Texto de Arnaldo Jabor sobre Traicao
Sobre as coisas inesquecíveis sobre a vida:
O tempo passa,
Os momentos não se repetem,
A distância não existe,
Nem tudo é o que parece ser,
As pessoas mudam, mas nem tanto,
Se apaixonar é uma arte, esquecer faz parte,
A vida é breve,
Tudo passa,
O mundo dá muitas voltas,
A responsabilidade é medida pela realização dos nossos próprios atos,
Não chore pelo que passou,
Experiência requer um considerável tempo,
As coisas que deixam marcas nem sempre são temporárias,
Por vezes desaparecem gradativamente,
O nascer do sol queima as lástimas dia após dia,
O vento leva TUDO,
Agradecer não é para todos,
Assim como compreender também não,
A paciência é a suprema virtude,
A pressa é uma fiel inimiga da perfeição,
Os sonhos quando reais, são realizáveis,
Em um piscar de olhos, tudo pode mudar,
O tempo responde tudo,
Se enganar menos, significa viver mais,
Tudo tem um propósito.
Quando essa pandemia ( COVID-19 ) passar.
Que sobre forças pra continuar. Que sobre coragem para mudar os pensamentos .Que sobre esperança pra amar. Que sobre forças para encarar as grandes mudanças. Que sobre alternativas pra escolher. Que sobre argumentos para-se expressar. Que sobre desejos para novas conquistas. Que sobre vontade para realizar os sonhos. E uma nova vida cheia de alegria encontrará. Com fé em Deus tudo se renovará.
Ensaio Profano sobre a dominação:
Os donos do mundo também são dono das pessoas. Essa é a pretensão sórdida dos destruidores de pessoas
Alguns chegaram ao último posto almejado, mandam em tudo mesmo, tudo embalado a muitos chutes e pontapés.
Outros, sem sucesso, com pernas curtas para alcançar o poder buscam como consolo alguém pra chamar de seu. Um só que seja!
Egocêntricos, disciplinados, ditadores compulsivos, extremamente possessivos e inteligentes somente o inferno é o seu limite. No início, inferno dos outros.
Alguns lobos assumidos e outros, em pele de cordeiro, usam o vitimismo como uma das armas para manter sobre si todas as atenções. Muito astutos, conseguem sempre sentar-se no lugar das vítimas e emocionam a platéia.
Até as normas podem ser escudos perfeitos para os seus planos.
Assediadores, buscam as suas presas nos perfis mais vulneráveis, alguns conseguem se livrar, outros agonizam na sua opressão.
Mas, felizmente, a consciência é um dispositivo voraz de alerta ao ser humano que age com imparcialidade e pode abater essas pessoas em seus momentos de profunda solidão, mesmo que estejam rodeados de multidões de discípulos.
Nem o dinheiro consegue livrá-los dessa imperiosa força que oscorrói dia após dia, vão chegando a momentos de insana autodestruição interior, atormentados pelas lembranças e profunda crise de identidade.
E por fim, já não são donos de mais nada, nem de prazer para usufruir das poucas moedas que lhe restaram...
Ensaio sobre a esperteza
Diga sim rápido!
Vamos, apresse logo a decisão,
você é o próximo,
vai ser bom,
Eu te garanto!
Porque essa pulga atrás da orelha?
Nos conhecemos há tanto tempo!
Não pense muito.
Cavalo selado não passa duas vezes!
Toma, é seu,
Obrigado, pelo sim.
Agora, siga rápido ao veterinário!
#Fui
Leite azedo
O leite azedou, as pessoas o ignoraram sobre a mesa
O leite azedou, as pessoas o provaram, mas não o elogiaram
O leite azedou, as pessoas o deixaram de lado
O leite azedou, as pessoas não gostam mais do leite
O leite azedou, as pessoas não suportam o seu cheiro
O leite azedou, as pessoas compraram outro leite
Hoje em dia existe muita competição entre indivíduos propagadores de ideais
sobre a cura mental e a espiritual; todos prematuros, supersticiosos,
incompetentes e incompletos. Eu os aconselho a tomarem cuidado com os
modismos filosóficos entre os curadores do espírito.
É aconselhado aos alunos abordarem estes assuntos pisando com os próprios
pés sobre bases de bom senso e da razão.
Que o aluno saiba que o misticismo e a superstição tornaram o caminho da
razão obscuro por séculos.
Sei que em alguns lugares que passei
Me trazem boas lembranças
quando começo a lembrar
Vem sobre mim eminentes esperanças
Um dos nossos momentos peculiar
Poderia ser à última vez
Se o que é predestinado viesse a mim
Perderia tudo o que você fez
Mas se eu partir
Partirei te amando
Feliz pelos bons momentos
E estarei em um bom lugar te esperando
Nesse dia queria te encontrar
Vestida linda para mim
Com sorriso inenarrável
E um belo vestido de cetim
(...) é oportuno refletir sobre a educação enquanto fetichismo contemporâneo. Para o trabalhador a educação escolar transformou-se no ‘passaporte’ para o mundo do trabalho e, quanto melhor a instituição de ensino (normalmente privada), maior é a garantia de realização profissional. Nesta mesma linha de pensamento, da mesma forma com que a educação teria se transformado num fetiche, os estudantes formados para o mercado de trabalho transformaram-se em objetos para o capital. Desta forma, o pensamento marxista sobre ‘fetichismo da mercadoria’ e ‘coisificação do operário’ estaria numa versão atualizada para o século XXI em que se presencia a o ‘fetichismo da educação’ e a ‘coisificação do trabalhador’.
Janiara de Lima Medeiros (2020)
Dor existencial – 2
Aspirante a poeta, em versar sobre o ser
Oque sou, o que serei, para onde vou
Em ebulição com o devo e não devo fazer
Minhas origens, o passado, presente e futuro
Me encontro no meio da linha do tempo
Olho e vejo dois eus, o fui e o que sou
Mas entrementes um eu terceiro surgindo
O que serei, escolhas que afetarão a terceiros
Penso em minha nobre estirpe
Sigo seus passos, ou faço os meus
Começo a crepitar, pássaros em tumulto
Me atormentam e me questionam
Nessa bifurcação paralisei
Efêmeros eus, efêmero ser
Em consternação gritei
Serei eu a dona do meu viver!
amanheceu
então faça um desenho
do seu coração
escreva um poema
sobre sua alma
ou faça as contas
de quanto tempo lhe resta
ou uma lista do seu dia
coloque aí tudo o que for bom:
paz, alegria, esperança
fé, amor, Jesus
e tudo de melhor
que couber em 24 horas
e seja imensamente feliz
com o que lhe for
proporcionado!!!
Fernanda de Paula
Instagram: fernanda.depaula.56679
Novo Instagram: mentepoetica2020
Deixe-me escrever
As flores do meu jardim
A bondade do meu coração
Um livro sobre poesias
Pois não quero fazer
Mais nada
Além de transbordar
Emoções e sentimentos
O tempo urge
E eu estou prestes
A me transformar
No pó da estrela que sou!!!
Fernanda de Paula
Instagram: fernanda.depaula.56679
Novo Instagram: mentepoetica2020
A luz de Jesus
Desce sobre a terra
Paira sobre a natureza
E sobre nosso ser
Banha nossa aura
Aquece nosso coração
De esplendor e ternura
Reaviva a alegria da redenção
Revive nossas virtudes
Há muito tempo esquecidas
Na memória da existência passada
Transparece em nossa alma
Com amor!!!
Fernanda de Paula
Instagram: fernanda.depaula.56679
Novo Instagram: mentepoetica2020
Ensinam sobre religião nas escolas e sobre tantas outras coisas, mas, por que não ensinam à cerca do respeito mútuo? Existem muitas brigas, discórdias e consequências ruins, por causa da falta de respeito.
Valorize e exerça o respeito à si mesmo e ao seu próximo. Pelo ao menos tente respeitar!
By:Márcio de Medeiros Lima
Data: 23-08-2020
Hoje resolvi falar
Sobre minhas lágrimas
De sangue
E cheguei à conclusão
Que estou precisando
De um transplante de coração
Pois o meu já está difícil
De se apaixonar novamente
Ou de uma transfusão de amor
A fim de conter o sangue
Que jorra por qualquer motivo
Aparentemente tolo!!!
Fernanda de Paula
Instagram: fernanda.depaula.56679
Novo Instagram: mentepoetica2020
Antêros
Perguntas-me por que no peito tal furor
Sobre o colo dobrado, o espírito indomado;
É porque pela raça de Anteu fui talhado,
Eu devolvo estes dardos ao deus vencedor.
Sim, sou um dos que inspiram esse Vingador,
Ele marcou-me a fronte com lábio irritado,
Na palidez de Abel, assim! ensanguentado,
Eu tenho de Cain o implacável rubor!
Jeová! último, vencido por tua mestria,
Do fundo dos infernos, grita: “Ó tirania!”
Será meu avô Belus ou meu pai Dagão…
Jogaram-me três vezes em água em Cocito,
E eu só a proteger a mãe Amalecita,
A seus pés planto os dentes do velho dragão.
O Dia da Consciência Negra é um dia para refletirmos sobre as lutas e as batalhas de um povo corajoso que não desistiu da guerra e que até hoje tem que lutar contra a ignorância, o racismo, o preconceito e a falta de visão dos que não enxergam além do seu próprio conceito limitado. Falta-lhes humanidade e isso os torna pequenos, porque o caráter é a única coisa que nos engrandece...
Todos nós temos o mesmo coração, todos fomos criados pelas mãos de Deus, todos temos nossas alegrias e também nossas dores, todos somos iguais, apesar das nossas diferenças, porque a essência do que somos vêm de Deus. Por isso, não há cor da pele, cor dos olhos ou dos cabelos que possa esconder a maior verdade: não há ninguém inferior quando pensamos em vidas humanas, estamos todos no mesmo patamar. Temos que aprender a nos respeitar, espalhando o amor que Deus nos ensinou e amando ao próximo independente de suas particularidades. Todos nós temos a maior beleza que existe: a de ser quem somos.
Assim, o racismo é uma arma da ignorância. Devemos usar a arma da sabedoria, capaz de promover a paz e o respeito: a arma do amor, essa vence qualquer guerra!
Ajudar ou Ser Ajudado: Eis a questão...
“Máscaras cairão automaticamente sobre os seus assentos, coloque-as sobre o nariz e a boca, coloque-as sobre o nariz e a boca e respire normalmente e depois auxilie a pessoa ao seu lado."
A gente ouve atento a orientação dos comissários de bordo em caso de despressurização da cabine de uma aeronave, evita pensar como seria "na real" e o ano de 2020 nos entregou uma situação tão similar.
Confinados, com todo o aparado tecnológico, tentamos ajudar o próximo enquanto seguramos a nossa própria onda de sanidade física e mental.
No início da pandemia, era um aviso, que nem a tripulação de uma aeronave faz, porém, já estávamos em uma situação de pane, ou melhor, pânico: vírus, isolamento social, pessoas autônomas sem renda, pessoas com renda mas com problemas psicológicos e físicos, escassez de recursos preventivos (alcool, alcool em gel e máscaras), uma briga de braço entre os Governos Federais e os Governos locais (estaduais e municipais), pessoas questionando o isolamento, pessoas em pânico e meio a este cenário, pessoas aplicando contravenções sociais, econômicas, familiares, sociais e políticas. Não posso deixar de observar, em separado, a parte religiosa, que dividida, uns calados e outros mais eloquentes, não conseguiram ser o "fiel da balança".
Não há mente que resista!
E você, individualmente, oferece ajuda a alguns ou é convocado a ajudar outros, compulsoriamente! Em alguns casos não é escolha ou voluntariado: a vida simplesmente joga situações em seu colo, porque, não se sabe como, você terá que descobrir as chaves daquelas situações, cada uma mais cabeluda que a outra.
Pagamento? Gratidão? Reconhecimento? "não, obrigado". Às vezes, não se recebe nem o tradicional "muito obrigado" e outras vezes, os atentos aflitos esperam a olha do seu "vacilo humano" para despedir-se com uma bela chinelada no bumbum ou um sonoro tapa na cara!
Yes! Mal agradecidos e ingratos, TEMOS SIM! Por todos os lados e talvez em algum momento, nós mesmos exercemos isso dentro do arbítrio.
Sobre ajudar, levei algum tempo para descobrir que a ideia de “missão” espiritual no planeta não é dar para receber, mas, simplesmente, como um bom jardineiro, regar e limpar as folhagens e as pétalas dos insetos, e deixa-las livres para o movimento dos ventos, e se você fica ali, no meio, sentirá na pele os espinhos das lindas roseiras.
É isso! Limpar o ambiente ao seu redor, sanar problemas e inquietações para melhorar o seu ambiente particular e sair “imediatamente” da posição de ajudador sem esperar gratidões expressas e voltar para a pista, caminhar, atravessar, até surgir a próxima oportunidade altruísta.
Hoje acordei me sentindo em uma zona de conflito.
Em plena quarentena ao final de 2020, estamos no final do mês de novembro: em meio a muitos problemas a humanidade parece não estar bem e quase ninguém "está puro". Nem eu!
Acordei vendo na TV, o brilho jogado em Maradona em lindas crônicas, um dia após a morte do craque argentino, que recebeu carinhosas manifestações, enquanto ser vivente na terra, era sempre mostrado como forte opositor à cena esportiva brasileira, acentuando uma rivalidade com argentinos no esporte.
Maradona se tornara um “belo” em tudo, elegante, socialmente consciente etc. E etecetera, e etecetera.
Como diz a minha filha adolescente: “auge”!
Ao telefone, pessoas do outro lado suspiram, querendo conversar. Suspiros de socorro, gritos de desespero, risadas, conversas “moles” e outras que “jogam verde para colher madura”.
Confesso, a minha carga energética precisa de reforço às vezes e o faço de acordo com a oportunidade!
Às vezes um não bem dito pode ser o tempo necessário para me refazer. E mesmo sentindo o peso das reações, já que as pessoas não estão prontas para serem contrariadas, opto por mim, pela minha sanidade e reequilíbrio.
Se tem uma coisa que a gente precisa é de equilíbrio, mesmo ao cruzar com alguém desconhecido na rua e receber um mero cumprimento.
É necessário antes de sair da cama, preparar-se para encarar as diversas formas que um “bom dia” pode se manifestar à sua frente.
É necessário estar focado em manter o equilíbrio e não revidar, mas semear o sorriso e a luz e não o “foda-se!”, que às vezes vem à ponta da língua.
Não estrague o seu dia por falta de poesia, já diz o poeta piauiense Cineas Santos.
A todo momento, a mensagem das tripulações de aeronaves precisa estar clara em nosso consciente: ajustemos o nosso equilíbrio antes de levantar da cama, antes de entrar no elevador, ao sair da garagem ou entrar no transporte coletivo, antes da arrancada do semáforo verde, antes da chegada ao trabalho, antes do retorno para casa, antes de dar boa noite e ir dormir.
Ajuste o seu equilíbrio ao se aproximar de alguém é pouco: ajuste o seu equilíbrio ao conversar com a sua “segunda voz”, com você mesmo, com os seus fantasmas, medos e coragens.
Afinal, as pessoas à sua frente não estão participando desse diálogo necessário e temeroso, que desiste ou decide em coisas que por vezes os envolve.
O equilíbrio é a luz do farol para enxergar soluções.
Ajude! Em equilíbrio ajude, mesmo precisando de ajuda, se estiver equilibrado, siga ajudando.
Muitas vezes, enquanto ajuda alguém, encontra formas de autoajuda.
Porém, ajudando ou sendo ajudado, nunca esqueça de portar um bom equilíbrio em qualquer situação.
É na ajuda que precisamos usar boa parte da energia que acumulamos, mas sempre estar alertas à nova carga, à manutenção do corpo e da alma.
Boas leituras, poemas, música, banho de mar, cuidar da casa, rever memórias, um bom drinque, comer um doce, caminhar com o vento batendo no rosto, sentir a areia nos pés, viajar: com alguns desses itens podemos nos reequilibrar, mas podemos inovar...
Limitações pandêmicas à parte, causadas pelo isolamento social, precisamos ser criativos e persistentes para seguir nessa guerra de humores e amores, por vezes cambaleando, outras assistindo a troca mútua de chutes e pontapés entre as pessoas e por que não falar que algumas vezes também entramos na roda, claro!, seja por coadjuvância, seja por protagonismo, faz parte da cena na vida humana!
Arre! Estou farto de semideuses, já disse Fernando Pessoa!
Ajudando ou sendo ajudado, nunca esqueça de portar um bom equilíbrio em qualquer situação.
Li uma crônica de Martha Medeiros hoje sobre a felicidade de uma criança e parei um tempo para refletir sobre isso. Essa escritora realmente parece profetizar alguns momentos da minha vida.
Viva Martha, que sempre me arranca lágrimas no canto do olho ou gracejos quando me ensina coisas sobre as mulheres, sobre a vida, sobre a humanidade, sobre a alma humana.
Logo eu, que já convivi com tantas pessoas sem alma, que fizeram dos filhos seres estranhos ou objetivos cumpridos de um "projeto de vida" mal rebuscado.
Observei de perto pessoas que "faziam filhos", semelhantes aos conceitos de "a fábrica - de Flusser" ou "ter filhos", modo aquisitivo de vida discorridos por Erich From em Novo Homem e Nova Sociedade.
Filho não pode ser projeto. Filho não é um objeto. Filho é "fruto" que sai de dentro, foi a união de duas sementes, de duas almas...
Aquele filho será terá sempre uma unidade com os outros dois corpos que o semearam, mesmo que se distanciem, seja por consenso, seja por desavença.
Deveria ser hediondo o crime de um genitor que tenta afastar o filho do outro, deveria cumprir pena todo aquele que faz alienação parental, que causa mais sofrimento à criança do que ao alvo que pretende atingir.
Porque o mundo ainda não descobriu o valor do amor? Que amor lançado é semente que germina facilmente, e o coração da criança será sempre uma terra fértil.
Os pais que amam os filhos relevam as barreiras existentes entre si e constroem pontes de amor, que os levam ao coração dos seus filhos. Mesmo que entre si não haja manifestações de amor aparente, quando amam os filhos com atitudes, já exercitam o amor mútuo entre si, inclusive! O amor é o elo invisível, acima das palavras...
Flores de hera
Por ti, na primavera
Caminhei na chuva
Em busca das flores de hera.
Mas sobre ti me enganei...
Tal qual a hera, que não produziu flores
Nem mesmo no fim da primavera.
Esse amor infértil
Também nunca me ofereceu nada
A não ser anoiteceres e madrugadas.
Nunca sozinho um ninho fez para sua amada.
Nem derramou pétalas sobre nossa cama desarrumada.
Porém, tal qual as flores de hera!
Nem um ramo me oferecia.
e nunca, nunca, a mim, tentou ser primavera.
POR TUA ALMA É QUE ANELO
As violetas passaram sobre o meu olhar,
deixando sombras arroxeadas.
E os nardos cobriram a visão da tua passagem...
Indas que ouvia a carruagem de um príncipe,
não pude sentir o gosto por te ver passar...
Mas os olhos da minha alma ferida sentiu tua sombra...
- Podes passar-te, oh majestade!
E sobre mim, essa sombra palpitará,
como se meu corpo estivesse tocado!
Será imenso esse amor que me abrigas.
E nunca mais, nunca mais, haverá um estribilho,
em meus versos onde te pousarás teu brilho!
No encanto da alma, e por quem anelo.
Então apenas os nardos e as violetas se passaram
arroxeando meus olhos e cobrindo-me a visão
da tua breve passagem.
E meu corpo palpitará
como se lhe houvesse tocado.
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Frases sobre idiotas que mostram seu talento para a estupidez
