Ser Feliz antes de Qualquer coisa
A água sempre discute com seus obstáculos antes de os contornar. Portanto, quando alguém lhe ofender ou frustrar, contorne-o, mas antes faça uma pressãozinha para achar o caminho mais fácil.
"Quando sentir raiva, antes de falar ou agir, respire profundamente sete vezes. Com muita raiva, respire três vezes mais."
"Pense duas vezes antes de resolver não cobrar pelo seu trabalho, mesmo que seja algo simbólico. As pessoas geralmente não dão valor àquilo que não é pago."
Antes de sair do Brasil e me meter nessa aventura inimaginável em minha vida, assisti a uma palestra sobre autodesenvolvimento em que a psicóloga dizia que fazer um intercâmbio era como amadurecer cinco anos em um. Agora, faltando menos de dois meses para que eu volte pra casa, tenho que concordar com ela.
Esse semestre conheci pessoas especiais como no primeiro semestre. E umas das mais especiais eu conheci um pouco menos de dois meses antes de que eles voltassem para o país deles, Romenia. Talvez eu os tenha conhecido um pouco tarde. Mas pode ser que, se os tivesse conhecido antes, a amizade não teria sido tão boa como foi. Sabe aquelas pessoas que você conhece e com as quais em pouco tempo você se identifica e percebe que com elas você não precisa fazer esforço para fingir ser quem não é, e a amizade flui, e cada um acaba buscando a companhia do outro natural e reciprocamente? De modo que você se expõe, se torna vulnerável, mostra o que você tem de pior, e isso, em vez de te distanciar delas, acaba te aproximando? Então, minha amizade com eles foi assim, até que um mês e meio depois que os conheci, eles foram embora.
Porém se tem algo com que eu me resignei nesse intercâmbio é a dura verdade de que viver é despedir-se. Despedir-se do dia que passou, do amigo que foi e não volta, despedir-se da gente mesmo, de quem a gente era e agora já não é mais. Despedir-se da cidade da qual vamos embora e pra qual não sabemos se regressamos. Até que um dia chega a última despedida, que é o dia em que a gente tem que se despedir é da vida mesmo.
Mas viver também é reencontrar-se. Reencontrar-se com um amigo que há muito não se via. Reencontrar-se com a família que saudades de você sentia. Reencontrar-se com sua cidade natal, de onde você quase nunca saía até que uma experiência de intercâmbio te força a sair dela para, quem sabe, saindo da zona de conforto, você possa reencontrar-se consigo mesmo.
Ao voltar para o Brasil em algumas semanas, vou reencontrar minha família e amigos e vou precisar de muito tempo para tentar passar pra eles o que foi esse intercâmbio, mesmo sabendo que só saberão mesmo o que é um quando fizerem um. Vou ser cuidadoso, vou tentar não transformar tudo que passou em um conto idealizado, vou dizer que conheci lugares novos, pessoas especiais, fui a festas divertidas, mas vou dizer também que às vezes foi difícil, sabe, que tive momentos de estresses, momentos em que queria voltar para o aconchego da casa dos pais, voltar a comer a comida da mãe. Ou momentos comuns, em que não tinha nada para fazer, ou não queria fazer nada, e ficava “aburrido” (entediado) em casa navegando na internet. Que teve momentos que comparei o Brasil com os países da Europa e disse que queria viver aqui para sempre e outros momentos que achei que tudo no Brasil era melhor e queria voltar logo para casa.
Estou ansioso pelo reencontro. Pela troca de experiências, por saber também por quais dificuldades passaram durante esse ano e quais alegrias tiveram. Um reencontro com quem já não são mais os mesmos, ainda que o sejam. Eu também não sou o mesmo, mesmo que seja. Cinco anos mais maduro, embora só tenha passado um ano fora. Eles, também mais maduros, ainda que tenham passado no mesmo lugar.
"Nenhuma flor nasce fora de época, mas antes obedece á sua estação. Ela tem o momento oportuno para desabrochar e sabe esperar por este! Cada gota de chuva que rega a sua terra e envolve este pequeno botão suavemente, prepara o caminho para fazer deste botão a mais bela das rosas. É assim que nascem 'Grandes Mulheres'."
OBSERVAÇÃO DA LINHAGEM DOS DEDOS CRUZADOS A PLANTAÇÃO E A COLHEITA OS FRUTOS COLHIDOS ANTES DA HORA ME FÁS NAUFRAGAR EM MARES DESCONHECIDOS ONDE CAMINHO COM OS PÉS FIRMES E CABEÇA BAIXA MAS MENTE ERGUIDA
Antes que comece o dia...
Tem muitas pessoas nas quais não vejo, mas elas me vêem. Existem pessoas também que eu sou capaz de vê-las, porém elas não são capazes de me anotar e logo eu que estou ao seu lado todos os dias. A menina dos olhos acredita!
Eu não te conto o meu segredo e você continua também escondendo o seu, faço de conta que nada vem acontecendo e venho aceitando a falsa felicidade. O medo do fim vem cada vez mais se aproximando, o fim do beijo, o fim do dia, o fim do chocolate, a ressaca da bebida. A bebida na qual bebi para tentar esquecer meus inúmeros segredos, nos quais não posso dividir com ninguém!
Se ao menos as borboletas tivessem por aqui para me orientar o caminho certo, eu iria sem medo.
Eles pensam que chegaram ao ápice da evolução
Mal sabem eles que outros também pensaram, antes da extinção.
Esse Capitalismo sedento, que contabiliza o mundo
Por uma liberdade comprada
Meu valor medido por lucro/hora.
Sou uma cor em um gráfico de rendimentos.
Será que valho o investimento?
Vendemos vida por salário minimo,
No Mercado quanto valem os sorrisos?
Vivemos em sociedade, seres da razão.
Enquanto os animais vivem em grupo,
Para própria proteção.
Vivemos cada um por si nessa selva de distinção.
Troco esse poema por um pedaço de pão,
Um arroz com feijão, porque pra quem não tem nada,
De nada adianta alimentar o coração.
Essa liberdade sai cara,
tantas vidas acabadas.
Será que ainda cabe perguntar,
Se a minha felicidade cabe no orçamento?
Pense bem antes de ouvir um conselho que vai contra a sua verdade interior, cada um tem uma essência diferente, o que funciona para um, para o outro pode não funcionar, por esse mesmo motivo, siga a sua verdade e viva de acordo com sua essência!
Não queira ser o que você não é!
Aceite-se...
Seja!
ANTES CONTIGO, HOJE SEM TI
ANTES CONTIGO, sempre tive tudo o que eu quis
Seu amor, seu carinho e sua compreensão
HOJE SEM TI, digo que sou infeliz
Vivendo a vida triste e na solidão
ANTES CONTIGO, eu era um sonhador
Cheio de vida e felicidade
HOJE SEM TI, não passo de um sofredor
Sendo obrigado a viver só de saudade
ANTES CONTIGO, tudo era diferente
Tudo era lindo como uma noite de luar
HOJE SEM TI, já não sou mais tão sorridente
E no espelho só vejo tristeza no meu olhar
Quase sempre procuro uma maneira de te ver
Pois é muito forte esta emoção
Mas saiba, não consigo e nem quero te esquecer
Pois vives em minha alma e no meu coração
Querida, peço-te desculpas
E ao mesmo tempo peço-te perdão
Mesmo sabendo que é minha culpa
De tudo estar nesta situação
Mas saiba que na alma sinto a dor de uma ferida
E no coração, um sofrimento que não acaba mais
ANTES CONTIGO, eras bela a minha vida
HOJE SEM TI, eu já não vivo em paz
ORIGINAL ESCRITO EM 16/10/1991 23:45 DA NOITE DE QUARTA-FEIRA
Querer resolver problemas usando a emoção só servirá pra perder a razão, pense antes de agir, para não ficar depois sem ação e só pensando!
Reflita...
O Reiki é, antes de tudo, um ato consciente de intervenção terapêutica, no qual é essencial a presença do terapeuta, o veículo através do qual a Energia Universal é captada e apropriadamente transmutada (adensada) para ser usada pelo receptor.”
- Relacionados
- Mensagens de Feliz Aniversário
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Feliz aniversário para pessoa guerreira e batalhadora
- Frases de aniversário para dar os parabéns (e tornar o dia mais feliz)
- Feliz Aniversário para Namorado
- Frases de feliz Ano Novo para começar 2026 com tudo
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
