Saudades de quem está longe
Eu sinto saudade de você
E dói tanto
Que meu peito entra em prantos
Meu corpo queima tanto
Por causa de tudo que sinto
Esse fogo de amor arde tanto
Que parece um absinto.
Ah, que saudade sem jeito.
Que adoeceu meu peito.
Que inflamou minha alma.
Que deixou no tempo.
As cicatrizes do amor perfeito!
“Saudade é um sentimento que incomoda pela ausência de alguém ou de momentos que valeram a pena ter vivenciado, podendo ser guardado no coração ou escorrido através de lagrimas pelo rosto”.
É preciso entender que algumas vezes sentimos saudades, não de ninguém especial, mas de lugares especiais. Eu já vi pessoas humildes, na luta diária pela sobrevivência, alegres quando dava ter alegrias, tristes nas horas de tristeza. Mas de uma felicidade diária tão permanente que só de me lembrar me emociono. Não eram santos nem sofisticados. Eram pessoas acostumadas a ralar na dureza da vida e na moleza se achassem brechas. Mas eram felizes. Deve ser o ambiente que fez crescer esse povo. Uma terra que ainda possui muita água e verdes vegetações.
Abraçar a saudade é um ato de amor, que se torna puro e eterno se permitirmos que ela siga a sua trajetória, mesmo que, por enquanto, não seja o nosso caminho.
Sonhei com você e isso fez com que aquela antiga saudade voltasse ainda mais intensa. Estávamos tão bem que acordei com um sentimento estranho e fui direto checar o celular na expectativa de que tudo aquilo fosse real, porém ao desbloquear a tela não havia nenhuma notificação. Eu não entendo muito bem esses sonhos malucos que fazem a gente voltar no passado e sentir tudo exatamente igual. O mesmo cheiro, o mesmo toque e até nossas risadas eram as mesmas, só que não havia toda essa distância de agora. Mesmo afastados eu tive a oportunidade de viver novamente o nosso amor e bastou um sonho para fazer com que eu me lembra-se de que, na verdade, eu nunca deixei de vivê-lo. Eu apenas fingi esquecer e me acostumei com a ideia, mas bastou um sonho para tudo voltar à estaca zero. Como se não bastasse, horas depois eu esbarrei com você na rua e minha mania por detalhes fez com que eu enxergasse mistério onde não tinha ou, talvez , tivesse. Assim que nossos olhos se encontraram, você desviou os seus em questão de segundos, só que não hesitou em olhar fixamente o retrovisor na expectativa de que eu também estivesse olhando. E olha só, lá estava eu parada em uma rua movimentada te observando partir.
ainda sinto saudade daquele seu olhar apaixonado, daquele seu abraço que sempre me passava um conforto inexplicável.
saudade das ligações de madrugada, de nossas saídas as escondidas.
sinto falta de só ao me ver abrir aquele sorriso, o meu preferido, falta de nossos beijos longos e apaixonados, daquelas conversas curtas e locas.
mas dentre todas as coisas, ainda me pego pensando que não vou ter mais a sua mão na minha.
Eu queria voltar uns tempos atrás.
Não é por quê eu fiz coisas boas e tenho saudade.
É porque eu queria ter feito as coisas com mais calma e não ter me doado tanto assim. As pessoas gostam do que não tem.
Quem sabe poderia ter me valorizado mais e ter me amado? eu devia ter feito tanta coisa e não fiz..
Ah! Que saudades de um certo soneto
O qual ontem deixou-me posto em lágrimas
O soneto que com suas últimas rimas
Fez-me querer ter sido mais inquieto
“Por timidez, oque sofrer não pude”
Gasto de toda minha coragem agora
Se não quero que meu amor vá-se embora
Devo fazê-lo ficar, amiúde.
Não desperdiçarei minha juventude
Não sentirei remorso em minha velhice
Mártir do sofrimento e solitude
Mesmo que não o beije por tolice
Mesmo que eu não sofra se tu me iludes
Não vou sofrer pelo que nunca disse.
DIÁLOGO
Saudade torturante, é assim que te suponho
Com a sofrência a pisar na emoção sofrida
Nas dores letais dum sentimento de partida
Deixando estar o coração árduo e medonho
Quando tu vens apertando o sentido da vida
Imploro, sussurro, e na tua suplica deponho
Meu silêncio, meu choro, o apagado sonho
Hão de te tocar, sem me espancar, dor doída
Que seja sempre mais, e não apenas externo
O afeto mais profundo a tudo quanto existe
Sem o peso do vazio e do desejo subalterno
Vejo-te sempre passageira, fugaz para o triste
E, como uma emenda no desencontro traidor
Confessor, nesta tão inquieta tortura de amor!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
05 dezembro, 2021, 14’44” – Araguari, MG
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp