Soneto da Saudade
"Se compreendessemos que a saudade é apenas um obstáculo que nossas emoções nos causam, poderíamos trabalhar essa dor, recordando os bons momentos deixados"
A saudade pode ser um longo caminho, mas nos direciona a cada segundo a viver novos momentos, e a fazer das lembranças um verdadeiro quadro, algumas coisas passam, mas carregue no sorriso a alegria de ter conhecido grandes pessoas.
A vida e seus limites, um ponto em uma reta, nos curvamos diante da saudade e é isto que nos torna humanos, amar além da inteligência.
A saudade é um sentimento que, às vezes, vem como uma adaga, muito bem trabalhada, fazendo com que um frágil coração seja afligido, causando tormento de lembranças, ora em sorriso largo, ora com nó na garganta, enfim, fazendo com que as veredas do passado se tornem um imenso deserto no presente.
Sentimento complexo, palavra simples, mas cheia de significados. A saudade carrega junto de si um misto de sentimentos, a felicidade e a tristeza nela se confundem.
O choro vem livre quando acompanhado da saudade, às vezes seguido de tristeza. Ela se divide no tempo. Tem a saudade de alguém que foi pra longe por um tempo, mas que volta. Tem a saudade "boa", aquela que nos remete à bons momentos da nossa vida que, apesar de não voltar, sempre nos traz um brilho nos olhos. Tem a saudade dos amantes, que contam os momentos para se encontrarem. Mas a saudade mais difícil de lidar é aquela de alguém muito querido que se foi. Ah! Essa saudade dói, machuca e aos poucos tende a atenuar mas nunca a passar! Ainda enche os nossos olhos de lágrimas, mas é a certeza de que amamos alguém de maneira profunda e verdadeira. Seja qual for a sua saudade, lembre-se: só sente saudade quem amou e viveu intensamente!
Todo dia é uma luta. Do nada, bate aquela saudade… e o pior é saber que nem um ‘oi’ posso dar. No fim, viramos isso: estranhos que já se conheceram demais.
Se o tempo tem o poder de nos dizer quem são as pessoas, a saudade tem o poder de nos ensinar quem é importante para nós.
Saudade não é apenas lembrar. É sentir o vazio de algo que já foi, mas que nunca mais será igual. É o eco de um momento que ficou no passado, mas que ainda bate no presente. Saudade dói porque nos lembra que o tempo não volta, que as pessoas mudam e que o que um dia foi, nunca será da mesma forma outra vez.
A saudade não faz barulho. Ela se esconde nos detalhes, no perfume esquecido na roupa, no café tomado sozinho, na música que toca sem avisar. Saudade não grita, mas ecoa onde ninguém pode ouvir.
O tempo leva pessoas, momentos, histórias. Mas a saudade é o eco do que foi bonito demais para ser esquecido. Quem partiu ainda vive na lembrança, nas palavras que ficaram, naquilo que o coração se recusa a deixar ir.
Saudade é quando alguém parte, mas nunca sai de verdade. O corpo se vai, mas os gestos ficam, os risos permanecem, os momentos insistem em visitar a memória. Há ausências que pesam mais do que presenças distraídas.
A saudade é um espaço vazio que insiste em não ser preenchido. Tentamos seguir em frente, mas ela nos acompanha como sombra, lembrando que há coisas que não voltam, mas nunca realmente partem.
A saudade é amiga nós tira de rotinas passageiras e nela faça momentos lindos e se preciso for dance , cante , reze , ore , faça se sentir seu eu em vc até grite mas se sinta novamente. Criate na luz do bom Jesus
- Relacionados
- Soneto da Saudade Vinicius de Moraes
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de saudade para dizer tudo o que o coração sente
- Textos de Saudade
- Frases de saudades de quem morreu para manter viva a sua memória
- Poemas de saudade que traduzem memórias em versos
- Saudade Pablo Neruda
