Sentimento de Culpa
Bom dia 08/08
Carregamos um sentimento de culpa por algo que fizemos há alguém, quando o certo é 1º o que fizemos a nós mesmos.
Se qualquer dia desses vocês se sentir menosprezado,
Com convicção afirmo, a culpa é somente tua.
O tal valor pessoal é medido somente por você!
Os demais valores são meras estatísticas.
. Estava cá me sentindo culpado por alguma atitudes transgressoras, que para alguns não seriam nada transgressas mas para outros a pior defama do mundo. Cheguei até o ponto de perder e não me reconhecer nos universos de possibilidades que a universidade me oferece, cá bom, cá ruim. Fui para o lado bom, o lado do sucesso. E o insucesso? É cruel demais se julgar demasiado em utopias construções que constituiram-se da sua infância. E o agora? Qual o sentido? Busque-buscar. É sofrido essas morais que o constituem mas que dar-te-ão bases para também que não se percas no poço dos morros uivantes. Morro esses que demandam gotas de suor a todos instantes e fazem não saber quem sou. E eu? Que sou u? Tava lá pulsionante escrevendo cá sobre identidade, mas perpassa, não aplicável ao viver. Mas, demanda, pergunta essa que angustia no calabouço mental de incertezas.
E não termino, porque nada termina.. é incessante... é constante
Me sinto mal, me sinto culpada até pelo que eu não tive culpa. Me sinto mal por cada criança com fome enquanto eu tenho um prato de comida na mesa. Me sinto mal por cada idoso com frio enquanto tenho cobertas e mais cobertas para me esquentar. Me sinto mal por meus pais trabalharem tanto e eu não fazer nada. Me pergunto o sentido da vida. Me pergunto se vale a pena viver, lutar. Não sei. Sinto uma dor profunda em meu peito e as lágrimas correm pelo rosto e eu me sinto tão mal. Cada célula do meu corpo se sente mal. Eu só queria pedir desculpa à todos que tiveram contato comigo. Desculpa se eu magoei vocês. Desculpa por eu ter existido.
Por que mesmo tendo feito o que era certo, eu sinto a culpa de quem fez o que era errado? Deveria eu não ter feito nada?
REALIDADE X CULPA
Quando estamos passando por uma situação que nos mostra nosso erro, sentimos culpa.
Essa culpa nos causa arrependimento, e pedimos desculpas, ou não a aceitamos, acusando outra pessoa.
Perdão será a saída pela qual podemos passar, mas nunca é fácil, pois é um ato de extrema humildade, e humildade é uma atitude de assumir que não somos Deus e por isso não queremos passar.
Liberte-se de sentimento como a culpa ou a vergonha. Eles te estacionam no passado e impedem o teu crescimento.
O sentimento de culpa e o remorso podem trazer-nos esclarecimento, mas aplicado de forma inadequada, podem causar-nos ainda mais complicações ao que já não está fácil. A culpa pode ser saudável, ou igualmente destrutiva. Repensar os erros pode nos motivar e estimular uma reflexão mais completa daquilo que não aconteceu como desejávamos, é preciso aumentar a vigilância e cautela no futuro sim, mas sem nos tornarmos frustrados, tomar uma posição mais responsável e assim promover a melhoria na aceitação social e de estima. A permanência desse mal sentimento de culpa pode nos torná emocionalmente desequilibrados, transtornados, mínimos de auto-estima, destruir nossa esperança, fazer nos sentir estúpidos, estragando nossa vida e eventualmente a de outras pessoas significativas para nós. O sentimento de culpa pode ainda nos fincar agarrados ao passado, nos impossibilitando a conclusão de quê a vida segue, de que tudo passa e que se faz necessário dar o próximo passo e continuar a levar a vida adiante e a vivermos no presente, um dia de cada vez.
A boca fala do que está cheio o coração... Sentimento de culpa por ter impedido a felicidade do outro intervindo em seus planos. Intervenção impensada que hoje me causa dor e arrependimento.
Até que ponto as religiões que dividem e impõem sentimentos de medo (ir ao inferno) e culpa (morte de inocente/ Jesus), podem levar alguém a vivenciar verdadeiramente o amor e o bem ao próximo?
A necessidade de pedir perdão só acontece porque o sentimento de culpa corroê os principais alicerces que se fundamenta a consciência humana.
Qual é minha culpa e qual é a sua, por ter que me olhar mesmo torcido que seja? Eu sinto por existir, porém existo, logo penso, embora na contra mão! Fazer o quê! Mas, penso. E você pensa?
Palavra de Paz
O sentimento de culpa é uma grande arma do mal usada para dominar a sua vida.
Você se apega aos erros cometidos e mesmo tendo Deus já perdoado você, você continua se sentindo culpado e carregando um fardo pesado.
A sua mente não te dá paz, as pessoas também não.
Mas o que Deus deseja para você através da Bíblia é que você acredite que Ele tem poder para perdoar pecados.
Você não é aceito por Deus por ser uma pessoa boa. Ninguém é bom. Ninguém merece nada. Tudo é a misericórdia.
Caso fosse por merecimento, sem dúvida nosso fim seria a morte eterna.
Mas Jesus veio, não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse (e seja) salvo por Ele.
Você já estava espiritualmente morto em ofensas e pecados (no sentido espiritual), mas a Biblia diz que Cristo te deu vida!
É por isso que você ainda está vivo!
Lembra quando em uma situação desesperadora você disse no automático: "Deus, me ajuda!" ?
Ele não respondeu no automático. Ele parou para ouvir você, a sua "oração".
Você precisa crer que o sangue que Cristo derramou na cruz te purifica de todo pecado.
Cara, confesse o seu erro para Deus de uma vez por todas e pode descansar, pois você já alcançou o perdão. É na hora, é instantâneo.
Lembre-se, você é salvo pela graça, por meio da fé, e isso não vem de você, tranquilize-se, isso é dom de Deus!
Creia verdadeiramente em Jesus como o seu Mestre e a sua crença fará com que você tenha nova conduta, novos pensamentos e a esperança de uma nova morada eternamente!
Procure não culpar as pessoas pelo seu sentimento.Talvez você enxergue flores onde só existem espinhos.
Não fique preso a nenhum sentimento de culpa, se liberte das correntes de sua consciência, não se transforme em um homem mal, mas se liberte, tudo vale a pena por acaso não é experiência?? Logo, logo não se é esquecido? Plante sementes em cada coração, não importa algum sentimento você vai deixar lá.
A sensação de culpa pode provocar várias espécies de sintomas fisiológicos, como dor de cabeça, mal-estar, gastrite, infecções, dentre outras.
"Somos responsáveis por nossos atos e palavras, jamais pelo que sentimos. Não existe culpa no sentimento."
Me desculpa
não consigo expressar meus sentimentos
não tenho culpa
mesmo que não haja agumentos
sou desse jeito meio com vergonha e com vários defeitos inquieta a menina
moleca
que sonha em encontrar um amor perfeito e de mão dadas caminhar quantas vezes já te
falei é melhor parar
porque um dia me
machuquei só eu sei
o que eu passei
E so o seu amor pode me cura
