Ser Humano
O ser humano, com o tempo, parou de evoluir e começou seu processo de involução.
Cada vez mais, o ser humano como ser racional tem dado lugar ao objeto.
Não à sensibilidade, não ao sentimento,
nem ao amor-próprio e ao respeito ao outro.
O que deveria ser valor virou manchete de jornal e atração de mídia social.
Entretenimento.
Vidas se tornaram propriedades, e os objetos passaram a ocupar o lugar onde a vida deveria ser prioridade.
O desrespeito, a desigualdade e a indiferença
são as causas que têm destruído não só lares e famílias, mas a sociedade como um todo.
O mundo prioriza o material, e o lucro vira guerras infinitas levando milhares à sepultura.
O amor que mata e aprisiona.
O ódio que vira vingança.
E um tribunal sem lei, sem juiz, sem advogado.
A fome, a miséria, a dor, a perda e muita doença.
Drogas, venenos, álcool.
Em meio a uma sociedade que se afoga num dilúvio de ilusões, mentiras e falsidades,
sobra muita tristeza e solidão.
E o que resta pra quem já perdeu tudo?
A inexistência. As mentes foram cauterizadas
por uma propaganda mentirosa.
"INVOLUÇÃO"
por Marcio Melo
Meu olhar atípico
Quando olho para um ser humano,
o que eu vejo?
Bom, eu vejo exatamente um ser humano.
A única coisa que nos torna atípicos é ter um olhar diferente e enxergar, de fato, o ser humano.
É muito comum as pessoas ignorarem esse fator crucial: ao olhar para o outro, esquecem que somos, antes de tudo, humanos.
Pessoas em busca de sonhos, planos, objetivos e realizações.
Aí está o ponto onde a pessoa com olhar atípico se distingue dos demais.
Nós olhamos de fora para dentro e observamos os detalhes:
as expressões, os movimentos, até a forma como respiram.
Não é superficial. É saber que um ser humano é mais que uma unidade, mais que um número.
É entender, ao observar, que ali existe um indivíduo.
Existindo, sobrevivendo em meio aos mesmos problemas, normas, leis, fatos e acontecimentos.
Dividindo não só o mesmo espaço, mas compartilhando do mesmo ar.
O olhar atípico é ver o que muitos não conseguem ou ignoram.
É enxergar mais que uma sombra,
mas o ser humano que a projeta.
Por Marcio Melo
O ser humano não nasce pronto: nasce possível. Quem atualiza essa possibilidade é o outro, pela linguagem, pelo vínculo, pela cultura e pela convivência.
O ser humano é o único animal que precisa do outro não apenas para sobreviver, mas para aprender a ser humano.
O ser humano é o animal que mais dependente da mediação social para transformar potencial biológico em comportamento humano
Não existe ser humano perfeito, porque nós temos defeitos, limitações e soluções que alcança a nossa capacidade.
O ser humano é um animal racional, complexo e social, que habita os mais variados ambientes do planeta Terra.
Não existe ser humano perfeito; porque nós temos defeitos, limitações e soluções que alcançam a nossa capacidade da vida e medem os nossos desejos e caminhos.
Não existe ser humano;
Porque se busca a perfeição,
Ou se evita a busca da perfeição,
Ou se é incapaz de ser perfeito;
Apesar de não existe ser humano perfeito, logo não é compatível.
O ser humano busca a perfeição, mas não o alcança; às vezes tem relação à tolerância dos defeitos, virtudes, limitações e soluções para induzir a energia e capacidade humana.
O ser humano é um quê, tais como: Ser social, ser racional e ser cultural; Juntos somam as funções do seu animal.
O ser humano não nasce pronto, mas ele nasce sobrevivendo dos nossos momentos certos ao que não acontecer errado.
O ser humano não nasce pronto, mas ele nasce diferente, ou seja, cumprindo as lições mesmo que ele adquire com separação das características envolvidas o que as qualidades agregam; portanto, atende ao comportamento prometido dele.
Para todos ser humano desperto, sabedor de quem é e de sua natureza. A inteligência artificial é uma ponte de expansão e o leva para novos e inusitados caminhos.
Mas, para o ser humano perdido a mesma inteligência artificial será um abismo. Pois tendenciosamente o levará para caminhos, em que o ser já não saberá o que humano e o que é máquina.
Não importa os meios o maior de todos os dilemas é o mesmo: “sede quem és sabendo”!
Aprendi a conhecer o ser humano pelas palavras ásperas e macias.
Umas ferem, outras curam.
E no meio das duas, escolhi ficar com quem me aponta pra Deus, ainda que a verdade doa.
_Van Escher_
*Conexão sem consciência é porta aberta pra qualquer vento entrar.*
O ser humano tem pressa de se conectar.
De achar alguém pra dividir o cobertor, o café, e o domingo.
Mas esquece de fazer a conta mais importante:
Saber diferenciar o que soma do que subtrai.
O que multiplica paz do que divide a alma.
O que é abrigo do que é prisão com cheiro de perfume.
Porque quem não conhece o próprio positivo e o próprio negativo,
aceita qualquer equação.
E chama de amor o que é só medo de ficar só.
Antes de se conectar com alguém, se conecte com você.
Aprenda sua matemática.
Só assim você não entrega sua inteireza pra quem só sabe diminuir.
_ Van Escher
O Paradoxo do Estresse Humano
O ser humano — esse ser magnífico, dotado de inteligência e saber intelectual — dissemina conceitos para tudo que existe, para tudo que há de respirar ou apenas para aquilo que o incomoda e o estressa.
O ser humano é inventivo, revolucionário e criativo. Impressiona como, em menos de 200 anos, moldou o mundo com suas criações fantásticas: a eletricidade, métodos de prolongar a vida (e até de extingui-la) e o modo mais fácil de viver, com tudo na palma da mão. No entanto, tudo o estressa.
O ser humano é o único que escreve, transcreve, lê e relê. É o ser que pensa antes dos impulsos (talvez?) e que fala sobre o bem coletivo (quando lhe convém). Mas não tem paciência para preparar o próprio alimento; opta pelo delivery, comida que, por vezes, demora mais tempo para chegar do que ele levaria preparando a própria refeição. E isso, inevitavelmente, o estressa.
O ser humano é incrível em evidenciar problemas, apontá-los, criticá-los e reclamar de opiniões alheias. Mas, quanto a resolvê-los... ah, ele também se estressa. Para o homem atual, qual seria o maior problema? Seria realmente o estresse? Se sim, por que não elimina as causas desses estresses? A ironia é que, até para procurar uma forma de se desestressar, ele se estressa.
O ser humano surge em um mundo autônomo; um mundo que sabia se regular e superar dificuldades sem a necessidade de um "ser magnífico" e autossuficiente resolvendo tudo. Mas o homem não resolve, apenas cria. Seria, então, o mal da humanidade não o estresse em si, mas o próprio homem? Bem, nem todo homem gosta de filosofia, porque pensar demais estressa.
Penso que o mundo também está exausto do ser humano, já que ele degrada, destrói e corrompe. Inventa milhões de criações, mas não se importa com seus impactos, com a destruição ou com a biodegradação. No fim, quando precisa pensar em soluções para os problemas que ele mesmo criou — na tentativa de solucionar problemas anteriores — e precisa lidar com o fato de que está acabando com seu único planeta... ele se estressa.
Bonito é o ser humano que admite o seu erro, aquele que reconhece virtude no outro mesmo não vivendo os mesmos valores, bonito é respeitar o tempo de cada um, bonito é achar beleza onde a maioria julga ser feio, bonito é doar dos seus talentos para beneficiar o outro, bonito é ser simples dar boa tarde e agradecer sempre.
