se assumir como construtor de modelo satisfatório para este sistema que enxerga como objetivo de suas ações, a excelência do próprio sistema e não o aluno.

Inserida por joseni_caminha

⁠É desafiador determinar o método ideal para o ensino das disciplinas no Brasil, especialmente devido à vasta diversidade desse país continental e à necessidade de aproveitar todos os recursos disponíveis. Entretanto, é incontestável que a educação baseada em valores exige o engajamento e compreensão de que a formação cidadã requer a participação não só da família e dos professores, mas também dos profissionais da merenda e da equipe de limpeza. Essa abordagem promove exemplos, respeito, socialização e outros detalhes que vão além do simples ensino das disciplinas, transformando a escola em um ambiente de aprendizado holístico.

Inserida por LALBERT

⁠Só lembrando: Armínio não criou nada, mas só reverberava e defendia o ensino da Bíblia e da Ortodoxia contra as novidades doutrinárias do calvinismo criadas no século 16! O resto não passa de pura fake News de calvinistas que queriam e querem inserir o maniqueísmo e gnosticismo (monergismo rígido) dentro do cristianismo.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Aprender dentro da diversidade; A melhoria no processo de ensino e aprendizagem em contextos multiculturais e bilíngues, como nas regiões de fronteira entre Brasil e Paraguai, exige um compromisso contínuo com a formação de educadores, a valorização da diversidade e a implementação de metodologias inclusivas. Ao reconhecer e integrar os saberes locais e globais, podemos criar um ambiente educacional mais justo e equitativo, que prepare os alunos para serem cidadãos do mundo, respeitando suas raízes culturais.

Inserida por yhuldsbueno

⁠Quando a escola não cumpre o seu papel no processo de ensino e aprendizagem, depara com uma realidade dentro dela, que não consegue encontrar uma solução e a melhor que encontra é transferir a responsabilidade para a falta de participação da família no processo de ensino e aprendizagem do aluno ou na dificuldade que este tem de aprender.

Inserida por joseni_caminha

⁠No calvinismo, depravação total significa absoluta inabilidade humana, diferente do ensino Bíblico e Ortodoxo. Por esse motivo, a eleição no calvinismo tem quer ser INCONDICIONAL; assim a lógica é que Deus crê e se arrepende no lugar do homem, já que este está absolutamente inabilitado.

Inserida por VerbosdoVerbo

O sistema de ensino que se auto declara eficiente⁠, dentro de um modelo neoliberal de ser, ignora a falibilidade de qualquer processo diante de uma diversidade que compõe a realidade ao qual ele é submetido, logo, a excelência é uma máscara que os seus sujeitos agentes utilizam para receber os aplausos que cobre as carências com que os sujeitos pacientes continuarão a sofrer.

Inserida por joseni_caminha

O ambiente escolar deveria ser um ambiente acolhedor e propício ao ensino e desenvolvimento socio-intelectual, mas ao desconsiderar a humanidade e condição humana nas escolhas de professores, esse ambiente acolhedor se esvai. Uma escola sem humanidade, com viso no lucro e em um tal " reconhecimento" e "Tradicionalismo" mata e derrete o cérebro jovem fugazmente moldavel e o transforma em mais um sem humanidade, sem acesso a arte o jovem não sabe se expressar, sem a literatura o jovem não sabe falar, escrever se transpor em um texto. Matematica, gramática, Fisica, Biologia são inevitável para o abatedouro artistico chamado enem,mas poesia literatura, cinema, romance, amizades familia, são motivos para estarem vivos, então não cedam suas almas a esse sistema doentio que lhes prendem,abram suas mentes e busquem conhecimento que o transforme em um pensador critico porque com isso, você conseguirá enxergar por trás de cada mascaras

Inserida por GDR

⁠Educação é ação! A verdadeira excelência no ensino é uma consequência de um trabalho construído em grupo e não da própria excelência. E a mesma só é possível com a participação da família. A excelência construída fundamentada em resultado de alunos em avaliações externas, não é educação, é adestramento.

Inserida por joseni_caminha

⁠Desde o ensino fundamental até o vestibular, a preocupação é com a média das provas. Isso cria gente média. Se a pessoa ficou na média, ótimo, é motivo para comemorar. Mesmo quando a média é cinco de dez. O que, convenhamos, equivale a comemorar um verdadeiro fiasco. Mas a maioria de nós foi educada assim, e acredita que isso é o correto. O pensamento que prevalece, é o de que ficar na média é bom.

Inserida por SEJABRILHANTE

⁠O ensino do judô para crianças e jovens está muito além das medalhas e competições. O verdadeiro ensino do judô está em seus benefícios que ajudam no desenvolvimento do caráter, fazendo delas pessoas melhores. Ensinar judô como objetivo somente em medalhas e competições é de longe o maior erro de um professor de judô.

Inserida por RalfRozas

⁠Comecei no jornalismo com 16 anos, no primeiro ano do ensino médio. Era um misto de chargista, aprendiz de repórter e carregador de malas. Há quanto tempo pisei numa redação pela primeira vez? 45 anos? E ainda hoje, a cada manhã, renovo a opção que fiz na adolescência. Não consigo me imaginar em outra profissão. Acredito no jornalismo como uma ferramenta poderosa para melhorar a sociedade, ajudar as pessoas, denunciar trapaças, valorizar boas iniciativas, fortalecer a democracia. Com alegria, concluo que fiz a escolha certa. Sou grato à vida por ser jornalista.

Inserida por jose_carlos_fineis

O ensino hoje em dia está preso à ideologia. A pessoa não é livre pra pensar por si, é condicionada a pensar e agir como manda a ideologia. As universidades se transformaram numa espécie de fábrica de deturpadores. Por isso valorizo quem busca por si o autoconhecimento e o conhecimento, os autodidatas.

Inserida por alexsandre_soares