Texto de Conscientização

Cerca de 2151 texto de Conscientização

Não é tempo de paixão política e sim de amor a vida, de conscientização, solidariedade, de salvar vidas, de ficar em casa, e quem tem muito ajuda quem não tem nada, que absurdo essas manifestações com aglomerações na luta pelo ouro, enquanto a vida vale mais, a pandemia ainda pode durar por causa dos tolos, benditos sejam todos os trabalhadores da senda, fazendo doações aos famintos, benditos os profissionais de saúde e todos aqueles que não podem parar de trabalhar, benditos os governantes que se preocupam com a vida de seu povo, que Deus os abençoe, pois estes estão escutando as vozes dos céus.
Esperem um novo sol nascer para um novo renascer em si mesmos, é hora de deixar o amor entrar dentro do peito e fazer moradia na alma.

Inserida por Ivania-D-Farias

NÃO HÁ FELICIDADE NA GUERRA

‪Alguns felicitam os dias de luta contra preconceitos e opressões, mas o fato de ter um dia para essas coisas só corrobora a tristeza de ainda viver em uma desarmonia social.
Quero ser eu mesmo todo dia!
Sou eu mesmo todo dia!
Ninguém é mãe, pai, homem, mulher somente uma vez por ano e assim somos nós, varias cores até mesmo depois da meia noite. Não é magia, fase e muito menos doença.
Um dia de visibilidade ainda é muito pouco se comparado as décadas de violência. É um dia de orgulho? Com certeza, mas não é um dia feliz.
Perdoem-me por não achar felicidade em ter uma data dedicada a essas causas, ciente que mesmo em dias como esses milhares de nós continuam a cair, sabendo disso, ainda não dá para comemorar.

Inserida por jucsom

O Preconceito Astronómico -

Confesso que há dias, quando comprei o jornal PÚBLICO e me deparei com uma imensa entrevista de Maria Flávia de Monsaraz, na revista que acompanhava o jornal, fiquei por um lado espantado, por outro muito feliz! Não é todos os dias que um jornal político faz uma entrevista desta índole! Mais me espantou ainda, quando, um dia depois, encontro um novo artigo sobre astrologia nas últimas páginas do mesmo jornal. Dois homens, João Fernandes e Pedro Russo, que se afirmam astrónomos/cientistas, vêm deselegante, prepotente e arrogantemente tecer uma imensa página de incoerências astrológicas, porque no fundo nunca devem ter lido uma linha sobre astrologia, para defender que ciência e astrologia são duas coisas diferentes.

A notícia torna-se desnecessária desde início porque quando confrontada na entrevista com essa questão Maria Flávia de Monsaraz afirma encarar a astrologia como uma linguagem simbólica e nunca como uma ciência! Como se não bastasse, resolvem citar, a fim de deixar bem claro que a entrevista de Maria Flávia é uma fraude, o nome da senhora e do Centro Quíron, que fundou há mais de 25 anos. Dizem eles, "queremos responder e não reagir, rasgando as vestes...", e o que mais é esta notícia suburbana de uma ciência astronómica que se afirma obtusa e antiquada, pela forma como é escrita, senão um imenso "rasgar de vestes"?!

Dizem eles que a astrologia não se actualizou! Que faz horóscopos como se a Terra ainda estivesse no centro do Universo e não o Sol! Gostava eu de saber de onde observam estes senhores tão científicos e inteligentes astros! Estou convencido de que todas as suas observações astronómicas são feitas a partir de qualquer planeta do Sistema Solar, menos da Terra. Só pode! As tolices que foram tecidas num imenso rosário de enganos, não porque eles quisessem enganar alguém com as suas afirmações, mas porque não sabem do que falam, deixaram-me completamente estarrecido!

Percebi serem pessoas que renegam acreditar que haja a possibilidade de o Sistema Solar possuir uma linguagem própria mais inteligente, a astrologia, do que as suas supostas inteligências científicas lhes fazem crer e afirmar, a astronomia que estudam. Diante da entrevista de Maria Flávia de Monsaraz, estes senhores "rasgaram as vestes" sim!!! E acredito que Maria Flávia tenha feito como Cristo diante dos Judeus: silêncio, reverência, aceitação... e quem tiver ouvidos que a oiça, quem tiver olhos que a veja, quem tiver alma que a sinta.

O problema destes senhores é que não era uma tola qualquer que estava a ser entrevistada, mas alguém que eles, cientistas, sempre temeram, uma senhora que dedicou toda a vida a uma causa. Ajudar o próximo partilhando com ele a sua sabedoria. A astrologia ensinada de forma muito séria, como só pode ser ensinada, senão não passa de uma mera conversinha, foi a linguagem que veio ter consigo, para que pudesse mais e melhor realizar esse compromisso. E nisto o Quíron é pioneiro!!!

A astrologia precisa da astronomia, sem ela não poderíamos saber nada do que sabemos em astrologia. Por isso, há na astrologia um lado científico SIM!!! É uma linguagem simbólica pela interpretação intuitiva que lhe é dada mas também uma linguagem científica porque precisamos de saber rigorosamente onde se situam os planetas, em cada momento em torno do Sol, para sabermos o que sabemos, e isto é astronomia pura! Quer queiram quer não, astrologia e astronomia são duas faces de uma mesma moeda!

Quando falou em ciência, Maria Flávia de Monsaraz falou em ciência esotérica e ciência exotérica. Se os senhores estivessem atentos à leitura que faziam, teriam percebido que eram conceitos subjacentes à astrologia, mas que em momento nenhum Maria Flávia disse que a astrologia era uma linguagem científica, o que deita por terra o tal mote que afirmam ter para publicarem o texto vergonhoso que publicaram! Ao afirmarem que a astrologia está ao nível da cartomancia, da leitura de búzios e borras de café, o que já é uma ofensa por si só pelo desprezo como o dizem para quem realiza estes trabalhos, estão a ofender-se a si mesmos, já que os astrólogos não olham para mais nada a não ser os mesmos movimentos físicos dos astros no céu que os senhores observam para se afirmarem cientificamente!!! E esta, hein?!?!

E o que dizer dos últimos parágrafos do artigo?! Nada!!! Apenas que é assim que se afirmam alguns dos cientistas da nossa praça quando não têm argumentos válidos e se sentem incomodados ou ameaçados com alguma coisa ou alguém que lhes coloque as suas arrogâncias intelectuais e os seus pelouros de poder em causa. No fundo, reina neles um profundo preconceito! A astrologia precisa da astronomia mas vai mais longe nas suas considerações e nas suas descobertas, vai para lá da física dos astros! E isso a astronomia sozinha nunca terá! Fica-se apenas pelo que vê!!

Afirmarem que o oculto não existe utilizando o oculto para o fazer é o máximo das perversões! Porque a palavra é oculta, o pensamento é oculto, até a escrita é oculta! Oculto igual a não se vê mas existe, está lá! Ninguém vê o que diz, nem toca no que pensa, e até o que se escreve e se lê precisa de interpretação. Interpretação que é igualmente oculta! Não se vê, mas está em nós! Por isso, caros senhores, para estar no oculto basta abrir a boca!

Sem dimensão espiritual integrada a ciência não passa de uma mera fantasia provada sem alma, é pura ilusão! Porque há espaços na vida onde a ciência não entra! E esses são do domínio e do campo da alma! A astrologia é SIM a "escrita-de-Deus" que eleva a ciência a uma dimensão metafísica!

Estudante de astrologia

Inserida por Eliot

⁠ ⁠Pandemia da (covid 19)

O maior desafio além da doença, é encarar o preconceito. Por mais que sejamos assintomáticos ainda ficamos sensíveis pelo medo que nos assusta, e dificilmente encontramos quem nos dêem palavras de ânimo, o que mais ouvimos e vemos são o desprezo das pessoas.Salvo estão os que não precisam se isolar porque sei que não é nada fácil.
AME MAIS, MAGOE MENOS!

Inserida por IlzimarDantas

⁠Vamos falar de conscientização, outubro Rosa não é só um mês de cor não... É tempo de reflexão;
Se toque para ser cuidar, se cuide... Coisas de quem sabe se amar;
Câncer de mama não tem hora, nem avisa quando irá chegar;
Prevenção é o melhor remédio e o melhor caminho é quem sabe se cuidar;
Por isso outubro Rosa... É um mês para pensar...
Pense que a vida é única e ter atitude para ter tempo de se salvar;

Inserida por JULIOAUKAY

⁠Seremos a Resistência

Nesse mundo cheio de preconceito estamos resistindo
Estamos cada dia mais fortes
Preconceitos?? Exitem sim...
Homofobia;
Racismo;
Machismo;
Gordofobia
...
Entre outros preconceito que há na sociedade
Mas resistimos cada vez com mais maturidade

Não dependemos da sua opinião para nada
Uns vivem com medo, com razão
Porém não deixamos de viver, de existir
Seremos sempre resistência em um mundo de diferença.

Inserida por fernandasp_sjp

⁠Vamos fugir do preconceito?
Vamos viver a felicidade, com o câncer de próstata não é preciso ter medo;
É preciso atitude, é preciso respeito, não é preciso guardar segredo;
Seja homem de verdade
Não é preciso ser perfeito!
Se cuide sem discriminação que a vida é valiosa e se ame de coração;
Pois em algum lugar alguém ama você, seja um familiar ou um amigo que se importa e gostariam de te ver;
Novembro azul é um jeito de lembrar sua responsabilidade...
Diga não ao câncer de próstata, acredite na vida de verdade!
Previnir é melhor que remediar, o toque é constrangedor, mas ainda pode te salvar;
Podemos contar com o exame de sangue PSA...
Toque retal e biópsia da próstata, quem é maluco de recusar?
Quanto antes descobrir mais chance de sobreviver você terá;

Inserida por JULIOAUKAY

⁠Há a gaiola, há a vida e a (des)confiança
e há o muro, há a cerca e o preconceito
e há o filho, a família e a aliança
e há a grade, há a profissão e o preceito
e há o relógio, o horário e o acontecimento
e há o estatuto, há a lei e o mandamento
e a regra dizendo é proibido.
E é a vida, é o mundo e é a gaiola
e é a casa, o nome e a vestimenta
e é o imposto, a renda e a ferramenta
e é o orgulho e o coração sem ação.
E era o amor, era a amizade e o medo de magoar
e era o laço e o enlaço e o final sem chegar.
E era a vida, era a vida o mundo e a gaiola
e era a vida e a vida era a gaiola.

Inserida por mafipena

⁠Cantei Liberdade

Temos a conscientização que não basta apenas amar, mas vivemos na busca de sermos amados, sermos respeitados, ser aceito (a) do jeitinho que somos, sem tirar e colocar, na realidade buscamos reciprocidade.
Quando você gosta de alguém profundamente você se doa, ao ponto de esquecer de si, onde você não sabe mais definir o que seria certo ou errado, onde muitas vezes você tampa o sol com a peneira para que não ocorra nenhuma ferida dentro de si ou na pessoa que gosta, mas o que não observamos é que, quando estamos nos permitindo passar por essas pequenas situações, estamos permitindo nos auto ferir, mesmo enxergando a verdade, mesmo a outra parte não correspondendo da forma que deveria ser correspondida ou como você espera, muitas vezes você ainda permanece, não pelo fato de não querer machuca-lo, mas pelo fato de não saber se sair e o medo de perder, porque muitas vezes o coração, os sentimentos falam mais alto e no fim você se sente acorrentado.
Ao passar do tempo você começa a se questionar por muitas coisas, você se afasta, tenta pôr as ideias no lugar, você procura se soltar, mas quando tudo começa a ficar bem, a pessoa simplesmente te manda uma mensagem “oi sumida (o)”, e você fica naquela se deixa no vácuo ou responde, no fim você acaba respondendo, e começa tudo de novo, as conquistas baratas, promessas que nunca serão cumpridas, o clássico de tentar conquistar sua família, mas deixa eu te perguntar "Qual é a vossa relação? Qual é a definição? Por que gostar de alguém que não valoriza seus sentimentos, que não valoriza você como pessoa? Por que permanecer onde não cabe toda essa sua intensidade?"
Sei que são perguntas simples, porém difíceis de responder, mas você já imaginou o quanto sua vida poderia melhorar sem essa pessoa, o quanto você é linda (o), não apenas aparência física, mas o interior. Comece a si conhecer, si auto avaliar e coloque na balança se realmente vale a pena você lutar por alguém que simplesmente se desfaz de você, depois de conseguir o que quer ou, porque simplesmente te quer debaixo dos seus pés, quando se sentir necessitado ou queira alguém para descarregar angústias você está lá para suprir suas necessidades.
Chega o momento que você cansa, você começa perceber que gostar ou amar alguém não é o bastante, pois começa abrir mão da suposta felicidade, finalmente você enxerga que aquela relação não tem nenhum futuro, enxerga que não vai existir uma cumplicidade, reciprocidade e o mais importante o respeito que tanto almeja.
Quando você realmente decide olhar para frente, conseguindo se libertar daquilo que lhe consumia, que reprimia, que você chamava de amor, percebe que não era livre dentro daquela relação indefinida e que era infeliz. Com o passar do tempo enxerga que é bem melhor estar só, aproveitando sua própria companhia, o incrível que pareça você se auto conhece, permite conhecer outras pessoas, novos horizontes, e se olha no espelho vendo que está bem, simplesmente olha para o passado e agradece pela experiência, pois se não fosse o tal acontecimento não teria se tornado esse ser forte, cheio (a) de luz, livre, mas por toda via não deseja passar pela situação novamente.
A liberdade começa a falar alto, feridas são curadas, seu espirito fica leve, esses detalhes lhe torna mais atraente, não podemos esquecer que os ex amores sempre voltam para bagunçar o seu futuro, porque eles percebem que realmente perderam o reinado, enxergam que tinham uma joia rara ao lado e não souberam valorizar, no fim você chega à conclusão que sua vida é bem melhor sem certos amores, porque você não é mais aquela pessoa que se contenta com pouco, não é mais aquela pessoa que cai em qualquer cantada barata, não é mais aquela pessoa que quer apenas coisas passageiras, você é aquela pessoa que merece o mundo, aquela que não se deixa abater por atitudes toscas, aquela pessoa que se sente completa com os detalhes, aquela pessoa que ama o muito e não o pouco, aquela pessoa que gosta de pessoas positivas e cheias de virtudes e não de pessoas vazias.

Inserida por iotila_alves

⁠A Conscientização do Amor!

Amor é muito mais do que dizer eu te amo, é saber que não basta apenas algumas mensagens ou declarações, é entender que só terei amor se houver dentro mim, e a partir de aí aceitar que o que eu mereço virá na mesma proporção do que eu ofereço. Se entregar o pouco, então não terá ninguém que me ofereça o muito que eu quero e mereço.
Amor é se conscientizar que para vivermos não precisamos de migalhas, mas sim de abundância.
Que eu seja abundante em amor!

Inserida por andreiaparedra

⁠*Cor da felicidade*

Mano na moral racista é um lixo e diferente de melanina, preconceituoso é um defeito.
Eu vejo algumas pessoas do continente africano, no shopping, com a pele escura brilhando como diamante, eu sinto uma atração, uma conexão, um brilho no olhar, meu coração relaxa e minha vontade é de estar perto da pessoa, conversar, tirar foto, apreciar aquela beleza natural, um sorriso verdadeiro.... Um olhar sincero.

Pessoas guerreiras, de cultura, religiosidade, honestidade... Pretos e pretas charmosas, cheirosas, com aquelas roupas coloridas, um brinco de argola, mano a cultura afro eu acho muito massa, admiro, aprecio, fico encantado, apaixonado pelo reflexo de alguém que mesmo vivendo em julgamento, tem um coração bom, educação, respeito diante das diferenças...

Eu sou feliz por ter sangue de negro, sinto orgulhoso de ser descendente de fazer parte da luta de um povo guerreiro... Apenas é difícil manter a paciência, onde o preconceito se mantém em todos os lugares...

E quando eu penso em consciência Negra... Lembro de todos os fatos, os estudos, o capitalismo, que trouxe consigo a intolerância...

A seleção natural, que colocou-se o negro como animal, e assim sobrevive o mais forte... Hitler morreu,mas deixou vários discípulos… Todavia Zumbi, Besouro, Dandara , heróis, esses sim que deveriam ser lembrados e valorizados na nossa trajetória de formação, ao invés de estudarmos o nazismo na história, a descoberta do Brasil na escola, eu só queria entender qual a importância de um adolescente saber que só está vivo hoje pq a Itália mudou de lado, os Estados Unidos entrou na guerra e o clima gelado da Rússia ao lado da ausência de alimentos, impediu às forças Alemãs avançar…Modo sincero, é que desde de cedo, vivemos em uma mentira. E o fato, é que a criança chega no ensino médio com a mente que ser negro é algo negativo.

Por isso, que de 10 brancos no rolé 7 são preconceituosos silenciosos, essa a realidade,e vc pode até negar, mas o olhar com indiferença vai te entregar;Hehehe e Negro estudioso ,com certeza no tema da redação vai arrasar...

Triste em reconhecer q a população "branca" tem esse defeito, todavia pra mim é natural, normal, eu tenho alguns defeitos tbm, assim, ligo foda-se, faço de bobo e me distâncio, fácil de resolver.

O que me deixa revoltada, com raiva, puto, são essas meninas de pele morena, que alisam o cabelo, e pagam de paty branca, loirinha dos olhos azuis, e tira onda com as pretas da favela, simplesmente uma vergonha. Enfim, não vou entrar em detalhe, apenas deixar claro que sou um pretinho top, e pessoas pretas me chama atenção, a cor da minha felicidade, meu coração é rubro negro e tenho prazer mesmo de ser negão...Não me sinto inferior, ao contrário, admiro a minha geração.

Inserida por Lv7_vida

⁠Os racistas ou os preconceituosos são pessoas com sérios problemas consigo mesmo que com os outros, pois odeiam tanto a si mesmos e a sua mísera existência, que não conseguem converter esse tamanho ódio crônico no amor próprio, sendo assim, a sua única forma de sobrevivência ao caos interior, é senão odiando e descrimiando o seu próximo;
Pobres e tristes criaturas humanas, estas são!

In, gênese em reconstrução

Inserida por Susatel

eu chateada
com minha sala de aula

preconceito, injustiça e discriminação
isso não parece com educação
todos nós temos inteligências
tem professores que não tem experiência

trata os alunos com ignorância
na sala de aula ninguém tem preferência

na minha cabeça isso é incompetência
vamos tomar uma providência

odeio ser tratada com discriminação
vou mudar essa situação
temos tenho potencial
quero mais educação
professores preparados pra nos dar mais direção

eu chateada
com minha sala de aula

Inserida por evelynblackpink


"Contra as palavras preconceituosas, contra os olhares com asco, contra o desprezo e as brincadeiras ofensivas, erguia-se em mim o sentimento de fraternidade e discretamente pedia a Deus que os abençoassem.
Ao lado do abismo social que eu registrava todos os dias, formava-se um paralelo, um abismo moral: caíam máscaras, revelavam-se as misérias da alma."

Inserida por Hendrik



Quando um educador se conscientiza que, ser educador é capacitar-se para tornar explícito, claro; é ser dedicação, empenho paciência e persistência, é ser mestre, sabendo cativar e inspirar; educando com a veemência, intensidade, eficácia necessária, nossas crianças e jovens, a tendência de toda sociedade com certeza absoluta é ganhar." Solange Malosto

Inserida por 1solangemalosto

⁠⁠Ao tecer uma crítica, não insulte e sim conscientize.

Ao conscientizar, não imponha e sim ensine.

Ao advertir, não ameace e sim corrija.

Ao corrigir, não humilhe e sim seja exemplo.

Ao repreender, não recrimine e sim esclareça.

Pra criar hábitos, eduque. Pra acabar com hábitos, eduque.

Ao educar seja gentil e paciente. Pode parecer que no início nada se aprende, no entanto, demonstrar o que se aprendeu pode levar um tempo.

Ao dirigir palavras que afetem a vida do outro, no intuito de fazê-lo melhorar, o mais importante é se colocar em seu lugar, vestindo seus sapatos e sabendo dos seus tempos, limitações e capacidades.

O que para nós parece ser algo fácil, para o outro, pode ser um grande e quase impossível desafio.

Inserida por FlavioTakemoto

⁠A sensibilidade vinda do afeto se difere da sensibilidade através da conscientização, sem afeto há uma sensibilidade defeituosa ou algo que (não) parte através de um molde interno de suas próprias palavras, quando as palavras são moldadas junto a um rebuliço de sentimentos e significados sempre haverá um porquê em dizer.



A sensibilidade o afeto e a conscientização poderiam dialogar mais entre si, seriam grandes amigos(as) se houvesse uma aproximação.

Inserida por thiagovilhena

⁠Há uma necessidade extrema de conscientização dos pais ante a criação de filhos, primordialmente nos primeiros anos de idade. Diante dos estudos da psicanálise infantil e da medicina é sabido que os primeiros dias, ainda que no útero materno, são delineadores do emocional da criança. Os impactos de traumas e lesões são maiores na medida dos primeiros anos, sendo que exercerão um papel de delineamento do fator estressor deste ser humano. Pesquisas recentes realizadas no EUA, já mostram mais de 50% das crianças afetadas por traumas e lesões emocionais. Um ambiente de conflito, mágoas, discórdias, insegurança e instabilidade são ingredientes para gerar lesões graves no desenvolvimento cerebral. Tais situações também terão implicações no trato da alma, tais como: pensamentos negativos, espiritualidade afetada, baixa autoestima, produção de mágoas e rancores capazes de inibir a plenitude de sua humanidade. Por isto, é fundamental que haja uma boa preparação de cada individuo, visando compreender a complexidade do processo de desenvolvimento humano, tentando evitar ao máximo erros graves, permitindo a nossa sociedade obter seres com plena capacidade para as funções da vida.



JOSÉ LUIZ DE SOUSA NETO - PSICANALISTA

Inserida por jose_netto_1

⁠Somos pessoas com nossas preferências, com nossas diversões

Nossos preconceitos, temos nossos gostos

Levamos o que há de ruim e o que há de bom, para qualquer pessoa que passa por nossas vidas

E essas pessoas que entram em nossas vidas trazem o que há de bom e de ruim nelas

Deixamos sorrisos e lágrimas nelas e ela nos trazem sorriso e lágrimas para nossas vidas também

Às vezes somos o que levam mais sofrimento e dor ou somos os que levam sorriso e felicidade

E às vezes as pessoas que entram em nossas vidas trazem sorrisos por virarem boas lembranças ou trazem lágrimas por serem uma má lembrança

De Yago para Millena

Inserida por Yagopessoa

⁠É desolador enfrentar a hipocrisia das empresas, que promovem campanhas de conscientização sobre saúde mental, como o Setembro Amarelo, mas ainda perpetuam estigmas e julgamentos dentro do ambiente de trabalho. Enquanto essas campanhas pintam um quadro de compreensão e apoio, a realidade é muito diferente para aqueles de nós que lutam contra transtornos mentais, como o borderline. É uma dor dilacerante sentir que os colegas e até mesmo os superiores nos rotulam como alguém com "falta de vontade", "preguiçoso" ou "sem comprometimento". Cada palavra dessas é como um golpe no coração, uma confirmação dolorosa de que eles não entendem, e talvez nunca entenderão, a batalha interna que estamos travando. É uma tristeza profunda que permeia cada momento, uma sensação de solidão e desamparo que se intensifica a cada olhar de julgamento ou comentário insensível.
Somos humanos, não robôs programados para trabalhar sem parar. Possuímos sentimentos, vulnerabilidades e momentos de dificuldade. Enquanto as empresas se adornam com campanhas de conscientização, nos corredores, a realidade é uma falta gritante de compaixão, empatia e apoio genuíno. É como se estivessem apagando nossa humanidade, nossa luta, nossa dor. Precisamos urgentemente de mais do que apenas slogans bonitos e datas no calendário. Precisamos de mudanças reais na cultura do local de trabalho, onde o estigma seja combatido ativamente e o apoio seja oferecido de maneira verdadeira e significativa. E lembre-se, não é algo que escolhemos ter ou que gostaríamos de ter.

Inserida por viniciusmonteirotito

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp