Tag poesias
Seja ela qual for,
arte se responde
sempre com arte,
Censurar jamais
fez ou faz parte;
Preserve a cultura
da tua Terra,
por ser a melhor parte.
Memórias...
De um raio
uma mulher negra
nos salvou
na linha do trem,
e nos colocou
no trilho da vida.
Sem hesitar você
disse que me ama,
Sem resistências
retribuí a tua chama,
Sem explicação
é o amor que nos
uniu de coração,
O mar que existe
entre nós é apenas
só um detalhe,
A voz de um traz
ao outro serenidade;
Trazes no teu ritmo
a poética inspiração
inefável para sonhar,
e um melhor despertar.
Amor lindo amor,
não basta dizer
que sou especial,
É preciso mostrar
que tens o quê
nenhuma fortuna
na vida pode comprar:
educação emocional.
O amor quando vem
pleno e do coração
de alguém escolhe
ser o endereço
sempre se ocupa
da bondade, do zelo
do tato e do compromisso.
Minh'alma de akhalteke
forage pela estepe
porque não se permite
e nem se dobra a jogos
de sedução perigosos,
Porque indomável persiste
a busca por amor verdadeiro,
paixão e encantamento,
Aquele que me vê até
mesmo sem eu estar
presente ao lado do travesseiro.
Abelardo Luz
São dois os teus laços
originários na História
que serão honrados
na minha memória.
Foi Passo das Flores
e Velho Chapecó,
Não há como ali
se sentir na vida só,
E sem querer o melhor.
Todos se unem
na Querência Farroupilha,
no Poncho Verde
e no Lenço Branco,
Só de lembrar
o peito fica cantando.
Minha Abelardo Luz
que a tua gruta seduz
por detrás do véu
branco que abrigou
mais de cem soldados
da Revolução Federalista,
Eu te amo mais a cada dia.
Agrolândia
Onde se semeia, planta
e colhe no Vale do Itajaí,
não há quem não se derreta.
Onde o Rio do Trombudo,
o verde e a esperança
e a cidade sempre beijam
os que aconchego encontram.
Os que pelos sonhos
lutam você nunca decepciona,
e unidos são os teus filhos.
Adorada Agrolândia,
da tua herança aguerrida
vinda da Alemanha
da memória nunca esqueci.
Para ti envio o meu beijo
de amor vindo deste peito
que morre de amores por ti.
Agronômica
Da Agronômica romântica
recordo que da pastagem
que os ancestrais levavam
os animais se fez a primícia
da História e do nome.
Da Agronômica romântica
pelos imigrantes erguida
do pasto, da lavoura e da fábrica
é de Nossa Senhora de Caravaggio
a terra abençoada e escolhida.
Da Agronômica romântica
onde foram os destinos
de Rodeio e de Rio dos Cedros
entrecruzados e escritos
nas estrelas estão meus versos.
Da Agronômica romântica
erguida o meu coração
se transforma em poesia
de gaita melodiosa do cair
da noite até o raiar do novo dia.
Anchieta
Do Extremo Oeste
a esperança italiana
ternura semeou o lar
e é toda a herança.
Anchieta uma jóia
nomeada na missa
e trecho da rota
dos Cânions erguida.
Peguei o meu balão
e lá fui passear,
No Rio Araçá
eu fui mergulhar.
Anchieta querida,
a tua beleza brinda
os olhos da gente
e dá ânimo na vida.
Poeta ou poetisa? É mais uma discussão de gênero do que qualquer outra coisa, chamar uma mulher de poeta não é ofensa, e nem chamar uma poetisa de poetisa não é diminuição da figura da autora. A norma culta aceita as duas formas.
Os sótãos e calabouços
rugem a devastação feita
pelo isolamento e pela tortura,
demoliram os sinais de fé
na vida e andam tentando
incinerar toda a poética:
(E ainda há quem insista
desfilar o seu ego inflado,
violar a lógica da hora
e espargir a vaidade política
neste momento de pandemia).
Cada versejar tem sido de minha
responsabilidade real,
versejo também a América Latina,
o tempo, o vento e os sonhos
de reconstruir os rumos da História:
(Não é segredo para ninguém
que não conheço a tropa
em situação muito brutal
e o General que continua preso
injustamente e incomunicado
há mais de sete meses).
Que me custe a simpatia de todos,
pois falo o quê a minha
consciência manda falar,
não dou aquilo que não se pode
ao autoritarismo de ninguém dar:
o silêncio como púlpito
para a voz da História se silenciar.
Mercúrio na maior
alongação leste,
e eu incitação total
sendo parte da tua pele.
Dracônidas rumo
à Constelação de Dragão,
e eu por antecipação
buscando de tudo para
ser parte do teu coração.
Marte na sua cavalgadura
tentando se entrelaçar
com a Lua pela cintura,
é assim que já sou tua.
Tenho você como a Lua
tem a Marte no limbo
escuro em rito oculto,
é no profundo do peito
que nos resguardo
e nos salvo do mundo.
Não sei o porquê,
mas sem querer
escrevi com a tinta
da Via Láctea
o presságio da união
e na tua pele virei
a poesia da constelação.
Uma trama muito
ruim que o fim
desconhecemos,
Vis nos ofendem
daquilo que
não merecemos.
Nos perturbam todo
o dia com o intento
de no futuro nunca
mais sermos:
estamos vivendo
um real pesadelo.
Nós percebemos
a insistência dos
que desejam ceifar
tudo o quê há
de mais precioso
em nosso caminho:
Das nossas próprias
origens alguns até
se esqueceram,
Caíram no plano
de nunca mais não
nos pertencermos,
Não escapam da visão
deles nem as árvores
que são os nossos
insignes signos:
as Araucárias do meu,
do teu e do nosso destino.
Não confunda a poetisa com a pessoa física.A poetisa é livre, é pessoa espiritual. A pessoa física não chega a ser uma pessoa completamente fechada para o mundo.
A minha poesia é disponível, eu não.
Não precisaria nem escrever isso, mas tem muita gente
que gosta de confundir as pessoas, não faço parte
e nem farei parte de antologias. Ainda não editei o meu livro.
Olhos voltados
para as pétalas
dos ipês brancos
espargidas no rio
suspenso da noite,
Amar sem me
conhecer tem feito
todo o sentido,...
Geminídas coroam
a minha fronte,
os teus olhos lindos
conduzem ao monte,
e ornam o destino,
Amar sem sequer
ter me ouvido
tem sido o motivo,...
Pelo peito que
você já conhece
por intuição a devoção
pela paz entre os povos
que jamais fenece.
Amar sem querer
era algo previsível,
e agora irreversível,...
Em Eclipse Solar Parcial
escrevendo poemas para ser
a voz dos sem voz e de um General,
de mim você não vai mais
conseguir se livrar e esquecer;
Júpiter e Saturno alinhados
lembrando que o Mundo
também é carta de Tarot,
virei a tua Lua Querida Lua
mesmo antes da gente saber.
O pincel do Universo
transita na galáxia,
é transe do arrrepio
neste continente
ilhado por desastres.
Júpiter e Saturno
em ritmo turco,
nas minhas palmas
e na testa venho
e trago todas luas.
Há em nossas alturas
o véu que envolve
o tempo e anoitece
em todas as músicas,
e lanço as mil juras.
Porque na passagem
da intensa madrugada
no céu que brinda o dia
no mar ou na montanha
sem me importar
em qual paisagem,
Certa estou que tu vens,
e a tua loucura de amor
não será jamais miragem.
Caindo o temporal
sobre as araucárias
do nosso destino.
Centáureas pétalas
pairam na campina
lembrando estrelas.
Sentindo por dois
o quê há de incrível:
amar é indestrutível.
Viagem sidérea
interior em lunar rito
silente na haste peito.
Teus olhos lindos
feitos de Andrômeda
os quero comigo.
Como filha dos tambores
desta América do Sul,
não sei amar discretamente.
É noite ancestral de Lua
do resiliente Lobo-Guará,
a tua boca vadia pela
minha ainda não está
com beijos de guaraná.
Destino fatal sem avisar
que cortejou os ponteiros
do tempo das Américas
para dançar na escuridão,
quero colo e o teu coração.
É noite paranormal de Lua
em ares sinistros de rua
vazia e silêncio estranho,
mas pensar no envolvente
e tão lindo olhar castanho:
distrai e me põe no colo.
No rio suspenso da noite
o girino cósmico desafiou
as vitórias régias do céu
da nossa América do Sul,
o atroz e o mundo nos parou.
De ti não vou desistir
mesmo sem previsão
do que possa acontecer,
pelo siderado condão
mais do que deveria ser:
indômita em inundação.
Da vida nova e do Ano Novo
ninguém que escapa,
nem mesmo por intriga
ou mau tempo que os adie;
Porque o quê é do Homem
nem mesmo o bicho come.
Nos sinais do Universo
ainda busco caminhos
como nômade que
faz a sua tapeçaria
com a luz das estrelas
e te deseja sem retórica.
Por aqui tem esperança
porque ainda há muita
poesia viva em abundância
e ainda amo a minha Pátria,
e escuto bastante música
romântica sem me importar
com o quê de mim pensem.
Da Centaurus A puxo o fio
da meada e do prelúdio
que iremos nos encontrar
numa bonita noite de luar,
não sei se é por pressentimento
ou mesmo até válvula de escape,
o apelo da imigração continua vivo.
E neste corpo bonito fico imaginando
o mapa de todas as minhas rotas...
Esta insônia tem
alguma relação
com a nossa vigília,
Só sei que ando
por notícias suas
e pela aparição
das quadrântidas
esperando aqui
no céu cidade,...
Confesso à você
que estou flertando
com a misantropia,
Vício se cura,
o quê é próprio
do hábito muda
e a prova está
nas fases na Lua,...
Apesar de tudo
e do maniqueísmo
do mundo não desisti
de ter fé nesta vida;
Falo sobre tudo,
não falo jamais
da vida alheia,
e sempre falo
pouco sobre mim,
A tua sensualidade
mantém irradiadas
a Ursa Maior, a do Boieiro
e o quê desejo que
é beijar-te inteiro,
e de olhos fechados
e assim em silêncio:
As tuas mãos pondo-me
hipnotizada de joelhos
como fossem reflexos
da Galáxia do Escultor,
e ainda sem ter o teu amor:
venho planejando universos.
o compromisso há de ser
sempre com o nosso amor
e esforços concentrados
para buscar não tropeçar
nas armadilhas ocasionadas
pelas palavras mal empregadas
para que não haja distrações
na selva de pedra de distorções
silenciarei só para ouvir
nossos batimentos e respirações
voto firmado com o quê
é celestial e a maneira sutil
como fusionaram seis galáxias
não será difícil unir corações
como se fundam pátrias
na primavera das emoções
e enquanto você não vem
orgulho-me de unir casais
pela letra feita de fibra
provando intrépida e retinta
que amar nunca é demais
assim pactuando com o luar
todo dia e com a beleza
para quando a vida voltar
a nos encontrar para fazer
do teu coração lugar de morar
e do meu o teu refúgio ímpar.
o teu punho erguido ao céu
pedindo força além do tempo
a história está em movimento
pontos cardeais todos
me levam ao teu encontro
daqui a pouco é fevereiro
da falta de amor deste mundo
ainda me encontro foragida
distante numa galáxia perdida
você é o meu universo inteiro
o teu amor em silêncio
me chama a abandonar o pretérito
as canções das estrelas nos lábios
resilientes nós dois renasceremos
e um mundo novo construíremos
faltam dois dias para a Lua Nova
Galáxia Cata-vento do Sul e sua utopia
feita da conjunção entre Marte e Urano
tal como um amor sem nenhum engano
dificilmente visível a olho nu
mas com o telescópio do peito se sente
