Sou porque tu Es Pablo Neruda
– [...] Para que queres tu mais alguns instantes de vida? Para devorar e seres devorado depois? Não estás farto do espetáculo e da luta? Conheces de sobejo tudo o que eu te deparei menos torpe ou menos aflitivo: o alvor do dia, a melancolia da tarde, a quietação da noite, os aspectos da Terra, o sono, enfim, o maior benefício das minhas mãos. Que mais queres tu, sublime idiota?
– Viver somente, não te peço mais nada. Quem me pôs no coração este amor da vida, senão tu? e, se eu amo a vida, por que te hás de golpear a ti mesma, matando-me?
– Porque já não preciso de ti. Não importa ao tempo o minuto que passa, mas o minuto que vem. O minuto que vem é forte, jucundo, supõe trazer em si a eternidade, e traz a morte, e perece como o outro, mas o tempo subsiste. Egoísmo, dizes tu? Sim, egoísmo, não tenho outra lei. Egoísmo, conservação. A onça mata o novilho porque o raciocínio da onça é que ela deve viver, e se o novilho é tenro tanto melhor: eis o estatuto universal. Sobe e olha.
Eu deixarei... tu irás e encostarás a tua face em outra face.
Teus dedos enlaçarão outros dedos e tu desabrocharás para a madrugada.
Mas tu não saberás que quem te colheu fui eu, porque eu fui o grande íntimo da noite.
Porque eu encostei minha face na face da noite e ouvi a tua fala amorosa.
Porque meus dedos enlaçaram os dedos da névoa suspensos no espaço.
E eu trouxe até mim a misteriosa essência do teu abandono desordenado.
Eu ficarei só como os veleiros nos pontos silenciosos.
Mas eu te possuirei como ninguém porque poderei partir.
E ter todas as lamentações do mar, do vento, do céu, das aves, das estrelas.
Moça bonita, pra onde tu vais?
Não corras pra longe,
não sumas no mundo...
Dá-me uma chance,
um olhar de relance,
talvez um sorriso
de canto
de lado
quiçá tua paz ...
Valnia Véras
O teu silêncio não me fere (mais)
Dói em mim o que ele fala
Dói em ti o que tu calas (ainda)
Faca cega que o tempo moldou
Pelo corte das tuas asas
Ora, e quando tu olhas para trás no mínimo te acochas a dor do perpétuo torcicolo causado pelo peso dos anos.
Pára de secar-te em alma e encher-te do bruto rancor.
Todas as manhãs são válidas e de uma beleza que não se compra em nenhum magazine. Te amanhece! Tem coisas que não se mensuram pela sua própria natureza. Tal qual o amor.
Anoitece-te, então, em amor e amanhece-te em vida. No final verás que o tempo é tão escasso que pode te faltar alguns minutos. Até mesmo pra dizer adeus.
Te proporcionas noites quentes que se adornam do mais puro amor. Te refaz no cheiro de terra molhada das manhãs enchendo-te os pulmões de vida. E te acomodas nas tardes de paixão como se cada uma parecesse a última. Assim te sentirás muito mais próximo de Deus e ganharás um insistente sorriso perfeito assim como uma alma mais leve que a pluma.
Não duvide que chegará o dia em que a certeza te tomará e compreenderás que a única coisa que vale a pena é simplesmente viver.
Desejo proibido.
Aaa se eu pudesse
Se pudesse beijaria tu boca tocaria tu corpo e de forma louca mesmo em perigo faria amor contigo
Com todo carinho , meu corpo coladinho ao teu , meus olhos perdidos em seu sorriso
Seu jeito menina que tanto fascina , me alucina
Minha mente domina
Meu desejo , não é um lampejo , em meus sonhos festejo , quando vc eu vejo.
Me abraça , seu jeito me arrasta , meu coracão despedaça , no momento que afasta
Vc so pra mim , eu e vc no cantinho , tomando vinho nos amando sozinho.
Um abraço apertado , sorriso rasgado , amor desenganado. Coraçåo Apaixonado. Sonho tu dormindo em meu peito , eu admirando seu jeito perfeito
Vontade de sentir sua respiração te amar no clarão da noite onde a lua se tornara minha e sua linda como pintura
Testemunha de nossa loucura
Não desisto jamais , é o desejo voraz , de um homem rapaz , por uma mulher que sera minha jamais
SEIXO
Quantos se foram e tu ficaste aí intacto. Salvo algumas manchas que ficaram com o tempo. Dilaceraria-se se as correntezas tivessem te tomado. Mas encontra-te aí: obsceno. As tantas chuvas que te aclamaram e os milhares de sois que te transgrediram...
Que fizeste com eles? No teu dilema és tão sublime e passar despercebido é raridade tua. És imenso nas tuas junções que se colocam. És vigoroso e reflexo da vitalidade que tanto se deseja. Mas sabe-se [ou fingi-se], temos vida curta. Engana-se que a nossa ruína vem com a morte. Ela está estampada com a vida. Logo ao primeiro choro...
A tua falta de cobiça ou arrependimentos te coloca num patamar que jamais se chegará. O ser humano é tão vil nesse 'limitado tempo' que figurar olhar no pequeno é desperdício. Há certo esquecimento em te agraciar. Quando o fazemos, apenas mesmo em devaneio. Limitado nesse curtíssimo espaço [ora às vezes enorme]...
Sem significados.
ANÁLISE
Este poema reflete sobre a natureza humana e a transitoriedade da vida. O "seixo" simboliza a resistência e a durabilidade, contrastando com a fragilidade e a efemeridade da existência humana. As "manchas" mencionadas representam as marcas que a vida e as experiências deixam, enquanto as "correntezas" simbolizam os desafios e adversidades enfrentados.
O poema também aborda a dualidade da vida, onde momentos de grande vitalidade e força coexistem com a inevitabilidade da morte e da insignificância percebida. A última estrofe destaca a visão crítica do ser humano, que muitas vezes desperdiça o valor das pequenas coisas devido à sua natureza impermanente e às suas limitações.
Esse poema convida a uma reflexão profunda sobre como vivemos nossas vidas, valorizamos nossas experiências e lidamos com a inevitabilidade do fim. É uma obra que toca a alma e nos faz repensar nossas prioridades e atitudes diante da vida.
Pare de querer ser oque tú achas que é oque o outro pensa.
Somos Humanos!
O outro também tem defeitos iguais a nós, e se feio ou bonito.
Deformidades podem está no corpo, na alma ou espírito jamais.
...Somos Humanos!
... Perfeito só os defeitos
A vida escorregando por entre os dedos e nós sem nenhuma possibilidade de evitar. Por isso mesmo, tudo precisa ser intenso, faça de cada dia um acontecimento, um grande evento.
O faria
Quão linda és tu amada minha...
Se eu soubesse descrevê-la,
Eu assim o faria.
Mas no meu silêncio
Sei apenas que me quero
Nos teus dias a cada dia.
Sei que tua pele
É rosa branca aveludada
Pra ser sempre acariciada...
Sei que nos teus olhos
Brilha forte e reluzente
A menininha que me encanta...
Sei que o teu sorriso radiante
Desperta em mim sonhos tão secretos
Que só a ti são revelados...
Sei que o teu cheiro
É a flagrância preciosa
Desse amor que eu respiro...
Sei que o teu corpo
É a fonte do calor
Que me aquece o coração...
Não sei te descrever...
Eu apenas sei dizer
O que meu coração sente o por você.
Edney Valentim Araújo
1994...
Querido pai
Tu ainda não sabias,
Que eu tinha o tamanho,
De uma pulga pequenina.
Mas, a sensação,
Que algo ia mudar,
Converteu o teu mundo,
A um gigante mar.
E eu enfim cheguei,
Uma pulga bem maior,
Nos teus braços encontrei,
Um oceano para brincar.
Obrigada, pelo mar
Que criaste para mim.
Ai brinco sem medo,
Que uma onda seja o fim.
És o meu pai,
O meu mundo seguro,
És o meu oceano,
Que conduz ao meu futuro.
Sabia? Você é especial. Sim, é isso. Tu pode ser, apenas mais uma flor no jardim das maravilhas. Contudo tu es a minha flor, minha amiguinha "complicada". A pessoinha que me faz feliz, a que ganhou meu apreço, minha amizade, o meu coração. Acho que é por isso que você se tornou assim, parte da minha vida... Quando estou aos seus braços me sinto acolhido e esqueço que existe um mundo la fora tao difícil... É isso flor! Só passei para te dizer que você me faz tão bem.
Tu estas nos meus pensamentos nos meus sonhos; não sei se estou nos teus, mas entre estar ou não, eu só sei te amar.
O perigo não está naquilo que nos põe medo o perigo está nas acções que tomamos diante deste, nem tudo que nos põe medo é perigoso, às vezes é extremamente gostoso.
Existem pessoas que nos fazem acordar com a certeza de que o nosso dia será diferente. Tu és está pessoa. Tu consegues ficar presa nas paredes dos meu coração, proporcionando momentos ímpares. Portanto, se mesmo a distância as minhas palavras forem alegrar o teu dia, aceite-as porque quero que tenhas um dia abençoado.
Minha oração para o dia de hoje
Jesus! Tu és o médico divino. Tu nos dá a Vida, e a dá em plenitude àqueles que te buscam. Ópera em mim, Senhor, uma profunda cura espiritual e se for da tua vontade, também uma cura física. Aumenta a minha fé no Teu poder e na Tua misericórdia que vem do imenso amor que tens por mim. Além de mim, Senhor, quero apresentar também todos aqueles que me pediram orações. Tu sabes as provações que estão passando e certamente sua bondade e misericórdia não os deixará no abandono. Desde já eu te agradeço, pois clamei a Ti e me ouviste. Senhor! Em Vós espero, em Vós confio! Amém!
escrito por
edite lima / 2018
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp