Texto de reflexão

Cerca de 8143 texto reflexão Texto de

Que geralmente retoma a tese, sintetizando as idéias gerais do texto ou propondo soluções para o problema discutido. Mais raramente, a conclusão pode vir na forma de interrogação ou representada por um elemento-surpresa. No caso da interrogação, ela é meramente retórica e deve já ter sido respondida pelo texto. O elemento surpresa consiste quase sempre em uma citação científica, filosófica ou literária, em uma formulação irônica ou em uma idéia reveladora que surpreenda o leitor e, ao mesmo tempo, dê novos significados ao texto.

Que o teatro seja uma forma alternativa de ensino e aprendizagem, é inegável. A escola sempre teve muito a aprender com o teatro, assim como este, de certa forma, e em linguagem própria, complementa o trabalho de gerações de educadores, preocupados com a formação plena do ser humano. (conclusão)

Quisera as aulas também pudessem ter o encanto do teatro: a riqueza dos cenários, o cuidado com os figurinos, o envolvimento da música, o brilho da iluminação, a perfeição do texto e a vibração do público. Vamos ao teatro! (elemento-supresa)

(Teatro e escola: o papel do educador: Ciley Cleto, professora de Português).

Atenção: a linguagem do texto dissertativo-argumentativo costuma ser impessoal, objetiva e denotativa. Mais raramente, entretanto, há a combinação da objetividade com recursos poéticos, como metáforas e alegorias. Predominam formas verbais no presente do indicativo e emprega-se o padrão culto e formal da língua.

O Parágrafo

Além da estrutura global do texto dissertativo-argumentativo, é importante conhecer a estrutura de uma de suas unidades básicas: o parágrafo.

Parágrafo é uma unidade de texto organizada em torno de uma idéia-núcleo, que é desenvolvida por idéias secundárias. O parágrafo pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho variável. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos devem estar todos relacionados com a tese ou idéia principal do texto, geralmente apresentada na introdução.

Embora existam diferentes formas de organização de parágrafos, os textos dissertativo-argumentativos e alguns gêneros jornalísticos apresentam uma estrutura-padrão. Essa estrutura consiste em três partes: a idéia-núcleo, as idéias secundárias (que desenvolvem a idéia-núcleo), a conclusão. Em parágrafos curtos, é raro haver conclusão.

A seguir, apresentarei um espelho de correção de redação. A faixa de valores dos itens analisados sofre alteração a cada concurso, os aspectos macroestruturais e microestruturais são variáveis na maneira como são expostos. No entanto, os espelhos não fogem ao padrão pré-determinado.

ESPELHO DA AVALIAÇÃO DA PROVA DISCURSIVA - MODELO CESPE/UnB

Inserida por LucyaneSchneider

Amor a distância (Texto)

O amor, tão belo e delicioso é o amor. Tão frustante é a distância que vem separar dois corações apaixonados. Distância que se não bem aceitada, pode desestruturar um relacionamento. Não todos os relacionamentos. Porque a família é onde o amor prevalece, mesmo a distância sendo entre a terra e o céu. O amor é belo, é um sonho que muitos sonham, mas nem todos realizam. É um segredo oculto pra quem não pode falar, se declarar... O amor pode ser fraco, pode nos deixar abalados, com ciúmes. Mas a distância é quem provará o que realmente cada um sente, pois na distância, o ser apaixonado será julgado mentalmente, julgado para saber se é isso mesmo, se o sentimento é este mesmo, é o amor, mais uma vez o amor.

Um ser apaixonado sabe o que se passa na sua cabeça quando seu amor vai embora, ou está longe. Sabe que terá de enfrentar várias barreiras para superar essa dor de ter que ficar longe de quem ama. Mais essa mesma distância é o que vai dizer o quanto um ama o outro. O quanto existe confiança nessa relação. Confiança de superar os limites do corpo, pra resistir aos desejos que aparecerá. Desejos muitas vezes irresistíveis, desejo de um corpo, de uma boca, de uma noite. Mas é pra isso que serve o amor a distância, pra combater esses desejos e se limitar apenas para um ser. Ser este, que confiou numa força abstrata do companheiro, uma força capaz de aguentar grandes laços de amor, capaz de de dar nó numa eternidade de amor.

Inserida por ricardocbjr

TEXTO:
SACADA.


- Te achei.
- Eu sabia.
- Sabia o quê?
- Que iria me achar.
- Sou tão previsível assim?
- Não.
- Então por quê achou?
- Porque eu acho que ainda acredito.
- Acredita em quê?
- Nas pessoas.

Ela levou a taça de vinho na boca e deu o primeiro gole. Ele enfiou as mãos no bolso e procurou por algo, em seguida arrancou um maço de cigarro. Tirou um, acendeu, e tragou. A luz do ambiente era pouca, mas mesmo assim reluzia os olhos verdeados dele. A brisa soprava os cabelos da moça desarrumando-os e os jogando frente ao seu rosto.

- Isso vai te matar.
- O cigarro? - Perguntou ele tragando mais uma vez.
- Sim.
- Relaxa moça. Não morri nem de amor, quem dirá de cigarro.
- Já amou alguém?
- Já. Umas duas vezes.
- E eu achando que só se amava uma.
- Não. As pessoas amam uma, amam duas, até três.
- Vezes?
- Vezes, e pessoas. E você, já amou alguém?
- Já. Um homem qualquer. Ele me fez acreditar que eu era especial, mas eu acho que a ex namorada continuou sendo mais especial que eu, o final você pode adivinhar, eu deixo.
- Te traiu?
- Sim.
- E o que ele disse?
- Que passava os finais de semana com a mãe.

Os dois estavam numa sacada de um bar de uma cidade grande qualquer desse mundo. Ela olhava o trânsito lá embaixo e ele acompanhava as estrelas. Ela se preocupava com a luz do ambiente, e ele se preocupava em arrumar as mechas rebeldes de seus cabelos que caiam sobre seu rosto.

- Preciso ir. - Disse ela.
- Mas já?
- Sim. Está ficando tarde.
- Mas são apenas onze da noite.
- Ele está me esperando.
- Quem?
- O cara que eu amo.
- Mas...
- Mas?
- Achei que você não tinha ninguém. Ele te traiu.
- Sim.
- Por que ainda está com ele?
- Você, assim como eu, sabe que a gente não escolhe.
- O que não se escolhe?
- Quem se ama. A gente não escolhe.
- Pode ser por medo.
- Medo de?
- De viver. De se redescobrir. Redescibrir novas vontades, novos sorrisos, novas fragrâncias. Já tentou?
- Eu gosto da forma como eu me sinto ao lado dele. Não me importo que ele me traia, eu só quero ter a certeza de que no final do dia ele estará em casa.
- Mas e se um dia ele não voltar?
- Eu vou continuar esperando.
- Esperando por nada?
- A gente sempre espera por algo.

Os dois ficaram mudos. Ela tomou o último gole da taça de vinho. Se afastou da sacada, olhou o garoto que estava ao seu lado. Camisa preta de rock, calça jeans caída, e cueca preta de elastano aparecendo. Ela vestia um vestido de griffe e usava brincos de prata, seu saltos eram os mais caros, e a taça na qual bebia era de cristal, enquanto ele fumava um cigarro de baile e tomava cerveja em um copo descartável. O garoto manteve o olhar fixo no céu como quem buscava alguma coisa, alguma estrela cadente para realizar um pedido.

- Te vejo por aí. - Disse ele.
- A gente se esbarra. - Se despediu ela.

A garota pegou a sua comanda, foi até ao caixa e passou com um cartão de crédito cinco estrelas. Passou a mão nos cabelos e jogou-os para trás, olhou para o relógio em cima da porta, pegou a nota e agradeceu ao menino do caixa. O relógio apontava onze e dez, ela certamente estaria atrasada. O garoto da sacada olhou para a porta de saída até que a perdesse de vista no vão da escada. Abaixou a cabeça e deu o último trago no cigarro, segurou-o pela ponta e o soltou ao ar livre de onde estava. Encheu mais uma vez o copo de plástico de cerveja, e cruzou os braços sobre a sacada do bar. Seu olhar era de um cara que não se preocupava com nada, apenas com o que seria da vida dele no amanhã, e imaginava a garota que já tinha uma vida toda planejada. Ele era exatamente um nada.

- Eii... Me dá um cigarro. - Voltou a garota.

Ele estendeu o maço e a garota retirou um, acendeu e tragou.

- Isso vai te matar.
- Não morri nem de amor, quem dirá de cigarro.
- Está atrasada.
- Cansei.
- De quê?
- De continuar voltando pra casa, e esperar.

Inserida por ReynaldoAraujo

Não expliquei ao final, pois trata-se de um texto que pode ter diversas explicações que se encaixam em nosso dia-a-dia. Encaixe no teu, e viva melhor ;)


O PASSAGEIRO


Nossa vida é semelhante a um ônibus em movimento, onde os passageiros embarcam para uma longa viagem, ansiosos pela chegada ao seu destino final. Durante a viagem um passageiro que sentava-se na primeira poltrona - essa era muito aconchegante pois as demais eram muito apertadas - desce no meio do caminho, e um outro vendo isso pensou consigo: - Vou esperar o ônibus parar, e nessa próxima parada sentar me no lugar dele. Assim não corro risco de se desequilibrar.

Sendo assim o ônibus fez sua primeira parada, e o passageiro se levanta e vai ocupar o 1º lugar, mas ao chegar presencia que ele já foi ocupado por outra pessoa que sentou-se quando o ônibus ainda estava em movimento, quase chegando no ponto. O passageiro desolado volta para ocupar o seu lugar anterior, só que para sua surpresa ele também já tinha sido ocupado por outra pessoa que achou aquele lugar mais aconchegante que o dela.
Não restou ao passageiro voltar ao último banco, e ainda com o ônibus em movimento, e ocupar o último lugar, deixado por aquele que ocupou a sua poltrona.


Tirem suas conclusões.

Inserida por rafaporfirio

Vou confessar pra você, este já é o décimo texto que estou escrevendo.

Mas os outros não ficaram tão bons quanto você.

Enfim a amizade é um sentimento fascinante, pois esse sentimento nos deixa feliz um com os outros.

Nos deixa com saudades,

Nos deixa contar segredos,

Nos deixa preocupados, às vezes,

Nos deixa compartilhar todos os outros sentimentos…

Enfim a amizade é algo muito complexo, mas quando estamos unidos conseguimos desvendar todos os outros sentimentos.

Inserida por davidhaubert

Pra não dizer que não falei das flores
Sim. Você que resolveu ler esse texto não se confundiu. O título é cópia fiel e descarada do nome da música do Geraldo Vandré. Essas mal traçadas linhas, porém, não tem nada a ver com a canção que se tornou um hino de protesto na luta contra a ditadura militar. São apenas impressões despretensiosas.
Nove em cada dez pessoas já deve ter perguntado “o que fazer para uma relação dar certo?”. Se você, caro leitor, espera que eu responda a pergunta, pode parar de ler esse texto por aqui. Eu não tenho a resposta. Como eu disse ali em cima, tratam-se apenas de impressões despretensiosas, mas com algum conhecimento de causa, lembrando que o que sai da cabeça desse escriba jamais pode ser encarado como regra, talvez até exceção.
Ouvi inúmeras vezes da boca de um ex-governador um ditado valioso: “conversa franca faz bons amigos”. Se eu fosse apostar meu dinheiro na resposta para a pergunta seria nisso: diálogo. Já li em outros textos que, para a relação dar certo, não basta Amor, assim, com letra maiúscula. É preciso mais, dizem alguns. Não que eu discorde, mas pra mim Amor é boa parte da razão do sucesso, assim como a falta dele para o fracasso. Diálogo, porém, é fundamental.
Você, homem ou mulher que está a ler esse amontoado de palavras, acredite, nunca deixe de conversar com seu parceiro. Converse sobre tudo: a noite bem ou mal dormida, o sonho que teve, o dia de trabalho, as frustrações com o seu chefe, a lição dos seus filhos, o capítulo da novela, o resultado do futebol, as desavenças na casa daquela tia, as fofocas na casa daquele primo, os planos para o dia seguinte, os eventos do final de semana, as lembranças do passado, as histórias de faculdade, enfim, converse. Não apenas fale. Ouça, nunca é demais prestar atenção ao que seu parceiro tem a dizer.
Não confie na percepção do seu parceiro. Muitas vezes, uma relação começa a ruir porque você acredita que o companheiro, ou companheira, tem obrigação de saber o que está lhe incomodando. Isso só vai acontecer com muitos anos de convivência e cumplicidade. Se seu parceiro fez algo que não te agradou, reclame. Exponha diretamente e claramente o problema. Dê oportunidade ao diálogo. Não se feche. Para se pedir perdão é preciso saber onde se errou. É nessas horas que o Amor alcança seu peso maior. Na capacidade de perdoar.
Orgulho é algo que muitas vezes não entendo para que existe. Seguramente, num relacionamento, não vejo utilidade alguma. Pedir perdão é saudável. Só não pede aquele que não tem capacidade de admitir que errou. Errar é humano. A expressão já está inserida no nosso cotidiano há séculos. No mundo moderno, contudo, parece que aquele que erra não merece perdão. Relacionamentos terminam pela falta de capacidade de perdoar. Evidentemente, há erros imperdoáveis e que impedem a continuidade da relação. Há erros, porém, que são superestimados. Não somos donos da razão. Podemos, e até devemos, ficar magoados e entristecidos mas, quando amamos, não devemos negar ao parceiro o direito à defesa. Saber ouvir, desprovidos de pré julgamentos, é o segredo. Defendo que jamais devemos dormir magoados com a pessoa amada. Com uma boa conversa, tudo pode ser resolvido antes de se botar a cabeça no travesseiro. Mas vamos e venhamos, não há mal nenhum em uma noite no sofá, desde que a manhã reserve a solução para os problemas.
Não tenho, como já havia adiantado, a fórmula para o sucesso de uma relação. Mas acredito que o diálogo é um excelente caminho, assim como a dedicação. Só se aprende isso, porém, na prática, convivendo, caindo e levantando, ganhando e, infelizmente, também perdendo. O sucesso de um relacionamento depende de dois, jamais de um. Quem tem um não tem nenhum. Jamais gostei de números ímpares. Só se aprende errando. O segredo é consertar os erros antes que o relacionamento termine. Não repetir os erros é redundante falar. Entretanto, enquanto houver amor e o diálogo imperar, o relacionamento tem tudo para prosperar. Então meu amigo leitor, converse, sempre. Uma boa relação não se sustenta em adivinhações, em suposições, em imaginar que ele ou ela tem obrigação de saber o que lhe incomoda. Uma tia postiça me ensinou que quando se gosta, encara-se. “Por que você fez isso?” é um bom começo para resolver os problemas. “Não gostei da sua atitude”, “O que você falou me magoou”, enfim, teria inúmeros exemplos. O mais certo, sem dúvida, é conversar. Não deixe passar uma oportunidade para uma conversa franca, pois ela pode ser valiosa demais.

Inserida por thalitata

“Sob o papel desenho letras,
Que formando palavras montam um texto,
Com um simples olhar pode ser lido,
Mas somente com o coração entendido,
Entre verbos, parágrafos, e símbolos, sentimento envolvido,
A materialização de emoção,
O registro de existência,
Em algumas linhas, vida,
Por alguns versos, amor,
Com a verdade, sonhos,
Em devaneios, desejos,
Pelo caminho, bagagem,
Na estrada, história,
Por um simples lápis...
... Alma.”

Inserida por marcio1978

O que posso dizer?
Antigamente, no nosso mundo, essa frase virava uma canção, esse texto nem seria eu a escrever, as histórias não eram inventadas por mim e a gente nem estaria aqui se despedindo, pois jamais haveria espaço pra você em minha vida...
Mas o encanto, as promessas, tudo se perdeu, e o espelho se quebrou em tantos pedaços quanto o meu coração...
Ouço uma melodia ao fundo e de repente percebo que ela vem do meu violão...
No papel, acordes escritos só por mim e a letra com palavras tão estranhas que agora saem da minha boca...
A capa do álbum agora só traz minha foto e a tiara de quem um dia foi rainha está caída no chão...
Entre meus dedos está a palheta e o microfone em frente aos meus lábios e só depende de mim que as notas quebrem o silêncio...
Então eu repito as mesmas palavras de sempre: "...o que posso dizer?"
Que sinto falta de ter você ao meu lado?
Que sinto medo sem você?
Que teu abraço faz eu me sentir segura?
Eu pareço forte pra quem olha de longe, mas pra isso eu preciso de alguém que segure a minha mão;
Subir num palco sozinha é praticamente impossível;
Acreditar em mim é algo que eu deixo para aqueles que me amam;
E eu preciso estar ali de mãos dadas com alguém que eu confie, pra subir no tablado de cabeça erguida, pra que naquele momento só exista nós e a platéia;
Pra esquecer as críticas e opiniões das pessoas que querem que eu desista, que eu não esteja ali;
Preciso de alguém que reafirme meu sonho e que de sentido a isso, pra que esta não seja mais uma história de alguém egoísta;
No fundo, as pessoas que mais ajudam a todos são as que mais precisam ser ajudadas não são?!
Ter alguém ao meu lado é como ter o ar que eu respiro, é o que me faz viver, é o que mantém meu sonho vivo.
Como controlar a ansiedade de subir num palco sozinha?
Talvez nos dias bons, mas e nos ruins?
E mesmo assim, quem abraçar, com quem comemorar os bons momentos?
Eu não aprendi a viver sozinha, ou melhor nesse tempo todo a única coisa que aprendi é que ninguém vive sozinho;
Como subir no palco, ganhar prêmios sem alguém pra me abraçar, pra comemorar comigo?
E esse alguém nem precisa ser você...
Basta que seja alguém que eu confie...
Alguém pra quem eu seja capaz de entregar a minha vida, pois isso é a minha vida...
Pois sou incompleta longe de um palco, e foi você que me fez perceber isso...
Você me fez estar ali, prestes a subir no tablado de novo, e fez daqueles poucos segundos inesquecíveis...
Você fez com que eu não sentisse medo quando estava sem chão...
Você me segurou nos braços e tuas asas não me deixaram cair...
Agora estou de pé, ainda meio surpresa por ter sobrevivido...
As palavras acabam aqui...
Queria meus sonhos de novo...
Queria sentir de novo a emoção de estar prestes a subir num palco...
Queria poder dizer amanhã que tudo melhorou e que somos felizes...
Não necessariamente juntos...
Apenas felizes...

Inserida por naineoliveira

Sonho Real

‘’Inicialmente, esclareço que qualquer identificação com esse texto, sem dúvida é uma coincidência, pois o mesmo se trata de uma mistura de sonho com uma pitada de realidade.

Vejamos...um dia,numa pequena e pacata cidade,avistei de longe uma bela figura feminina ,que aos poucos foi se aproximando,cabelos negros compridos,tão linda,tão simples,uma beleza sem maquiagem,literalmente,e eu fiquei absolutamente hipnotizado,encantado,e me dei a liberdade de desejá-la,de imaginá-la em meus braços.

Aproximando-se rapidamente, logo ela estava perto de mim, senti o cheiro,um cheiro de flor no campo,cheiro do mais belo perfume que se possa imaginar,e eu ali,ainda parado,ainda tentando entender quem era aquela bela moça:branca,pura,meiga,tímida,meio menina,meio mulher e isso foi tudo o que me saltou aos olhos naquele primeiro momento.

No passar dos dias, não conseguia tirá-la da cabeça, não conseguia mais pensar em outra coisa há não ser naquele sorriso encantador que aquela simpática moça me dera,no dia em que há vi pela primeira vez,e eu tinha que vê-la novamente,tinha que falar com ela,tinha que me aproximar dela.

No vai e vem dos dias, como num passe de mágica,tudo foi acontecendo conforme eu imaginava,após conversas e mais conversas,ouvi a sua voz pela primeira vez,foi como se tivesse escutado a mais bela canção,a mais linda melodia que meus ouvidos já escutaram e agora sim, estava há um passo de ter aquela moça em meus braços.

Anoitecendo, numa tarde de domingo em um verão qualquer, deu-se então o primeiro encontro, claro que tenso, pra não dizer tímido nos primeiros momentos,mais aos poucos o gelo foi derretendo e quando dei por mim,já estava beijando aqueles lábios que tanto desejei,estava tocando aquela pele lisa,branca como um algodão,que tanto minhas mãos queriam...Daí em diante,vieram bons momentos,vieram outros encontros,vieram beijos com sabor de chocolate,beijos com carinho,sinceridade,admiração,respeito,ela se tornara meu bem,talvez meu mal,na contramão disso,vieram algumas brigas,talvez desconfianças,talvez precipitações,antes disso,não poderia me esquecer dos beijos e carícias no escuro do cinema,vendo aquele filme que não tenho a menor idéia do nome,mas enfim,havia vivido tudo aquilo que imaginei desde o princípio ao lado daquela bela moça...

Amanheceu... e então, com o sol batendo em meu rosto,numa manhã quente,acordei e senti que me faltava um pedaço,me faltava algo,que alguma coisa havia acontecido e eu não sabia o que era,até que aos poucos comecei a me lembrar do sonho que havia tido na noite anterior,um sonho que me parecia real,mas que por algum motivo havia terminado...

Mas eu tenho certeza de que vivi tudo aquilo, de que aquela moça realmente existia e com o passar do tempo,descobri que ela realmente existia,existia em meus pensamentos, nos meus sonhos e se querem saber,ainda há encontro,ainda vejo aquela bela moça: pura,meiga,tímida,meio menina,meio mulher,ainda há vejo todos os dias,para isso fecho os olhos e começo a sonhar,fazendo com que ela apareça mais uma vez,com seu sorriso perfeito,suas curvas vistosas,seu olhar singelo,até me despertar numa manhã de um novo dia,não vendo a hora da noite novamente chegar,para me encontrar novamente com ela...

O meu sentimento por ela?É bem difícil de entender, mais complicado ainda de explicar, só posso dizer do que sinto, me sinto bem e feliz cada vez que sonho e penso nela,diante disso,posso imaginar que,se não entendo,não posso explicar e apenas sinto,é amor sim,pois só o amor consegue unir todas essas situações em torno dele.

Vale a pena sonhar...é o que posso concluir de todo esse surrealismo todo.

Como disse no início, esse texto trata apenas de um sonho, somente isso, portanto,qualquer semelhança será uma mera coincidência.’’

Inserida por Bia82

(Achei esse texto na web, achei bem interessante. ai ta ele. abraço)




Por mais que se queira e se pense ser possível conhecer verdadeiramente o amor, na verdade isso não acontece. O amor surge entre duas pessoas, e para compreender o sentimento que essas duas pessoas podem nutrir era preciso conhecer em particular cada pessoa e todo o seu comportamento. O amor é aquele bicho de sete cabeças que nos aprisiona e nos mantêm reféns até não termos nem uma gota de amor no corpo.

O amor é sobre sacrifícios, é sobre aceitar as ideias da outra pessoa, compreende-las e lutar por essas mesmas ideias ou então apresentar as nossas. É sobre amar e mostrar que se ama. É apoiar e mostrar-se que existe alguém presente. No fundo amor é a menor distância mas também a mais ténue entre duas pessoas.

Quando acharem que descobriram ou entenderam o amor, desistam porque o vosso amor não tem mais brilho. O amor não se compreende, é como uma surpresa diária em que tudo pode acontecer sem estar-mos preparados que aconteça. O amor é também sofrimento, pois nem sempre é possível fazer com que outro coração transmita o mesmo sentimento que o nosso. O amor por vezes é parvo pelo facto de duas pessoas se amarem e não viverem o que cada um tem para dar ao outro. Mas é o amor.

Entender o amor é crime, é como deixar de amar, porque o que se sente não se compreende, apenas se deixa mostrar. Por isso amem e sintam o mais forte que possam sentir, o sofrimento pode ser forte, mas é pior não ter sentido, na hora de partir.

Inserida por gantes

Memorize O Pânico do Alto Astral;texto sinceramente sincero!!!

Quando uma pessoa te olha você sente frio na barriga,pois,qualquer sentimento guardado vira uma palavra frutífera do ser-humano.

Tem vezes que nós achamos que amamos uma pessoa.Mais, têm vezes que nós somos influenciados mesmo sem gostar da pessoa só que, quando você realmente encontra o seu verdadeiro amor nota que aquela primeira paixão foi apenas uma influência. (Baseado em fatos reais)

E SE VOCÊ AMA ALGUÉM FAÇA O TESTE PORQUE ÀS VEZES NÃO É A PESSOA QUE VOCÊ ACHA QUE É!!!

Inserida por mari78

Devo confessar que o motivo pelo qual redijo esse texto, é sem duvida um pouco cômico, pra falar a verdade, cômico demais. Era uma quinta-feira normal, quando eu decidi não me reunir com meus colegas, e não cantar o hino nacional na minha admirável escola. Por esse motivo tive como obrigação, escrever um texto de no mínimo 25 linhas com os seguintes temas: Patriotismo and Integração Social.
O resultado dessa pesquisa definitivamente arbitraria, compartilho com vocês agora.

Patriotismo é o sentimento de amor e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão). Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota.
Porém para ser um patriota o individuo deve se orgulhar de sua pátria, sua nacionalidade, e porque não se orgulhar do Brasil?
Um país de praias encantadoras, mulatas lindas e vida noturna tentadora. Um país onde todos os anos a grande maioria dos governantes roubam milhões dos cofres públicos e a taxa de violência cresce a cada dia. Então, você é realmente patriota?

Há grande maioria da população só é patriota quando o país esta sendo representado por atletas em uma copa do mundo, quando cantores ou atores nacionais fazem sucesso no exterior ou quando são selecionados para defenderem seu país em uma guerra.

Portanto é mais que necessário que o superficial, bonito, vulgo 'mais importante' de cada país seja deixado de lado, e que possamos parar o observar verdades que sempre estiveram diante de nossos olhos, tais como: miséria, carência na educação, péssima administração governamental.

Pois ser patriota não se restringe apenas a cantar o hino nacional em posição correta, ser patriota é admitir que seu país possui alguma deficiência e não só falar para os outros o que deve ser feito, é preciso agir, é preciso parar de querer mudar a ' casa do vizinho e começar a organizar nossa própria bagunça '.

Nosso País é rico, com certeza uma potencia mundial, o que esta faltando nele é uma sociedade integrada. Precisamos de uma sociedade que haja em conjunto, visando somente o beneficio e aprimoramento da mesma. Necessitamos de um país, em que as leis sejam as mesmas para todos, e principalmente que as penalidades impostas para quem descumpre essas leis também sejam as mesmas.

Todas as pessoas independentemente de sua classe social devem seguir normas e regras de uma sociedade ou de qualquer outro tipo de estabelecimento sem nenhum privilégio por sua condição financeira.
Portanto só haverá integração social e patriotismo quando um individuo se sentir como membro de um grupo social e nele puder expressar suas opiniões sem nenhum tipo de represália.

Pronto, FALEI ;P

Inserida por juNiicolau

Escrevo um longo texto, nao, nao é proposital!
Acontece que quero me explicar, explicar o que sou... Sou obrigada a fazê-lo já que nao compreendem o meu jeito de ser.
Sou defenssora de mim mesma e isso basta para saberes que sou tambem egoista, mas nao sou tao mentirosa como achei que fosse, pois se fosse, nao me assumiria mentirosa aos quatro cantos do mundo. Mas digo, digo sem medo. Vês que eu nao sou medrosa? Nada me afronta, absolutamente nada... Desculpe, eu volto a mentir, tenho meus medos de ausensia e de presença, mas nao quero dizê-los, me envergonham, me maltratam.
O problema maior é que nao consigo me descrever, bem o problema maior é que tenho esta necessidade, queria ser-me de um jeito perfeito... Perfeitos olhos, perfeito toque, perfeito sorriso e perfeito humor.
Sim eu acredito em perfeiçao e quero conquista-la, todos nós queremos.
Eu quero deixar de ser nervosa, estressada, curiosa, teimosa, insistente, ansiosa e perfeccionista para alcançar a perfeiçao.
Mas é que se eu deixar de ser como sou, nao me seria... Sem me ser, pra quê perfeiçao?!
O bom seria se nascessemos com o poder de tornarmos-nos o que queremos, mas sei que isso seria chato demais... Sim seria chato, irritante, perfeiçao demais sufoca.
Ninguem inveja uma boneca, e ela é perfeita.
O que falta a uma boneca perfeita? Falta a perfeiçao da vida.
Chega, estou estressada de me dizer.
Sou inconstante, e isso falta me matar de ódio e de esquecimento.
Sou sozinha e estou cheia.
Complemento em outra vida.

Inserida por AmandaSpanic

Me dá a melhor encarada
O melhor aperto
O melhor suspiro
O melhor texto
A melhor foda
O melhor futuro
A melhor esperança
O melhor choro
A melhor verdade
O melhor caráter
O melhor conselho
A melhor gargalhada
O melhor abraço
O melhor carinho
O melhor beijo
A melhor música
O melhor caminho
O melhor ciúme
A melhor briga
O melhor perdão
A melhor compreensão
O melhor ombro
O melhor jeito
A melhor volta
A melhor continuação
A melhor vida
O melhor sentido
O melhor sonho
A melhor felicidade
O melhor auto conhecimento
A melhor visão
A melhor inspiração
O melhor significado do amor em nossos melhores e piores momentos!



Meu amor por você é fomentado em todas essas coisas em conjunto. Esse é o nosso baile festivo, isso é nós dois dançando conforme a música do viver, porque sem essas coisas não poderíamos dizer que os sentimentos, incorporados no amor, nos envolveria de tal forma, em todas as suas vertentes intensificadas...

... a definição é minha, a mulher é minha e esse amor é MEU E DELA!



Jota Cê



-

Inserida por Nectardaflor

PARTE 1 - texto: "Foi"

Nunca soube exatamente o que você significava pra mim.. até te perder. quando te perdi eu descobri a importância e a diferença que você fazia em minha vida. Depois de tanto tempo de convivência, acho que fica até dificil lidar com a perda, ainda mais da forma como foi a minha.. quando eu estava no meu auge de felicidade sem saber exatamente o porque, aconteceu o fim.. não derramei se quer uma lágrima na sua frente, pois ainda achava que você nem era tanto assim, para merece-las.. mas foi depois que cai na real e me toquei: "espera ai, eu perdi o cara que eu amava e ele tá logo ali, com outra.." foi ai que eu senti a dor da perda. O que senti não foi a dor de ser trocada, simplismente senti a dor de te perder, e ver e ter certeza que você não iria voltar, foi uma coisa orrivel.. o pior de tudo era ter que te ver todos os dias, olhar em teu rosto sorrir, fingir que não aconteceu nada e engolir seco o choro pra não parecer uma idiota. Bom, depois de tudo e tanto tempo, eu apenas queria poder ouvir tua voz e não tremer toda, queria poder te olhar mesmo por uma foto, e não sentir meu coração disparar, queria poder te tocar e não sentir meu corpo arrepiar inteiro e te querer de volta pra mim. Porque superar a perda essa etapa eu já conclui, mas como faço pra te esquecer? Não tenho em meu coração um tecla escrito DEL, que pena né? Seria bem mais fácil pra mim.. Sabe, as vezes eu choro, sim choro mesmo! Mas é pra lavar a alma do peso da sua falta, eu sinto falta de todos nosso momentos, sinto mais falta ainda de quando você me protegia, defendia e quando sorria pra mim. Mas você não me amava, você supostamente gostava de mim..

Inserida por jucilene7

PARTE 2 - texto "Foi"

Isso que me dá mais raiva, eu fico feliz em lembrar dos sorrisos, beijos, abraços mas será que você pensava em mim enquanto me olhava em silêncio? Será que pensava em mim, quando me dava aqueles nossos abraços mais demorados? Será que você pensava em mim quando nós nos beijavamos parecendo que o mundo iria acabar? Será, será, será? Não sei, por isso que sinto raiva quando me lembro de você e saber que era bom, pois nunca sabia se você estava pensando em mim. E até porque você devia estar ali comigo porque não tinha nada melhor pra fazer não é mesmo? ;@
Não vou dizer que te esqueci, pois provavelmente não estaria escrevendo esse texto, também não digo que não te amo, porque na verdade acho que nunca te amei, mas acho que te amei sim, não acho que não.. Ah seilá, só sei que foi intenso por mais que eu tenha sofrido não quero te esquecer ! Acho que assim é a melhor forma de daqui uns tempos nem lembrar teu nome, porque eu não quero te esquecer e é quando agente não quer algo é quando ele acontece né? Então é assim que vou pensar.. Já é noite, e eu me lembro das nossas noites. A cada dia mais intensas. Acho que eram intensas só pra mim né, porque? Porque eu era uma boba, idiota.. não, porque eu tentava acreditar que você realmente gostava de mim.

Inserida por jucilene7

Guerra Mundial.


Não é um texto sobre guerras mundiais, mas reflita. Isso acontece a todo o momento.


Um país grande é atacado por um único grupo pequeno e isso causa uma guerra, com muitos países, porem estes países; Eram coirmãos!
Isso causa uma grande revolta, pelas ajudas e contribuições de ambos, mas por "ego" de querer ser mais visto, alguns membros resolvem aparecer e quebrar laços históricos!
Todas as causas, palavras e até mesmo ajudas feitas para ambos em diversas situações foram pelo ralo, ou melhor. Para o alto com ataques de bombas.
Troque os países por pessoas, unidas e que cresceram ou ao menos viram crescer juntos; Estiveram sempre por perto.
Troque o grupo por uma pessoa só, armas e bombas por palavras; Você demora vinte anos pra erguer um pilar de meia tonelada com a força própria e demora menos de 15 palavras pra destruir tudo.
Pergunto-me e não encontro palavras, nem ao menos, respostas.
O que uma pessoa iria ganhar com a queda de outra? Terás um brilho mais intenso nos olhos? Verás o quão forte és?
Quem esteve por perto está longe, distante por palavras, mas acima de tudo a destruição de ambos os países foram feitas por atitudes. Não haveria necessidade de usar tal força...
Raciocine e encontrarás respostas. Você declara uma Guerra contra um país, milhões vão morrer sem ao menos saber o porquê, por quê? Ego? Demonstração? Faça um show não ataque!
Muito sangue derrama sobre a lama que as bombas deixaram, com a água vinda do mar destruindo navios fortes.
O paredão de uma pessoa é muitas vezes fácil de ultrapassar, não quando atacada muitas vezes; A morte é questão de tempo, o perdão não pode ser capricho.

Inserida por andrenj

Só restam saudades

Certa vez te enviei um texto que dizia:
Quero ser teu amigo nem de mais nem de menos...
Hoje gostaria que tudo fosse como naqueles dias.
O tempo passou, e hoje não sei se somos grandes amigos ou pequenos.


Não sei onde errei pra tudo ficar como está.
Será que fui amigo de menos? Como saberei!
Ou fui amigo de mais ao ponto de te sufocar?
Com esta duvida, receio que ficarei.

Tuas palavras me davam prazer
Hoje, quando estamos pertos
Ainda assim me sinto tão longe de você.
A amizade, pelo tempo ficou encoberto.

Lembro daquelas noites belas
Onde conversávamos nas tranqüilas noites de lua,
Hoje só resta saudade das noites belas
E sinto falta da amizade tua.

Já não sei mais o que escrever
Todos os momentos foram de felicidade
Sinto uma imensa falta de você
E uma grande saudade da nossa amizade.

A lembrança me vem ao pensamento
Lembranças de uma bela amizade.
E o que restou daqueles momentos
Daquelas belas noites de felicidades?
“Só restam saudades”

Inserida por marcelogs

Eu texto
Fez-se necessário escrever, assim como, desabafar.
O desafio de um início a cada texto, rompe o estímulo de fazê-lo. Eu não sou um fracassado, não ainda. No fundo, eu gosto de viver nesta ilusão, é bom sentir-se escrito, descrito, lido. Imagino-me como um texto. Um texto contraditório, metafórico e crônico.
É bom ser revivido a cada novo olhar, a cada nova leitura. É bom fazer com que meus ‘trechos’ façam crescer nos ‘leitores de mim’ algum tipo de emoção. Seja felicidade, rancor, prazer… O importante é não deixar de ser lido, percebido.
Mas, como todo texto, aos olhos de quem o faz, nunca está totalmente pronto, assim também não estou. Ainda estou frio, não estou preparado pra ser lido por grandes mentes, contento-me em ser lido pelos que gostam da forma em que fui escrito e se contentam também (ou não) em realizar esta leitura neutra do que sou.
Sinto que em mim, como pessoa, ainda falta a coerência que há em mim como texto. Não consigo sequenciar ações da mesma forma das palavras. Então é preferível ser texto e arriscar-se a ser rascado, rabiscado, esquecido. Então é preferível ser texto e arriscar-se a ser lido, útil, agradável. Então é preferível ser texto, ainda que sem conclusão, como sou e me apresento.

Inserida por williamluz

O texto é de 2008 e sei que é grande, mas está aí pra você me conhecer melhor! :)
Eu era sem remendos, sem 'stents' e sem muitas outras coisas que hoje, fazem partem de mim e me completam ...
Preciso, por mim e pelos meus amados, publicá-lo, anualmente, porque assim, tristemente, continuo pensando e porque nada muda e só piora.
Sei que, por aqui, as pessoas não gostam muito de leitura e outras reclamam e passam batidas naquilo que de sério se expõe... Mas tem outras, que me acompanham e sabem da importância da reflexão e como tudo é sempre tão igual! Triste assim...
Perdoem, mas minha alma pede e meu coração sente que é preciso!
🤨
EDITORIAL DE ANO NOVO (NOVAMENTE... SERÁ?)

Cheguei no final do Ano... Ao último dia do ano de 2017! A sensação de algo faltando continua incomodando. A certeza de que alguma coisa não foi feita está, ainda, gerando esse desconforto. A preocupação com esse vazio que , na minha opinião ainda bem que continua existindo, apesar de sempre me deixar meio que morna para a ocasião, tirou muito do brilho do meu Natal e deixando a sensação de que sempre tentei me enganar com a afirmação de que o Ano Novo chega trazendo a chamada renovação!
Novo mesmo continua sendo só o calendário! Pena! Somos seres de boa vontade! Que boa vontade? Sinto cada vez mais o individualismo, vejo a solidão aumentando, a fome ainda matando, guerras em nome do fanatismo continuando, pessoas cada vez mais se drogando, percebo a maldade crescendo e a indiferença dominando, sobretudo, um medo absurdo e gigantesco de ajudar o próximo! 'Poderei ser uma vítima', pensamos!

Continuo percebendo olhares cada vez mais tristes e totalmente sem esperanças; a inveja e o poder tomando conta daqueles que só querem sugar; vejo irmãos brigando e separando dando chance pro rancor, pro orgulho nefasto, pra dissoluções de laços, decepções fortes e doídas na descoberta que foram falsas as declarações de amor... Desejos, morrendo!

Sinto, talvez devido a força do apelo de amor da época, uma carência de fé e de perdão e com certeza, total ausência de amor.
Sinto uma forte acomodação (virou palavra-chave porque é bem mais fácil do que ir à luta) e a triste sensação do 'vamos cultuar e fortalecer o velho hábito...' Novamente, digo, que pena! Vou deixar isso com o Ano Velho? Utopia!

Ano Novo chega mas as velhas atitudes não se renovam e tampouco se desgastam! Certeza mesmo só tenho do meu direito de gritar, berrar até mesmo de fugir desse deserto através das minhas letrinhas, do meu poetar! Amar, incondicionalmente minha familia que Deus me deu a gloriosa chance de formar ao lado de um homem puro de coração e forte no caráter! Tentar ser melhor.. Tentar plantar algumas flores para ver se o perfume chega até aos corações mais duros, as almas menos sensíveis!

Festa? Não temos vontade. Cansamos desses enganos caros com brindes e purpurinas.. brilhos roubados com sombras de dor de outros seres enganados...com foguinhos para iludir e desnortear, momentaneamente, a realidade em que vivemos!
Não pense que sou pessimista . Não pense que perdi a esperança na vida e nas pessoas... Nem pensar! Não! Estou, apenas, neste momento, com uma visão humana mais apurada e, também, querendo encarar de frente o que está ao meu redor! Estou com os pés firmes na realidade. Estou ouvindo a voz do meu coração!
Talvez seja a hora. A madrugada sempre me deixa mais transparente, mais vulnerável ; tira de mim o escudo invisível que carrego para a luta diária!

Não quero e nem estou pretendendo jogar água fria na fogueira de ninguém! Só estou pensando nos irmãos desafortunados e naqueles que me fazem falta e que faziam diferença na minha vida! Muita diferença.... Alguns Deus chamou e doeu muito... Outros, apenas perdi... É, a gente perde pessoas pois se descobre que nunca as teve do jeito que você sentia e imaginava ... Era festa com brilho falso, confetes demais!

Estou olhando e pensando, perigosamente, diga-se de passagem, através da minha janela aberta! Apenas, estou num momento reflexivo e sem vontade de cantar Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo!

Queria muito acreditar, ter a certeza de que a dor e o desamor passariam, que são velhos também, mas está tudo, ainda, sempre e muito igual!
.
SoninhaBB
(inspirada na despedida de 2008)

Inserida por SoninhaBB