Solitude e Solidão
Hoje eu sou um amante da solidão. Nunca fui covarde para fugir dela. É a minha fiel companheira até hoje.
Em determinado momento se constata a solidão e o silêncio como ótimas companhias para quem se desiludiu das companhias humanas.
Enquanto você não for apresentado a si mesmo, você sempre estará em solidão, mas o dia que você conhecer a si mesmo, a solidão dará lugar a solitude, solitude ainda é você, porem, sabendo que você é tudo, e tudo é você.
Kairo Nunes 09/02/2024.
Em meio à escuridão que me envolvia, à tristeza que me oprimia e à solidão que me acompanhava, eu despertei para a minha própria importância. Pois, naquele momento, percebi que ninguém estava lá para me salvar, apenas eu mesmo.
Existe uma grande diferença entre solidão e solidez. Eu não gosto da
solidão. Mas eu amo minha solitude.
"Trecho do livro "O livro das virtudes para geração Z e Alpha"
Toda a experiência de vida passa por se estar com pessoas. A solidão
parece-se quase com a morte. No momento em que se afasta da
multidão, afasta-se igualmente da sua personalidade. Isso é muito
perigoso.
"Trecho do livro "O livro das virtudes para geração Z e Alpha"
"Quem faz de si mesmo uma boa companhia nunca mais se desespera com a solidão, pois sabe que, mesmo sozinho, está bem acompanhado".
Tô bem. E assim desejo permanecer, sem sequestrar ninguém pra minha solidão, confusão ou tédio, pois isto tudo é só meu e somente meu. Quanto a vida, não sei dizer se mais errei do que acertei mas não tenho orgulho dos meus erros e reflito sobre tudo que já me ocorreu e, afim de evitar os mesmos erros, me excluo de muitas coisas mas essa também é uma medida a fim de evitar que ocorra mais desvios quanto a busca por meus objetivos. Então, sigo em frente, na solitude da vida em busca de uma versão melhor de mim mesmo.
Solidão
Pra uns é um peso
Pra outras, um alívio
Pra uns, um refúgio
Pra outros, um precipício
Pra uns, um vício
Pra outros, um tormento
Pra uns, um doce
Pra outros, um veneno
Pra uns, uma alegria
Pra outros, pura tristeza
Pra uns, poesia
Pra outros, fraqueza
Pra uns, uma paz
Pra outros, a própria guerra
Pra uns, um escape
Pra outros, uma cisterna
"E ela ainda me olha sem saber
que sua solidão fria em mim recria
a saudade de um dia poder dizer
que eu te sinto, que eu te quero
e você é pedra... sem perceber."
Falsa solidão
So▪︎li▪︎dão (substantivo feminino)
1. Estado de quem está só, retirado do mundo ou de quem se sente desta forma.
E as vezes nos sentimos mesmo solitários, como a última xícara de porcelana em um conjunto onde todas as outras já se despedaçaram.
Algumas noites parecem que adormecêssemos sobre cristais de gelo, presumimos o quão insignificantes somos ao vislumbrar tantas estrelas em um céu escuro, nos imaginando o último passarinho da ninhada que não aprendeu a voar.
Embora não estejamos verdadeiramente sozinhos, nunca foi sobre estar, mas sim sobre sentir, e cá entre nós, os nossos sentimentos são trapaceiros.
Quem sabe não sejamos tão solitários como pensamos ser, solidão é gelo que queima a pele, mas pode ser confundida com uma singela nevasca.
O problema é que estamos acostumados com gente demais ao nosso redor e nos esquecemos que algumas coisas devem ser feitas sozinho, e estar sozinho é essencial. Dizem que o bom sinal de uma amizade genuína é quando o silêncio entre as pessoas não é incômodo, então por que estar em silêncio consigo nos incomoda tanto?
Queremos a todo custo fugir da nossa companhia, sempre preenchendo o espaço vazio na agenda com festas, encontros com os amigos e saidinhas noturnas. Nos sentimos solitários porque somos os primeiros a nos abandonar.
Somos passíveis a confundir insatisfação com solidão, solidão mesmo é não se conformar que estamos sozinhos em nossas cabeças. Por fim, chego a conclusão de que a maioria de nós não somos solitários, só caprichosos demais e inconformados por não ser o centro das atenções.
Daquela vez ela beijou a noite como se fosse homem.
Entendeu que a solidão era boa conselheira.
O céu era um livro bonito para folhear.
E o vento sabia sussurrar ternuras
Adormeceu enquanto amanhecia.
A solidão pode ser muito danosa, então, geralmente, não é vista com bons olhos, entretanto, muitas vezes, a sua presença se faz bastante necessária para se evitar alguns transtornos ao incomodar ou por ser incomodado pelos outros, um prisma que pode ser salutar até certo ponto.
Ela, na sua essência solitária, não se atormenta por causa de personalidades autênticas e complexas ou frustradas, não exige explicações, respeita momentos de fraquezas, que muito conforta sem palavras, sendo preciso que não ultrapasse um tempo plausível de permanência.
Já que quando a solidão é apreciada sem exageros, com a devida prudência, é transformada em solitude, ajuda no autoconhecimento, a preservar a lucidez, a paz, o amor por si mesmo, isso não se trata de um viver sempre isolado, mas de valorizar a própria companhia se assim, for necessário.
Pessoas,
malditas pessoas,
o egoismo alcança-os
como a lavagem,
chega aos porcos
a humanidade é bela
o individuo não
o singular é humano,
o conjunto é carnívoro.
a solidão é a saída
a fuga,
desse chiqueiro imundo.
O poder de prever comportamentos deveria ser encarado como dom e usado ao meu favor, longe disso, não me passa de um infortúnio, fomentador do insulamento.
Se,
se tudo vai,
tudo volta.
Volta contra você,
para você.
Você decide o que,
quer aceitar
ou
rejeitar.
Rejeitar o que,
você quiser
ou não
quiser.
Quiser amor,
paixão
ou
carinho.
Não rejeito nada,
nada de bom
se é que
existe.
O ruim existe.
É bem confortante permanecer na minha melhor companhia.Voltamos e nos perdemos sem medo de pular nossos abismos. O escuro de nossas lacunas descansa o olhos do mundo, sem que seja necessário qualquer resposta. Nos dilaceramos com óbvio. E rimos das banalidades virais. Quando me encontro só não há solidão, só uma tristeza que insiste em sorrir a face do mais profundo de minha alma. E então me perco de novo dentro de mim. E me encontro, me desperto, e volto para aquilo que ainda nem sei, mas me faz o que sou. Presa dentro do que serei e acolhida pelo que eu fui.
By Cyrlene Rita dos Santos.
Inspiração Clarice Lispector.
O amor,
o amor modifica todos,
até mesmo os mais
fortes.
Ele chega como um tiro,
um tiro de shotgun,
se espalha em nosso
corpo e fica.
Fica como uma cicatriz
que ainda não fechou,
fica em aberto e
machuca.
Ele é mais forte
que todos os outros
sentimentos que o homem
é capaz de suportar.
Na maioria das vezes
é
insuportável.
Sente-se demais.
As pessoas pensam que quando você se sente sozinho, você precisa de outras pessoas, mas muitas vezes o que precisa é se encontrar novamente. Alguma parte de você ficou para trás.
