Se eu Pudesse Pegar todos seus Problemas
Eu amo tanto, que um coração só não me bastava. Roubei então o seu pra mim, pra que eu pudesse dividir todo esse amor, que existe dentro de mim.
A AMÉRICA LATINA PERDE MAIS UM ÍCONE
Se eu pudesse mensurar a grandeza de uma obra e de um autor que fez valer cada pensamento, cada palavra e cada ação eu diria que esse pensador foi Eduardo Galeano, não só pelas obras que escreveu e que embalou várias gerações, mas, pela coerência e visão de alcance em campo minado como foi e continua sendo até hoje a América Latina. É triste constatar que após mais cinco séculos a vida dos latino-americanos pouco mudou em sua condição de pobreza, exploração e falta de investimento.
Ninguém melhor que Eduardo Galeano no século XX conseguiu traduzir essa famigerada derrota em seu livro: “As veias abertas da América Latina”.
Logo na introdução dessa obra ele escreveu: “É a América Latina a região das veias abertas. Do descobrimento aos nossos dias tudo sempre se transformou em capital europeu, mais tarde em norte-americano, e como tal se acumulou e acumula nos distantes centros de poder. Tudo: a terra, seus frutos, e suas profundezas ricas em minerais, os homens e sua capacidade de trabalho e de consumo, os naturais e os recursos humanos. O modo de produção e a estrutura de classes de cada lugar foram sucessivamente determinados do exterior, por sua incorporação á engrenagem universal do capitalismo”.
Galeano exerceu e continuará a exercer um papel fundamental na conscientização dos jovens latino-americanos que buscam respostas para tanto sofrimento e discriminação perante o resto do mundo, é como se nascer na América Latina o indivíduo já carregasse uma cicatriz passível de investigação. Isso acontece porque segundo Galeno: “nos já nascemos perdendo”. E tudo isso resultou num fracasso, quando poucos ganham e a maioria perde ninguém ganha, porém, quem conta a história são os vencedores que por sua vez não precisam justificar “a ruina do pampa chileno do salitre, a floresta amazônica da borracha, o nordeste açucareiro do Brasil, as matas argentinas de quebrachos e certos povoados petrolíferos do lago Maracaibo”. Toda riqueza que Deus deu ao povo latino os espertalhões tomaram, mas não conseguiram minar totalmente a capacidade de luta desses povos. Perdemos uma grande preciosidade que se chama Eduardo Galeano, isso entristece a todos nós latino-americanos, contudo, ele nos indicou um caminho em suas obras, basta ler nas entrelinhas que as respostas estão todas lá, para que ele permaneça vivo em nosso meio devemos continuar estudando e pesquisando sua linha de pensamento, pois só manteremos nossa esperança de um dia ver a América Latina livre e independente. Eduardo Galeano escreveu vários livros e aqui citarei alguns são eles: “Bocas do Tempo”, “Os Nascimentos”, “Dias e noites e noites de amor e de guerra”, “Futebol ao sol e á sombra”, “O teatro do bem do mal”, “As veias abertas da América Latina”, “Os Filhos dos Dias”.
Sei que com a facilidade de consumo da atual conjuntura, dispersa o interesse dos homens em algo mais profundo, todavia, acredito que esse materialismo em excesso criará um vazio que levará os homens de volta á sua busca original que é o caminho do bem e do belo, e que o hedonismo moderno não é capaz de substituir. Essa nova era se esgotará em si mesma e os suicídios aumentarão cada vez mais até que o homem reencontre o Deus verdadeiro em estado puro e sem barganhas.
Porque era isso que eu queria, queria que você ficasse. Que pudesse encontrar um cantinho na minha vida e dissesse: “Pô, aqui tá mo aconchego.” Que não desse vontade de você olhar no relógio para poder ir embora e assistir aquela sua novela, mexer naquela sua rede social, tocar aquele seu violão… Queria que tivesse ficado por ficar, e não porque eu te ofereci a ficar. Mas você é burro demais para entender que ficar não é só se acomodar no meu sofá a espera do tempo passar, é muito mais do que o seu tempo. Eu to falando de uma vida toda ou mais. Eu to falando de você vir morar aqui! Não aqui na minha casa, mas aqui dentro de mim, sabe. Eu to falando de você ficar, poxa. E você nunca fica. Porque você sempre fala que essa coisa de ficar é pra quem é desocupada… Mas caramba, será que não vê que por você eu sou um puto de um desocupado?”
Pensando na vida
Eu pensei que pudesse apagar da minha vida, algumas palavras, alguns acontecimentos, alguns sentimentos, alguns erros e acertos ou talvez alguns amores. Mas agora entendo, que, cada palavra que falei, cada coisa que me aconteceu e cada amor que eu vivi. Me fizeram caminhar rumo a estes momentos que agora vivo, que agora sinto e que me fazem ser o que agora sou. As vezes me pego em pensamentos que me levam, além do meu entendimento, mas me faço entender que, pensar é preciso, mas que, viver é o que realmente me faz seguir e ter a certeza de que na vida, tudo o que aqui fazemos, sentimos ou falamos, têm uma importância de valor incalculável, porém o maior dos valores, realmente, é apenas viver e viver.
Oh, meu amigo! Se eu pudesse lhe contar sobre essa mulher, talvez nem lhe contaria. Ela dá inveja em qualquer ser terreno. Ela pisa em terra firme, em toda terra.
Que alegria eu sinto, quando vos olho no fundo dos olhos!
Que bela é a vida no fundo dos seus olhos.
E eu, simples homem afetado pelo amor, amo cada parte dela. E toda parte que ela construiu aqui.
Oh, meu Deus! Se eu pudesse explicar toda a pureza, a nobreza, a verdade hercúlea do que sinto, talvez eu não te explicasse. Você tiraria, e invejaria, a felicidade desse homem que vos escreve.
Que petulância a minha, querê-la só para mim. Mas quero.
Quero com todas as forças de um homem desditado e cândido.
Oh, mulher terrena! Se tu soubesse o que ela é, dedicaria a vida a persegui-la. Perderia a vida imitando a formosura do ser diante de teus olhos. E nunca chegaria ao metatarso dessa mulher, sem ter usado todas as forças que aí residem. Não tendo mais vida para escalar esse espinhaço.
Oh, poesia que sai de mim! Se eu pudesse colocá-la nessas linhas, elas não seriam suficientes para uma vida. Nem todas as línguas mortas, muito menos, as vivas, seriam dignas de tanta venustidade.
Oh, homem que escreve essa sentença! És digno de tanta jubilação? És merecedor de um amor ímpar como tal? És poesia o bastante para tanta poesia? És homem o suficiente para tanta mulher?
Oh, amor que sinto! Te sou entregue de talhe e alma! Sou tu em forma genuína e humilde como só agora aprendi. Te amo, amor que sinto! Te sinto, amor que amo!
Oh, mulher que amo! Queria eu, que essas linhas te fossem páreo, agora, só para eu vê-las perderem de ti. E tu, tomada pelo sorriso inigulável, aconchegasse teu traço em meu peito, olhasse para cima, em direção aos meus olhos, e dissesse: Te amo fortemente, meu amado!
E sem demora, a vida se apossaria das minhas veias, explodiria em alegria o peito que se faz teu. Sonharia como já sonhara, buscando força do fundo do âmago, para dizê-la: Eis-me aqui! Teu homem, o que assiste teus versos escritos pelas pernas fortes, e lê os rascunhos de teus braços longilíneos, amando cada centímetro de ti, amor vivo!
Te amo, com a maior força que trago nos olhos. Te amo, com a maior humildade que o amor possa oferecer. Te amo, como todos os dias dos minutos que se faz longe. Te amo, com a verdade que o mundo escondeu.
Simplesmente, te amo.
Hoje se eu pudesse pedir algo a Deus de maneira especial , pediria para que todas as famílias fossem seladas pelo teu amor !
A convivência muitas vezes não é fácil , erramos muito uns com os outros , achamos que nossa família tem que ser modelo de perfeição , que o "outro" tem que se moldar a nossa vontade , que "os nossos sonhos" para nossos filhos tem que ser respeitados, quando na verdade os sonhos deles é que os farão felizes e que nossa obrigação é orientar e orar a Deus para que seus ideais sejam os que trarão felicidades a eles .
As vezes(quase sempre) exigimos de nossos conjuges que nos deem atenção , que façam as coisas a nossa maneira , esquecendo que somos pessoas pensantes, e eles também , que nem sempre o que achamos certo é o melhor e correto , que não mudamos ninguem , que cada um nasce com uma personalidade que cabe a nós aprender a conviver com as diferenças !Cabe a nós entender que não sorrimos 24hs para exigir alegria e sorrisos constantes de ninguém , basta apenas a consciência em paz !
Vejo famílias se desfazendo , indo como água pelo ralo , filhos vendo seus pais brigarem , causando traumas , marcas para o resto de suas vidas ! Pessoas que se amam e que mesmo assim não conseguem se entender por não compreenderem que a vida a dois não se resolve com "braço de ferro" , com força , com violência e sim com diálogo !
Vejo que a maior ausência na vidas das pessoas é a ausência de Deus , de uma entrega verdadeira , de confiança no Senhor !
Por isso hoje minha oração vai para as famílias , para que haja mais respeito , mais amor , mais compreenção , mais união , que marido e mulher descubram um no outro o sentido da vida , do matrimônio ! Que os filhos respeitem seus pais e a reciproca seja verdadeira ! Que a familia de cada um seja selada com o sangue de Jesus hoje e sempre !Em particular a minha , que pode não ser perfeita , pq não existe essa pefeição , mas que é a melhor que eu poderia ter .
Amém
Se eu pudesse não, apesar de mim, não numa excursão, mas na vida real, todo dia, tudo o que penso, sinto, falo ou faço, me espelho naquele que me deu a vida, ainda que por meio de grande sacrifício que teve que passar, por mim e por você que acredita no que Ele fez por nós, tudo por causa do amor que ele sente por cada ser humano, todo ser humano sem qualquer sombra de exceção. - Você sabe quem é Ele? - Jesus de Nazaré. - O Cristo que Deus enviou a nós para nos salvar. - por nós mesmos, isso seria impossível. - porque, aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra.
CONFISSÃO DE AMOR
Eu queria ser você por um momento,
Para que eu pudesse confessar a mim,
Tudo o que está em você por dentro,
Que me amas de um amor sem fim.
Se eu pudesse disser o quanto eu te amo, não seria em palavras, mas de todas as formas e gestos que vem do coração
"UM NO OUTRO"
Se eu pudesse ter-te aqui na minha cama desfeita.
Desfeita do nosso desassossego sem destino.
Perduraria o meu amor no teu caminho
Estrada estreita.
Noite escura mal dormida
Na chegada, na partida de viver na ausência.
De tudo que nos faz sofrer
Vida refeita e vivida na conjugação de nós dois.
Desta paixão que arde no meu peito por ti.
Compasso e descompasso, feito por nós dois.
Num beijo prolongado
Calando a todos os feitiços lançados.
Numa utopia longa e prolongada de desejos
Feitos em sentimentos de um passado,
De um futuro cravado nas memórias do meu peito.
Clamo por ti todas as noites mal dormidas.
Saciadas por cada minuto que te chamo
Gritando de dor, as insônias da madrugada.
Palavras deitadas ao vento
Escritas na tempestade da minha alma.
Horas de sono perdidas, esperando a tua chegada
Tantas vezes desconcertantes.
Nas madrugadas cheias de orvalho
Nos desejos mais penetrantes.
Como uma chama que arde sem queimar.
Seremos sempre um no outro
Os nossos corpos estarão sempre moldados
Um do outro, no fim do caminho
Somos as linhas cruzadas do nosso próprio destino.!
Se eu pudesse voltar no tempo faria tudo outra vez do mesmo jeitinho , com o mesmo amor só para sentir outra vez a mesma emoção e intensidade de tudo o que lá no passado ficou. Como não dá para fazer esse milagre carrego comigo a alegria de cada momento e sou feliz por ter tido a oportunidade de amar e sentir verdadeiramente o que é amor.
Islene Souza Leite
Queria eu poder dizer que o tempo é mudo; mas seu eu pudesse ouvi-lo dizer algo, eu gostaria que me contasse que viu um girassol sobreviver ao inverno da Europa, se pudesse... que me trouxesse uma fotografia de Amsterdã. Não se sabe se foi a água, o Sol ou tempo que fizeram com que o girassol ficasse tão forte e sobrevivesse as quatro estações, só o que sei, é que é emocionante ter um girassol e perceber que ele é forte o suficiente pra resistir ao tempo.
Se eu pudesse descobrir quando as pessoas que amo partirão,
Talvez eu não as quisesse tão perto de mim quanto hoje,
Eu iria protelar minha felicidade...
Se eu soubesse quando a minha saúde voltasse,
Talvez eu não procuraria respostas para enfermidade...
Eu iria sobrevivendo... e vivendo... no caminho da felicidade...
Se eu pudesse descobrir os pensamentos de todos que encontro,
Eu não seria quem eu sou,
Seria o desencontro, do eu e o seu, e do que minha alma se tornou.
Se eu fosse a dona do tempo, eu nada faria
Apenas viveria, cada minuto de uma vez,
Não estaria no passado,
Pois lá tudo foi um grande aprendizado...
Não viveria no futuro, pois ele,
Não existiria, nem na tristeza, nem na alegria,
Porque eu não viveria!
Por isso, esteja aqui, viva o agora, não há o que fazer, a não ser viver o presente de estar presente.
E quando eu pensava que nada mais pudesse me realizar, me fazer feliz, me completar, me encantar... eis que faço uma escolha que muda toda à minha vida. finalmente me encontrei! Amo o jornalismo.
Se por um momento pudesse esquecer seu eu saberia o quanto tem importância em minha vida...
Islene Souza Leite
Sempre escuto alguém dizer: "Se pudesse voltar atrás eu faria tudo novamente". “Já eu; faria tudo diferente...
- Relacionados
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Poemas que falam quem eu sou
- Poemas Quem Sou Eu
- Quem sou eu: textos prontos para refletir sobre a sua essência
- Eu sou assim: frases que definem a minha essência
