So Nao Muda de Ideias que Nao as tem
A transcendência pode ser bela sem precisar ser verdadeira; algumas ideias iluminam a alma mesmo quando não explicam o universo.
Talvez a maturidade intelectual consista em sustentar simultaneamente duas ideias: podemos conhecer muito e, ainda assim, ignorar o essencial.
A experiência possui uma autoridade própria porque coloca as ideias diante da realidade e permite que a realidade corrija aquilo que o pensamento imaginou.
A história das ideias também pode ser uma história das formas de controle exercidas por instituições.
O mundo que pensamos revela tanto a estrutura de nossas ideias quanto a estrutura das coisas que pretendemos conhecer.
As grandes ideias raramente nascem dentro de uma disciplina; costumam nascer no instante em que duas disciplinas se encontram e nenhuma delas consegue permanecer intacta.
As novas idéias sugerem e provocam diferentes ações, reações e mudanças em cada espirito. Assim como as novas substancias alucinógenas, que podem despertarem níveis de consciência e compreensão universal como também podem escravizarem o corpo físico e alienarem o campo social e material.
Sua mente com ideias brilhantes, cheia de virtudes, dinâmica a favor do bem , é a semente em solo fértil, onde com certeza colherá bons tempos, sem depender de sorte , pois quando a razão é a verdade, o coração pulsa com liberdade!
João Batista Barbosa
BACON DENUNCIOU OS ÍDOLOS DA MENTE. LOCKE INVESTIGOU A ORIGEM DAS IDEIAS. BOURDIEU EXAMINOU A REPRODUÇÃO SOCIAL. MAS COMO RECONHECER QUANDO NOSSAS CERTEZAS NÃO SÃO VERDADES, E SIM CONDICIONAMENTOS?
O ser humano pode passar a vida inteira acreditando que pensa livremente, quando, na realidade, apenas reproduz interpretações que nunca examinou.
Francis Bacon identificou os chamados ídolos da mente, fontes de erro que comprometem o entendimento humano. Sua reflexão permanece atual diante das fake news, dos preconceitos e das informações que aceitamos sem investigação.
John Locke examinou a formação das ideias a partir da experiência e defendeu a importância de avaliar os limites do conhecimento e os fundamentos do assentimento.
Pierre Bourdieu investigou como disposições socialmente adquiridas, relações de poder e mecanismos de reprodução cultural influenciam percepções, escolhas e oportunidades.
Antonio Gramsci desenvolveu reflexões sobre hegemonia cultural e formação do senso comum, contribuindo para compreender como determinadas concepções de mundo se tornam socialmente dominantes.
Erich Fromm examinou as relações entre liberdade, conformismo e submissão, mostrando como indivíduos podem procurar segurança justamente na renúncia à própria autonomia.
Gregory Bateson investigou padrões de comunicação, aprendizagem e relações entre diferentes níveis lógicos, oferecendo contribuições para compreender como interpretamos contextos e organizamos significados.
Jerome Bruner estudou a construção de significados, a aprendizagem e o papel da cultura na formação da mente, destacando que conhecer não equivale simplesmente a acumular informações.
Esses pensadores não desenvolveram uma teoria única. Suas contribuições, entretanto, permitem reconhecer uma dificuldade persistente: podemos confundir aquilo que aprendemos a acreditar com aquilo que efetivamente conseguimos justificar.
É nesse ponto que situo minhas pesquisas científicas.
No METADISCERN, investigo o discernimento como operação de segunda ordem: examinar os critérios pelos quais pensamentos, crenças e interpretações recebem autoridade funcional.
Na Pedagogia do Discernimento, proponho uma formação educacional que ultrapasse a reprodução de conteúdos e desenvolva a capacidade de justificar, revisar e corrigir interpretações.
Na Alfabetização do Discernimento Consciente (EADC), essa exigência alcança diretamente a desinformação, as fake news, a manipulação informacional e a dificuldade de distinguir evidências de convicções.
Na pesquisa sobre evocação e desautorização, examino por que uma informação recuperada da memória não deve ser automaticamente considerada válida, especialmente quando suas justificativas já foram superadas.
No estudo sobre discernimento na regulação da relação entre emoção e ação, investigo a diferença entre experimentar um estado emocional e conceder a ele autoridade para orientar comportamentos.
No Método PROTAGONISTA, abordo a consciência, a responsabilidade pelas escolhas e a autoria da própria trajetória.
A aproximação com esses autores não pressupõe que minhas propostas tenham inaugurado a investigação sobre pensamento crítico, autonomia, metacognição ou influência social.
A especificidade que desenvolvo está na articulação entre reconhecimento, avaliação, calibração e desautorização da autoridade atribuída aos conteúdos mentais.
Bacon nos ajuda a identificar fontes de erro. Locke nos convida a examinar os fundamentos do conhecimento. Bourdieu revela condicionamentos sociais. Gramsci problematiza a hegemonia. Fromm investiga as contradições da liberdade. Bateson amplia a compreensão dos níveis de aprendizagem. Bruner destaca a construção cultural dos significados.
Minha investigação concentra-se em uma pergunta complementar: depois de reconhecer as influências que formaram nossas crenças, como decidir quais delas ainda merecem orientar aquilo que pensamos e fazemos?
Uma pessoa pode compreender que está sendo manipulada e continuar defendendo a manipulação. Pode identificar uma notícia falsa e permanecer vulnerável à próxima. Pode reconhecer os condicionamentos de sua formação e continuar reproduzindo-os.
A inteligência artificial acrescenta outra dimensão a esse problema: a possibilidade de terceirizar não apenas a produção de respostas, mas também a avaliação dos argumentos que deveriam sustentá-las.
A alienação contemporânea não depende necessariamente da ausência de informação. Pode prosperar justamente em meio ao excesso dela.
“O senso comum comumente mente.”
A liberdade intelectual não consiste em negar todas as influências, mas em desenvolver critérios para reconhecer quais merecem autoridade e quais precisam perdê-la.
Porque ninguém se torna verdadeiramente autor de suas escolhas enquanto permanece incapaz de questionar os pensamentos que as orientam.
“A mente mente e o discernimento desmente.”
Carlos Eduardo Garcia Moreno Balcarse
Carlos Eduardo Balcarse
Psicanalista, Escritor e Pesquisador
19 de outubro de 2026
Negadores de ideias e pensamentos questionam: "O que você quer falando sobre geopolítica, mercado financeiro e macroeconomia? Você não entende nada, você não é cientista político e muito menos economista". Faço a leitura e leio o questionamento deles de forma ampla; equivale a perguntarem: "O que você quer falando sobre política? Você não é político". A humanidade é política, nada pode desconstruir isso. A humanidade e o que circula à sua volta envolvem política; atrofiadores de ideias e pensamentos jamais vão poder negar isso.
Sentimos na pele a questão geopolítica. Sentimos o aumento das mercadorias do mercado diante das guerras, das disputas territoriais e dos interesses econômicos. Sentimos a estrutura do sistema capitalista, as desigualdades, o aumento da violência, as imposições dos EUA e os tarifaços como medidas de retaliação. Sentimos até o aumento do dólar e da inflação. Esses assuntos não são de domínio apenas dos estudiosos, dos acadêmicos, dos diplomados. Pertencem a todos, principalmente a nós que sentimos na nossa pele o reflexo de uma estrutura também perversa e desumana.
Querem vetar direitos garantidos e constitucionais, colocando em risco a democracia, e querem nos silenciar. Querem nos transformar em analfabetos políticos devido às próprias estruturas do sistema que muito visam limitar o acesso à educação e às suas políticas públicas de inclusão social — principalmente uma turma que, por sua vez, quer mostrar domínio sobre a sociedade, uma elite que gera pobreza e quer nos transformar, simplesmente, em vítimas de suas próprias maldades, nos fazendo de culpados. Esse texto não é para desmerecer a importância de estudar, muito pelo contrário; devemos estudar e estudar muito, não devemos abrir mão desse direito de suma importância.
Diante de tudo o que foi escrito, quem imaginaria um migrante nordestino, que já passou fome, foi operário, sindicalista, formado em torneiro mecânico, assumindo a presidência de um país? Isso deixa essa elite indignada. E quando ele trabalha para garantir comida no prato dos que precisam, direito à moradia e o acesso ao estudo ao alcance de todos, essa elite sente como se estivesse tomando uma surra. O que resta dela é chamar o presidente de analfabeto e cachaceiro — deve ser porque a cachaça que eles tomam é importada.
Essa gente não tem vergonha de que, em pleno século XXI, ainda tenha sido necessário fazer isenção de imposto para quem recebe até 5 mil reais, cobrar a taxação dos super-ricos e o fim da escala 6x1. E o presidente ainda sente que falta fazer muito, porque ele sabe que a sociedade brasileira merece muito mais do que lhe veio sendo negado diante do histórico da formação da nossa própria sociedade.
O presidente que mais criou universidades no Brasil, que mais expandiu e investiu em políticas públicas, que aborda diversas temáticas com propriedade, desconstrói a visão mesquinha, tosca, covarde e vil de muita gente, que ainda o reduz e faz de tudo para anular os seus feitos.
O presidente está certo. Bora estudar, garotada! Bora estudar! Vamos nos especializar e mostrar para essa gente que somos muito mais do que eles querem nos transformar.
