Saudade de um Velho Amigo
Os fraudadores da fé adoram falar em suas instituições religiosas do velho testamento, em especial das passagens que falam de sacrifícios, nunca falam dos pastores aproveitadores e enganadores, anulando o novo testamento e o verdadeiro sacrifício de Jesus na Cruz.
Não importa a tua idade, o que importa é a tua qualidade, porque, novo ou velho sem qualidade é descartável.
O mundo está tão abandalhado, que às vezes me sinto como um velho desalinhado no meio do salão.
Rodrigo Gael
Você imagina que; só porque está adulto ou velho, não está infantilizado.
Crescemos, ouvindo contos, estorinhas, imersos em carência afetiva e acreditamos em tudo e em todos.
Voluntariamente, porque é doce a ilusão! Realidade, dependendo da estrutura de poucos, só é amenizada mediante algumas drogas.
Nem que seja as lícitas.
Aliás, oque é a vida? se não.
PARA REFLETIR...
Se todo mundo praticasse o velho ditado "não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você", o mundo com certeza seria muito melhor! Ahhh! E como seria! Pequenas atitudes de respeito e empatia podem transformar a realidade ao nosso redor. Quando cada um de nós decide agir com bondade, construímos um ambiente mais leve e harmonioso. O que damos ao mundo, o mundo nos devolve, entende?
Então que tal semear amor, empatia e respeito?
Desejo reciprocidade total nos sentimentos. Não me interessa se for velho ou novo, gordo ou magro... Baixo ou alto na estatura. Busco alguém que apenas seja recíproco aos meus sentimentos.
Desilusão
Deixe de ser bobo, guri!
Foi só um poema do velho Buk cheirando a álcool e "não tô nem aí".
O que eu poderia querer com um cara com pele de peroba, nariz de matar barata e olhos de minhoca?
Ainda que eu me referisse a versos de Drummond, não seriam para ti.
Era só o que me faltava!
Um leguelé de jaqueta de couro e sapatos de verniz! ...
Tenho mais o que fazer, e, gente prosa, comigo não tem vez.
Ah! Eu morro e não vejo tudo.
Vai um Rimbaud aí?
Não?
E um Woolf?
Sentado em silêncio, o velho a pensar,
Com a mente cansada de tanto esperar,
No rosto marcado, um traço de dor,
Carrega no peito um profundo clamor.
As contas nas mãos, deslizam sem fim,
Cada nó, um segredo guardado em si,
O tempo que passa não traz mais razão,
A vida esculpida na pura solidão.
O olhar vazio, perdido em si mesmo,
Parece buscar algum outro enredo,
Mas o peso do mundo o faz inclinar,
A alma se curva, sem forças pra andar.
Talvez seja a espera por algo que vem,
Ou memórias antigas de alguém que se tem,
Na quietude da pose, o cansaço revela,
Uma história profunda que a vida desvela.
Cores vibrantes, contraste feroz,
Mostram o grito que não tem voz,
E o velho sentado, em meio ao torpor,
É o retrato da vida, em busca de amor.
Janeiro
É engraçado que depois que você vai ficando mais velho,
A beleza não é mais um ponto decisivo.
Se torna até ridículo quando é usada como atributo principal.
A gente passa a estar atento às ideias."
**Mensagem do Ancião:**
"Ó, servos de minha casa, ouçam as palavras do velho que viu o tempo passar! A vida não é um campo de flores, mas um campo de batalha! Não se deixem seduzir pela ilusão da comodidade, pois a verdade é que cada dia perdido é uma oportunidade que se esvai nas brumas do tempo.
Levantem-se, pois o sol não espera por aqueles que dormem! O mundo é vasto e cheio de desafios, mas dentro de cada um de vocês reside a força para conquistá-lo. Lembrem-se: a vitória sorri para aqueles que se atrevem a lutar! Acordem para a vida, enfrentem seus medos e abracem a luta!
Não se deixem abater pelos fracassos, pois cada queda é uma lição que molda os vencedores! A jornada é longa e árdua, mas a recompensa é gloriosa. Sigam em frente, com coragem e determinação, e façam de cada dia uma nova chance de triunfar. O futuro pertence àqueles que se levantam e lutam por ele!"
Não tem como a divindade descrita no Velho Testamento ser pai de Jesus de modo concreto porque é mitológica.
Que eu possa enxergar a esperança
No sorriso de um velho
Na arte de uma criança.
Que o amanhecer chegue devagar
Para que eu não tenha medo
De viver, de sorrir, de sonhar
Mesmo não tendo lágrimas, eu choro
Com força e coragem sigo em frente
Duvidando da minha fé, eu oro
Deus me forjou focado, resliente
Formalidades
No velho testamento, já Isaías profetizava que Deus estava farto de formalidades: Sábados; luas novas; as formalidades dos holocaustos, Deus as aborrecia. Deus detestava os cultos sem espiritualidade; a rotina no culto. Quando um culto é só para cumprir uma cerimônia religiosa, não tem valor nenhum para Deus; nem tão pouco um discurso da Palavra de Deus, sem pureza daquele que o prega.
Nos nossos dias, os cultos são formais e sem uma unção, daquele que o dirige e daquele que prega. Fazer do culto uma prática comum, rotativa, não tem valor espiritual algum; nem mesmo ler passagens da escritura de um modo vão; um método de evangelização humana, também não tem nenhum valor; culto após culto, sempre igual, Deus não ama isso; nem tão pouco um culto espetáculo, onde se batem palmas no fim de uma pregação ou de um tempo de louvor.
Deus abomina religiosidade rotineira; Deus quer santidade no povo do Senhor e então ele desce no culto, dando a sua direção ao culto. Deste modo é que o culto tem a presença de Deus. Que seja o homem humilhado e sempre Deus seja exaltado; calem-se os sábios e doutores das escrituras e apareçam os homens e as mulheres de Deus. Caia toda a religião do homem, mas permaneça o poder de Deus (Evangelho). Deus está farto de cultos bonitos e humanos; Deus está farto de "Não está o Senhor no nosso meio!" e de "este pregador foi impecável!"
É preciso mais do que isto; é preciso ouvir Deus a falar e confirmar a sua palavra, por meio de sinais do poder de Deus. Deus está farto de pregações humanas bonitas. De uma vez acabe o poder do homem e permaneça o Poder de Deus.
Isaías 1:11- 18 e Isaías 2:1-22
O velho homem não é como um peixe que é tirado d’água e morre. O velho homem é como à água jogada na areia que logo some, porém sempre chove no dia seguinte .
Há um velho ditado que diz: "Uma mão lava a outra", porém notei que não se aplica comigo… Pois ajudo a todos como posso, mas na minha vez de lavar a mão, a água acaba!
Eu defendo o que a bíblia diz, que o obreiro é digno do seu salário. Quer no velho testamento, quer no novo, os servos de Deus recebiam da igreja ou do serviço do templo.
Mas há pessoas crentes que acham que não devem os pastores ter salário. Dizem estes, que o obreiro deve ter fé! Eu pergunto, que fé é essa? E os crentes porque recebem e não têm fé também? Isto é muito complicado! A falta de amor é muito grave!
Atenção a isto! Há pessoas más mesmo. O que diz o Apóstolo Tiago sobre isto? A fé sem as obras é morta? Se eu não tivesse pago a segurança social, pela igreja que pagou, como pagaria eu a instituição ondo estou? Pois eu tenho fé! Mas a falta de amor é pecado! E digo isto, não por mim, mas pelos que estão no ministério! Amem os vossos pastores! Principalmente os verdadeiros e vossos amigos. Dêem os vossos dízimos.
A igreja não é fonte de lucro. Mas também não é fonte de miséria e falta de amor. Sinceramente eu acredito que há servos do Senhor a passar necessidades, principalmente em África, principalmente em Moçambique. E talvez em Portugal também. Que Deus abençoe.
"O maduro envelhece sem perder o viço, a jovialidade; o imaturo parece velho mesmo antes da meia idade".
Pedras não florescem
Um certo rei vendo que já estava muito velho e que não tinha herdeiros ,decidiu criar uma competição para escolher seu sucessor .
Ordenou que chamasse todas as crianças do vilarejo e deu uma semente para cada uma delas ,a que entregasse o melhor resultado herdaria o trono .
Os meses foram se passando e uma dessas crianças não via resultado algum ,a semente não brotou ,chegou o grande dia para a entrega e o mesmo decidiu que não iria pois não tinha nada para entregar .
Após muito insistir a mãe conseguiu que o garoto fosse ao Castelo .
Chegando lá ,todas as crianças estavam com árvores ,hortaliças e floreiras ,cada uma mais exuberante que a outra.
Percebendo que apenas um menino tinha em suas mãos um vaso vazio ,o Rei ordena que ele se apresente,o menino segue em direção ao rei e entrega o vaso vazio .
O Rei admirado logo o nomeia como o seu sucessor.
A verdade é que eram pedras e não sementes ,a competição não era sobre ser o melhor e sim sobre ser íntegro .
Pedras não florescem !
O velho
(versão II)
Quis depor dentro de mim, mas impossível
Não cabia dentro de mim um juiz,
Mas um dia coube o meu eu, tão orgulhoso!
Os meus defeitos continuaram sãos por muito tempo
As minhas mãos, aniquiladas pelo perdão que nunca veio
O bolor tomou conta de toda a minha pele.
Envelheci...
Mais caduco era antes com aqueles risos falsos
Hoje, orgulho-me de não ser nada e falar claro.
Muitas vezes sou criança e todos correm atrás de mim
Falo do mundo, xingo, brigo com os gatos!
Mas que importa? Sou um velho sincero como tantos.
Às vezes paro numa época da vida
Lembro-me dos filhos, colho flores
Procuro a namorada que antes me acariciava...
Sinto seus beijos e suas mãos em meus cabelos.
Sou um velho rabugento e espero passar o tempo
Aguardo a morte e vejo minha eterna namorado me acenando
Ralho com os mortos, pois é mais perto deles que me encontro agora.
abril/ 1971
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de Saudade
- Textos de Saudade
- Frases de saudades de quem morreu para manter viva a sua memória
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Versos e Poesias para Amigo
- Mensagem para Amigo que Morreu
