Soneto da Saudade
Independente do contexto que você vive, um dia você sentirá muita falta da parte boa deste tempo atual. Então, aproveite-o integralmente, em tudo que as pessoas e oportunidades podem oferecer em experiência, sensação, presença e aconchego.
Graças a Deus nós temos memória. Quando a pessoa perde a memória ela perde uma parte de si mesmo. Porque ela está perdendo uma parte da história.
O tempo, parece que é ele quem embrulha tudo, para o futuro, é necessário um presente. E para entender o presente é necessário remexer algumas memórias, uma história de passado.
São nesses dias tão repletos de ausências que eu mais te falo de amor nas entrelinhas do silêncio, nos suspiros longos carregados de saudades, no olhar perdido além do tempo que está te buscando a todo instante.
Enquanto estivermos sob o mesmo céu e cobertos pelo mesmo manto de estrelas distância alguma será suficiente para nos mantermos longe um do outro.
Emigrar é deixar um lugar por outro, com o lugar que você deixou amarrado ao tornozelo com correntes de aço. Se é difícil para uma pessoa emigrar, é apenas porque é difícil andar no mundo quando um país inteiro está preso a seu tornozelo, arrastando-o para onde quer que você vá.
Que a distância nos ensine o valor das coisas simples que hoje estamos com receio de fazer: abraçar apertado, dar aquela boa crise de risos com os amigos. Aviso logo que aquelas reuniões chatinhas de família e de trabalho vão fazer falta, se já não estiverem fazendo. O amigo que você liga e encontra quase que sem pensar, ou aquela ida à padaria próxima, o tão falado “vamos ali tomar um café”. Nossa, tanta coisa simples deixando de ser simples. No fundo, não passa daquela velha máxima: é preciso perder para dar valor ao que se tem. E adianta frase ou provérbio? Só quando sentimos acreditamos!
Porém... No final a única coisa que fica é o papel sendo tocado pela caneta que tu me emprestou, naquela noite aonde nos conhecemos... Aonde tudo começou.
Se você não coloca fogo na mão porque sabe que vai machucar, porque coloca certas pessoas no seu coração?
"Aproveite bons momentos e todas as oportunidades que tiver de compartilha-los, pois quando eles vierem a faltar sintamos apenas saudades e não arrependimentos!"
Ás vezes olho o que passei, sinto saudades de pessoas que se foram, mas me sinto mais forte pela experiência que adquiri, e sobretudo pelo fortalecimento da fé em Deus.
Muito cuidado com quem convive contigo dentro de casa, inimigos não aparecem do nada, primeiro ele vai sondar você.
- Relacionados
- Soneto da Saudade Vinicius de Moraes
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de saudade para dizer tudo o que o coração sente
- Textos de Saudade
- Frases de saudades de quem morreu para manter viva a sua memória
- Poemas de saudade que traduzem memórias em versos
- Saudade Pablo Neruda
