Teoria

Cerca de 1429 frases e pensamentos: Teoria

⁠A HISTÓRIA COMPARADA E SEU DUPLO RECORTE DE OBSERVAÇÃO
.
.
“A História Comparada é antes de mais nada uma modalidade historiográfica fortemente marcada pela complexidade, já que se refere tanto a um ‘modo específico de observar a história’ como à escolha de um ‘campo de observação’ específico – mais propriamente falando, o já mencionado “duplo campo de observação”, ou mesmo um “múltiplo campo de observação”. Situa-se, portanto, entre aqueles campos históricos que são definidos por uma “abordagem” específica – por um modo próprio de fazer a história, de observar os fatos ou de analisar as fontes. Resumindo em duas indagações que a tornam possível, a História Comparada pergunta simultaneamente: “o que observar?” e “como observar?”. E dá respostas efetivamente originais a estas duas indagações.
.
Talvez aí esteja precisamente o que há de mais instigante nesta abordagem historiográfica: o fato de que, em função destas duas indagações que parecem constituí-la na sua essência mais íntima, a História Comparada sempre se mostra como um insistente convite para que o historiador repense a própria ciência histórica em seus dois fazeres mais irredutíveis e fundamentais – de um lado, o ‘estabelecimento do recorte’, e, de outro lado, o seu modo de tratamento sistematizado das fontes. Em suma, a História Comparada tanto impõe a escolha de um recorte geminado de espaço e tempo que obrigará o historiador a atravessar duas ou mais realidades sócio-econômicas, políticas ou culturais distintas, como de outro lado esta mesma História Comparada parece imprimir, através do seu próprio modo de observar a realidade histórica, a necessidade a cada instante atualizada de conciliar uma reflexão simultaneamente atenta às semelhanças e às diferenças”
.
.
[BARROS, José D’Assunção. ‘História Comparada'. Petrópolis: Editora Vozes, 2014].

Inserida por joseassun

⁠A força do discurso está na realidade vivenciada. Sem esta, o discurso não se sustenta.

Inserida por PASTORJORDAO

⁠A proclamação da República é situada conforme o modelo estabelecido pelo anedotário: "Deodoro, por fim, depois de manifestadas as suas preocupações, acabou por declarar: 'Venha, pois, a República', e fez um gesto de quem lava as mãos" (pág. 310). Assim, a queda da monarquia é caracterizada como acidental e resultante do humor ácido de um chefe militar
História e materialismo histórico no Brasil

Inserida por Acirdacruzcamargo

⁠A República é a forma que assume, no Brasil, o processo de avanço das relações capitalistas, pois, quando, pára esse avanço, vai eliminando a geração colonial que o impedia. Para isso é que ocorrem as reformas, entre as quais a do mercado de trabalho se destaca. Daí por diante, nas áreas em que as relações capitalistas se desenvolvem, cresce o mercado de trabalho, isto é, o trabalho assalariado amplia seu espaço.
A República: uma revisão histórica

Inserida por Acirdacruzcamargo

⁠A abordagem reducionista da ciência linear-causal tradicional falha em compreender o fenômeno da "vida", enquanto a teoria quântica se revela capaz de fazê-lo!

Inserida por Zaika_Capita

⁠"A pena não existe para vingar, mas para prevenir, corrigir e proteger a sociedade. Afinal, onde o Direito Penal falha, o caos toma o lugar da justiça."

Inserida por MichaelMonteiro

Quanto ao ensino de Geografia, se ⁠o discente for orientado que os seus conceitos são observáveis no cotidiano, principalmente o de espaço geográfico, suas transformações e mutações, o conhecimento é absorvido facilmente. Um exemplo clássico de aplicar o conhecimento teórico a prática.

Inserida por Moarfiso

⁠... Carlos Medeiros da Silva, Miguel Seabra Fagundes e Hermes Lima, três luminares do Direito Brasileiro, cada um com o seu traço peculiar, a sua personalidade, mas todos mestres do seu ofício... mestres que fundaram o Direito aqui, os primeiros que souberam fundir o universal com o particular, aquilo que nos proveio da herança romana, através dos séculos, com as alterações por eles introduzidas, e aquilo que resultou de experiência ou de necessidade específicamente brasileiras
A OFENSIVA REACIONÁRIA

Inserida por Acirdacruzcamargo

⁠Entre duas mentiras
O trágico estimulado para sua desconstrução, te convida à angústia e à depressão.
Plano traçado, verdadeira manipulação. Ou seria delírio, teoria da conspiração?
Gera consumo, prêmio, consolação. Só um mundo falso de alienação, mas você nem tem a percepção.
Outra mentira, colega daquela, que junto controla nossa compreensão é a fantasia. Esta idealizada para seu entorpecimento, te ilude à solidão. Alimenta sua desesperança e mina sua determinação .
No entanto, são apenas duas mentiras nas quais cabem revisão.

Inserida por cecilialemos

⁠"A falta não é um vazio, mas o que nos define; é o abismo que molda o desejo e dá sentido ao ser."

Inserida por psicanalistas

⁠Quando uma pessoa tenta fazer você questionar a realidade, você investe tempo de processamento mental para decifrar uma incongruência que poderia estar investindo do mesmo processamento em criatividade.

Esse processamento te custa caro para teu organismo. Esse padrão do gaslighting tá presente em vários níveis por aí. Mas a massa se tornou vaidosa, observe o comportamento no digital, os indicadores sociais. O vaidoso precisa de você, tu não precisa dele.

Inserida por Diogovianaloureiro

⁠Na vida, o amor jamais poderá ser ofuscado
ou superado pela frieza das teorias.

Inserida por betoferreira

⁠Observe o micro para compreender o macro. Faça pesquisa de campo antes para tomar grandes decisões. A experiência tem muito mais valor que a teoria.

Inserida por OgataMeditation

⁠Mania de você


Foram tantas idas e vindas , mas o meu maior vício é você,

a teimosia pode ser um laxante, porém funciona como um relaxante por muitas vezes,

nas paredes, nas minhas escritas, nos meus sonhos, na saudade, nas desilusões e sensações de paz ou até na minha caminhada de fim de tarde você se faz presente,

pode ser uma teoria da conspiração ou não, mas afirmo com toda força do meu ser, que eu tenho mania de você.

Inserida por ricardo_souza_5

⁠Os cientistas que acreditam que o Universo veio do Big Bang e não tem um princípio e desafiam noção de tempo e espaço...



Por que há algo ao
invés de nada ?

Inserida por Djdavidaraujo9616

⁠ABSTRATO É...

Teorias sem práticas;
Fazer do irrelevante o relevante;
Fazer do difícil o facilitador;
O mal se tornar num bem;
Do impossível ao possível;
Os Sucessos sem concordância;
Os Ventos sem a brisa;
O real sem verdade;
A certeza é! Buscar, receber e entender o poder e manifestação de Deus em sua CRIAÇÃO!

Inserida por JoseCarlosSilvaFreit

Religiões e Crenças na Visão Evolucionista e não Teísta e Relativismo Religioso:
Se as muitas religiões que existem e as que já existiram fazem e faziam bem aos seus adeptos, como uma só pode se considerar verdadeira? Existiriam então muitos deuses, entes divinos e valores religiosos ao mesmo tempo, porque os seguidores de cada uma delas acreditam e põem fé nas suas próprias religiões como as verdadeiras, absolutas, donas das verdades religiosas, não considerando as outras. Temos que pensar de outra maneira para uma explicação sobre tudo isso: a invenção delas pelos seres humanos é a melhor explicação.⁠

Inserida por ArgosArruda

⁠Sua idealização, não pode ser romantizada ! Cognição Motivada ou Pensamento Motivado, é o ato de prestar atenção unicamente naquilo que valida as suas teorias.

Inserida por Jeferson-Zahorcak

⁠A máxima não falha, o papel aceita tudo, é a incongruência, está entre o que se fala e o que se pratica.

Inserida por Jeferson-Zahorcak

⁠Se a existência humana se torna um projeto de um ser supremo, não precisaria existir Edir Macedo e Silas Malafaia para contestar a teoria de Darwin !

Inserida por kovalski_luis