Texto e poema de Amor ao Namorado
Poemas de Amor
Não gosto de poemas de amor, nunca gostei.
Poemas devem ferir, excitar, provocar fugas, mudança de página;
Poemas devem ser escritos não para serem lidos, ou suportados, até o final,
Mas para serem sentidos, admirados ou repudiados, desde o início.
Gosto de poemas hemorrágicos, catastróficos, assassinos, incendiários;
Gosto de poemas malcheirosos, estúpidos, invasivos;
Aqueles que denunciam, provocam, ofendem;
Aqueles que desenterram cadáveres esquecidos
E com eles dançam um bom twist sobre mármores e flores artificiais.
Gosto, sobretudo, da poesia que denuncia os significados
das insignificâncias do mundo
Amar não é amor
Quando eu era menina, nunca me esquecerei, nunca me esquecerei do assombroso Dia das Almas. Os pensamentos invasivos, as noites silenciosas, vidas e passados revisitados.
Sinto falta de Pedro.../Sinto falta de Átila, de Breno, Rui, Célio, Guto.../?... Todos no mesmo dia... Uma queda só, um abismo só...
Deus sabe o que faz. Venha e observe: não há sequer uma estrela visível, mas elas estão lá. Algumas aparecem pouco, raramente, estão distantes, porém, são os pontos luminosos pelos quais meus olhos procuram, e, quando os encontram, a luminosidade que emitem os confundem. Uma desgraça perturbadora. É quando surge aquele desconforto aterrorizante, dezenas, centenas de outros pontos flutuam furtivos, persistentes, visíveis mesmo a pálpebras cerradas.
Parecem ameaçadores, deveria evitá-los.
A fuga nunca foi uma opção, mas sou induzida pelo desconforto a recuar para algum lugar escuro, desorientada, tateando objetos; eu sei o que vem depois e nunca os procurei por inocência, ou instinto científico.
Por que o faz?
Há uma acne em sua testa.
['*'].
Pontos brilhantes desaparecem; fazem isso com pouca sutilidade e aparente desdém.
.
.
.
.
...
É quando me sinto desgraçada, obscurecida por uma sombra densa, pesada. Também é quando meus pensamentos oscilam, se confundem entre calafrios. Sinta! Meus batimentos cardíacos diminuem, aumentam - ofegantes e agonizantes. Quando eu não mais respirar... Quando será?
Estou frágil, preciso repousar, ela está chegando, ela e as náuseas.
Por que as procura?
A quem?
As estrelas arrogantes. Atente às modestas.
Estou condicionada à dor das belezas mortais.
Não morrerá por isso. Morrerá?
Morreremos: eu e você.
<>
E Tábata? Tábata sobreviverá ao milho, às minhocas, às pedras? Gostaria de perpetuar a vida de minha querida Tábata. Ela me presenteia com ovos saudáveis. Tudo parece rotineiro em sua vida. É uma criatura dócil, oportuna, sempre discreta e humilde.
Tábata morrerá.
Quando?
Quando sua fome superar seu amor.
Eu nunca a comerei.
Há muitas fomes neste mundo. Seria demasiado inoportuno falar sobre esse mal natural enquanto nosso tempo nos reduz à distância.
Gosto do cheiro de sua voz, da aflição pulsante em meus tímpanos, de sua respiração egoista.
Nossos sentidos flutuam, divergem...
Isso, talvez, preserve a acidez de uma saudade inevitável.
=÷=
=
Você viu a beleza da queda?
Sim, estou emocionada. Como descrever a morte cadente?
.?.
Preciso ver Paula, mandar um beijo para Lúcia. Elas estão atrás da lua.
Da lua? Não a vejo desde ontem.
Os dias têm sido nublados. Você sabe: nem sempre sol, nem sempre chuva, frio, calor...
Mas sempre, e sempre, haverá alguma sombra onde pisar.
Sim. E borboletas a voar
Será o casulo uma alternativa inviável?
\\
Uma visão sinistra de eternidade.
O que mais falar sobre o amor, esse sentimento complexo, diferente de todos os outros? Mesmo assim, todos desejam vivê-lo e quando vivem de forma correta, é maravilhoso. Tão belo quanto a mais linda aurora boreal, tão raro quanto o alinhamento de planetas visíveis a olho nu.
O sentimento é tão belo como a equação da identidade de Euler, tão perfeito como a sequência de Fibonacci. Na visão deste nada humilde poeta, o amor é necessário e todos deveriam vivê-lo, mas viver da forma correta com alguém que realmente ame e que também seja amado.
Amar é bom, mas amar e ser amado da mesma forma é lindo.
O amor de Cristo não é baseado em sentimentos humanos. Ele não mandou termos emoções. Ele mandou-nos ter comportamentos.
Todos nós temos o poder de escolher, ser bom ou ser ruim.
Se eu digo que amo o meu irmão e aborreço ele, eu não o amo, eu sou falso, mentiroso e até mesmo hipócrita.
O amor de Cristo é um conjunto de comportamentos, escolhas, decisões.
Se sou poeta gostaria de ser poeta e saber transformar o amor em palavras com tanta sensibilidade, a beleza das coisas, o colorido das flores na primavera, pelo sol do verão, pelos abraços calorosos do inferno, do outono, cobrindo o chão com folhas que caem das Árvores Queria poder ser Poeta para compor poemas em versos declarando as maravilhas que se manifestam nas coisas mais simples da vida Queria ser poeta para que através da poesia pudesse revelar com simplicidade e beleza as coisas que encantam os olhos que acalmam a alma que se declara a quem ama revelar o amor, as paixões dos sentimentos das emoções e do desejo que podem e arrepiam, a delicadeza de uma mulher, a timidez de uma menina, do rapaz que se declara
o pai que abraça
da mãe que gera a vida eu queria ser poeta porque os poetas conseguem captar na simplicidade e compor a mais bela poesia eu poeta desejo ser
como os poetas a versar da vida verso um amor eles são poetas são poemas isso desejo um dia ser como os poetas e seus poemas.
Atraídos pelo Amor de Deus
Ele nos amou primeiro, e o Seu amor é a razão de nossa existência; tudo é mantido por meio desse perfeito amor. Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas, por isso devemos aprender a manifestá-lo por meio de nossas atitudes, fundamentadas em Seu amor.
Sabemos que, quando amamos por meio dEle, estamos manifestando o Seu poder curador, que transforma nossas vidas e lhes dá um verdadeiro e real significado.
À medida que nos aprofundamos nas realidades desse amor imensurável e incondicional de Deus por nós, aprendemos a vivenciar cada uma de Suas virtudes, que produzem restauração e edificação em nossas vidas.
As lágrimas do amor
Em um mar de lágrimas, formado pelo sofrimento, o abismo que nos separa da felicidade parece imenso e distante. A dor e a raiva se fazem constantes, e vivemos em um mundo triste e solitário. No entanto, a única coisa que nos lembra do porquê continuamos a sobreviver é a família. Ela é o que realmente importa — é o amor de cada dia que ainda nos traz alegria. É o contato que vai além de um simples abraço, até chegar ao afeto de um beijo. Esse é amor
A família
No silêncio da família, a dor se esconde e o amor dá lugar a palavras e olhares que ferem. Laços familiares se enfraquecem, e o riso se transforma em tristeza. Promessas quebradas e a distância emocional deixam o lar frio e cheio de espinhos. Mas, apesar do rancor, há raízes profundas que mantêm a esperança. Mesmo em meio à dor, ainda existe o desejo de reconciliação, onde o perdão e a compreensão podem fazer a família renascer.
Espetáculo
Assim é, amor, como bem sabes
Dos sonhos meus que te conto ao acordar
Do som dos pássaros que cantam conforme o nosso passo
Dos registros que eternizamos no palco da vida
E sabes, assim, como bem é – amor
Das nossas intimidades singulares pelas noites
Do doce tocar do meu rosto no seu e…
dos nossos olhares distraídos, perdidos – em nossa própria imensidão.
Passa por nós o tempo tão breve
que abre e fecha as cortinas do nosso espetáculo.
Do rio que corre e nos renova a cada encontro.
Mas eterniza (na memória) o sentimento –
do pouco de cada um que no outro fica.
(Tão breve o tempo, mas tão belo o caminhar)
E descubro, paciente, o viver (tão seu).
Enquanto ouço os aplausos dos outros eus sobre nós.
Amor & Música
O amor é um som que não cessa,
um eco sem fim, descompassado, perfeito.
Nasce no silêncio que antecede o toque,
respira na pausa entre os olhares
e desliza suave entre os acordes do peito.
Quando o verbo já não alcança,
o amor canta.
Cada sentimento, um som a vibrar.
Nas cordas invisíveis da alma,
ele se tece, se dobra, se desfaz
para renascer nas notas que o vento embala.
Há uma dança no ar,
quando os corpos, em segredo,
seguem a partitura invisível da paixão.
Movimento que fala mais que o murmúrio,
e nas curvas de um abraço,
se perde a razão.
Na música, o amor é
o que nunca se explica.
Ritmado ou solto, ele flui,
puro, intenso, inefável.
O compasso se quebra,
mas nunca o encanto.
Assim, na pauta do tempo,
amor e música caminham lado a lado,
um só poema,
sem palavras.
[POESIA]
Bico-de-arara em flor
seja no meu canto
ou por onde eu for
me toca com amor.
Bico-de-arara com
par de asas nas matas
dá a sonetista asas
e concede revoada.
Bico-de-arara seja
em flor ou com asas
a alma sempre beija.
Bico-de-arara sempre é sinal
divino da minha Pátria sob
o céu do Hemisfério Austral.
CONTRASTE
Você foi o azul na minha escala cinza,
Deixou meu coração habitado de amor, felicidade e harmonia.
Na sua voz, eu via uma terapia;
Antes de você aparecer, era tristeza e agonia.
Mas hoje, meu coração é como uma casa
Nada engraçada e sem sentimentos.
Está vazia, sem móveis; estou imóvel, triste e frustrada,
Morta e exausta pelo tempo.
Sua voz foi um abraço,
O mais quente e caloroso.
Hoje, estou congelada,
Tão amarga, em uma casa vazia e sem cores.
O amor nos encontra quando menos esperamos,
Somos duas almas, um drinque e um olhar,
Frente a frente, a tensão palpável,
Sorrisos bobos, um constrangimento no ar.
O que fazer, o que dizer neste instante?
Sinto algo profundo, embora recente,
Acabei de te ver, e já estou envolvido,
O que é este sentimento que me faz sorrir?
Se não fosse o seu amor por nós, por cada um que chama, por cada voz que clama, o mundo não existiria.
Se não fosse Amor, o Eterno Amor, nossa historia seria sem Éden, seria fogo e éter, apenas poeira de um universo frio e misterioso.
Se não fosse o seu grande amor por nós, as suas misericórdias que se renovam a cada manhã, eu falho de coração, imperfeito na alma e de pensamentos obscuros não seguiria.
Que Você Tenha um Dia Iluminado
Com sorrisos espalhados pelo ar,
Que o amor te abrace apertado,
E a esperança sempre esteja a brilhar.
Que Você Tenha um Dia Iluminado
Que o sol brilhe no seu caminho,
E a paz te faça companhia,
Que cada passo seja leve,
E encha o teu peito de alegria.
Mesmo nas nuvens cinzas,
Há um céu azul por trás,
Basta acreditar,
Que o melhor ainda vem.
Que você tenha um dia iluminado,
Com sorrisos espalhados pelo ar,
Que o amor te abrace apertado,
E a esperança sempre esteja a brilhar.
Autor: Luiz Martins
Em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Daej-bPa7uI
Há Muita Dor, Mas Há Mais Amor
Sorrateiramente memórias de infância me invadem e me fazem descumprir o cotidiano:
Na lembrança, apresenta-se uma figura aterrorizante que representa um clichê de tirano,
Do meu quarto, sinto o odor do cachimbo juntamente com o desprezo nos seus olhos exalando ódio,
Mas dar para ouvir da janela, apesar da tarde taciturna, as vozes das outras crianças brincando.
Do terceiro andar, eu fantasio-me brincando com elas no térreo, pois nem concebo a ideia se eu devo ir,
No instinto, aguardo o déspota desacordar ou sair de casa, para que possa me divertir.
De repente o interfone toca, ele atende, após uns berros, sai depressa pelas escadas, entra no carro e liberta-me.
Fiz meus afazeres escolares, minhas irmãs estão dormindo, minha mãe no trabalho e agora desobedecer é o mesmo que viver.
Viver é muito melhor que sonhar e me entrego de corpo e alma as brincadeiras, com minha pipa e meu pião,
Já estou todo sujo de terra como os amigos, ganhei pipas, não tenho mais o pião e acendi a chama do meu coração.
Minha a alma é invadida pela alegria de ser uma criança, sinto que venci o mau,
Porém subitamente escuto a cavalaria do inferno através do escape velho e barulhento.
Corro mais rápido que na brincadeira do pega-pega, subo as escadas para que não perceba que estive brincando,
Entro direto no banheiro, tomo banho e começo a chorar porque sei o que está acontecendo,
Você entra, espera eu terminar o banho e me surra com a mangueira que você usou para lavar o automóvel,
E sofro mais uma das infinitas violências do escárnio que um dia eu chamei de pai.
Por estes episódios, passei a minha vida crendo que não deveria ser pai, pois às vezes me deparei reagindo igual como inclemente.
Nas diversas escolhas, este pensamento sempre permaneceu, por achar que um dia eu seria como ele.
Arrependo-me profundamente, porque as opções que fiz anteriormente me castigaram a alma e me amaldiçoou até recentemente.
Mesmo que tardiamente, ser pai foi a melhor ventura que me aconteceu,
A importância de sê-lo é o mesmo que reconhecer a mudança e despejar a esperança na posterioridade,
Embora, o mais especial pra mim foi descobrir, mesmo com toda dor que possuo, o amor que ainda sou capaz de dar e receber.
Como queiras amor...
Como queiras...
Entrego a ti todo o meu abandono...
Tudo quanto espero...
Tudo quanto sonho e desejo...
Toda minha loucura...
Todo meu desespero...
A chama estremece...
No momento em que os deuses invejam e concedem...
A ventura e o castigo...
Por tudo que vivemos e sentimos...
Ao amor que tomou posse...
De coração que já não mais sossega...
Há um fogo que devora…
Que me devora a mim...
Rendido pela paixão...
Tendo começo...
Não tendo fim...
A paixão traz a dor...
Quem é que se acalma nessa estranha brincadeira de gato e rato?
Nesses pensamentos e gestos todos emaranhados?
O teu tempo ao meu se seguirá...
Encontrarás aqui o amor tranquilo?
Tão triste estou na noite escura...
Sem levar nos olhos meus...
O teu derradeiro olhar...
Sandro Paschoal Nogueira
Quero um amor de cartas
De papel manchado...
Quero o cheiro de teu suor
Seus erros de grafia
Na fria noite que expia
O quê era sombria
Nunca dia
Quero tua nudez a luz do dia
Tua pele magia
Que guia a minha
Fraqueza guia
Entre amor e agonia
Quero a sala vazia
Monotonia
As vezes noite
As vezes dia
Quando ela partia
Ficava a poesia
Ela era vaca e joaninha
Era verso que entendia
Era minha, Era via
Só era sala vazia
Ela era toda minha
Essas coisas de alma
Algo me diz que são bem mais calmas
Que não tem terror
Somente amor
tão mesquinho, nosso amorzinho
nosso amante, meu diamante
Minha poesia, que nunca escrevia
A é tão linda, sua rinda
Muito estudiosa, e glamurosa
Talvez somente eu acho
Acho que só eu
Isso é muito bom, esse é meu dom.
O amor faz de nós mais criativos.
E torna os corações mais ativos.
Não são somente as emoções que controlam as nossas ações.
Também partem de sentimentos q influenciam os nossos corações.
Quisera eu, se soubesse explicar quanto vale o amor.
Mas infelizmente um humano, jamais saberá entender o poder e o valor.
Tenho-te na mente como antes.
Ainda sinto o calor arrepiante.
Não são as cores q definem o mundo.
Somos nós que definimos tudo.
Como seria bom se pudéssemos escolher e definir o que desejamos.
Mas não, embora os sentimentos sejam traiçoeiros. São eles a quem deixamos.
Por vezes acho e chego a pensar q não nos conhecemos no todo.
Pois o amor nos derrete e nos transforma de certo modo.
Queria eu saber falar de amor.
E jamais por ele tivesse passado por dessabor.
Ah! Que se dane a vida, eu só quero amor. ❤️
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp