Semelhança
O doente mental e a família. 23/10/2002
Jornal Opinião de Araras
Há uma leve semelhança e uma enorme diferença entre o fechamento de uma Detenção Pública, como o Carandiru, e o fechamento parcial de um Hospital Psiquiátrico, ou sua redução de leitos. A semelhança está no fato de ambos fazerem parte de projetos do Governo Estadual. Já a diferença está nos resultados que este fato ocasiona. Ao se fechar uma Casa de Detenção, os presos são transferidos para outras; no hospital psiquiátrico, os doentes são devolvidos às suas famílias.
Isto nos remete ao questionamento da função social das instituições de acolhimento e tratamentos de doentes mentais. Sabemos que a família nem sempre está preparada para lidar com o doente mental. Surge, então, um ciclo natural que causa dependência das famílias pelas instituições, estabelecendo um vício de internações que desgasta e esgota a todos os envolvidos, abrindo espaço para o surgimento de sentimentos de impotência familiar e rejeição, sentido principalmente pelo doente.
Com efeito, a instituição passa a ser a válvula de escape da família, haja vista que ainda não há ninguém melhor – por enquanto- para tratar de seu doente. Deste modo, surge uma nova necessidade da instituição, além de acolher o doente: amparar a família no seu convívio – em casa - com o doente mental.
Neste caso, a atuação das Assistentes Social e dos Psicólogos é indispensável. Pude observar de perto, ao conversar com Isabel Cristina, Assistente Social que há nove anos trabalha no Hospital Psiquiátrico da Cidade e tem como objetivo fazer uma reaproximação do doente com sua família. Ela busca instaurar no ambiente familiar, sentimentos que visem aceitação. Sem dúvida é uma tarefa bastante difícil, pois “re-aproximar” é aproximar novamente alguém ou algo que antes estavam próximos. E estavam mesmo? Este trabalho merece admiração.
Trata-se, pois, de um esforço fenomenal, tanto da família quanto da instituição, pois é preciso que a rejeição familiar, há tempos presente, seja quebrada, resgatando e substituindo-a por um sentimento de amor, cujo fim busca amparar a tudo que gostamos; não de pena, porque ela só aparece quando a fraqueza nos toma.
Enquanto procura-se trabalhar neste sentido, o fechamento de leitos não pode ser feito bruscamente, partindo de uma política econômica arbitraria. O governo não pode dizer às famílias: “Toma que o filho é teu!”. Na verdade, o “filho” também é nosso e é obrigação do Estado ampará-los, bem como a sua família.
edneybaptista@ig.com.br
Quem somos
Soberbos por nós julgar a imagem e semelhança do todo poderoso
Ou covardes
Por não acreditarmos que o filho tem a mesma essência e poder que o pai
Kairo Nunes 28/02/2011.
Os Homens foram feitos à imagem e semelhança de Deus... tanto nos componentes atômicos de que somos formados, como microcosmo, quanto na nossa formação subjetiva, como seres Conscientes, Subconscientes e Inconscientes.
Um anjo é algo celestial,
Um amigo é uma oportunidade real de conhecer-se melhor.
Na semelhança que há entre esses dois,
O melhor mesmo é encontrar um anjo amigo ou um amigo anjo.
Um desses com quem se aprende e cresce mesmo que ele não saiba.
Ter um amigo desses significa saber que
Longe ou perto, em contato ou não, o querer bem nunca cessará,
Pois esses tais amigos anjos ou anjos amigos são eternos.
À semelhança do José, alguns de nós seremos levados para longe de nossas casas. Ou compelidos a isto...
E diversificados somos; e várias são as casas; sem que se despreze aí os sonhos.
Tal êxodo não será ruim, se conseguirmos compreender que Deus tem para nós e para o Seu Reino, finalidades maiores e melhores!
Nobres são os propósitos!
Quem, portanto - e nesse contexto específico, poderia afirmar que o Egito é um péssimo destino?
E em meu coração, esse palpitar que arde sem pausas, impulsionando-me...
Eis o porquê...
(Fabi Braga, 19/10/2014)
"Não acho que o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus se há algo aqui na terra que parece com Deus deve ser o Mar o homem é no máximo os bonecos de cera que os anjos caídos fazem pra brincar quando estão de castigo. O Mar é pra mim a maior referencia de Deus senão vejamos: O Mar é onipresente assim como Deus ele sempre estar em todos os lugares aí você deve tá pensando vacilou e lá no mato grosso? eu te digo: Mar tá lá em espírito ou será que você nunca ouviu falar da maresia? maresia é o espírito do Mar que nas praias (templos)corroí tudo, mas a divagar até o sertão ela é apenas a brisa leve que cai a noite com certeza aquela gota de orvalho já foi mar e mesmo sendo única mesmo sendo pouca ela é a mesma gota que molhou a jangada em um século qualquer no passado. O amor onipotente que o diga as ilhas na Indonésia ou quem mora lá sabe a força que ele tem assim como Deus o Mar cura o Mar liberta dar o alivio a alma de todo marista (seguidores do Mar) a primeira vez que tive essa impressão foi quando lógico um seguidor me perguntou se eu não queria aceitar o mar como meu único salvador eu disse como todo pecador que sou que não que se eu fosse pra o mar logo logo eu enjoaria aí ele me disse o Mar não veio par os sadios o Mar veio pra vc que enjoa e foi quando visitei uma sede pela primeira vez fiquei maravilhado ao sentar naquela areia passe a admirar como quem ora pra um deus desconhecido orei pra que eu sempre fosse do mar que minha vida mundo a fora nunca fosse empecilho pra eu sempre voltar e desde então a tenho a praia como o templo do Deus Mar nas praias só é permitido dois tipos de ritual o primeiro é o da contemplação porque olhar o Mar e não se sentir contemplado é um pecado de morte o segundo é o de alegria ninguém vai a Praia pra fica triste a praia é um local sagrado por isso que tiramos as sandálias ou vc já viu alguém te sapato na praia sobre tudo na areia se vir por favor cuide logo de o retirar dos pés desse blasfemos pois com o Mar não se brinca o Mar tem seu guardiões cada praia tem seus dogmas e cuidadores uns muito radicais como os tubarões do santuário de Boa viagem no Recife, tem também seus mensageiros antigos que já subiram ao céu como Jorge Amado e os novos como Jack Johnson, Kelli Slayter entre outros só depois de aceitar o Mar como meu salvador foi que fui entender a letra da musica do Skank "Jackie uma menina
Tão bonita que enjoa. Por isso que o mar causa enjoo por ser tão lindo.....o mar também tem seus mandamentos só que não foram escrito em pedras foi escrito na areia e por mais que a agua venha e apague ele continua a ser respeitado por que a vontade do mar é soberana o primeiro mandamento diz que amar a mar sobre todas as as coisas que exista abaixo do céu e acima do mar...
A força que nos une é o amor.Somos o amor,porque fomos feito a imagem e semelhança de Deus e estamos juntinhos, na mesma escola, aprendo a amar.
Eu tenho Medo...
se ele é nossa imagem e semelhança, eu tenho medo...
Eu tenho medo quando ele voltar! E passar por mim e nem me dar um Oi, um tchau, um bom dia ou boa tarde.
Eu vejo isso nas pessoas que eram pra transparecer Deus.
são cheias de arrogâncias e tratam bem só quem lhes convém!
se ele é Imagem e semelhança será que é assim?
Se Deus me fez a sua imagem e semelhança e afirmou que tudo posso Nele que me fortalece, não vou desistir nunca dos meus sonhos, pois com certeza Ele está a frente...
Ser cheio do Espírito Santo é ser imagem e semelhança de Cristo em caráter. É ser alguém que transborda em FRUTOS DO ESPÍRITO, e não que emana poderes.
Dos dons do Espírito que anda em escassez é o AMOR. Os demais, vemos por aí sendo banalizados e comercializados em diversos templos, por líderes vazios dos frutos de DEUS e cheios de unção do espírito de mamom.
Qual a semelhança entre um Poderoso que busca o poder acima de tudo e um viciado que busca a droga acima de tudo? Ambos matam por isso!
Deus graças a Deus. O Senhor criou me a sua semelhança e agora ele faz de mim ter milagres, cura, libertaçao.... Aleiluia
Incrível semelhança
Tão iguais, mais parecem clones
Mas mesmo assim são diferentes
Quero evitar quaisquer rumores
Sobre minhas visões descrentes
Vejo-lhe passar no ar, passarinho
Vejo-lhe perdido, longe do ninho
Tu até pareces uma fera selvagem
Sem o velho programa de viagem
Talvez tu até sejas um adolescente
Ofuscado pela sociedade decadente
Eu que não sei o que és de verdade
Quando o encontro aqui na cidade
Há muito em comum nos voos todos
Estão rumando ao longe, sem aviso
Acordo da ilusão dos outros sonhos
Quando mesmo o vento era preciso
Passe voando por mim, passarinho
Por favor: não tão alto, inacessível!
Passe e me mostre o seu caminho
Eu seguirei-o, isto é bem possível!