Soneto da Saudade
Minha transparência não permite joguinhos, minha maturidade não permite infantilidade... Meu amor não se restringe, não se cala. Ele é demonstrado em cada detalhe. Talvez, seja tarde demais para você notar isso. Um dia quem sabe, sinta minha falta. Eu sigo, entregando-me por inteiro, de bandeja. Sou muito, sou intenso e tenho uma imensidão que em mim não cabe. Alguém saberá receber isso, reconhecendo tudo que há de melhor aqui.
O último abraço, a última risada, a última conversa. A gente nunca sabe quando um momento se tornará uma despedida, e talvez seja isso que torne a saudade tão intensa. Ela é o rastro do que foi bonito demais para ser esquecido.
Se ele não sente nem a sua presença, menina, imagina se vai sentir a sua falta... Se para ele não faz diferença você estar perto ou não, o melhor mesmo é deixar pra lá. É bobagem sentir saudade sozinha.
Algumas pessoas passam por nossas vidas e são iguais a um cometa e quando vão embora deixam um rastro de saudade!
E na linha tênue entre o poder dos teus sorrisos de alegria e as minhas lágrimas de amor existe a saudade.
"E assim, amei você... Não como queria, não como sonhei, mas da única forma que me foi permitida: em silêncio, na saudade e para sempre."
Na maioria das vezes, só saberemos o quanto a presença de alguém era importante, quando na sua ausência ela fizer uma grande falta.
Por causa da benevolência do Senhor, o amor por onde passa, deixa marcas da sua importância, então, a sua ausência é sentida, mas a saudade o traz para perto, a distância é diminuída, o coração sente-se amado, o espírito é liberto, o sentimento grato é fortalecido, um amor sendo raro, torna-se eterno por ficar cada vez mais vivo.
Fim de tarde em um cenário tranquilo, lindo campo verdajente, o céu com um manto acinzentado, deixando o pôr do sol na obscuridade para que o destaque seja de certos sorrisos e dos diálogos entre alguns olhares, portanto, um dia cinza pode vir a ser colorido se houver boa vontade, resultando em um momento tão significativo que será transformado em saudade.
Agora, nesta distinta ocasião, a tua emoção está fetuosa, naturalmente, intensa, vejo delicadeza, intensidade, uma singularidade charmosa, curvas cobertas pela escuridade da noite, presença sedutora, passos de uma vermelho apaixonante, grandiosa vitalidade daquelas que transformam a saudade em uma satisfação deleitosa, momentos revividos ao teu lado por intermédio de memórias veementes, o sabor de um doce passado, onde a reciprocidade foi bem presente, o desejo mutuamente propagado, sentimentos consistentes, consequentemente, causas um forte impacto.
Pedaços de afetos, abraços amáveis, laços sinceros, emoção calorosa de uma rara simplicidade, a pureza de um universo feito de amor, lindas estrelas, grande luminosidade, brilhando reunidas num vasto céu azul, vida cativante que inspira a arte, ocasião apaixonante, tem valor em cada detalhe, fase marcante, a construção de uma saudade que um dia fará lembrar de que nada será como antes, daí, a razão de ser uma preciosidade.
Uso os seguintes versos para dizer que, gradativamente, esta ocasião vai contribuindo para uma valorosa saudade por estares presente, avivando com a tua essencialidade emocionante, desenvoltura espontânea, imponente, o brilho desta noite, cabelos suntuosos, soltos, brilhantes, lábios de vermelho, belos olhos que refletem a sinceridade de um amor precioso, então, de fato, uma primazia elegante, linda poesia de carne e osso, muita intensidade, companhia significante, inesquecível, sentimentos profundos, encanto raro do presente, que será um grande regalo da mente no futuro.
"Meu sentimento tornou-se como o vento, um impulso encarcerado em gestos imperfeitos. É um sentimento que se desfaz em pó... Havia tanto para ser vivido, mas em um faz-de-conta persistente que não encontra sobrevivência; que começa, mas nunca alcança o fim! Como podemos viver algo que se desfaz a cada palavra impensada, a cada silêncio profundo, a cada fuga de si mesmo? E como se pode extinguir o que é tão vivo por dentro e se transforma em apenas poeira por fora? Nessa busca incessante e inerte, continuo ensaiando sonhos para não te recordar, treinando fantasias para te esquecer... Saudades!"
Quisera roubar um pedaço do crepúsculo e assim tocar o infinito, pois ele sempre existiu e existirá. Sigo então à procura desse âmbar intocável em mais uma tarde que esmorece em direção à noite. Nesses momentos sou uma sombra, perco-me e preciso cantar para saber por onde anda meu coração, pois ao crepúsculo de cada dia - mais um pedaço se vai. Sou finita, jamais saberei as verdades todas. Quem toca-me é a mão de veludo desse entardecer. Junto a ele faço uma prece, agradecendo mais um dia, mesmo que não tenha sido tão bom, mesmo que a esperança tenha vacilado ou que a saudade tenha dado o ar da graça dentro do coração, mas este é forte e tem lugar para muito mais ainda.
Algo não deu certo e foi ruim? Não chore pelo que passou, apenas siga em frente, pois tudo passa e novos caminhos virão.
Vem com dedo de veludo e cutuca a alma, não dói, mas incomoda e não quer parar. De vez em quando chega como espinho açoitando sem dó. O que seria essa sensação estranha? Vai junto a qualquer lugar, não desgruda, impele, as vezes irrita. Se sair um segundo, vem a saudade, o medo de perder, o arrependimento por não ter-lhe dado atenção. Simplesmente tem um nome: inspiração...
O poeta sempre conseguirá captar a voz do vento, seja num murmúrio de amor ou num grito rouco de saudade...
Quando uma lágrima solitária e teimosa,cisma em descerpelo meu rosto, ignoro-a, porque já não tenho mais a ansiedade da espera e nem o temor da ausência !
- Relacionados
- Soneto da Saudade Vinicius de Moraes
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de saudade para dizer tudo o que o coração sente
- Textos de Saudade
- Frases de saudades de quem morreu para manter viva a sua memória
- Poemas de saudade que traduzem memórias em versos
- Saudade Pablo Neruda
