Textos sobre Autoestima
Por que temos que passar a vida nos escondendo atrás daquilo que não somos? Só para agradar aos outros? O que eles representam em sua vida? Quem te ama não te muda!
Cada um tem a sua essência, somos únicos e isso nos faz sermos quem somos! Seres incríveis..
Não aceite menos que isso!
Aceitação!
ESCONDERIJO EM SI MESMO
É...foi na infância que tudo começou!
Quando eu te via e depois não te via
E que alívio era quando você dizia:
“Achooou!”
E era só uma brincadeira
Que durava a tarde inteira
“É pra esconder!”
“Xiiii...barulho não pode fazer!”
E hoje, pra me sentir protegido,
Pra passar despercebido
De me esconder precisei
“Me cansei!”
E nesse esconde-esconde me perdi
E tentando me encontrar já me percebi
Será que sou mesmo assim?
“É que me escondo até de mim!”
Talvez falte só resgatar
Da criança o brilho no olhar!
Brincar de viver é pesado!
A regra é se encontrar, se aceitar
E no escuro, escondido, fica ainda mais complicado!
TORTO ESPELHO MEU
Disformei o rosto
Entortei o corpo
Ajeitei a veste
Reconstruí a pele
Dispus o ideal
Alcancei o espectro
Consertei a vista
Posicionei a impressão
Me encaixei na ilusão
Esqueci de questionar
Como saio?
E a roda? Para de girar?
Maldita vitrine essa
Cega, maltrata e desfigura
Para onde agora foi
Aquela minha forma mais pura
Torto espelho meu,
existe alguém mais belo do que eu?
Me odeio
(Desabafo secreto dos meu sentimentos)
Eu odeio o jeito que minha mãe reclama do meu pai e não toma atitude
Eu odeio a forma como eu me olho no espelho
Eu odeio a minha aparência e o meu corpo
Eu odeio a forma como as pessoas acham que eu sou
Eu odeio o meu jeito de ser
Eu odeio me iludir
Eu odeio me apaixonar
Eu me odeio
Já faz um tempo que eu estou desanimado com a vida, e recentemente só piora....
poucos sabem disso (nem mesmo a minha psicóloga), pensam que eu sempre estou bem ou de mal humor por nada, mal sabem a luta constante que eu tenho dentro de mim. Contra literalmente principalmente tudo... uma luta contra eu mesmo.
Todas as vezes que eu tento me amar eu falho miseravelmente, todo dia quando acordo me olho pro espelho e sinto vontade de que a imagem mudasse. Mudo meu cabelo, minhas roupas, meu jeito de me expressar, e até mesmo o meu gosto musical mas nada adianta.
Tenho 16 anos e sei que terei uma longa vida pela frente porém é uma estrada que eu tenho medo e que não quero seguir. Se está difícil agr imagina quando eu estiver adulto onde a cobrança de torna maior e as responsabilidades também...
Eu não estou preparado pra isso, e nem quero estar. Eu não vejo futuro na minha vida
Por mais que eu sonhe em me casa ter filhos e etc, tudo isso parece tão insignificante agora que eu to cagando pra isso tudo
Aos 16 anos eu nunca beijei na boca... apenas me apaixonei platonicamente kkkk
Sou um garoto homossexual que fora de casa é extrovertido e dentro de casa é quieto e mal humorado.
Na escola eu brinco, rio, danço, canto, faço outros rirem e etc... Em casa eu fico no meu quarto e sinto angústia, depressão, ansiedade e desânimo
Os meus verdadeiros sentimentos quase ninguém sabe, nem mesmo os mais próximos. Esse meu lado só quem sabe sou eu e a futura pessoa que lerá esse texto.
Eu vejo o povo da minha sala com os amgs e todos parecem tão felizes.... eu queria ser assim, rodeado de amigos com uma boa conversa e parceiros de verdade...
se um dia eu não aguentar e acabar desistindo da vida, eu espero que todos lembrem de mim como uma garoto que era quieto porém forte e com uma coragem de enfrentar o mundo também. Afinal depois do bullying eu sempre segui em frente, mesmo querendo apenas desistir durante todos os dias eu aguentei por muitos anos as minhas dores sempre sozinho.
Eu espero que todos que me conhecem e que foram gentis cmg um dia tenham uma vida longa e feliz, algo que eu infelizmente não pude ter. Amo vocês que estiveram cmg pode não parecer mas muitas vezes uma simples mensagem de vocês (como por exemplo um parabéns no meu aniversário) me fez me sentir feliz por um dia inteiro ❤️
É isso esse é meu relato e meu “depoimento” obrigado a aqueles que me amam eu sempre lembrarei de vocês com muito amor e carinho ❤️
E se um dia precisarem “Say OK” para as coisas ruins e sigam em frente.....
O esgotamento não chega de um dia para o outro, o corpo começa a dar sinais e você se dá conta da sobrecarga, mas ao invés de dar uma pausa, decide se esforçar mais e mais…
Pensando bem, "fazer uma pausa e ter um pouco de paz", talvez seja uma pretensão alta ultimamente, não é mesmo?
Estamos sempre buscando, não que isso seja algo ruim. Afinal, a vida pede movimento mesmo.
Acontece que às vezes, na ânsia de alcançar os nossos objetivos, vamos eliminando as pausas do dia a dia para assim fazer mais e mais.
Então o "ser" vai sendo negligenciado pelo "fazer", e podemos até nos esquecer de quem verdadeiramente somos.
Não, você não precisa deixar todos os seus compromissos de lado para uma rotina mais leve, você precisa sim trazer mais PAZ para os seus dias.
Respira fundo e pega leve!
Calma na alma, que a vida pede pausa.
Eu tô morta e também tô viva
Isso não faz sentido, mas quem liga? E vou vivendo, essa loucura linda, uma bagunça chamada vida, que eu esqueço e logo depois me lembro, agora desejo, depois me arrependo, e assim vou vivendo, perdida e insana, é tão bonita, viver a vida, sem direção, sem limitação, sem sentido, sem algum motivo,mas sempre sentido, sempre assim, uma loucura sem fim
Não importa o que os outros vão pensar, é no coração que você vai achar o que desejar
Quando você começa a se sentir bem com você mesma, o mundo ao seu redor fica muito melhor, e os sorrisos que você vai dar, nem Deus explicará tão bonito que isso será, quando você começar a perceber, que você é tão maravilhosa, por dentro e por fora
FORMIGA
Você era uma das formigas mais formosas que se podia encontrar naquele lugar. Por vezes te vi julgar a aparência dos ratos, girafas, rinocerontes e tantos outros animais... Você é uma formiga linda! Mas, seu interno te tornou pequena. Do que adianta a mais rica beleza, se somente aqueles que estão no mesmo patamar de visão que você, conseguem enxergá-la. Quão grande é a riqueza que vêm de dentro, e transborda a beleza da qual não se ver, apenas sente.
A vida primeiro convida, depois nos força a viver a pausa necessária.
Aquele tempo que negligenciamos para atender o nosso ego ou, simplesmente, nossa ansiedade.
E seja através da saúde do corpo, da mente ou da alma seremos forçados a parar por algum tempo, para processar tudo aquilo que vivemos, guardando apenas a bagagem necessária para seguir a viagem com mais leveza.
E isso não será punição, será maior das dádivas que nos coloca mais próximo dos nossos sonhos.
Com não se notar ignorante sendo honesto com quem não se importa?
Penso que a honestidade deva ser uma postura dotada, pois ela faz parte dos seus valores, e não para que outras pessoas se importem com você (ou com o que você está fazendo, dizendo...).
Aliás, um gesto primordial de honestidade, muitas vezes, é dizer adeus a pessoas que não se importam com você e não fazem mais sentido na sua vida.
Se você vive consumindo lixo, rodeado de pessoas que sufocam seu potencial, em um ambiente que te incentiva ao pior, o resultado será um só: sua vida será tão ruim quanto suas escolhas.
Uma boa vida começa com os alimentos que você coloca no seu corpo, os conteúdos que você coloca no seu cérebro, as pessoas e o ambiente que você escolhe ter ao seu redor.
Hoje eu escolho ter fé em Deus!
Hoje eu escolho acreditar que tudo vai dar certo,
mesmo que os olhos da razão digam o contrário.
Hoje eu escolho a paz...
Hoje eu escolho a beleza
Hoje eu escolho o fácil e o leve...
Hoje eu escolho a alegria e o amor!
Hoje eu escolho aceitar o outro como o outro é.
Hoje eu escolho o perdão...
O deixar pra lá,
o distanciamento,
o silêncio e até a solidão...
Hoje eu escolho ser feliz,
sendo grato pelas pequenas coisas do dia a dia.
Hoje eu escolho você quem me escolheu!
A FLOR SERICEA OU A FLOR INCERTA
De todas as rosas disponíveis você escolheu a sericea. Talvez ainda persista em acreditar que eu não entenda a sua escolha, pois assim é mais fácil não se sentir tão culpado, mas, no fundo, eu sempre entendi, muito embora diversas vezes tenha me negado.
Trocar a flor mais bela por uma espécie duvidosa, a qual não sabe o tempo de hidratação, nem mesmo em quanto tempo se aflora, é realmente loucura, talvez a loucura mais bonita, a loucura de amor! Mas não no meu caso.
Não estarei te esperando, não porque não te amo o suficiente, mas por não saber se continuo apto a te esperar. Talvez tudo isso seja uma grande autossabotagem, contudo não sou capaz de negar o que sinto. Nossos primeiros momentos, foram marcados por um forte amor que sobressaiu todos os medos que há muito tempo me acompanharam, mas agora de tantas incertezas e falsas máscaras, meu espírito tornou-se igual o seu.
Todas as rosas são flores, meu bem, mas nem todas as flores são rosas. Aquilo que é banhado por ouro não é feito de ouro, portanto, não se vislumbre com a minha rosa, ela é mais profunda que delicada.
A GENTE NO DIVÃ - PRIMEIRA CONSULTA.
Eu já vou começar te dizendo que, por acreditar em uma mentira, você também mente. Nós reproduzimos o que escutamos e acreditamos durante a nossa vida, sobretudo na infância e juventude. É isso que formou a pessoa adulta que você é, a forma que você acredita nas coisas, como você interpreta uma frase ou uma palavra, como você enxerga as pessoas, mas sobretudo, como você enxerga a si mesmo.
Você, na verdade, é o resultado do que te fizeram acreditar. Assim, você pode ser, tanto uma pessoa positiva, cheia de boas ideias e energia contagiante, como também pode ser uma pessoa negativa, deprimente, temperamental e com a ideia de vítima.
Ás vezes, o problema não existe, é tudo uma mentira. Porém, você se sente confortável com essa mentira, porque foi o que te ensinaram. Te disseram tantas vezes que você não é forte, que você não é inteligente, que a sua voz é horrível, que seus dentes precisam de aparelho.
Falaram que o seu bairro é ruim, que seus vizinhos são fofoqueiros, que seu pai é um crápula, a sua mãe desequilibrada e que a escola que você estudou é ruim.
Parece ser uma coisa simples, mas não é.
Quando alguém diz que você é feia, que você está gorda, que você é fraco etc.
Essa pessoa está construindo uma crença limitadora no seu inconsciente.
A partir desse discurso, logo você já acredita que é uma pessoa feia, por consequência, você só enxerga beleza nas outras pessoas. Você não se acha inteligente, pois alguém que te conhece muito (geralmente mãe, pai, avós, amigos), te disse que você é estúpida. O que gerou uma insegurança, oriunda do seu inconsciente, que não te permite fazer afirmação positiva ao seu respeito.
E o pior de tudo, você foi ensinado a chamar isso de humildade.
Ou seja, só enxergar coisas negativas em você, segundo um idiota que eu não faço nenhuma questão de conhecer, é humilde. NÃO! Isso é AUTOSABOTAGEM.
Isso é construção de autoestima de escravos.
Era assim que os feitores faziam para manter os escravos subalternos a eles. Destruíam a autoestima deles, tiravam o acesso aos elogios e lhes davam açoites verbais e físicos.
Eles tiravam o acesso à leitura, aliás, se você chegou até aqui no texto, meus parabéns. Porque quem tem autoestima de escravo, não gosta de ler, pois acredita que não vai entender nada e que o texto é muito grande para a compreensão.
Eu teria muita coisa para te dizer hoje, mas como é a nossa primeira consulta, vou te deixar mastigando uma frase de Carl Gustave Jung, "Até você se tornar CONSCIENTE, o seu INCONSCIENTE vai dominar a sua vida inteira, e você ainda vai chamar isso de"DESTINO".
Bom, eu, Sergio Junior, quero te dizer que, independente do que você ouviu de negativo sobre você ou sobre suas origens, há sempre uma porta de esperança na fé em Deus.
É nisso que eu acredito.
Por isso, você é capaz, você pode, você é belo, você é inteligente e sua história é de um vencedor, não de um fracassado.
Você não é uma vítima, você é um sobrevivente, valente e lutador.
Vai dar tudo certo. Sua vida é muito importante.
E tem muita gente que te ama, sim, pare de acreditar que todos querem o seu mal, isto é uma mentira.
Desprograme esse seu cérebro sabotador agora, para de chorar, levanta essa cabeça, vamos!
Na próxima consulta, ponha a sua melhor roupa, use o seu melhor perfume e se prepare para uma conversa muito longa.
Ah, traga um dinheiro para pagar o meu almoço.
Beijos, vai com Deus.
Sergio Junior
DEPENDÊNCIA EMOCIONAL
Não existe dor mais profunda,
do que a dependência emocional,
um laço invisível de sofrimento,
que acorrenta o coração sem controle.
Na busca constante por aprovação,
nos perdemos na necessidade do outro,
esquecemos o nosso próprio valor,
e nos agarramos a um amor que nos consome.
A dependência emocional nos envolve,
um vendaval de inseguranças e medos,
nos tornamos prisioneiros de nós mesmos,
amarrados na expectativa de um afeto incerto.
E enquanto desvanecemos no sofrimento,
perdemos oportunidades de crescer,
de ser autônomos e plenos,
de descobrir o amor próprio prevalecer.
Quebre as correntes da dependência,
liberte-se desse desgaste exaustivo,
apoie-se em suas próprias forças,
e descubra o verdadeiro amor, o que vem de dentro.
Aprenda a amar sem se apegar,
a ser independente no abraço,
valorize a sua própria essência,
e encontre a felicidade no seu próprio caminho.
A dependência emocional dói,
mas se libertar, encontrará a liberdade,
e no caminho da auto-suficiência,
descobrirá um amor próprio incomparável.
"Sabe quem é seu melhor amigo?"
- Você mesmo.
Pois só você sabe as batalhas do dia a dia, sorri sozinho, chora sozinho, conversa sozinho, corre atrás dos seus objetivos e sabe o quanto individualmente você luta. Se está doente, sente dor, passa por problemas psicológicos e até suporta sofrimentos internos e externos.
- Diferentemente de ser egoísta, não deixe de ser amigo e aceitar amigos, mas entenda que a melhor amizade que você pode ter, acima de tudo "Deus" é você mesmo, pois você pode ter milhões de amigos, de rede social, de lazer e até parental, mas observe quem vai estar realmente até o final junto com você: Sempre você mesmo. Se valorize, não permita que ninguém derrube sua amizade com sua autoestima, ela é muito importante para ser o que você é agora.
O que resta é só dor, sem nenhuma rima
A lma perdida em labirintos sombrios,
U m vazio que consome, sufoca e domina.
T revas invadem, dissipando meus sonhos,
O que resta é só dor, sem nenhuma rima.
E cos de tristeza ecoam no coração,
S ombras dançam, roubando a razão.
T ento achar uma luz, uma saída,
I nútil é a busca, nada alivia.
M inha existência é um grito sem voz,
A cordo cada dia, mas sinto-me só.
Ao longo dos anos, aprendemos que somos o centro do nosso próprio universo, que devemos ser o nosso sol, que temos luz própria e que nossa felicidade depende de nós mesmos.
Aquilo que tanto procuramos está dentro de nós; só precisamos nos concentrar para acessá-lo. De vez em quando, é necessário superar uma grande divergência para descobrir que o amor começa dentro de nós.
Pare de buscar muito longe, pois às vezes a solução para seu problema pode estar mais perto do que você pensa, bastando um pouco mais de paciência e compreensão. Você encontrará uma maneira de chegar ao que realmente está destinado a ser seu.
FALSIDADE
Provavelmente, você já precisou lidar com alguém que não sabe manter relações senão na base da falsidade. Aparentar ser o que não é e tentar manipular os outros são características muito clássicas de alguém falso. Reconhecer essas pessoas, saber lidar e evitar a aproximação podem ajudar na convivência e na sua paz de espírito.
A falsidade transforma a pessoa. O indivíduo não pode se demonstrar vulnerável e precisa acreditar nas próprias mentiras. Então cria-se uma personalidade fictícia, falsa, que é superior, grandiosa, segura e com ego inflado.
Conviver com uma pessoa que funciona dessa maneira gera muito sofrimento, pois o indivíduo falso consegue seduzir os outros envolvidos, desacreditando a vítima.
Tolerância e paciência são os principais ingredientes necessários ao lidar com pessoas falsas. Verificar as “verdades” , duvidar de forma saudável dos fatos apresentados e cuidar para não cair nas histórias contadas são cuidados a serem tomados por quem convive com indivíduos falsos.
Dificilmente será possível arrancar a máscara de alguém que vive com as próprias mentiras. Além disso, tentar expor as “verdades” infundadas pode acabar machucando as pessoas inocentes ao redor desse relacionamento.
Por isso, o ideal é afastar-se de quem não é verdadeiro ou, ao menos, diminuir a intimidade da relação para não sofrer com ela.
Flávia Abib
Quando foi a última vez?
Quando foi a última vez que escutou o silêncio,
Ou o barulho de tudo, em seu violento desalinho?
As gotas da chuva, em cadência, no chão em relento,
E você, na pressa, perdeu-se do caminho.
Quando foi a última vez que encarou o mar,
Sem pensar, apenas vendo a imensidão engolir o céu?
Onda após onda, o mundo a sussurrar,
E você, vazio, preso ao próprio réu.
Quando foi a última vez que olhou as estrelas no manto,
Sentiu o frio cortante da verdade infinita?
A Lua, em seu brilho, despiu seu encanto,
E você, esquecido, sob a noite maldita.
E a última vez que de uma árvore colheu,
Saboreando o fruto, sentindo sua seiva correr?
Ou passou sem notar, sem saber o que perdeu,
Correndo da vida, deixando-a escorrer?
Quando foi a última vez que realmente viveu,
Sentiu o pulsar, o ardor em cada veia?
Ou será que, sem perceber, já morreu,
Na correria insana, sem lutar por uma ideia?
Feche os olhos, deixe o desconforto invadir,
Permita que o silêncio, com fúria, te abrace.
Quando foi a última vez que parou de fugir?
Ou será que nunca... Vai deixar que a vida o ultrapasse?
