Sobre a Velhice
O inverno da vida é quando a velhice se aproxima, ele é nada mais do que o sequestro da primavera da existência, que é quando a juventude chega e a beleza da vida se vê em nós, com toda a sua pureza, dando-nos toda a liberdade, sem pensarmos no inverno, que, um dia, chegará, querendo ou não...
Marilina Baccarat no livro "É Mais Ou Menos Assim"
Pensar é transbordar!
E o que seria de nós sem o desprezo da velhice, o sentido da vida realmente possa ser a morte, é onde os sofismos e as cavilações se dissipam diante da comparação irrelevante do ser. Viver, é ousar-se ir alem, é transcender o brilho demasiadamente belo, dado a nós, por talvez sem merecermos. Mas que nesta brevidade, possamos "brilhar" como se num instante a eternidade nos fosse simultânea a morte, e como um super-herói, nosso maior e único super-poder seja apenas a de nos resilirmos diante da vida.
Seja você, o sol que necessita para irradiar a nobreza, a singela nobreza, que nos torna pequenos diante da vida, e que nessa pequenitude, possamos transcender o melhor de nós.
Sempre.....e sempre...
A velhice é um vento que nos toma
no seu halo feliz de ensombramento.
E em nós depõe do que se deu à obra
somente o modo de não sentir o tempo,
senão no ritmo interior de a sombra
passar à transparência do momento.
Mas um momento de que baniram horas
o hábito e o jeito de estar vendo
para muito mais longe. Para de onde a obra
surde. E a velhice nos ilumina o vento.
Lentos nos fomos esquecendo. Quando
o tempo da velhice nos foi vindo
a tez apareceu amorenada de anos
e afeita ao espírito.
A lavoura sabia aos nossos passos.
Até os desperdícios
iluminavam debilmente o armário
e a penumbra dos rincões escritos.
Mas nós só estávamos
em nos havermos esquecido.
Ou, às vezes, a aura do trabalho
quase fazia com que na mesa o sítio
aparecesse coroado de anos
sobre a mão a mover-se pelo seu próprio espírito.
A velhice nos transforma muitas vezes, em velhos chatos divertidos, como também, em divertidos muito chatos e alguns velhos verbalmente
agressivos.
*Velhice x Maturidade, quem chega primeiro?*
Nossos corpos seguem, ano após ano, forçando-se aos limites da fadiga. Tentando a todo esforço levar com sigo uma mente parada no tempo, na adolescencia, nos 15 anos.
O corpo com a responsabilidade de um adulto, mas a mente com a irresponsabilidade de um adelescente inconsequente.
As vezes o corpo se cansa mais não é pelo trabalho do dia e sim pelo trabalho que a memte deu. Aceitar as criticas, acatar ordens, assumir compromisso, acertar nas tomadas de decisões.
Ah, uma mente paralisada no tempo cansa um corpo que avança para a velhice a todo vapor, sem pausas para descansar.
Uma mente paralisada no tempo tem o pique de uma criança, mas o corpo chegando a velhice tem o pique dos pais que precisam dizer chega para filho pequeno.
Uma mente paralisada no tempo é imatura em suas decisões. E quem sofre as consequencias é o corpo que está ficando velho e cansado.
Uma mente paralisado no tempo faz o corpo trabalhar muito sem produzir resultados. Mas quando ambos amadurecem juntos há resultados extraordinários. Um corpo maduro com uma mente madura produz mais resultados por que há equilibrio.
Agora, quando a memte é madura e o corpo é jovem os resultados serão impressionantes. Um corpo jovem consegue acompanhar o ritimo de uma mente madura.
Mente imatura em corpo velho so produz fadiga e maus resultados.
Mente madura em corpo jovem produzirá muitos bons resultados.
De que lhe servirá uma mente de 30 com um corpo de 60? Seu velho corpo ja não poderá mais produzir o que produziria a 30 atrás.
“Você está preocupado e temeroso com seu futuro, com a sua velhice, com a sua saúde, ou com seu final de vida?
Pois lembre-se, toda causa gera um resultado, uma consequência.
Daqui para frente, faça o Bem de forma sistemática e constante em sua vida. E fique tranquilo quanto a seu futuro.”
Realização
Realize-se sem ficar velho.
A velhice é a idade que ninguém anseia para chegar.
Mas é nessa fase que somos como um baú de tesouros, guardando momentos, conhecimentos e experiências incríveis.
O que não pode acontecer, porém, é viver tantos anos e, no fim, lamentar por não ter feito o que tanto sonhava.
E nós sabemos que isso é muito comum, não é?
Quantas vezes adiamos uma visita ao amigo, uma viagem, uma conversa, um pedido de perdão, o início de uma atividade física regular, de uma dieta saudável…?
Então!
Ame e apaixone-se! Encontrar o amor não é fácil e pode causar muitos “efeitos colaterais”. No entanto, é o melhor remédio para a nossa saúde.
Estar ao lado de alguém especial, sentir emoções, sentimentos, é um dos caminhos para a felicidade. Algumas pessoas, porém, se privam disso com medo de sofrer. Além do mais, o amor não está só num relacionamento entre um casal, mas entre amigos, família, num lugar, numa profissão…
Diga “eu te amo” às pessoas que vale a pena amar, isso faz tão bem!
Viaje! Viajar que sempre vale a pena. Conheça novos lugares, novas pessoas, culturas, culinárias…
Tenha gratidão! Com certo, você tem muito o que agradecer: uma comida quentinha, uma casa, um abraço amigo, conhecimento, fé. As pessoas mais gratas são, sem dúvida, as mais felizes, pois elas entendem que tudo é passageiro e valoriza o que realmente importa.
Aprenda uma nova língua! Além de nos dar novas oportunidades, fortalece nosso conhecimento, estimulando o cérebro. Não fique só no desejo de aprender, matricule-se num curso!
Renuncie ao trabalho! Calma! Não estou falando de qualquer trabalho. Estou referindo-me aos que são exaustivos física ou psicologicamente. Há pessoas que simplesmente odeiam a profissão e ficam nela por medo de arriscar novos caminhos. Seja feliz! Tente quantas vezes for necessário!
Enfrente seus medos! O medo paralisa! Quem fica parado vê a vida passar sem aproveitá-la.
Ignore os sonhos que não lhe pertencem! Quantas pessoas se sentem pressionadas para realizar os desejos de outras? Se o sonho que alguém quer para você não for seu, ignore-o!
Evite relacionamentos ruins! Eles simplesmente nos atrasam. Algumas pessoas contaminam-nos com energias ruins e problemas constantes. Afaste-se o quanto puder.
Desfrute da arte! Assista a concertos, a peças de teatro, a filmes, a exposições. Aproveite ao máximo o melhor que a arte tem para lhe oferecer.
Cuide do seu corpo! Tudo o que fizer hoje em prol da sua saúde será aproveitado na velhice. Faça atividades físicas, alimente-se bem e evite o uso de drogas e produtos químicos.
Viva e seja feliz!
Aquele que se cuida para não falar na hora da tefilá, alcança uma vida longa e uma boa velhice (sevá tová). Sevá [שיבה] é acrônimo de “sheticá yafá bish’at hatefilá.
"Sua casa é seu paraíso, vá em frente e encontre a sua, fixe a sua vida até chegar a velhice. Seja Feliz!"
Muitas pessoas entram na velhice quando começam a condenar e a denegrir os vícios que já não conseguem satisfazer.
Estudiosos da mente atribuem depressão na velhice a uma doença típica da população idosa, como se a alegria da juventude fosse seu contraponto para o estado de normalidade. Estou convencido, no entanto, de que são mitos criados para explicar um fato que não tem nada a ver com saúde mental nas diferentes fases da vida: a juventude apenas permanece feliz por conta da ignorância, e na velhice já existe histórico e consciência o bastante para entender o mundo como realmente é. A aparente diferença de percepção, portanto, não passa de uma reação natural compatível com o conhecimento que detêm em seus respectivos momentos. O que difere disso não vai além de exceções, como a depressão juvenil sem causa e a alegria na velhice que remete a transcendência dos mais fortes e resilientes.
Só existe uma maneira de não envelhecer nesta vida: morrer antes da velhice. Envelhecer, portanto, é um privilégio.
Nossa juventude é o efeito eterno de uma bêbida qualquer,por mais que os anos passem e a velhice chegue,estaremos sempre ébrios nesse exclusivo passado.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp