Tag poesias

6726 - 6750 do total de 7643 com a tag poesias

⁠Buscando ler o futuro 
nosso nas estrelas,
descobrir nada novo
sob a luz da Lua Nova,
sei que ainda há muito
nesta vida por fazer,
não deixando esquecer 
quem pela consciência 
correu o risco de deixar 
nesta terra se prender.

O quê tem me levado
todo dia para você
talvez nem o Zodíaco 
saiba explicar,
o antigo disco de vinil 
coloquei baixinho
aqui na sala para tocar.

Correndo na estrada
rumo ao desconhecido,
mergulho no espelho 
e o teu coração não
conhece mais perigo;
o ritmo do teu peito 
Messier 77 que me tira
a distância para dançar,
doce oceano de amor,
és meu inequívoco lugar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Desce o ar abafado,
não me contento com pouco,
o amor é oxigênio 
para o convívio em sufoco.

Sombrio céu de aço 
sobre os cantos dos pássaros.

Não tem como viver sem ar 
como não tem dado  
para viver sem amar.

Onde tentam infernizar: 
a poesia é para da tirania espiar.

Todas às vezes que escrevo 
tenho tirado mil demônios 
para dançar e os meus
ainda bem mais perigosos.

Como um esquadrão
o teu coração vou dominar.

Doce trama de amor, 
paz e guerra silente,
só para te capturar 
e invadir a tua mente.

Em noite de Lua Nova,
de recém descoberto planeta,
de tempestade prevista
e de estrela com três sistemas:
do teu destino comigo você não vai escapar.

Você será somente meu custe o quê custar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Mexe com meu 
selvagem instinto,
Quero demais 
teu amor faminto.

Sonho contigo
secreto e divino,
Noite quente 
acabando o frio.

Mexe meu amor
o tempo todo,
Quero você 
intenso comigo.

Ritmo de Bolero
em noite de chuva,
Quero tua cintura
levando à loucura.

Marte, a Lua e Urano
sob a luz de Starburst
os três dançando,
os astros te trazendo. 

Mexe muito comigo
o teu aroma sendo 
o protegido recinto:
quero amar sem medo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Quando uma pessoa boa 
estender a mão não se esqueça 
de que ela não se trata 
de uma pessoa boba,
e sim de uma pessoa poderosa
que é capaz de viver apesar 
da zombaria, do pouco 
caso e superar qualquer traição.

Quando uma pessoa boa perdoa, 
ela se reconcilia sempre
em nome do que é respirável 
e em nome da memória
mesmo presente em algumas  
situações de convivência 
ela não está mais ali e se afasta
para não viver de aparência.

Quando você deixa de ser 
uma pessoa boa, reduz 
mente ou permite que lancem
dúvidas sobre uma pessoa boa,
não se esqueça da ironia do destino
e que pela sua autodestruição está agindo,

uma pessoa boa é uma pessoa boa,
e não é como você uma pessoa fútil e tola;

Cedo ou tarde uma pessoa boa 
conquista a reconstrução,
os ciclos da história sempre se repetem,
um raio sempre cai no mesmo lugar,
e uma pessoa boa é sempre insubstituível,
e uma pessoa ruim como você não.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Quando as minhas letras 
não forem capazes
de alcançar onde estás,
buscando eu estarei 
a força de quem das trevas
conseguiu se salvar,
Com o punhal do destino
na boca resolvi dançar.

Trago impressa a herança 
dos poetas que passaram 
por noites tão escuras, 
e fizeram o melhor 
de si com punhadinhos 
de estrelas, noites de luar
e ainda conseguiram amar.

O meu peito encarregado
será de te embalar
com a chama de amor,
e no mel do silêncio 
embebidos serão o afeto
e o tão divino apego,
depois de saber que existo
você não é mais o mesmo.

Mercúrio estará no ponto 
mais alto do céu, 
visível acima do pôr do sol
inspirando além mar
utopias e canções
encantando as estações.

Nada do que nos pertence 
passará nem por aquilo 
que transita freneticamente 
pelos mapas astrológicos, 
arrancando todos os véus iremos,
porque viver de braços cruzados
ambos nunca fomos criados.

Olhe na direção Oeste,
porque adentro ardente
o melhor de ti sou eu, 
me amarás eternamente 
porque sob medida 
inteiro para mim você nasceu.  

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Uma pequena curiosidade poética sobre o nosso Brasil que muitos estudam pelo menos uma poesia dele no Ensino Médio sem saber que se trata do nosso poeta nacional, vocês sabem qual é o nome dele? Gonçalves Dias.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Todas às vezes que houver um otário ou uma otária querendo chamar os meus poemas de textos poéticos na tentativa de reduzir o meu talento como poetisa, farei à mim mesma e aos meus poemas elogios narcísicos e exacerbados só para deixar a pessoa sem graça.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não há segredo
para contar o quê 
fez chegar até 
aqui e te põe de pé.

Alguém fez isso 
antes do que você, 
não tenha medo,
e confie em si mesmo.

A chave da solução 
está no teu coração,
confie em si mesmo
e não tenha medo. 

Para superar tudo
apenas você precisa
de sonho e alegria 
para se erguer de novo.

Uns sonham o Sol
escurecer ao invés 
de buscar solucionar
a energia nuclear.

Não espere nenhuma 
fórmula ou ajuda,
conheces o caminho
melhor que ninguém. 

Em outros planetas 
querem morar, 
deste nosso Planeta 
poucos querem cuidar.

Olhar a Lua e o cosmos 
é apenas um jeito
da origem de tudo 
sair sempre em busca.

Inserida por anna_flavia_schmitt


"Primaveras da Pastoral"

Do Alto do Turi é a maior,
és radiosa e formosa cidade,
das alegres Festas Juninas
és Terra de Prosperidade
vencedora da tempestade.

São sessenta primaveras 
da Pastoral protegida 
Por St° Antônio e o Menino
que é o padroeiro elegido.

É Terra do Progresso,
do inesquecível Muiraquitã
E repleta de esperança
de quem ama e não se cansa.

São sessenta primaveras
para toda a gente festejar
ver a Lua brilhar, o Sol raiar,
o dom da vida celebrar
e para muitos vir a inspirar.

O teu nome Zé Doca
sempre faz o povo cantar
E a sua fé faz o coração
diante de Deus ajoelhar. 

A tua fé Zé Doca
sempre faz todos acordar
O teu nome é música 
para o coração cantar.

São sessenta primaveras
por São João XIII 
e São João Paulo II
inteiramente consentidas,
e as que estão porvir 
serão ainda mais benditas.

(Homenagem aos 60 anos da Diocese de Zé Doca, Maranhão, Brasil).

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Que ninguém se importe,
não veja ou não creia: 
continuo sempre a mesma.

Sou a poesia desta cidade,
traçando rotas que tragam 
você em alta velocidade.

Sei que você não é mais 
o mesmo de antes,
e me deseja de verdade.

Vem em ti surgindo muito
antes do Ano Novo 
Lunar imparáveis desejos.

Por adivinhação algo diz
que todo o dia você tem 
me colocado no seu ritmo
para me colocar junto
ao calor do teu peito.

Em fascinante silêncio 
desfruto em segredo
a sua capciosa sedução,
porque este romance
como o Sol está se erguendo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Poema primogênito,
eco gutural ao vento,
da guitarra o lamento
de todo o mês feito 
de memória e de mar.

Da memória nunca
vai apagar porque 
não faz pacto 
de rendição:
a vida ensinou
do que é justo não 
se deve abrir mão.

A Bolívia e o Chile 
continuam sem 
o mar e com a tal 
lei longueira que 
não permite o povo 
na vida se emancipar,
a história ainda não 
voltou ao seu lugar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O mundo não 
aprende com 
os seus erros,
e mesmo 
conhecendo
a história 
do Holocausto
que começou
com discursos 
de ódio persiste
neles sem receio.

Gerando todos os
dias um holocausto 
novo um atrás 
do outro e sem pudor,
ensinando a apatia
como nobre andor.

Podem permanecer 
a conta de mais 
de duas centenas 
de desaparecidos, 
muito reagem alheios,
as dezenas de mortos
não os comovem, 
porque eles não 
foram os atingidos.

Flexibilizando erros
e deixando barragens 
à revelia assim vamos
nos matando todo dia
sempre mais um pouco,
e até mesmo com ironia.

Cantam que o Carnaval
está proibido enquanto
choro pelos meus filhos,
e escrevo poemas sobre
e entre os escombros.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O quê é tarde 
demais é 
de verdade,
mesmo que 
você nele
não acredite,
e o peito
não se dobre;
a conta com 
Mariana não 
foi saldada,
mas também 
não foi olvidada.

A conta não 
é pequena 
tal qual a
mediocridade 
do evento que 
a tragédia
provocou,
nós não 
sabemos
a proporção
do desastre 
humano:
só se tem
notícias que 
somos 200
brasileiros que 
desaparecemos,
e no esquecimento 
nós caíremos.

É sem sentido
seguir desse
jeito para ocultar 
o quê não é mais
segredo para 
o mundo inteiro
há muito tempo:
que o Brasil
não preserva
a Natureza,
todo mundo sabe;
e sempre seguiu 
atirando da janela
a sua riqueza
não se importando 
que se acabe,
e nem prevendo
quanto mais gente
se mate ou se 
no futuro desmate.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não existe 
cultura 
de prevenção,
passaram 
três anos 
sem nenhum
tipo de indenização 
ou reconstrução;
e assim Mariana 
escorreu entre 
os dedos 
e o lucro
falou mais alto 
do que tudo,
e em Brumadinho
eles repetiram
os mesmos erros
soterrando o povo
de rejeitos e fazendo 
o Governo correr 
sem parar para 
tentar nos salvar.

Os estragos foram 
feitos e já era 
tempo dessa cultura 
de desleixo mudar. 

Porque quem mexe
com mineração 
tem a obrigação 
de fazer um plano
de contingência 
para não mergulhar 
a população na
lama por causa 
da incompetência.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Da América do Sul
eu sou o último 
soldado da trincheira,
Poema de sete 
assentamentos,
Letras de sete
indomáveis ventos
agitando o mar
para a memória 
jamais se apagar.

A ironia orquestrada 
a palavra descumprida,
não serão ultimatos,
porque o justo sempre
há de ser irrenunciável,
a história, a verdade 
e os fatos jamais
serão apagados.

Neste oceânico
poemário altivo 
como o vale
e de uma história 
que envolve 
uma questão 
não honrada,
e uma injustiça 
cometida no dia
primeiro que por
haverá sempre
de ser relembrada.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠É noite
tempestade,
Nossa 
Senhora
de Guadalupe 
nos proteja,
e de todo 
o mal do 
mundo
nos guarde.

Manifestantes 
tocaram 
fogo 
no tribunal,
porque 
na vida não 
aprenderam 
a dialogar,
não sei aonde
essa gente 
pretende 
na vida chegar.

Porque 
democracia
não se faz
as custas 
da destruição,
e nem 
tripudiando
da humilde 
população.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O destino 
conta com 
a nossa 
boa vontade, 
e Todos 
os Santos:
nas mãos 
da sereia 
oculta 
está a concha 
acústica 
da História
que clama
pela verdade.

A justiça 
e a paz 
como 
poemário
do jeito
que deve 
ser em
nome
da grandeza 
de todo 
um povo 
sempre 
pede diálogo.

O capricho 
político não 
leva a nada,
a História
é muito clara:
boliviana 
nasceu
Antofagasta,
por mais que 
uns ignorem
e tentem
mudar o quê 
foi escrito,
porque da 
memória 
ninguém apaga.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Suramérica é terra
Cheia de conspirações
Sanções e tramas, 
Estamos sem saber
Quais serão os nossos
Próximos passos.

Pesam sobre o céu
Do meu país as nuvens
Da mentira não aliviando 
As nossas escolhas, 
Não importa o resultado,
As projeções não são boas,
Segue o povo hipnotizado.

Quando um preso grita
E se põe em greve de fome 
Coloca a Igreja de joelhos 
Porque está correndo
Risco de perder a vida:
Ele se chama Jorge.

Desequilibrado bastião 
Verde-oliva com o dedo 
Apontado na cara 
Do Poder Judiciário,
É imperativo fingir 
Que nada foi falado,
Não sabemos qual
Será o resultado, 
Para nós resta o 
Óbvio e temerário.

Percebo que a longa 
Noite de resistência 
Ainda não começou,
E já puniram líderes 
E comandantes 
De todas as Forças,
Tornando-os assim
Presos de consciência. 
Foto: Sam Wheeler

#Ecuador #Solidaridad #DerechosHumanos

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠No dia de hoje,
não quero nem
ser lembrada,
Se os poetas 
governassem
o mundo talvez 
o nosso destino 
seria diferente.

Só quero mesmo 
é ver os meus 
poemas recitados
na boca de toda
a nossa gente,
Pedir diálogo 
entre os povos 
não é insolente.

Não dá para fingir 
que não houve
o Tratado que 
reconciliou a Paz 
e a Amizade entre
os governantes 
da nossa gente,
A Corte poderia ter 
decidido diferente,
o quê a vida agora 
pede é que se busque 
dialogar pacificamente.


(Se a Corte Internacional tivesse sido correta, não estaria com o coração dolorido... )




🙏🌊😢💔
#MarParaLosPueblos

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Gostaria de ter um 
mistério para ofertar, 
mas eu não consigo 
nem inventar dada
a gravidade daquilo
que estamos vivendo.

A ligação que tenho
com tantos fatos que 
geram os meus versos 
é que sou do povo
e sinto como se fosse 
minha a dor de tantos
além fronteiras que 
têm sido oprimidos.

Estou aqui para provar
que toda a poética 
é que salva de um 
Estado de Ditadura, 
e nos salvará de 
toda essa loucura,
é só preciso acreditar. 

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Fechando os olhos
pense no seu lar:
imagine se tu fosse
impedido de entrar 
pela porta da frente,
foi o quê o Chile 
fez com a Bolívia
impedindo de ter
o acesso ao mar.

Pense se o seu
direito fosse negado 
por quem tem o 
dever dele pelo bem 
comum ser um bom
paladino da paz
combatendo o ego
que o mundo jaz.
Em pleno século 
há a constatação 
da existência
de quem não 
quis entender que 
você só tem pelos 
fundos e pelo alto 
como entrar;
reclamo essa 
verdade cortante
porque consigo me 
colocar no lugar,
e pela moralidade 
vi que falharam 
porque deixaram 
de optar por 
aquilo que é 
direito assegurar.

Há quem já tenha
a sã consciência 
que existem certas
vitórias que têm a 
ver com derrotas,
e nada têm a ver 
com conquistas 
porque violam 
a justa lei da vida.
O dia primeiro será 
lembrado como 
o dia da injustiça 
enquanto não houver 
mais iniciativa por
parte de quem errou 
fazendo o mal ao povo
e a história e abrindo
mão de querer consertar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠No auge da conjunção
de Vênus e Saturno,
não encontrei você 
feito do que é mais puro:
lindo tesouro oculto.

Na conjunção plena
entre Vênus, Júpiter, 
Saturno e a Lua,
não desisti do que 
é liberação e ternura.

No auge da conjunção
de Júpiter e Vênus
não abracei o quê é
feito de pacificação,
continuo em agitação.

Na conjunção entre 
Mercúrio, Júpiter 
e Saturno ainda sigo
em inconformação.

No doce luar crescente
e dourado sobre o Vale
beijando a minha rua,
não desistirei de ser tua
pactuante da amorosa jura.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Você escreve com todo o carinho um poema e sempre aparece um que elogia chamando ele de texto poético, quando não é a mesma pessoa, não me importo, até porque ninguém nasceu sabendo e a gente tem que ser tolerante.

Um poema é um poema, embora tenha o seu texto poético, só que existem textos poéticos que nunca serão poemas porque carecem da subjetividade que só a poesia é capaz de provocar te levando a transcender da simples leitura para a sua viagem interna onde a estação é o seu coração e os vagões são os teus sentimentos.

Quando identifico a insistente conduta de chamar os meus poemas de "texto poético"
como exemplo retribuo da seguinte forma:

"Obrigada por apreciar o meu poema composto de tetrassílabos e redondilhas menores".

Não gosto de fazer isso, mas quando percebo que tem gente que escreve isso para implicar, faço sim!

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠A porta que leva
ao jardim dos fundos
de casa foi aberta,
e fui em busca 
de ares ocultos,

Para receber 
os teus olhos lindos 
capazes de cruzar 
nossas fronteiras
e desatar defesas;

És o meu melhor 
esquema e ainda
nem aventa isso,
a Lua sabe o quê 
para nós imagino.

Para me orgulhar
das tuas mãos que 
sabem desarmar
com amor e delícia 
as bombas internas:

Todo dia poemas
e confissões tenho 
escrito porque sei
que você lerá como 
merecem ser lidos,

Não nos vemos
e nos sentimos,
porque em nós 
há algo de infinito,
e o Universo protege.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠ Poesia gera poesia. Quanto mais poetas e poetisas haverá uma chance de mudança de pensamento neste mundo

Inserida por anna_flavia_schmitt