Soneto da Falsidade de Vinicius de Moraes

Cerca de 152559 frases e pensamentos: Soneto da Falsidade de Vinicius de Moraes

Falso Soneto II

Adeus, minha querida, adeus, meu amor!
Dei-te afeto, carinho, e tu, só me deste dor
Agora, vou-me embora, mas de ti não esqueço
Porque tão ingrata com quem te deu tanto apreço?

Fizeste-te escarlate aos meus primeiros cortejos
Agora, é com tristeza n’alma que eu te vejo
Entregaste-te a outro! Sabe que ele não te ama!
Não vale um vintém, bêbedo que minha musa profana!

Despeço-me agora de ti querida, não posso mais
Ver o que tu fazes comigo, mata-me aos poucos
Só queria ter os sorrisos, que tu me davas tempos atrás

Pois adeus, luz de minh’alma, não posso curar esta ferida
Não aguento teu desdém, teu descaso deixa-me louco
Morro, lembre-se de mim, como quem mais te amou em vida...

Inserida por ElectroWave19

Anti-Soneto da Não-Materia

Na não-matéria agora estou, e existo
O pensamento pensa o pensamento
A ostra pensa a pérola por dentro
Sou meu reverso espelho e me contristo.
Na não-matéria, muitas vezes, tento
Em ser matéria pura, ou ser um misto
Na não-matéria não consigo isto,
e já que não consigo, falo, invento.
E finjo ser figura e sombra e luz
E finjo pro meu povo que sou pus,
que sou um resto puro de alvorada.
Na não-matéria não se loga, é triste!
E a gente fica sendo, porque existe,
Vaga ilusão de ser, não sendo nada.

Inserida por JoaoHAlves

Soneto da lamentação.

Valores me disseras, devaneá-los-ia.
Tentação, fossastes uma ilusão.
Em ti confiaste, a ti creditaste.
Fostes uma inspiração.

Mal tens uma oportunidade,
Caístes em traição.
Comumente, perdão o meu pediste.
Derradeiramente me enfureceste.

Deverias aceitar?
Se errando, porém, aprendemos,
Humanamente, assiálicos, lamentaremos.

Daria tudo por tais segundos, dizia ela.
Pra mim, soava como música o prantear dela.
Deveras perdoar? Quão os amava, cais orvalhos...

Inserida por ramedeiros

Um soneto preciso


Um soneto só, um soneto somente
Uma frase, um verso, uma vertente...
Delirante regozijo, um solene
sorriso!
Entres aspas, dois pontos e um improviso.

Porém, pobre soneto… ainda indeciso!
Mergulhado em sua métrica indiferente...
Sufocado pela fôrma em sua mente!
Mesmo assim fluindo! Se fazendo conciso!

Distribuí seus versos enfileiradamente!
Cataloga cada um, como uma forma de aviso...
Que a rima e o sentido, não são uma corrente!

Disfarça as palavras, faz-se incisivo..
Do disfarce, o último verso chega finalmente!
E com ele o fim do sentido! Um Soneto preciso...

Inserida por AlvaroAzevedo

FALO O AMOR, O QUE ESCREVO?


O SONETO ABAIXO É DO MEU LIVRO "JEITO FACÍLIMO".





FALO, FALE, FALEMOS DE AMOR
FALEMOS DE AMOR SEM SABER
ESCREVENDO FALANDO SEM PORQUÊ
ESCREVER OU FALAR, SEJA O QUE FOR

QUE SEJA O QUE O AMOR NÃO ESCREVE
FALANDO ESCREVENDO COM ARDOR
O "QUE" FALADO SEM POR FAVOR
ESCREVA: "QUE AMOR MAIS LEVE...."

LEVE O AMOR QUE ESTOU FALANDO
SEM ESCREVER O QUE NÃO LEVE
O ESCRITO AMOR QUE ESTOU AMANDO

AMANDO ESCREVO ESTA DOR:
QUE DOA O QUE FOR LEVE
FALANDO ESTOU DE AMOR

Inserida por alexandredejesus

Soneto da flor da idade (P aldeiza de oliveira)

O dia aindaaesta raiando
Ha tempo pra tudo
Quando o sol, irradiando,
Vem surgindo nesse mundo.

As falhas cometidas, em vao,
Não estreitam a relacao
Tua com a do teu Criador

Se a maldade fosse aceita
A bondade perderia muito
De sua forca eleita
És humana, de forte intuito

Filha, mãe, irmã e amiga
Podes fazer tudo o que quiser
Na aurora de tua vida!

marco de 2010

Inserida por aldeniresousa

Soneto a meu filho, José Messias, e para que agracie sempre a minha vida.

Sem programação alguma foste gerado
Dois apaixonados, sem pensar em consequencias
Ainda enamorados, e com muita inocência
Semearam tua vida e ficaste aconchegado.

À boca da noite, quando chegaste, imaculado,
Fizeste desaparecer toda agonia, com veemência
Através D'ele, o Deus da Providência
Que te deu a mim, perfeito e delicado!

Para os outros, és uma criança ainda,
Para mim, o serás por toda vida
Que sejas homem e virtuoso!

Quero estar contigo no lazer e na lida
E nunca, jamais me deixes sem guarida!
Vives! Pois, o Senhor te guarda e te abençoa...

Inserida por aldeniresousa

SONETO DO GRANDE ENCONTRO


A vida tem mistérios e razões
que somos incapazes de entender.
Por que ficar tentando se prender
a tão simplórias leis, explicações?


Valeu a pena quando corações
cruzaram-se na noite sem saber,
que aquele era tempo de viver
a eterna história tema de canções.


Perfeito, pois não tinham intenção.
Bonito, pois ninguém o planejou.
Encontro de linguagem e visão.


E, juntos, eles brilham uma cor,
que não se vê nos pares do salão;
a cor que eu chamo vida, outro, amor.

Inserida por carlosalbertodemello

FAÇO-TE UM POEMA

Sá de Freitas

Sandra Mello eis aí o meu poema,
É um soneto à mais linda flor dourada,
Que me torna essa página encantada,
Com perfumes de rosa e de alfazema.

És a jóia Sandrinha, rara e pura,
Que brilha entre as estrelas, na poesia,
Pois teu sorriso é uma fonte de alegria,
Que enche a nossa alma de ternura.

És bela, és simpática e atraente,
És amiga leal que docemente,
Fazes do coração o nosso abrigo.

Rogo a Deus que o tempo não consiga,
Fazer deixar-te de ser minha amiga,
Pois quero ser o teu eterno amigo.

Inserida por sandramello6

Soneto da perdição

Ando entre aqueles
que desdenham a luz do dia
O som de meus passos
ecoa ao longo de lúgrebes becos .
Ao fundo ouve-se
o grunhido de almas amarguradas
as quais pouco importa o que lhes reserva o destino
e pouco menos o outrora.
Forçam um bucólico sorriso
Ao repousar sua carcaça num canto qualquer
Ao lado de minúsculo poço de ilusão
E entre perdas e desleixos
Ando a procura de um canto
Para tentar te esquecer...

Inserida por Zecak6

SONETO.

Sentado num tôco de árvore serrada
Lembrando de coisas que o tempo levou
Da vida vivida,toda estabanada
Saudade saudosa foi o que restou

Com um cesto cheio de amores colhidos
Em nada arrependo do tudo que fiz
Criatura de sonho,criatura amada
Na procura e no achado fui muito feliz

Com o sol esquentando a fria alvorada
O alarido dos pássaros já posso ouvir
Neste dia que passa e vai prá memoria

Virando lembrança,virando história
Que fica na mente e no pensamento
No tôco serrado da beira da estrada.

Inserida por benigrego

Soneto do eterno pranto...

Teu desamor fez-se em mim eterno pranto
E a dor na alma fez morada em minha vida
De minha boca emudeceu de vez o canto
E a tristeza fez-se dor em minha lida

A dor que sinto, dói de mais forte em meu peito
Machuca a alma me abre fundo uma ferida
O mal presságio agora é o meu preceito
O teu sorriso foi um dia minha guarida

O teu carinho era a coisa mais perfeita
Mas se desfez e deixou triste o meu viver
Logo você que fora minha flor eleita

Fez a minh'alma e o meu peito em mim doer
Não sei porque tu me fizeste tal desfeita
Negou-me o amor fez minha vida padecer.

Inserida por ubaldopoetadoamor

Soneto de um poeta adormecido

Dentro da minha alma, escondido,
Dorme um "eu" que não conheço ao certo,
Um poeta que sonha, adormecido,
Que vaga pela noite a céu aberto.

Coração de menino perdido
Que em sonhos atravessou o deserto,
Que, sem rumo, procura um sentido
Buscando tão longe o que está perto.

Quer escrever no livro da vida
Páginas da dura ilusão sentida
Na sua pobre alma sonhadora.

Mas enquanto sonha, não escreve.
Passa o momento, afinal, tão breve...
Terei de acordá-lo, sem demora!

Inserida por lurdesduarte

⁠SONETO 05


Quero falar do meu amor e falando.
Calar minhas lágrimas e desejos
Ter da doce boca os teus beijos
E sentir que deveras, estás me amando.

Quero nessa certeza achar esperança
E confiar em ti para o meu bem
Pois é melhor viver só, assim e sem.
Do que com alguém e não ter confiança.

Isso tudo é bom não deixar pra depois
E o arrependimento vir até nós dois
E depois querer fazer algum reparo

Algumas vezes podemos ser inconsequentes
Mas se nós agirmos mais conscientes
O amor será sempre mais raro.


12/03/2005

Inserida por dimas_de_souza

⁠SONETO 06


Dos vales mais profundos assim Eu vi
A alma triste que ardia em chamas
A solidão que aqui tu reclamas
Sofri vendo e fiz de conta que não sofri.

Desenterrado do meio de todo erro
O ouro brilha mais do que se espera
Meus olhos que agora ver e coopera
E chora bem mais do que um bezerro.

A alma que dantes triste vivia
Aquece-se afora da laje fria
E preenche a carne minuciosa.

Eu que queria nessa vida um só bem
Um amor, uma paixão, um alguém.
Continuo com essa natureza ansiosa.


02/07/2002

Inserida por dimas_de_souza

⁠SONETO 07


Hoje, quero preencher o espaço vazio,
Completar o que me espera para o futuro
Não quero dar nenhum tiro no escuro
Nem me perder num caminho sombrio.

Quero. Mas querer nem sempre é poder
Desejar é como sonhar acordado
Viver nos sonhos não é ser realizado
E mesmo realizado ainda falta algo no viver.

No sobejar do desespero e do desgosto
Vi ao longe a luz de um sol já posto
E o escurecer da minha vida particular.

Eu que sou homem viajado na substancia
Recordo, e num desvairo de minha infância
A lágrima que ainda hoje vem me inspirar.


02/06/2016

Inserida por dimas_de_souza

⁠SONETO 08


Eu queria somente encontrar um verso
E um outro poema acabou achando
Nessas lágrimas que soltei chorando
Nesse meu contentamento submerso.

Solto os meus soluços arquejando
E o meu espírito fica espesso
Na áurea mais profunda do universo
Que a minha mão o fez traçando.

Abro os olhos num passado de amor
E nele não mais acho a sua dor
Hoje só me resta ter alegrias.

A sua sombra extrema de venturas
Pode ter sido longos dias de loucuras
Como também os únicos maus dias.


26/10/1993

Inserida por dimas_de_souza

⁠SONETO 09


Atirem à primeira pedra em mim
Quem dentre vós nunca amou
E quem também nunca errou
E na vida não sentiu algo assim.

Quem?! Um só motivo apresente agora,
Ou me diga o que fazer aonde ir?
Dê-me um motivo para não partir
Nem chorar, pois não é hora.

Arrisco-me, mas tenho cuidado.
É muito estranho o meu estado
E com certeza triste para quem me ver.

A vida se faz com um alto preço
E eis-me aqui, pois Eu te ofereço.
O meu amor, que em ti quer viver.


23/03/2005

Inserida por dimas_de_souza

⁠SONETO 10


Vim aqui não como quem faz versos
Pois estou tentando fugir sem saída
Vou fugindo e procurando minha vida
Na vaga rua dos meus universos.

Eu tentei sozinho aqui encontrar
Nesta rua que só me fez sofrer
Pois sem vida continuei a viver
E vivendo, vivi só para amar.

Só sei que o amor que outrora ardia
Hoje não passa de uma coisa fria
Ou qualquer coisa similar assim.

Entre o amor e o verso perdido
Fico Eu aqui sem ter vivido
Quero achar vida antes do meu fim.


16/09/2002

Inserida por dimas_de_souza


SONETO À MINHA MÃE

Andando, adentro ao templo, em desalento;
num nicho azul, uma imagem guardada!
É sim, a Mãe Sagrada, que elevada,
me faz vibrar em raro encantamento!

Me veio à mente um tempo nevoento,
de lida amarga, dura, carregada!
Mas, logo eu vi, na santa abençoada,
uma expressão de paz e acolhimento!

Porém, é minha mãe que eu vejo nela!
Então, imploro, com a fé que cura,
que eu volte a ser criança sem ciência!

Que nos seus braços, que a minha alma anela,
sem dor, sem medo, apenas em ventura,
eu volte logo ao tempo da inocência!


13/06/2025

Inserida por NelsonMedeiros