Texto de Reflexao Eternidade
Em cada amanhecer,
abra espaço para a luz entrar —
não só pela janela,
mas também dentro de você.
Permita-se viver com alegria,
não a barulhenta,
mas aquela que floresce em silêncio
só por saber que está vivo.
E que a gratidão te acompanhe
como um perfume suave,
lembrando que até o simples
é milagre disfarçado.
— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna
Críticas descompromissadas? Resiliência nelas!
Aqueles que lideram, realizam, abraçam a Missão do Reino ou quaisquer outros projetos, especialmente, quando focados no bem comum, devem exercitar o seu amadurecimento espiritual para lidar com essa inimiga rasteir - a crítica sem compromisso. Faz bem estar atentos aos seus métodos tinhosos, sujo, torpe...
Que eu defino assim: a crítica descompromissada descansa, confortavelmente na sala de estar, enquanto a sua amiga inseparável - a inveja - observa tudo, escondida no lavabo.
Claro. A crítica descomprometida nunca está só. E a grande força que recebemos com a nossa maturidade, é a resiliência. É com resiliência que processamos as mudanças das nossas atitudes diante das adversidades, para fazer delas não mais, apenas um problema a ser enfrentado, mas para despertar capacidades, em nós, que - "em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas" - como ensina o poeta Horácio.
Somos Como Pedro - Chamados a Crescer em Intimidade com Cristo - Parte 2.
"Pedro precisava experimentar o fracasso - a negação, a dor da perda, e a maravilha do reencontro - para compreender a profundidade do amor de Jesus."
Lucas 22:61-62 - Pedro nega Jesus, mesmo depois de anos de convivência...
Olho no olho - O Senhor olhou para Pedro - e ele se lembrou da Palavra que Cristo lhe tinha dito: "Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes. Pedro se afastou e chorou amargamente" - uma lição ensinando-o, que conhecer Jesus significava uma experiência muito além da convivência física ou religiosa.
Bases Bíblicas que sustentam os posicionamentos de Pedro Falo mais delas no próximo Post.
"Por que, em nossos relacionamentos amoros, dizemos o que não queremos dizer somente para ferir o outro?
Por que sempre queremos que o outro adivinhe o que gostamos na esperança de que esta pessoa seja a pessoa mágica que a vida nos enviou?
Não poderíamos simplesmente dizer o que gostamos e o que não gostamos para que o outro soubesse e nos fizesse feliz? Por que complicamos tanto?
Se quero ficar com você, digo que quero ficar com você! e não o contrário!! Deveríamos ser assim.
Mas somos seres emocionais que, no fundo no fundo, pensamos somente depois que já agimos!
Diga o que quiser dizer sem medo de ser infeliz!"
Tem coisa que só floresce no tempo certo. A vida não se apressa. Ela sabe o instante exato de fazer tudo acontecer.
Há um tempo pra começar e um tempo pra soltar. Um tempo de silêncio e um tempo de voz. Um tempo de semente… e um tempo de flor.
Confiar é saber que, mesmo quando parece que nada está se movendo, Deus está trabalhando — no invisível, no profundo, no tempo dEle.
— Edna de Andrade
... a Verdade
enquanto verdade não hesita,
tampouco se contradiz - sequer
acata viciosos jargões, os fortuitos
maldizeres que presos a sinuosidade
dos maus hábitos e imperfeições,
tramam criar brechas e pretextos - os
mais febris artefatos, no intuito
de maliciosamente
contestá-la!
Aos olhos
do nosso Criador não existe
o grande ou o pequeno; o
mais sábio ou os que ainda penam
por respostas - como não existirão as grandes ouas pequenas obras...
O que na verdade existe
é o justo e necessário atribuído
a cada espírito - portanto se apegue
e viva o necessário
de cada dia!
Tem dias em que tudo dentro da gente vira ruído.
Pensamento demais, sentimento de menos, e uma vontade enorme de fugir até de si.
Nesses dias… eu fecho os olhos e falo baixinho:
“Fica, Deus. Fica em mim.”
Porque quando Ele habita,
o caos se aquieta,
e até o que eu não entendo encontra lugar.
Minha alma não quer respostas.
Ela só quer presença.
- Edna de Andrade
Você já teve dias em que não sabia se chorava…
ou só fingia que estava tudo bem?
Já sentiu o peito apertado sem saber nomear a dor?
Eu já. Muitas vezes.
Mas foi nesses dias — nos mais silenciosos e partidos —
que eu percebi que não era abandono.
Era colo.
Deus não me explicou.
Ele me sustentou.
“Em muitos momentos da vida o silêncio é a resposta mais sábia que podemos dar a alguém. Por isso, prepare bem a palavra que será dita.
Palavras apressadas não combinam com sabedoria. Os sábios preferem o silêncio. E nos seus poucos dizeres está condensada uma fonte inesgotável de sabedoria.
Não caia na tentação do discurso banal, da explicação simplória.
Queira a profundidade da fala que nos pede calma. Calma para dizer, calma para ouvir. Hoje, neste tempo de palavras muitas, queiramos a beleza dos silêncios poucos.
Não diga as coisas com pressa. Mais vale um silêncio certo, que uma palavra errada. Demore naquilo que você precisa dizer.
Livre-se da pressa de querer dar ordens ao mundo. É mais fácil a gente se arrepender de uma palavra, do que de um silêncio.
Palavra errada, na hora errada, pode se transformar em ferida naquele que disse, e também naquele que ouviu.
Em muitos momentos da vida, o silêncio é a resposta mais sábia que podemos dar a alguém.
O silêncio é a única resposta que devemos dar aos tolos. Porque onde a ignorância fala, a inteligência não dá palpites.”
Mulher
O sol raiou é hora de levantar.
Abra a sua janela e deixe o sol entrar, faça um gostoso café e depois vai se cuidar.Após um banho de mar, hidrate a pele, penteio os cabelos ,coloque as suas roupas que mais te define e vai passear. Com a alma livre e leve todas nós mulheres somos lindas, mesmo que se esqueça do rímel passar.
A beleza da mulher é interna e externa, devemos sempre nos amar.
O corredor
Sei que a minha solidão
Chegarás ao fim
Quando te avistei naquele
Corredor bem próximo a mim
De repente estávamos
Sentados lado à lado
falamos do presente
E do passado!
Meus olhos te olharam
Meu coração palpitava
Sentia que já te conhecia!
E por ti me apaixonava.
Logo em seguida você teve que ir
Fiquei ali te olhando!
Você passando pelo o mesmo
Corredor que te conheci.
A Travessia
Minha travessia começou no teu olhar, meus medos tive que deixar, vou ter que me enfrentar, ainda faz frio, as lembranças me rodeiam, não posso parar.
Do outro lado vou chegar, meus passos se perdem, nessa estrada desconhecida minhas lutas travo, tenho a luz do teu olhar a me guiar, há um lugar.
Amor, desamor, travessia silenciosa entre a tristeza e a dor, um novo recomeçar, o amanhecer solitário do sonhador, a lágrima sentida de um amor.
Sigo sem olhar pra trás, o outro lado está ali a me esperar, nas cicatrizes, as lições a se guardar, o sol se põe, a noite perfuma o ar, a lua me convida pra dançar.
Sigo com o tempo a me levar, no rastro da ilusão perdida, escrevo minha história na contramão, sou estrela errante a vagar, do outro lado estou a chegar.
Minha travessia está chegando ao fim, larguei pedaços de mim pra mais cedo chegar, um outro eu acabou de aportar, no cais da vida, um amor está a me esperar.
O mate ...
É na confraria do mate que não tem rico nem pobre..
desde mais trapilho ao mais nobre...
Desfruta da mesma bebida..
Neste momento tudo se iguala
e essa é a funcão do mate
Reunir todos os irmãos...os de sangue
os de coraçao,
Todos na mesma irmandade a maior fraternidade da gente
do meu rincão. Ivens@breu
Você pode banir e não permitir que nenhum mal chegue até você e os seus, a partir do momento que não faz o mal ao outro e tem a sensibilidade necessária para perceber as setas no campo espiritual e repreende-las a tempo. Podem jogar pó na sua casa, fazer macumba, fazer tudo para te irar e te deixar maluco mas você estará cada vez mais forte e abençoado.
Por que na verdade tudo começa de dentro para fora e não de fora para dentro.
Trabalhe a sua cabeça para atrair o bem e esse será o seu eterno aliado.
Catador De Letrinhas
Dizem que sou poeta, mas acho que não, sou um catador de letrinhas, junto umas aqui, outras ali, também as que caíram no chão.
Nessa brincadeira, com elas todas juntinhas, vagueio entre os amores, as paixões, pinto sete, uno e separo corações.
Mergulho na alegria, me afogo na dor, no bailar das letrinhas, levo emoção, as vezes solidão, das lagrimas faço esperança, da tristeza canção.
Nessa magia louca, abro caminhos, fecho portas, escrevo por linhas tortas, sou catador de letrinhas, brincalhão, levo magia pra todos os lados, não esqueço do seu coração.
Seja lá onde for, sem elas, letrinhas danadas, nada faz sentido, é a menina sem laço de chita, o inverno sem cobertor, o poeta sem um amor.
Dizem que sou poeta, sou então, entre rimas, versos e prosas, deixo uma flor, no perfume, a paixão, no olhar da mulher amada, toda minha inspiração.
Autor
Ademir de O. Lima.
Amar Assim
.
Te amar é pouco eu sei, mas é tudo que tenho pra te dar, me faça todo seu, guarde esse pouquinho no teu olhar, é meu, não deixe o tempo levar.
.
Abri caminhos, teu coração toquei, semeei o melhor de mim, sem medo me entreguei, é pouco eu sei, pra sempre te amarei.
.
A cada dia um pouco mais colherá, continuarei a semear, não posso parar, o que sinto por você, me faz mais e mais te amar.
.
Vem a primavera, o verão daqui a pouco vai chegar, outono é promessa, no inverno te aquecerei com o pouco que te dei.
.
Amar, amor, uma flor, é pouco eu sei, se preciso, minha vida te darei, é assim que aprendi amar, é assim o meu amor.
.
Aos pouquinhos, sem perceber, cresceu, já não cabe mais em nós, não vou parar de semear, amor é tudo que tenho, guarde esse pouquinho no teu olhar.
.
.
Autor
Ademir de O. Lima.
Boenas paisanos!...
A geada fria pinta o campo de branco ...
Não tem bota nem tamanco
que esquente os pé do vivente
Mate... fogo de chão agua quente
aquece o peito e a alma da gente.
Se aprochega paisano
o galpão é pequeno
mas te socorre do sereno
e vem para uma prosa
e devereda já se entrosa
na velha roda de mate
até que sol desempate da lua véia gelada
e venha aquecer o coração desta indiada.
Não tenho livro !..
tudo sai da cachola.
Devereda as palavra já se enrola
e me atraco na porfia, escrevo como ventania
sai tudo do poerio não aceito desafiu.. Rio Grande Antigo é apenas um regalo ...aos amigos eu lhes falo... um boenas paisanos diário pra no teu etinerário refletir sobre a vida, desde o nascimeto até a partida valorizando seus irmãos os de sangue os de alma os amigos e parceiros.... e isso não tem plata que pague o sentimento deste peão é de coração é pra ti meu irmão. Ivens@breu
GRANDE REALIZAÇÃO!!...
Fiquei tão feliz em saber que aqueles sonhos, que no início deste ano, vi impressos no papel em volume espesso, na mesa do diretor, não morreram...
Acabaram de sair do forno...
Materialisaram-se e estão prestes a ganhar o mundo e não pertencer mais a eles. Assim como um filho que geramos.
"Recebemos da editora Oikos (RS), nesta data, remessas de 1.000 exemplares da obra "MOSAICO vozes do Ser-Tão Poético", trabalho do Fórum de Escritores da UEG de Campos Belos, composto por
6 estudantes de Letras e Agroecologia;
6 estudantes egressos;
1 técnico-administrativo e
11 professores e professoras.
O livro será lançado oficialmente no dia 22 de agosto de 2019." - Professor Adelino Machado
Foi a boa-nova acima que me alegrou muito neste dia. Notícia veiculada nas Redes Sociais pelo próprio organizador desta apoteótica Atologia do nordeste goiano. O escritor,poeta,Prof. Adelino Machado - diretor da então instituição superior.
Saber de algo de relevância para cultura literária de Campos Belos e região, não seria para menos: emocionar-me...
Vendo,por foto, a transportadora descarregando os exemplares do "MOSAICO Vozes do Ser-tão Poético" - obra literária de cunho coletivo; na porta da Universidade,vislumbrei o sorriso farto do escritor e poeta prof. Marconi M.L. Burum, recebendo o material. Brinquei com ele sobre sua satisfação...
Esta Antologia é sem dúvida um grande feito dos estreantes do mundo das letras e dos escritores já consagrados nesta região de Goiás.
Os sonhos dos mesmos se entrelaçaram e tornaram-se um só... Agora,compartilhados com a posteridade.
Somente os amantes e simpatizantes da leitura e da escrita,da cultura literária do lugar e do seu entorno, podem congratular-se com todos os envolvidos neste projeto.
Ao referir-se ao dito fato numa página do Facebook, a escritora professora Júnia Januário comentou ser o mesmo, "fruto de uma inquietação diante da vida".
Como parceira,apoiadora dessa proposta,numa recíproca verdadeira,nós da diretoria da Academia de Letras de Campos Belos (ALACAMP), e demais pares, parabenizamos a cada autor, participante dessa coletânea impressa,
pela realização de tamanho feito.
Creio que os cidadãos campo-belenses de bem, assim como os demais trabalhadores da cultura,se orgulham dos esforços e contribuições que a comunidade acadêmica e demais escritores desse trabalho, deixam à sociedade local e brasileira; com seus talentos incríveis. - De expressarem suas ideias, sentimentos,reflexões,histórias, pensamentos...
04.07.19
Nemilson Vieira de Morais
Pres.da ALACAMP
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Mensagens de Reflexão
- Frases de grandes pensadores que inspiram reflexão e sabedoria
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
- Falsos amigos: frases de reflexão sobre o fingimento