Texto de Reflexão de Amor
Reflexão diária
1º de Abril
1º de abril é uma ótima data para nos lembrar de quem éramos de onde viemos e para onde não queremos voltar. 1º de abril dia da mentira, claro isso é só uma ênfase para estarmos atentos a quanto éramos mentirosos manipuladores e desonestos alguns de nós mentíamos tanto que chegávamos até a trair a nossa própria mente, se aquilo realmente era verdade ou mentira, tamanha nossa insanidade.
Reflexão diária
Reconstrução de alicerces
Hoje já não exijo das pessoas, atenção proteção amor, a única coisa que isso me gera é auto piedade, hoje venho procurando não mais forçar situações para que isso aconteça, ou seja, praticamente obrigar que as pessoas façam isso por mim, se alcanço ótimo se não, consigo viver sem ela. Tiro por meta no dia de hoje expor as pessoas o que considero ser a verdade não mais o que penso que elas possam querer ouvir, procuro andar de cabeça erguida, porém já não me preocupando demasiadamente com minha reputação. Sendo assim a cada dia reforço meu amor com Deus e ao contrário de pedir procuro dar atenção proteção e amor as pessoas, claro desde que elas estejam dispostas a receber.
Reflexão diária
Formas
A forma como o despertar espiritual aparece em cada um de nós é diferenciada é variável tudo depende de como as vemos e depende muito como Deus vê seu coração. Portanto não se preocupe qual vazio de seu velho modo de vida o qual a espiritualidade vai ocupar, e sim, o novo modo de vida que ela lhe trouxe.
Ale Villela
Reflexão diária
Ponteiros dos relógios
Assim como os ponteiros dos relógios devem estar devidamente sempre ajustados, acontece com nosso novo modo de vida não preciso mais do que um só Deus, porém preciso de vários relógios sintonizados que me sirvam como ferramentas diante de decisões que tenho que tomar, e algumas dessas decisões desafiam nosso novo modo de vida. Portanto sempre esteja atendo ao seu estado espiritual antes de tomar as decisões. Não tente desafiar o que ainda não pode, vai se arrebentar, por isso precisa da sintonia dos relógios para que todas suas decisões sejam tomadas na hora certa.
Reflexão diária
Exílio
Só quem passou ou ainda não descobriu o caminho de volta sabe o quanto é ruim viver num exílio espiritual, longe de Deus e de uma nova qualidade de vida o vazio cresce a cada dia nem sei ao que comparar tamanha dor. Mais quando você reencontra seu caminho e sua alegria de viver, quando encontra Deus novamente a sensação é fantástica é como estivéssemos renascido novamente passamos a dar valor a pequenas coisas que antes sequer percebíamos. Tudo nos parece novo nunca havia passado nem perto do que é qualidade de vida, mais depois que há encontrei realmente sou capaz de tudo para não a perder de vista novamente. Deus é fantástico.
Reflexão diária
Espaços vazios
Não se preocupe ou desanime quando em sua nova qualidade de viver aparentar não estar funcionando como você imagina que funcionaria, isso é normal, Deus vai preenchendo essas lacunas de acordo com suas necessidades, se preencher todos os vazios ao mesmo tempo talvez não saiba como os administrar e pode se perder no meio do caminho, se tem duvidas sobre isso basta olhar para o mundo e notar que tudo vem acontecendo ao contrário e poucas pessoas vêm notando isso, pois o interesse material é muito maior que o espiritual.
Reflexão diária
Correções
Hoje vivo a fase onde identifiquei exatamente, tanto e meus desejos materiais quanto carnais espirituais e emocionais que deformaram por anos minha vida. Não quero ser menor nem maior que ninguém, nem sempre ter razão. Preciso olhar fixamente ao mal que causei aos outros e principalmente a mim mesmo. Quando se chega nessa fase finalmente encontra-se a direção correta que durante anos achei ser a errada. Hoje olho sem medo para meu interior, não temo mais meu eu verdadeiro, parei de fugir de mim mesmo e me aceitei como Deus me criou para ser. Ou seja, eu mesmo, quanta gratidão e felicidade aparecem do nada em nossas vidas quando descobrimos nossa verdadeira liberdade.
Reflexão diária
A chave
Você já perdeu todas as suas chaves alguma vez? Se já sabe o desespero que causa, chamar chaveiro para abrir o carro, a casa ainda às chaves da empresa onde trabalha. Pois é assim que me sentia emocionalmente espiritualmente e fisicamente no meu velho modo de vida. Em algumas situações tinha até as chaves reservas, mais não sabia a qual fechadura cada uma pertencia, era como ter as ferramentas e não saber como usá-las, então ficava testando uma por uma até encontrar a correta, sabia que ha maiorias das chaves não podiam ser testadas, pois alarmes seriam disparados e em sua maioria me levariam a morte, pois não foram feitas assim como eu para ser testadas. Então através de obediência e mente aberta passei a entregar essas chaves nas mãos de quem jamais me deixasse inseguro novamente com relação a perdê-las e a única pessoa que pode verdadeiramente guardá-las para você com segurança é Jesus, portanto assim como as chaves, inclusive as reservas que tem entregue em suas mãos, e assim nunca mais correrá o risco de voltar aquela vida que você tinha. Essa é a única maneira de não continuar nesse desespero que vive, chega de fugas e em hipótese nenhuma tente arrombar as fechaduras, deixe que Deus as abra para você no momento dele não no seu. Então descobrirá dia a dia como é gratificante viver um novo modo de vida.
Reflexão diária 10/04/2016
Sorte e livramentos
Todos nós quando ainda gerados nos é dado um número de sorte e livramentos, e na maioria das vezes não os usamos como realmente deveriam ser usados, quando você está andando pelas ruas e encontra uma nota de R$ 10,00 a primeira palavra que diz que sorte, porém esquece que uma família pode ter deixado de comer nesse dia por conta de sua “sorte” Então valorize sua sorte de outras maneiras considerando-as bênçãos, como sua saúde, seu trabalho a saúde da sua família os tantos livramentos de qual Deus lhe tirou. A cada vez que se contenta com uma pequena sorte como achar R$ 10,00 ganhar uma rifa, um bingo, um sorteio, estará desperdiçando seus números de sorte que poderia ser usado na saúde de sua família no nascimento de um filho perfeito, do livramento de tantas balas perdidas, de acidentes de carros na sua parte física mental e espiritual, emocional e principalmente, estar vivo mais um dia, e não esqueça não somos todos iguais, só Deus sabe o número de sorte que cada um tem, portanto pense bem quando elas aparecem na sua frente, eu tive muita sorte e muitos livramentos, porém mesmo que você não as enxergue pode ser que só tenha uma única oportunidade um único momento de sorte e um único livramento.
(Partilha entre meu irmão Nilton e eu sexta feira 08/10/2016)
Reflexão diária
Vítima
Sempre me considerei vítima de minhas próprias emoções descontroladas, enxergava qualidade nas pessoas e não as via em mim vivia frustrado em meus próprios pensamentos e não enxergava meus próprios talentos. Depois de abandonar um sentimento de culpa que carreguei por anos, diga-se de passagem, muito doloroso e humilhante, consegui me erguer e desfrutar de todos os talentos que Deus me deu.
Reflexão diária
A verdadeira razão
Quando algo começa a nos incomodar e continuamente colocamos todo nosso dia, semana e mês em cima disso na maioria das vezes ele não é o nosso real problema, seja honesto com você mesmo partilhe em quem confia se não confia em ninguém, partilhe com Deus ele sabe de todas as coisas dele não tem como você esconder a verdadeira razão do seu mal estar, eu fiz muito isso, e deixei que minha mente se focasse sobre determinado problema para fugir do meu real problema, isso não é um defeito, apenas um mecanismo de defesa que nosso subconsciente cria para fugir da nossa verdadeira realidade.
Reflexão diária
Estado cômodo
Enquanto estamos vivendo apenas de coisas positivas em nosso novo modo de vida, que as pessoas aprovam todas nossas atitudes e ideias nos sentimos confortáveis e na posição de que estamos seguindo o caminho certo de nossa jornada diária, porém quando nos confrontamos com alguém que discorda do modo que estamos conduzindo nosso novo caminho e objetivos e isso nos causa uma situação incômoda é porque alguma coisa realmente anda saindo de nosso controle. Como posso me preocupar ou me incomodar com o que pensam a meu respeito, aos meus valores e também meus erros se creio que estou seguindo a risca o que Deus vem traçando para minha vida, não preciso da aprovação de ninguém, muito menos ficar a espera de elogios ou ficar tentando agradar as pessoas para ser valorizado. Preciso sim agradar a Deus e me valorizar, sem esperar nada em troca, claro que pessoas contagiantes e que verdadeiramente conhecem nossa vida e opinam sobre ela é extremamente positivo, porém quando vem de alguém que não entende nada de suas batalhas suas feridas e seus objetivos, o melhor a fazer é sair do caminho delas pois estão correndo como touros desfreados para cima de pilhas e pilhas de cristais, portanto já sabe qual será o resultado.
Reflexão diária
Abrindo os olhos sem medo
Preciso todos os dias abrir os olhos e olhar sempre para a luz, se continuamente venho trazendo a tona minhas velhas dores do passado a luz não chega à minha alma e no meu coração, estarei remoendo dores e ódios do passado no qual sempre sou o que mais saio machucado. Portanto após anos vivendo encarcerado na escuridão dos ressentimentos, não posso me dar ao luxo de viver os conservando.
Reflexão diária
Sintonia
Muito confortável me sinto quando além de estar sintonizado com Deus encontro pessoas que estão na mesma sintonia que eu e no mesmo propósito ou seja liberta-se da raiva do ressentimento ou qualquer sentimento que nos afaste da luz no fim do túnel que tanto almejamos alcançar ou seja libertar-me das correntes das frustrações das negatividades sem ter receios de ser feliz e me soltar por inteiro. Hoje consegui esse direito de escolha que antes não possuía, ou seja, continuar a seguir essa direção e definitivamente abrir atalhos pra outras pessoas se reencontrarem e definitivamente se livrar dessa escravidão.
#ReflexãoDaSexta
Que não percamos o nosso otimismo nesse mundo em que vivemos, mesmo sem ter a certeza de um amanhã feliz. Que não venhamos nos deixar se levar pelos maus hábitos dos que praticam a ira ao invés da calma, a tristeza ao invés da felicidade, a angústia ao invés do consolo, a guerra ao invés da paz, o ódio ao invés do amor, o rancor ao invés do perdão.
Mais que venhamos diferentes a cada dia, seguir em frene caminhando na contramão desse sistema. Que venhamos se achegar com calma aos desesperados, dividir a felicidade que há em nos com os que estão tristes, consolar os angustiados, promover a Paz entre meio as guerras, amar os odiados, perdoa os que nos ferem, ter o desejo de abraçar os que nos apedrejam, sorrir para os que nos trazem infelicidades, que venhamos destacar as qualidades dos que só sabem apontar nossos defeitos, que não perdemos já mais a vontade de ajudar e acolher os que não reconhecem e não nos retribuem com agradecimentos e que não percamos a razão com aqueles que se dizem dono delas, que venhamos viver o exemplo em que queremos dar e ver em nossos nossos próximos e acima de tudo, que não nos falte à esperança de dias melhores, que não tenhamos pressa para esses acontecimentos, mais que não percamos tempo para os colocarem em prática!
Reflexão Diária 29/11/2015 – Domingo
Confiando sempre em Deus
Só Deus pode restaurar o que se quebrou em sua vida, só o amor de Deus pode transformar tristeza que sente agora, e criar algo maravilhoso em sua vida. Deus é bom e misericordioso, e Ele não pede nada em troca, pede apenas que você confie nele. Só Deus pode trazer paz para aquilo que lhe aconteceu no passado, só Deus pode trazer um sentido para a sua vida no presente, e esperança no futuro. Os planos de Deus para nós são muito maiores do que os nossos sonhos. Nós, com a nossa pouca sabedoria humana, não sabemos dar o devido valor àquilo que realmente importa na vida, mas Deus, às vezes a duras pedras, nos mostra o que é importante de verdade. Quando você estiver triste, feche os olhos, fique em silêncio e se aproxime de Deus. Quando oramos, nós falamos com Deus, mas quando meditamos, permitimos que Deus fale conosco, e é preciso saber sentir as palavras de Deus em nossa vida. Se você confia em Deus, não há o que temer! Faça a sua fé ser maior do que o seu medo.
Reflexão Diária 28/11/2015 sábado
Porque não ser eu mesmo?
Conseguimos ser e humildes e temos aceitação quando somos atacados?
Uma frase me chamou atenção ontem que dizia O quanto é fácil culpar quem explode e grita. Mas quem destila seu veneno em silêncio passa por inocente. Toda cobra é silenciosa. Pobre da cobra, através de diversas experiências devíamos ter consenso. Eu sempre reagi com raiva e autopiedade quando vivia em um mundo negro e sem esperança, porém quando o que eu desejava na verdade era desafiar a qualquer um que tentasse me mudar. Trouxe essa frase para comparar humildade e humilhação, refletindo, porém a humildade é um conceito enigmático. Sabemos bastante sobre humilhação, mas humildade é uma ideia nova. Ela parece ser, curiosamente, “submeter-se”, “dobrar-se”, “rastejar”. Mas a humildade não é isto. A humildade é, simplesmente, aceitar quem somos. Não tenho que provar nada a ninguém se sou rico ou pobre ou mais inteligente que o outro, também não tenho que me rebaixar ou me humilhar e sim usar de minha sabedoria, para aceitar quem realmente sou ser humilde é ser honesto comigo mesmo, com meu interior.É viver meu novo modo de vida, hoje vivo mais com sabedoria. Mudei alguns princípios e aspectos de me autopromover, por realmente ser quem eu sou. Portanto no meu modo de ver o leão grita e ruge e mata, assim como a cobra. Ambos são falsos e vivem de seus instintos Sendo que a cobra solta seu veneno quando você pisa nela, quando se sente ameaçada, enquanto o leão que grita e ruge te ataca te engole, mesmo quando não está mais com fome, então conclui que carregamos ambos animais dentro de nós, resta sim, doma-los e obedecer a nossa natureza real de ser, ser quem Deus nos criou. Então eu tenho que encarar a minha natureza e guiar minhas ações. Ou seja, ser eu mesmo. Então reflita se é melhor ser o leão ou a cobra. O leão é o rei da selva não vejo humildade nisso, a cobra porém rasteja e quase não enxerga,nela vejo a humilhação, a grade verdade é que somos o que realmente deveríamos ser.
NATAL: para reflexão
Eu sei que o Natal significa muito pra todos, mas sei, também, que, na maioria dos casos, ele revela um universo bem particular, composto de família, parentes e amigos que se reúnem pra comemorar.
É aí que pergunto: comemorar o que?
No Natal, os gastos com ornamentações públicas e particulares são imensos, quando poderiam ser utilizados para "salvar" muitas vidas, no sentido amplo.
No plano particular, é mais comum o "encontro" das pessoas, a colocação da conversa em dia, a preocupação com o tipo de roupa que as pessoas estão usando, com a aparência, com a ceia, com os presentes etc de modo que o essencial do Natal fica obscurecido por tudo isto e por muito mais, salvo aquele breve agradecimento...
Sinceramente, sinto que o Natal não precisa de um dia especial para simbolizar o seu significado, mas de todos os dias do ano, que devem ser vividos com o "espírito amoroso e compassivo" que "parece" invadir o mês de dezembro, culminado no Dia de Natal.
Quem me conhece pode dizer e/ou pensar: - Ela, às vezes, fez isto! É verdade. Fiz e ainda poderei fazer. No entanto, jamais me senti a vontade. Sempre senti e continuo sentindo que falta algo.
Com a maturidade, este sentimento foi ficando mais claro e não estou me deixando mais ser levada pela "ganância" do mercado", pela obrigação de comprar nem pela obrigatoriedade da minha presença em todos os lugares.
Apesar destas colocações, respeito o sentimento e/ou pensamento de cada um sobre o Natal pois, embora diferentes, estamos no mesmo "plano", num "plano" material, como humanos, demasiadamente humanos.
Namastê!
Avessos à tecnologia – um convite à reflexão.
Estamos em pleno século XXI e infelizmente podemos constatar que a escola pública se recusa a entrar na era da tecnologia. Mais de 90 por cento dos professores não utilizam nenhuma ferramenta digital em suas aulas. Em todas as salas de aulas ainda utilizamos a lousa de giz. O diário de classe ainda é totalmente manuscrito. Por que isto acontece? Por que remamos contra a maré?
Enquanto nossos alunos utilizam smartphones e tablets e acessam a internet todos os dias, os professores ainda continuam escrevendo matéria na lousa e pedindo para os alunos copiarem. Quais as razões que levam a escola pública a não aceitar o advento da informática?
Como podemos mudar isto?
O governo de São Paulo tentou melhorar um pouco esta situação, oferecendo um pequeno tablet para os professores, porém, não preparou as escolas para isto. As escolas não possuem internet e algumas que possuem não liberam a senha para os professores, com medo de que estes divulguem a senha para os alunos.
É um grande paradoxo. Temos a internet, mas não podemos utilizá-la.
Em reuniões pedagógicas, quando um professor abre o tablet para fazer anotações, acusam-no de não estar atento à reunião.
Diante desta situação muitos professores devolveram o tablet para a escola e os demais simplesmente o guardaram em casa esperando o dia em que o governo vai pedi-lo de volta.
Enquanto lá fora os alunos se acostumam com cinema 3D, televisões 3D e até mesmo notebooks 3D, os professores teimam em considerar a lousa de giz o melhor instrumento pedagógico da escola.
Até quando viveremos esta triste realidade?
Prof. Nilo Jeronimo Vieira
09 de dezembro de 2015
COMPORTAMENTOS QUE EDIFICAM - Uma mensagem para reflexão
Não consigo compreender tamanhos desentendimentos entre as pessoas. A paz é um anseio comum?! O amor é mais que um fundamento, é a essência para a vida de qualquer um?!
Sendo estas verdades incontestáveis, promovam a paz, a harmonia, aquilo que é certo frente a lei de Deus, e não zombarias, disputas sem sentido, impaciência e intolerância.
Não é de se alegrar com o que há de errado. Perdoem-se. Se forem feridos, não revidem ferindo o outro com o mesmo pecado. Somos servos de Deus e temos que servir adequadamente, com o coração(mente) distante das coisas que nos empurram pra baixo e só desviam nossos passos dAquele que tem oferecido o melhor para nós.
Não percam sua comunhão. Sejam firmes no amor.
Não defendam o que de ofensivo alguém tenha dito, mas defendam a ele e a qualquer outro que venha ser ofendido. É triste nos ver discutindo por graves assuntos, imagine então por discussões tão efêmeras, passíveis de serem facilmente resolvidas com perdão. Às vezes é preciso pedir perdão ao outro, mesmo que acreditemos que somos nós quem fora ofendido e, portanto, quem devia perdoar.
Foi-lhes apresentado o sagrado evangelho, e nele aprendemos que o ser humano foi feito para amar, embora sua natureza o impulsiona para a discórdia.
O amor é a luz, o ódio e seus comportamentos derivados são manifestações de descontrole, ignorância, uma âncora que nos prende à escuridão.
Viver o evangelho de Cristo é mergulhar na fé, na esperança e, acima de tudo, no amor - no amor que constrói e não destrói. No amor que promove e edifica o bem e não o mal. No amor que não se alegra em zombar e não se omite diante da injustiça. No amor que irriga os corações de mansidão e tolerância, para que com sabedoria se possa lidar com as incompreensões e diferenças.
Nós somos pecadores, então, que pedimos sempre piedade ao nosso Deus, para nós, para nossos irmãos e para o mundo.
Às vezes temos uma atitude moral equivocada em que nós crentes passamos a se ver como mais puros e santos que os pecadores incrédulos. O cristão é santo porque foi “separado” para a missão de seguir a Cristo. O que nos diferencia dos ímpios é sermos pecadores conscientes do pecado e da necessidade da graça e do perdão de Deus, consciência esta que os ímpios não têm.
Irmãos em Cristo, amados amigos, nossa luta é constante.
Que mantemos nossas orações uns pelos outros, pois todos nós vivemos num mundo caído em pecado em que há muito sofrimento e discórdia.
Jesus é quem deve estar em nós para nos consolar, não as coisas do mundo - estas passam, Deus é eterno. Então, abram o coração para Ele e mantenha-se reto em seu caminho que se compreende na direção de seu filho unigênito, o cordeiro que tira o pecado do mundo, do qual o sangue purifica até as almas mais mergulhadas na escuridão do pecado.
Evitem discussões sem propósitos construtivos.
Jamais ofenda alguém. Realço: é melhor ser ferido do que ferir outrem com a mesma ação ou palavra pecaminosa.
Que essas atribulações sejam pequenas frente o amor que nos une em Cristo.
A verdade é que somos todos pecadores. Pecadores santos, pecadores morais, mas sempre pecadores. Por isso a necessidade de sempre nos redimir. Somos servos. Nos espelhamos nAquele que nos apresentou servindo, mesmo sendo o Senhor dos senhores. Portanto, que eu diminua e o Senhor cresça em mim, pois minha natureza é destrutiva, mas meu Deus é de amor, é de perdão.
Muitas vezes temos a necessidade de eleger culpados, mas essa não é a melhor maneira de se resolver conflitos. Aliás, se for uma maneira, esta é uma das piores.
Mais do que com a pregação, tenho dito, as pessoas mudam com o exemplo.
Não se distanciem de Jesus. Todos nós devemos estar na Igreja por conta de Jesus e por amor ao próximo e a missão de evangelizar.
Saibam todos, é impossível amar, cumprir a palavra de Deus, sem perdoar. Lembrem-se sempre: "Às vezes é preciso pedir perdão ao outro, mesmo que acreditemos que somos nós quem fora ofendido e, portanto, quem devia perdoar".
Sejam pacificadores, bondosos, pacientes, pois Deus é contigo.
Se considera teus problemas gigantes, se o sofrimento não te abandona, não te aflija, bem-aventurado sois vós, pois em Cristo está sua consolação, e se nEle você estiver, grande é a vossa recompensa nos céus.
O fato é que o sofrimento nivela a todos, sem distinção, sejam ricos, pobres, brancos, negros, crentes, não crentes,... Na hora que a dor vem, ela é forte para todos. Contudo, se você está em Cristo, nenhuma condenação há sobre você, pois não tem andado segundo a carne, mas segundo o Espírito.
"Estou certo de que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Ro 8:18)
Paciência, temor a Deus, sabedoria, amor,... É o que desejo a todos.
Oremos uns pelos outros. Agimos com caridade para benefício nosso e de nossos irmãos.
Amém.
