Tentando
Uma mensagem pessimista de uma mente cansada
Por que continuar?
se estou sempre tentando
mas nunca alcançando
o caminho que busco?
por que continuar?
se meu esforço doloroso
nunca se mostra valioso
não importa o que eu faça?
por que continuar?
se tenho minha ambição esmagada
por toda decepção colecionada
de todas as vezes que acreditei?
por que continuar?
se essa estrada só causa dor
e aumenta o temor
de só afundar mais?
por que continuar?
porque é a minha única opção,
então só me resta o esforço...
Lil Nan - Vida Injusta
Tô tentando me encontrar aqui nesse lugar
sou uma pessoa que não consegue se encaixar
sempre perguntam se eu tô bem e eu não sei o que falar
passo a madrugada no meu quarto querendo chorar
as memórias me matam fazem eu desabafar
não tenho ninguém para que eu possa desabafar
sinceramente não quero mais aqui estar
flores e amores decepções e dores
muitas coisas rodeando o meu coração
só me pergunto vida... qual é a razão?
não aguento mais sentir esse vazio
meu tempo está acabado e a minha vida por um fio
sempre me julgam não conseguem me entender
sinceramente não sei mais o que escrever
meu passado foi sombrio é isso eu admito
meu coração dói só lembrar de você
minha amiga eu perdi e foi pra valer
queria tanto poder te dizer
o arrependimento bateu e agora eu preciso de você
minha heroína salvou minha vida
e agora nunca mais eu vou te ver
por que a vida é tão injusta? não sei o que dizer
a vida é injusta demais nesse mundão
as memórias me matam fazem eu desabafar
não tenho ninguém para que eu possa desabafar
sinceramente não quero mais aqui estar
flores e amores decepções e dores
muitas coisas rodeando o meu coração
só me pergunto vida... qual é a razão?
não aguento mais sentir esse vazio
meu tempo está acabado e a minha vida por um fio
sempre me julgam não conseguem me entender
sinceramente não sei mais o que escrever
meu passado foi sombrio é isso eu admito
meu coração dói só lembrar de você
minha amiga eu perdi e foi pra valer
queria tanto poder te dizer
o arrependimento bateu e agora eu preciso de você
minha heroína salvou minha vida
e agora nunca mais eu vou te ver
por que a vida é tão injusta? não sei o que dizer
a vida é injusta demais nesse mundão.
E eu que caí várias vezes sempre tentando acertar
Mas eu descobri que minha energia tem que equilibrar
E pela essência eu comecei a lutar
Comecei a perder por ser cega
E a leiga começou enxergar
Versejar feito
de lama,
água, fogo
e luto,
tentando
entender
porque
nessa vida
ninguém
se previne.
Centenas
de almas
sacrificadas,
para lágrimas
ainda não
inventaram
barragens
de contenção.
Só sei que
dez estrelas
escapuliram
de várias
mãos;
dobraram
os sinos,
caiu a noite
e já não sei
mais o quê
escrever,
só sei que
o meu peito
não para de doer.
O vento sopra, tentando me abalar,
Mas Tua mão vem me segurar.
Se eu afundar, Tu me levantas,
És fiel, Tua graça me alcança.
Poliglota dos idiomas
dos outros e dos idiomas
que criei mim mesma,
Vivo tentando traduzir
o quê está na cabeça.
Para não me transformar
no Arranca-Línguas
da lenda melhor mesmo
é escrever um poema.
Trancando o meu próprio
Diabo na Garrafa,
Dou boa noite para quem
é da noite e dou bom dia
para quem é do dia.
(Porque na vida tudo é nuvem).
A política brasileira está sem mística e muito mais perdida do que anarquistas tentando escrever a sua própria Constituição. Não sou simpatizante da esquerda, do centro e da direita aqui do Brasil. Comento sobre política nas redes sociais para aborrecer todo mundo mesmo!
Nesta terra
de condor com
as suas asas
em chamas,
tentando nos
salvar dos
resíduos
de chumbo
espalhados,...
Não foi acidente,
dá para ver
o quê vem 'sendo'
intermitentemente:
Seja na Amazônia,
no Cerrado,
na Chiquitania,
no Arco Minero,
na Mata Atlântica,
no Esequibo
e na Serra do Tabuleiro;
eis-me lamento
e grito por amparo
ao mundo inteiro.
A 'cueca sola'
em frente
ao Palácio La Moneda,
que representa
a busca por um
familiar preso
desaparecido
e dança infinita
sem cessar dia e noite,
de gente que não
pode parar até encontrar.
Da busca pelo General
preso injustamente
em Fuerte Tiuna
e tantos outros
nos sótaos e porões,
declaro-me franca
e espiritual testemunha.
Vejo pessoas nas redes sociais tentando justificar crimes de guerra e genocídio por causa de eventos isolados que envolveram racismo e falta de comunicação. Vivemos em uma época de fanáticos políticos e de outros cidadãos que procuram qualquer motivo para odiar, e eles não estão levando em conta a gravidade da situação de passar por uma guerra e ter um país vizinho em guerra.
Tentando ser brisa
de esperança e voz
neste tempo adverso,
total em prosa e verso
contando de maneira
sensorial o quê passa
na América Latina,
sobre a tropa de uma
Pátria que não é a minha,
e uma prisão injusta
sofrida por um General
que ocorreu no meio
de uma reunião pacífica.
O General está preso
há mais de anos anos,
ele vem passando
um injusto sufoco
e o profundo desgosto
de continuar a ser caluniado;
não há como esquecer
do amaldiçoado
dia treze de março
do ano de dois mil e dezoito,
fizeram muito mal à ele,
e o injusto não foi reparado.
O General está preso
na sede da Polícia Militar,
desde o início da pandemia
não vem podendo
para a família telefonar,
só se sabe que
em TOTAL ISOLAMENTO
ele se encontra num
ambiente que a injustiça tomou conta.
Tentando não perder
o desenrolar dos fatos
debaixo para cima,
e de cima para baixo,
conto o quê deve
ser sempre contado,
correndo o risco
do erro com palavras
que não são minhas.
Não rompendo nunca
com a paz possível,
a poesia quando
sabe pouco nada,
ela vai por aí em busca
da memória e da verdade.
Com o sorriso apagado
dizem que o Capitão
nunca esteve ligado
na Operação Aurora,
incomoda o quê está
passando com a tropa
como ela fosse minha,
vai dormir pensando
na gravidade da notícia:
"Paramilitares siembran
minas en la zona
del Catatumbo
venezolano y la guerrilla
impuso el toque
de queda en El Guayabo".
Um dia essa moda pega
de todo mundo querer
virar poeta esperando
o raiar da liberdade
contando tantas histórias
da América Latina
que fácil se esquece
até dos protetores
das borboletas monarcas.
Testemunha sensorial
destas tristezas
do continente e pedindo
a liberdade do General
que está preso inocente
e que não viu nestes
quase dois longos anoa
sem ver o sol da justiça,
assim sigo aborrecida(....)
Na trilha da perfeição tentando ser todo o dia a própria superação afastando-se daquilo que desvia das autorrecomendações, de tudo que afasta da brandura, do diálogo e de pensar com qualidade a existência como ser social, é a trilha que colocará cada um de nós no eixo deste século confuso.
A busca constante por reconhecimento e aprovação quase sempre nos oferta situações perigosas num mundo onde poucos pensam no amanhã e valorizam verdadeiramente o próximo, e tem emergido em todas as frentes e impedido pensar de forma tranquila e altruísta para buscar soluções efetivas para tudo o quê nos aflige.
Observar, ouvir e refletir é o tríduo que quase todos se esquecem e acabam se deixando sugestionar pelo cômodo da ocasião que quase sempre coloca cada um de nós em situações que não ofertam paz e segurança, e que exigem que cada um se afaste delas.
Meus pensamentos são rabiscos trêmulos, letras soltas tentando conter o que não cabe em mim. Talvez ninguém os leia, mas escrevê-los já é uma forma de não desaparecer. Não busco aplausos, busco alívio. Cada fragmento no papel é uma tentativa de existir, de organizar a dor que o silêncio engole. Mesmo imperfeitos, esses pedaços de mim me lembram que ainda estou aqui, tentando.
