Soberba
"Dizem que o homem, só o homem, imagina, raciocina e pensa. Essa presunção não deixa de ter fundamento. Tomemos, por exemplo, o amor.
Não se registram tragédias passionais no mundo que o homem chama de irracional. Nunca se viu um chipanzé estrangular outro chipanzé por se intrometer entre os dois, uma fêmea amorosa. Brigam os machos, é verdade, mas a intromissão de um no amor do outro só é repelida pelo instinto de posse. Depois, ninguém será capaz de ver um deles esperar o rival numa esquina, para matá-lo a dentadas, já que não tem imaginação de se armar com um revólver, ou uma faca bem afiada, apesar de possuir mãos.
Não se verifica o crime entre animais da mesma espécie. O que o homem faz com animais, eles fazem com outros, quase sempre em escala zoológica inferior, ou então, por instinto de defesa com o homem, seu inimigo. Mas, nunca entre os da mesma espécie - talvez por solidariedade. Talvez por falta de raciocínio. Mas, sobretudo, por inteligência!
Diz-se mesmo que lobo não come lobo... Por outro lado, a luta pela vida, no círculo das atividades dos irracionais, é sempre mais brutal, não resta dúvida, porém mais honesta e, segundo a razão humana, mais leal, porque é instintiva. Ao passo que no homem é raciocinada..."
Se mostrar é uma ideia estúpida, tola e idiota de glória! O imbecil presunçoso arrogante e prepotente, ele cedo ou tarde, cairá de joelhos e será envergonhado na sua própria arrogância.
"Quem não tem a sua coragem sempre irá te achar presunçoso,a resposta para Desdenho é trabalho e resultado".
Eu me considero uma boa pessoa. Isso soa arrogante, é claro, senão presunçoso ou superior. Mas eu não quero dizer isso. Eu sou uma pessoa com abundância de falhas, uma pessoa que cometeu inúmeros erros. Estou perfeitamente ciente disso e sou o primeiro a admiti-lo. O que quero dizer é que sempre ajo com boas intenções, por amor e carinho. Sempre quis fazer a coisa certa.
Uma loteria é, pois, propriamente um imposto sobre tolos infelizes e presunçosos.
Na poesia, há presunção
Que nasce ao criar um verso
É a busca pela expressão
De um talento que é perverso
A alma do poeta voa
Em palavras que vão e vêm
Sem destino ou direção
Em um devaneio além
Mas onde há loucura há brilho
E a genialidade nasce
Do caos e do emaranhado
E é assim que a poesia se espelha
Nas palavras que se encaixam
Para mostrar o mundo ao nosso redor.
Na presunção do incontestável somos seres de dotadas imperfeições na busca do perfeito. A dor nunca será aprendizado se não trauma. E seguimos a miséria que é existir e o que nos foi ensinado a acreditar e aceitar.
Prefiro o anonimato da verdadeira humildade e caridade,do que os holofotes da presunção... Não vale a perda da essência!
Deus reside para além de minhas presunções e especulações. Por isso, só resta render-me em vez de tentar torná-lo refém de meus raciocínios.
Sou o fogo que arde em teu ser
Sou água que mata tua sede
O castigo da tua presunção
As espada caudal sem razão
Sou a torre mais alta de fel
As estrelas lá do cão maior
O alpendre da anunciação
Um papado de um bispo só
Sou o ar que repiras na dor
O calor que ressoa no ar
Uma flor que insiste em florar
E o vento que não quer soprar
Sou reflexo de lua no mar
Infinito e eterno esplendor
Dia quente em puro calor
Um deserto de ilhas sem fim
Sou uma ilha deserta em mim
Uma história feliz sem amor
Um amor infeliz a durar
A tristeza do riso sem fim
A pintura de um riso sem cor
Um inverno trovejando em si
Dialeto latino ou tupí
Sou um peito repleto de amor
Somos muito presunçosos. Achamos que a chuva cai porque queremos ir à praia, e que faz mais frio quando estamos sem agasalho. Não se deve dar sentido pessoal à natureza, muito menos tomar posse dela.
Pensei que poderia gerir meu coração,
ledo engano,
a força da emoção desfez minha presunção.
Fui tragado pela realidade, que elevada ao quadrado, foi responsável pelo meu lado bom.
E me fez gritar: "amor"! Bem alto e em bom tom.
