Frases de esforço e recompensa que falam do valor do sacrifício

Cerca de 605950 frases e pensamentos: Frases de esforço e recompensa que falam do valor do sacrifício

Como saber que se falhou, se não sabendo como não falhar? Mas então porque se falha? E se saber que se falha é realmente ignorar como se não falharia? Sabemos de outros que não falharam, porque sabemos então neles o que é não falhar.

Vergílio Ferreira
FERREIRA, V., Escrever, Bertrand, 2001

Por vezes o que desejo e o que não desejo fazem-se tantas concessões que se tornam parecidos.

Porque não considero o mundo como uma hospedaria, mas como um hospital; não como um lugar para se viver, mas para morrer.

Os homens, para não desagradarem aos maus de quem se temem, abandonam muitas vezes os bons, a quem respeitam.

Todos os homens procuram a paz da alma, mas não a procuram onde ela existe.

Não somos nada, sem felicidade.

É preciso um espírito especial para se fazer fortuna, sobretudo uma grande fortuna; não se trata nem do espírito bom nem do belo, nem do grande nem do sublime, nem do forte nem do delicado; não sei precisamente de qual se trata, e espero que alguém me possa esclarecer a tal respeito.

A liberdade não é nada quando todo o mundo é livre.

entre os vinte cimos nevados
nada movia a não ser
o olho do pássaro preto

O mundo julga-nos, não pelo que somos, mas pelo que parecemos ser.

O céu não consente no orgulho de ninguém, salvo no seu próprio.

Não ter feito nada é certamente uma grande vantagem, mas não se deve abusar.

Não poder suportar todos os maus carácteres de que a sociedade está cheia não revela bom carácter: e isso é indispensável no comércio das peças de ouro e da moeda.

Não damos nada tão generosamente como os conselhos.

Não posso dar-me a quem me não sabe prender.

Se tiver todos os fatos, o seu juízo será correto; se não tiver todos os fatos, não pode ser correto.

O livre pensamento não passa muitas vezes de uma crença, que nos dispensa da fadiga de pensar.

Em ciência não existe um erro tão grosseiro que, amanhã ou depois, sob alguma perspectiva, não pareça profético.

Muito pouco se padece na vida, em comparação do que se goza; aliás, não sendo assim, como se viveria?

Só são paixões as que nos tocam primeiro e nos surpreendem; as outras não passam de ligações a que levamos voluntariamente o nosso coração. As verdadeiras inclinações arrancam-no mesmo quando não queremos.