Tag poesias

6701 - 6725 do total de 7643 com a tag poesias

⁠Seja ela qual for,
arte se responde
sempre com arte,
Censurar jamais
fez ou faz parte;
Preserve a cultura
da tua Terra,
por ser a melhor parte.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Memórias...

De um raio
uma mulher negra
nos salvou
na linha do trem,
e nos colocou
no trilho da vida.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Sem hesitar você
disse que me ama,
Sem resistências
retribuí a tua chama,
Sem explicação
é o amor que nos 
uniu de coração,
O mar que existe 
entre nós é apenas
só um detalhe,
A voz de um traz
ao outro serenidade;
Trazes no teu ritmo
a poética inspiração
inefável para sonhar,
e um melhor despertar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Amor lindo amor,
não basta dizer 
que sou especial,
É preciso mostrar
que tens o quê
nenhuma fortuna
na vida pode comprar:
educação emocional.
O amor quando vem
pleno e do coração
de alguém escolhe
ser o endereço
sempre se ocupa
da bondade, do zelo
do tato e do compromisso.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Minh'alma de akhalteke
forage pela estepe
porque não se permite
e nem se dobra a jogos 
de sedução perigosos,
Porque indomável persiste 
a busca por amor verdadeiro, 
paixão e encantamento,
Aquele que me vê até 
mesmo sem eu estar 
presente ao lado do travesseiro.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Abelardo Luz 

São dois os teus laços
originários na História 
que serão honrados
na minha memória.

Foi Passo das Flores
e Velho Chapecó,
Não há como ali 
se sentir na vida só,
E sem querer o melhor.

Todos se unem
na Querência Farroupilha, 
no Poncho Verde 
e no Lenço Branco,
Só de lembrar 
o peito fica cantando.

Minha Abelardo Luz 
que a tua gruta seduz 
por detrás do véu 
branco que abrigou 
mais de cem soldados
da Revolução Federalista,
Eu te amo mais a cada dia.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Agrolândia

Onde se semeia, planta 
e colhe no Vale do Itajaí,
não há quem não se derreta.

Onde o Rio do Trombudo, 
o verde e a esperança
e a cidade sempre beijam
os que aconchego encontram.

Os que pelos sonhos
lutam você nunca decepciona,
e unidos são os teus filhos.

Adorada Agrolândia,
da tua herança aguerrida
vinda da Alemanha
da memória nunca esqueci.

Para ti envio o meu beijo
de amor vindo deste peito
que morre de amores por ti.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Agronômica

Da Agronômica romântica
recordo que da pastagem
que os ancestrais levavam 
os animais se fez a primícia
da História e do nome.

Da Agronômica romântica
pelos imigrantes erguida
do pasto, da lavoura e da fábrica
é de Nossa Senhora de Caravaggio
a terra abençoada e escolhida.

Da Agronômica romântica
onde foram os destinos 
de Rodeio e de Rio dos Cedros 
entrecruzados e escritos 
nas estrelas estão meus versos.

Da Agronômica romântica
erguida o meu coração
se transforma em poesia 
de gaita melodiosa do cair 
da noite até o raiar do novo dia.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Anchieta

Do Extremo Oeste 
a esperança italiana
ternura semeou o lar
e é toda a herança.

Anchieta uma jóia
nomeada na missa
e trecho da rota 
dos Cânions erguida.

Peguei o meu balão
e lá fui passear,
No Rio Araçá
eu fui mergulhar.

Anchieta querida,
a tua beleza brinda
os olhos da gente
e dá ânimo na vida.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Poeta ou poetisa? É mais uma discussão de gênero do que qualquer outra coisa, chamar uma mulher de poeta não é ofensa, e nem chamar uma poetisa de poetisa não é diminuição da figura da autora. A norma culta aceita as duas formas. 

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Os sótãos e calabouços 
rugem a devastação feita 
pelo isolamento e pela tortura,
demoliram os sinais de fé 
na vida e andam tentando 
incinerar toda a poética:

(E ainda há quem insista 
desfilar o seu ego inflado,
violar a lógica da hora
e espargir a vaidade política
neste momento de pandemia).

Cada versejar tem sido de minha 
responsabilidade real,
versejo também a América Latina,
o tempo, o vento e os sonhos 
de reconstruir os rumos da História:

(Não é segredo para ninguém 
que não conheço a tropa 
em situação muito brutal
e o General que continua preso 
injustamente e incomunicado 
há mais de sete meses).

Que me custe a simpatia de todos,
pois falo o quê a minha 
consciência manda falar,
não dou aquilo que não se pode 
ao autoritarismo de ninguém dar:
o silêncio como púlpito
para a voz da História se silenciar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠ Mercúrio na maior 

alongação leste,

e eu incitação total 

sendo parte da tua pele.



Dracônidas rumo

à Constelação de Dragão,

e eu por antecipação 

buscando de tudo para 

ser parte do teu coração.



Marte na sua cavalgadura

tentando se entrelaçar 

com a Lua pela cintura,

é assim que já sou tua.



Tenho você como a Lua 

tem a Marte no limbo 

escuro em rito oculto,

é no profundo do peito 

que nos resguardo

e nos salvo do mundo.



Não sei o porquê,

mas sem querer 

escrevi com a tinta

da Via Láctea

o presságio da união 

e na tua pele virei

a poesia da constelação.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Uma trama muito
ruim que o fim 
desconhecemos,
Vis nos ofendem 
daquilo que 
não merecemos.

Nos perturbam todo
o dia com o intento 
de no futuro nunca 
mais sermos:
estamos vivendo
um real pesadelo.

Nós percebemos
a insistência dos
que desejam ceifar 
tudo o quê há 
de mais precioso 
em nosso caminho:

Das nossas próprias 
origens alguns até 
se esqueceram,
Caíram no plano
de nunca mais não 
nos pertencermos,

Não escapam da visão 
deles nem as árvores
que são os nossos
insignes signos:
as Araucárias do meu,
do teu e do nosso destino.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não confunda a poetisa com a pessoa física.A poetisa é livre, é pessoa espiritual. A pessoa física não chega a ser uma pessoa completamente fechada para o mundo. 

A minha poesia é disponível, eu não.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não uso as redes sociais para ganhar seguidores, mas para dar a minha opinião. 

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não precisaria nem escrever isso, mas tem muita gente
que gosta de confundir as pessoas, não faço parte
e nem farei parte de antologias. Ainda não editei o meu livro.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Olhos voltados 
para as pétalas 
dos ipês brancos 
espargidas no rio
suspenso da noite,

Amar sem me 
conhecer tem feito 
todo o sentido,...

Geminídas coroam
a minha fronte,
os teus olhos lindos 
conduzem ao monte,
e ornam o destino,

Amar sem sequer 
ter me ouvido 
tem sido o motivo,...
 
Pelo peito que
você já conhece
por intuição a devoção 
pela paz entre os povos
que jamais fenece. 

Amar sem querer
era algo previsível,
e agora irreversível,...

Em Eclipse Solar Parcial 
escrevendo poemas para ser 
a voz dos sem voz e de um General,
de mim você não vai mais 
conseguir se livrar e esquecer;

Júpiter e Saturno alinhados 
lembrando que o Mundo 
também é carta de Tarot,
virei a tua Lua Querida Lua 
mesmo antes da gente saber. 

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O pincel do Universo 
transita na galáxia,
é transe do arrrepio 
neste continente
ilhado por desastres.

Júpiter e Saturno 
em ritmo turco,
nas minhas palmas 
e na testa venho 
e trago todas luas.

Há em nossas alturas 
o véu que envolve
o tempo e anoitece
em todas as músicas,
e lanço as mil juras.

Porque na passagem
da intensa madrugada 
no céu que brinda o dia
no mar ou na montanha
sem me importar 
em qual paisagem,
Certa estou que tu vens,
e a tua loucura de amor 
não será jamais miragem.
 

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Caindo o temporal
sobre as araucárias 
do nosso destino. 

Centáureas pétalas 
pairam na campina
lembrando estrelas.

Sentindo por dois 
o quê há de incrível:
amar é indestrutível.

Viagem sidérea
interior em lunar rito
silente na haste peito.

Teus olhos lindos
feitos de Andrômeda
os quero comigo.

Como filha dos tambores
desta América do Sul,
não sei amar discretamente.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠É noite ancestral de Lua 
do resiliente Lobo-Guará,
a tua boca vadia pela
minha ainda não está 
com beijos de guaraná. 

Destino fatal sem avisar
que cortejou os ponteiros 
do tempo das Américas
para dançar na escuridão,
quero colo e o teu coração.

É noite paranormal de Lua
em ares sinistros de rua
vazia e silêncio estranho,
mas pensar no envolvente 
e tão lindo olhar castanho:
distrai e me põe no colo.

No rio suspenso da noite 
o girino cósmico desafiou 
as vitórias régias do céu 
da nossa América do Sul,
o atroz e o mundo nos parou.

De ti não vou desistir
mesmo sem previsão 
do que possa acontecer,
pelo siderado condão
mais do que deveria ser:
indômita em inundação.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Da vida nova e do Ano Novo
ninguém que escapa,
nem mesmo por intriga
ou mau tempo que os adie;
Porque o quê é do Homem
nem mesmo o bicho come.

Nos sinais do Universo 
ainda busco caminhos
como nômade que 
faz a sua tapeçaria 
com a luz das estrelas
e te deseja sem retórica.

Por aqui tem esperança 
porque ainda há muita 
poesia viva em abundância 
e ainda amo a minha Pátria,
e escuto bastante música 
romântica sem me importar 
com o quê de mim pensem.

Da Centaurus A puxo o fio
da meada e do prelúdio 
que iremos nos encontrar
numa bonita noite de luar,
não sei se é por pressentimento 
ou mesmo até válvula de escape,
o apelo da imigração continua vivo. 

E neste corpo bonito fico imaginando 
o mapa de todas as minhas rotas...

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Esta insônia tem 
alguma relação 
com a nossa vigília,

Só sei que ando 
por notícias suas
e pela aparição 
das quadrântidas
esperando aqui 
no céu cidade,...

Confesso à você 
que estou flertando 
com a misantropia,

Vício se cura,
o quê é próprio 
do hábito muda
e a prova está 
nas fases na Lua,...

Apesar de tudo
e do maniqueísmo 
do mundo não desisti 
de ter fé nesta vida;

Falo sobre tudo,
não falo jamais 
da vida alheia,
e sempre falo  
pouco sobre mim,

A tua sensualidade 
mantém irradiadas
a Ursa Maior, a do Boieiro 
e o quê desejo que 
é beijar-te inteiro,
e de olhos fechados 
e assim em silêncio:

As tuas mãos pondo-me
hipnotizada de joelhos 
como fossem reflexos
da Galáxia do Escultor,
e ainda sem ter o teu amor:
venho planejando universos. 

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠o compromisso há de ser
sempre com o nosso amor
e esforços concentrados
para buscar não tropeçar 
nas armadilhas ocasionadas 
pelas palavras mal empregadas

para que não haja distrações 
na selva de pedra de distorções
silenciarei só para ouvir 
nossos batimentos e respirações 

voto firmado com o quê
é celestial e a maneira sutil 
como fusionaram seis galáxias

não será difícil unir corações 
como se fundam pátrias
na primavera das emoções 

e enquanto você não vem
orgulho-me de unir casais 
pela letra feita de fibra 
provando intrépida e retinta
que amar nunca é demais 

assim pactuando com o luar
todo dia e com a beleza 
para quando a vida voltar
a nos encontrar para fazer 
do teu coração lugar de morar 
e do meu o teu refúgio ímpar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Com poesia tudo, e sem poesia nada.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠o teu punho erguido ao céu 
pedindo força além do tempo 
a história está em movimento 

pontos cardeais todos 
me levam ao teu encontro
daqui a pouco é fevereiro 

da falta de amor deste mundo
ainda me encontro foragida
distante numa galáxia perdida

você é o meu universo inteiro 
o teu amor em silêncio 
me chama a abandonar o pretérito 

as canções das estrelas nos lábios 
resilientes nós dois renasceremos
e um mundo novo construíremos

faltam dois dias para a Lua Nova 
Galáxia Cata-vento do Sul e sua utopia
feita da conjunção entre Marte e Urano

tal como um amor sem nenhum engano
dificilmente visível a olho nu
mas com o telescópio do peito se sente

Inserida por anna_flavia_schmitt