Ser como o Aço

Cerca de 810 frases e pensamentos: Ser como o Aço

⁠UMA AVÓ DE AÇO
Tenho uma avó de aço. Sim, minha avó é de aço. Desde muito cedo a vida lhe sorriu em desventuras. Se tornou órfã de mãe aos 6 anos e sem condições, o pai entregou os vários filhos a muitos. Ela fora criada um período por primos e depois por desconhecidos que a queriam adotar. O destino trouxe-lhe meu avó, 19 anos mais velho que ela, e ela, aos 19 anos, casou-se com ele . Fruto dessa união, nove filhos foram nascidos, sendo que pelas peças e ensaios da vida, se foram dois: uma menina com 2 meses e meio, e o único filho homem - mesmo nome do pai, invadido pela leucemia aos 8 anos de idade.
Quando surgi, filha da sua 2ª filha - neta primeira, portanto mais velha, cresci vendo-a de aço. Impávida, alcácer da casa, mulher vigorosa...enquanto meu avô, na mansidão das palavras a acompanhava em admiração. Dona Iraci esbravejava com sua tempestuosa personalidade. Fazia todo mundo tremer. Trabalhava arduamente para cuidar de tudo. ASB dedicada, cuidava da limpeza com maestria tanto no serviço, quanto em casa. Recordo dela chegando com baldes de "lavagem" para alimentar os porcos do chiqueiro que tinha aos fundos da casa.
A casa de vó sempre foi o melhor lugar do mundo. Era lá que encontravam os netos, tantos outros que foram nascendo das outras seis irmãs da minha mãe. Mas antes de qualquer coisa, naquela casa o lema era trabalho. Não recordo um dia sequer da minha vó descansando (é estranho hoje vê-la deitar!). Quando chegávamos, ora era na cozinha, ora na limpeza da casa (que até os dias de hoje permanece impecável), ou ainda nas quitandas e doces (meu preferido era de goiaba)...os tachos de cobre gigantescos e quentes. A lembrança da minha vó era de uma máquina de trabalho, como se nela existisse um motor incansável e eterno. E creio que de tanto assim viver, seu cérebro registrou que era! A dinâmica desse cotidiano, nos fazia enxergá-la puro aço.
Fui uma neta muito presente na infância e por muitos anos da juventude...mas de repente, com tantas mudanças....as visitas vão se tornando escassas, os encontros diminuídos...enfim... Por que precisamos crescer? Aliás, por que precisamos crescer e esquecer?
Hoje foi dia de poesia dentro de casa. Hoje a poesia exalou nos cantos da cozinha da casa de minha vó. Na despedida rotineira das minhas curtas e raras visitas de final de semana - tão comuns e singelas como todas as que faço quando saio de casa e retorno para onde moro, abracei-a apertado, dizendo: "eu te amo vó!" Ela me olhou com olhar triste e lacrimejado. Então falei:
- Vó, uma amiga viu minha postagem (abri o instagram e mostrei a ela nossa foto do dia anterior) e disse: viva e linda! Ela, com os mesmos olhos:
- Linda o quê, minha filha!? Vagueou triste e continuou: Minha filha, a gente não enxerga, sabia? A gente não vê a velhice chegando. Não percebe! Ela vem de mansinho. Quando me olhei no espelho, assustei! Estou tão velha! Não me reconheço. Pergunto: quem é essa? Não é fácil aceitar, minha filha. É muito difícil encarar. Agora ta menos ruim dentro de mim, mas não é fácil.
Segurei sua mão. Seu olhar era de dó. Dó pelo o que a velhice lhe vem provocando, lhe vem martirizando. Fixei meus olhos nos dela:
- Eu te amo, vó! Você é linda! É difícil, mas é e será assim pra todos. Olha as minhas mãos! Elas não são mais as mesmas de pouco tempo atrás!
Depois de uns instantes a mais de afago, despedi e peguei a estrada - grande parte da viagem sozinha. Vó tá tão diferente daquela vó da minha infância, tão distante daquela que ainda consigo recordar nas profundezas da minha memória. Fiquei pensando naqueles seus olhos de hoje, naquela mão, no rosto dela que não é mais o mesmo. Muito modificado. Mas não eram as rugas que me impressionavam. Não eram as marcas do tempo, chegadas nessa tão assustadora velhice, já nos seus 83 anos.
Mas a leveza daquele rosto marcado. Mas ela ainda não se deu conta disso. Ela não é mais de aço; é cansável e humana. Limitada como tudo que existe na terra. Eu vi hoje uma vó de voz baixinha feito sinfonia que acalanta, de olhar carinhoso e querido, feito brisa que acalma. Mas que necessita do meu olhar. Os olhos lacrimejando não me saiam do pensamento - ah, esse olhar! Estavam tantas coisas escritas! Era um discurso revelando que ela fez tudo o que tinha de fazer e o que importa agora, não está na força - isso é coisa ausente; não esta na braveza - isso é coisa sem sentido.
A vida, através do tempo, lhe acalmou a alma. O tempo da colheita chegou. Uma colheita daquilo que não se apalpa. Daquilo que aquele olhar provocou na minha alma inquieta...inundada de amor e gratidão, e admiração, e respeito e orgulho que serão eternos.
Vi na minha vó hoje, a mulher feita de flores que se valeu por tantos anos atrás, das forças de aço para sobreviver.
Vó, a senhora agora é flor! Sensível, frágil, delicada! Deixe-nos te amar apenas. Não tenha pressa, nem tenha raiva do tempo. Ele quem nos dá você a cada dia de presente!
Obrigada por estar linda e viva! Porque o cheiro dos seus olhos lindos permanece o mesmo. Eu te amo. Quero falar eu te amo assim como todos os dias falo bom dia a toda gente que conheço e que desconheço por aí! Eu te amo, vó!

Inserida por Tatianyaraujo

⁠Enquanto a minha cabeça é esmagada pelo aço duro da janela, meus olhos censurados por barreiras intransponíveis e minha face cortada pelo vento frio da madrugada, o meu pensamento voa livre, como quem desconhece o sacríficio de seu existir.

Inserida por icarofbbenedikt

⁠Seja tenaz como o aço, valioso como o ouro e indestrutível como tempo.

Inserida por eduardopacheco

⁠Não precisamos demonstrar força o tempo todo
Nem vivermos com nervos de aço, e segurar o choro

Não temos que negar as nossas fragilidades, mentir sobre nossas limitações e não acreditar em nossas verdades

Sei que somos capazes de amparar nossas tristezas, de dividir os nossos medos e supera-Los com certeza

Mas o que devemos saber, é que somos mais fortes do que podemos imaginar
Basta saber que pode e começar a acreditar;

Inserida por JULIOAUKAY

⁠Ir dormir do lado, acordar no laço
Forte como o aço, eu desarmo, desarmo
Sabe a hora certa e a palavra exata
Você me desarma e alarma, e alarma

Inserida por pensador

⁠NOSSA SENHORA DA SAÚDE

Nossa Senhora da saúde eu te peço
Em súplica o fim da pandemia no mundo
Acode a todas as famílias que passam necessidades
A todos os desempregados para que não percam a esperança
A todos os aflitos que vejam a luz do amor
A todos os doentes que sofrem na alma e no corpo
A todos os desesperados sem esperança de viver
A todos os que estão internados no hospital ou em casa
Vinde em nosso auxílio Mãe Celestial
Nós os pecadores recorremos a Vós com fé
Nossa Senhora da saúde rainha dos céus nossa mãe
Rogai por nós.

Inserida por Sentimentos-Poeticos

Um dia olhando para o céu me peguei a pensar o quão solitária a lua era durante a noite por mais acompanhada de estrelas que estivesse, assim como o sol, porém acompanhado de pessoas nas ruas.
Ambos são sempre observados, amados ou odiados, mas todos os dias aparecem para que possamos admirar suas deslumbrantes belezas.
Por mais distante que estejam um completa o outro, o maior exemplo de que a distância não pode afastar os mais belos amantes a que temos referência, não se tocam, mas transmitem entre si sua sintonia celestial, sintonia esta que a todos os dias nos permitem admirar.

Inserida por rabiscos_de_vitrine

Solitária na floresta de concreto e aço
Então veja, olha outra vez o rosto na multidão
A multidão é um monstro, sem rosto e coração...
Hey, São Paulo, Terra de arranha-céu,
A garoa rasga a carne, é a Torre de Babel,
Família brasileira, dois contra o mundo,

Racionais MC's

Nota: Trecho da música Negro Drama.

Inserida por alan_conciente

Dou um aviso que meu improviso
É sério, é ciso, não é de brincar
Otário com aço, eu mando pro espaço
Versando, eu faço o bicho pegar

Jovelina Pérola Negra

Nota: Trecho da música Luz do repente.

Inserida por pensador

⁠As correntes de aço me aprisionaram
Nas terras dos cornos.

Massacration

Nota: Trecho da música The Bull.

Inserida por CarlosDaniel

⁠Qual a diferença entre um coração de aço? Com um coração doce, começando com o coração de aço que quando mais você bate com o amor, mais ele não entra porque e uma pedra não julgo só esplico ,agora o coração doce e bem defirente

Uma paixão num coração duro não vai entrar vai sim bater e bater e voltar como molas, o coração doce e aquele que quando mais bebê mais delicioso fica,

Seu amor sempre quer ama em um coração de aço porque não ama mas sim sempre se negar, não se confiar porque quando um homem não sabe dar valor outro tem merece seu valor, porque para voltar ama tem que conquistar na base da dor

Todo caminho com um doce hortelã e muito delicioso maravilhoso saboroso como um coração doce, e tudo bom de um homem a mulher como pode ser se você não se entrega a quem sempre te quiz ávida toda como um hortelã num coração doce bem assucado,

Amelhor parte disso e saber levar esse hortelã em você porque e difícil ver o quando esse hortelã encaixar em você não te julgo mas te aviso quando casais ou namorado estão se separando por não saber ser um hortelã na vida de quem te fais mal mesmo fazendo esse hortelã ser maravilhoso na vida de quem te ama,

Eu sei como e eu sei que traição tem forma de problema então meus amigo outra estória de amor seja um hortelã trata ela como um coração doce, porque para outro vai ser difícil como um coração de aço que bate e não entra todo mundo vê que quem ama não desista luta para mais um dia ser importante na sua vida faça o que você quiser mas o saber de hortelã não e só fala e viver com o amor de sua vida

Que sente o que ele sente sem ela com ele

Qual a diferença entre um coração de aço? Com um coração doce, começando com o coração de aço que quando mais você bate com o amor, mais ele não entra porque e uma pedra não julgo só esplico ,agora o coração doce e bem defirente

A muito tempo deixando de mor esse amor a anos pranejamos como trabalhar e agora e incrível de ver aluz brilhar num coração doce, tipo lavar num açúcar saber temperar nas forma esistante e saber valorizar todo esse tempero num amor doce que você significa pra mim

Qual a diferença entre um coração de aço? Com um coração doce, começando com o coração de aço que quando mais você bate com o amor, mais ele não entra porque e uma pedra não julgo só esplico ,agora o coração doce e bem defirente

⁠Outrora são as nossas ações e não as nossas falas e outrora são as nossas falas e não as nossas ações.

Inserida por Gilguete

⁠Quer seja pai biológico ou pai de coração.
Pai tem que ser de aço,
algumas vezes palhaço
Pai tem que ser paizão.
Afinal de contas,
Alegrar faz parte dessa missão.
Meus parabéns à todos pais de aço,
palhaços...
Espalhados por esse mundão.

Inserida por poeta1958

Aprendi que tenho que ser importante para as pessoas, porém na realidade que estou, com tudo que aconteceu pra mim está aqui tive que criar uma casca protetora. E mais fácil ser sozinho e não ter decepções, ou decepcionar alguém. ⁠

Inserida por Willas

⁠Até o aço é flexível a mudança para cada proposta imposta em sua utilidade sem tempo determinado, e você permanecendo rígido para mudança perante sua existência, correndo o risco de trincar e acabar se partindo ao meio.

Inserida por valdirene_pereira

⁠Só evolui quem tem disposição para aprender.
O maior erro para a nossa evolução é não aceitar o acontecimento, que não remete a concordar. Remete a compreender como aquilo foi necessário para a transformação integral do ser.

Inserida por diegoferrariterapia

⁠O tanque de carpas e o tubarão!
“Você tirou do seu tanque o tubaraozinho, e observe o que irá acontecer com as carpas”???
Um pensamento que vale a pena você parar e refletir a maldade aliada, ou os subterfúgios utilizados para se manter do topo da “ cadeia alimentar “ enquanto o tubarão se julgar tubarão, ou tubaraozinho prevalecerá a ingênua presunção de ser “dono” do tanque, quando na verdade foi um mero utensílio para manterem as carpas “vivas” crueldade desnecessária pois alguém neste episódio parou para pensar quantos golpes, mordidas, e feridas foram causadas?
Será que tem ideia do quanto tudo isso foi desgastando, mas ainda assim jamais o peixe ou a “carpa” como preferir chamar, não desistiu pela sobrevivência.
Quem de verdade sentiu, mais dor? Angústia? Medo? Quem teve a audácia de suportar anos sendo perseguida e pior para manter o prazer de ver belas carpas?
Mas é deprimente demais viver correndo atrás dos outros para dar o bote!
E indo mais mais além que vale ser o tubarão ou o “ tubaraozinho” Porque no fim quem verdadeiramente aprendeu a sobreviver foram as “ carpas” mesmo que com cicatrizes e por muitos momentos esgotadas, cansadas e praticamente sem forças, certamente em muitos momentos foram para lugar mais fundo e escuro do tanque querendo apenas se esconder e ter alguns instantes de paz.
O tanque de carpas sempre existiu e sempre existirá, cabe a cada um colocar ou não os “tubarõezinhos” dentro dele, porém um dia o tubarão cresce de tanto correr e matar as carpas.
E no fim da história quem realmente teve sucesso ou se tornou melhor?
Quem foi o predador ou a presa?
Um pensamento bem oportuno, mas que se traduz na essência da humanidade!
Retire as carpas e deixe o tubarão e apenas observe quanto tempo o tubarão sobrevive?
Sabe o que sobrara?
Um tanque vazio!
Cabe a cada um colocar dentro de seu tanque o que verdadeiramente é bom, o verdadeiramente importa e tem valor, essência .
Quem sabe cuidar não tem necessidade de colocar um tubarão para manter as carpas vivas, basta ter o dom de saber cuidar, zelar, ter paciência e compreender que cada espécie tem seu tempo, sua habilidade, necessidade, qualidades e defeitos.
Re Pinheiro

Inserida por RegianePinheiro

⁠ Ninguém vai conseguir forjar o aço, sem que o ferro tenha ficado incandescente…

A mesma coisa serve para as dificuldades em nossa vida!!!

Inserida por FAZ

⁠TERRA

Terra fascinante e majestosa
Que belos frutos produzem
Moradia de pessoas e animais
Acomoda em seu manto rios e vegetais.

Esculpida pela Natureza
Terra amada dos meus ancestrais
Terra de microrganismos vivos
De insetos para equilíbrios naturais.

Terra que o corpo fez aparecer
Generosa um dia irá acolher
Terra dos morros uivantes
Dos ricos, pobres e miseráveis.

Terra dos que têm vontade de reclamar
Dos que lideram para aparecer
Terra que não maltrata a vida
Sem querer faz a vida resplandecer.

Terra dos soberbos e arrogantes
Dos humildes e fascinantes
Terra mãe que rejeita, mas também acolhe
Terra do fogo, da água e da vida.

Inserida por nivaldo2021

O mundo não é uma utopia de palavras que vão ser apenas escutadas. O mundo é feito de palavras e ações e reações.

Inserida por pensador