Texto Liberdade e Autoridade no Ensino
Em vez de nos agredirem como nos agridem, por que é que não fazem simplesmente uma pergunta: como é possível que Cuba em 30 anos tenha feito o que a América-Latina não fez em 200 anos?"
- "Esta noite milhões de crianças dormirão na rua, mas nenhuma delas é cubana".
- "Um revolucionário pode perder tudo: a família, a liberdade, até a vida. Menos a moral".
- "A história me absolverá".
- "Viver acorrentado é viver na vergonha".
Terrível é o tempo
Que passa sem aviso
E desnorteia
Que passa com aviso
E identidade
Fica dentro, mas tão dentro
Dá saudade
Segue fora, bem por fora
Sem vontade
Remexendo nas entranhas do vazio
Bagunçando o remexo do transbordo
Separando e o sentido ainda está lá
Unindo os cacos e o sentido aonde está?
Segue jovem
bem na mente, onde não cabe
Envelhece
joga fora, trás saudade
Ah senhor tempo
Leve embora a falta
E deixe as rugas
A falta
não preenche vazio não
A falta
transborda o amor
E amor
não quero derramar não.
Te reencontrei, mas já não quero mais o seu abraço!
Sempre ouvi que a gente no futuro se reencontrar ia, e como estaríamos mais maduros. Teríamos outro olhar sobre a vida, e que nossos corpos e mente iriam voltar para aquela conexão que um dia tivemos.
Mas não foi o que aconteceu!
Eu te vi e não te reconheci! Não porque você mudou muito, mas sim porque EU MUDEI!
Ver que você continua o mesmo, me fez entender que eu caminhei muito para chegar onde estou, e não faz sentido andar para trás.
Não tive vontade de te abraçar!
Não fez sentido te ver depois de tanto tempo.
O seu sorriso continua o mesmo, mas já não me faz sorrir olhar para ele.
Quando aceitei a minha vida nova sem você, de alguma forma entendi que o que está no passado fica no passado como uma linda memória.
Sei que o seu sorriso, até o seu abraço fará sentido na vida de alguém. Mas não na minha vida.
E esta tudo bem!
Esse não é um texto para te rebaixar. Apenas entendi que com o nosso reencontro, eu não preciso VOLTAR,ou tentar recuperar o tempo "perdido". Sendo que eu não perdi (mesmo que tenha sido você a me deixar). Ganhei, e ganhei muito. Como uma vez me disseram: até um pé na Bunda te joga para frente. E eu andei... andei muito! E não quero mais esses seus abraços. Foi bom te reencontrar.
Mas a vida que tínhamos ficou no passado, e é lá que com carinho vou guardar.
Titulo: Eu era.
Como um passaro livre
Que se apaixonou
E uma espécie de grade o cercou
E tão assustado ele ficou
Pois não saberá porque ela o trancou
Mas em sua gaiola ele ficou
Até que sua dona se foi e não o levou
E muito abalado ele ficou
Perdeu sua liberdade e uma gaiola ganhou
Se ela o amava ele então duvidou
E com um pensamento eterno ficou
Porque antes de ir ela não o soltou??
Havia uma menina que se escondia para ver o garoto que ela gostava! Ela se escondia por medo! No dia que descobriram que ela gostava do menino e que todos "zoaram" o rapaz afinal a menina feia gostava dele. A filha da tia da secretaria era muito feia... onde já se viu achar que ela poderia se apaixonar??? Feios não podem gostar! Então fiquei nos cantos da escola Amador e Catarina olhando, querendo que ele me notasse... mas com medo de ser humilhada (de novo). Me restava sonhar. Afinal era uma piada eu gostar de alguém... e com isso tive que aprender a esconder o choro, esconder que queria amar... esconder eu mesma. Aprendi a suportar a humilhação (mesmo que eu chorasse todos os dias em casa). Me escondendo dos olhares que me condenavam por minha aparência e me condenavam a solidão.
Tive poucas amigas e boas... mas era duas amigas contra um desprezo coletivo. Mas de todos os desprezos o que mais doía era o desprezo daquele menino.
Eu me convenci que eu era desprezível... eu me convenci que era feia (afinal era o que a maioria dizia) e eu aceitei viver nos cantos.
Fiquei brava! Muito brava! Briguei com tudo e com todos... queria que o mundo acabasse. No fundo eu só queria me esconder. Não queria ser notada. Afastei muitos de mim! Eu sentia a minha falta de ar, o desespero que tudo acabasse.
Tudo porque eu tive a "ousadia" de gostar de alguém...
O tempo passou. Me escondi de mais, me escondi por anos... e hoje só posso dizer para aquela menina que TUDO JÁ PASSOU! A escola acabou! Não precisa mais se esconder e nem brigar. Que ela pode respirar... que as coisas mudam de lugar.
E o rapaz que um dia ela tanto gostou ela nunca mais o veria... e que tudo cicatriza e nos ensina!
E que ela pode e vai aprender quando ela parar de ser esconder.
As vezes observar que o tempo passou me assusta.
Pessoas que eu lembrava com o rosto jovem, olho as foto hoje e "não reconheço". O tempo foi tão bom para uns e tão "estranho" para outros.
Cadê o brilho da juventude?
Cadê o olhar que eu conhecia?
As rugas apareceram e a pessoa que eu conheci não existe nada dela mais? Nem um pouco dos sonhador que eu via? A pessoa que iria conquistar o mundo está atrás de uma mesa,calado!
O tempo valorizou a muitos, e apagou a tantos outros.
As vezes o tempo passar tão rápido que me assusta. São quase 35 anos que estou nesse mundo. E a vida está acontecendo... e há muitos não estou mais reconhecendo e não são para todos que isso podemos dizer que é bom!
O tempo voa e as vezes isso me assusta.
Acho que a Surian jovem que ainda existe em mim queria poder voltar a ver as pessoas que ela amou no passado... mas elas assim como eu mudaram, mas a verdade é que o tempo passou e isso as vezes me assusta.
Vem ventos fortes: E eu continuo viva!
Vem a desilusão: E eu continuo viva!
Tive abandonos: E eu continuo viva!
Perco pessoas amadas: E eu continuo viva!
Por muitas vezes SONHEI com o que eu achava ser o ideal para mim, e não acontecia, e eu me perguntava: Por que não comigo?
A resposta sempre foi: Eu continuo viva! Não precisa ser do meu jeito, apenas é preciso saber observar a vida. Mesmo que o chão se abra debaixo dos meus pés, eu continuo viva!
Mesmo que eu passe por noites frias e longas onde só sei chorar, eu continuo viva!
Mesmo que a distância e a morte me tire pessoas amadas, eu continuo viva!
Posso sim chorar: Eu continuo viva!
Posso sim sorrir: Eu continuo viva!
Posso sim suportar: Eu continuo viva!
Posso sim encontrar a paz: Eu continuo viva!
Posso sim ter conquistas pessoais: Eu continuo viva! Eu encontrei a esperança, porque sei que tenho vida!
Para todos os dias e sentimentos eu me permito sentir... Eu aceito que tudo fez parte, e tudo faz parte...
E eu continuo viva!
Me sinto confusa... achei que vínculos se acabavam.
Mas existem algumas pessoas que parece que por mais que o tempo passe,elas vivem em nosso peito/mente!
Na verdade é aquela Deborah que ainda existe em mim mostrando por meio da saudade.
Hoje é um dia de pensar... lembrar...
Hoje é dia se sentir.
Preciso aceitar que você viverá sempre em minha história
Texto de Deborah Surian .
Saudade é uma estação boa de sentir
reservei essa saudade para você, saberia que um dia isso iria vim a calhar. È estranho eu sei, nada ocorreu entre a gente mas desde que se foi parece que perdi algo dentro de mim. Nunca nós pertecemos mesmo, apenas emprestávamos nossos corpos para que a carência não fizesse morada.
Jamais irei ser de alguém minha alma é liberta demais para se prender.
Nao te inquietes
Saberás que tens o vento a bater no rosto,não tens nada a tua frente,não tens correntes que te amarrem,nesta estrada nada te pode parar,nada te impede.
Esse sorriso penetrante e a tua chave para a felicidade,o teu soltar pode perturbar muitas pessoas,mas ......nada como o teu vencer que vem de dentro que te projecta....para a vida.
(Adonis Silva 09-2018)
Agradecendo uma amiga que postou sobre trechos do capítulo “Amor”, do livro “Liberte-se do Passado”, do filósofo indiano Jiddu Krishnamurti (1895-1986) falando sobre amor e apego, em 1978 (em inglês).
Com gratidão, respondi: Sejamos a fluidez do amor, simplesmente meditativos. Sem expectativas, libertos e integrados. Em consciência profunda do que é. Sejamos o que o amor decidir que sejamos. O que o amor nos colocar para sentirmos. Ou que estejamos em serviço dele. Ou simplesmente. DO EU SOU. NÓS SOMOS. AMOR AHO. Isso tudo sem que possamos projetar. Um dia irei lhe contar minha amiga a história que vivi do amor de Deus. Gratidão.
Livre
“O mais belo estado da vida é a dependência livre e voluntária: e como seria ela possível sem amor?” (Goethe, J.)
Amar é mágico! É um sentimento único de liberdade e desejo, de respeito e confiança, de entrega e cuidado. O amor verdadeiro, puro, é aquele que não cabe em si, mas transborda. Enche riachos, alaga rios, corre para o mar, misturam-se as águas – personalidades, estilos, diferenças se completam.
Nunca seremos iguais. As diferenças fazem parte de nossa história e respeitá-las é essencial para a segurança, harmonia e plenitude do relacionamento. Alguns ajustes e acomodações são naturais, fazem parte do crescimento saudável, mas sem jamais adentrar no lugar sagrado da individualidade.
O amor é uma entrega mútua fundamentada na confiança e na liberdade. Quando engaiolado silencia-se o canto. Mas quando livre... Quanto mais livre, inesquecível o encanto.
Ser razoável na vida, inclusive em questões políticas, é essencial para que não se possa criar apoteose ou, por outro lado, ser extremo, ao passo de garantir ampla igualdade e não ter uma eficiência coletiva ou garantir ampla liberdade fazendo com que o Estado seja ineficiente, possibilitando o privilégio de poucos.
Seja menos partidário e mais a favor do país!
Ser livre não é sair por aí fazendo o que dá na telha, isso é ser insensato. Ser livre é saber que somos prisioneiros de nossas ações, e que elas vão reverberar por todo o meio.
Esqueça este lance de achar que sua vida está errada, que feliz é o outro que se aventura e vive com intensidade.
A natureza não compreende os excessos, tudo o que é demais tanto pra mais, quanto pra menos, gera desiquilíbrio.
Seja livre mantendo sua consciência tranquila, aceitando sua vida como é com gratidão e respeito pela sua história e por Aquele que Te Criou.
O pássaro vê
Seus colegas voando
Desviando dos galhos secos do verão passado
Por que não pôde planar
O pássaro vê
Seus colegas bicando
As doces vinhas ainda em seus cachos
Doutro verão que irá
Sem deixá-lo as bicar — seu homem não deixa.
O pássaro vê
Sobre as diversas frestas da gaiola de aço
Seus colegas voando
Compartilhando seu canto
Chamando-o a se aprochegar — ah, seu homem não deixa:
Quer ouvir seu canto
Sobre as diversas frestas
Duma gaiola que o agarra a seu favor —
Como quer ele ouvi-lo cantar!
Solte o pássaro, homem!
Deixe-o planar
Sobre um verão que o deixará tão logo
Até que não possa ouvi-lo cantar.
As vozes ecoavam por toda a casa. Todos comemoravam o amor deles, o amor dele. Estavam decidindo tudo em meio a risos e suspiros, decidiram datas, locais de viagens, marca do moveis, nome dos filhos. Ela? Ela saia calmamente sem nem ao menos ser notada, deixando que lhe decidissem a vida como sempre haviam feito. Subia os degraus de madeira deixando o vozerio para trás.
O segundo andar consistia em um longo corredor até a outra extremidade da casa, com uma infinidade de portas . O sol iluminava o fim do corredor o que somado a todas as portas fechadas, dava a ela a sensação de “luz no fim do túnel”. Luz! Para ela luz sempre esteve associado a liberdade. Nem ela sabia explicar o porquê disso.
Os passos, antes lentos e arrastado, iam ganhando velocidade a medida que o longo corredor era vencido. A luz toca-lhe a pele, a determinação toca-lhe a alma e o corpo toca o vidro. Eis que a liberdade vem acompanhada de estilhaços que lhe marcam a pele. Mas a alma, pulando enfim para a liberdade, não liga
DONA ALICE, no lugar das mil maravilhas na arte e na cultura brasileira sonhando distante das realidades e dificuldades das periferias.
A arte e a cultura produzidas no seculo XXI nas periferias das grandes cidades metropolis brasileiras permanecem ainda, infelizmente midiaticamente na estrutura pré-colonial perante a visibilidade institucional e comercial nacional, culpa da Dona Alice, que só vive sonhando mas está mudando pois já vem recebendo os olhares ávidos de grandes grupos imperialistas por conta da aprovação, valorização, apoio e reconhecimento internacional que reconhecem que as novas linguagens fora do eixo são cada vez mais fortes, importantes e expressivas, derivações identitárias mais próximas das realidades das dificuldades sócio-politico-educativas insurgentes e resistentes do grave problema de carências de oportunidades institucionais, politicas publicas inadequadas inacessíveis e a crescente escalada da violência urbana nas comunidades que distancia de qualquer conceito da verdadeira moderna e aceitável, liberdade. Tudo isto bem distante das perversas politicas menores de partidos políticos.
O grande e o principal inimigo das pessoas é o seu próprio "EU", seu orgulho, sua ganância, seu desafeto, seu medo, seus poréns e etcs...
Às vezes as pessoas buscam a liberdade e crescimento de fora pra dentro mas digo ser o contrário. Construa seu sucesso pessoal de dentro pra fora.
DG
Queria ser como um pássaro, para nas asas do vento poder voar.
E queria ser como o vento, para no céu sem limites poder soprar.
Queria ser como um peixe, para no mais profundo dos mares mergulhar.
E queria ser como o imenso mar, para nas grandes fronteiras do mundo circular.
Eu queria um dia voltar a inocência, e correr pelas ruas sem medo de errar.
E como uma criancinha boba, sem saber dos desafios que poderiam me encontrar.
Eu queria voltar ao passado, e como quem hoje sou ir para me encontrar.
E para mim um alerta levar, "o mundo é perigoso mas não chores, pois em tudo vai suportar."
Foi morto como covarde, um desertor.
Negou-se ao dever quando convocado a fazer parte da corrente de união e força na luta pela liberdade.
Ao covarde restou o direito às ultimas palavras:
- Em nome das correntes de união não serei um elo de luta pela liberdade pois elos não libertam ou aprisionam tão pouco lutam ou fazem guerra.
- A união faz a força das correntes que unem e a Paz é a cópia das chaves que libertam. Não mato por liberdade, morro em Paz.
- Morto em Combate.
- Relacionados
- Liberdade
- Frases de liberdade para quem ama viver sem amarras
- Melhor sozinho: frases que exaltam a liberdade
- Liberdade de Escolha
- 51 frases de mulher independente que celebram a liberdade feminina
- Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
- 22 mensagens de agradecimento para formatura do ensino médio
