Saudade de Filho que Estuda Fora
O nosso HUMANO nascer…
Em nós, todo o nascer, filho de um POBRE;
Sempre teve um, destinar, pra servir;
Vamos por tal retirar, tal sentir;
Vamos em tais, implantar um mais nobre!
Vamos apostar mais, na educação;
Levando-a a todos, em nós, pobrezinhos;
Sentindo-os, humanos, não coitadinhos;
Pra acabarmos, com tão má criação.
Má criação, num tão roubar, a pobre;
Lugar ao sol, na sociedade;
Pra esse mesmo entregar, a um qualquer rico!...
Por ERRO, que não tem nada de nobre;
Por não ter, o respeitar, da IGUALDADE;
Que existe em nascer, com; ou sem penico.
Pela em nós, igualdade de direitos e deveres;
Tudo o que eu queria era a oportunidade de sofrer acompanhado. Seu filho tirou isso de mim, roubou isso de mim, matou o que era meu! As pessoas perguntam se eu voltei e eu não tinha uma resposta, mas agora eu tenho. Eu decidi que estou de volta. Você pode entregar seu filho ou então pode morrer gritando ao lado dele!
Esse texto é sobre o que aconteceu em uma casa típica de classe média.
O filho não gostava de morar na casa dos pais. Isso era por causa da constante "irritação" de seu pai;
“Você está saindo da sala sem desligar o ventilador”
“A TV está ligada na sala onde não há ninguém. Desligue!"
“Mantenha a caneta no suporte; caiu ”
O filho não gostava que seus pais o importunasse por causa dessas pequenas coisas. Ele teve que tolerar essas coisas até ontem, pois estava com eles na mesma casa.
Mas hoje, no entanto, ele recebeu um convite para uma entrevista de emprego.
“Assim que conseguir o emprego, devo deixar esta cidade. Não haverá nenhuma reclamação dos meus pais”, foram seus pensamentos.
Quando estava saindo para a entrevista, o pai aconselhou:
“Responda às perguntas que lhe forem feitas sem qualquer hesitação. Mesmo se você não souber a resposta, mencione isso com confiança”. Ele deu a ele mais dinheiro do que ele realmente precisava para poder comparecer à entrevista.
O filho chegou ao centro de entrevistas.
Ele percebeu que não havia seguranças no portão. Embora a porta estivesse aberta, a trava estava projetando-se para fora, provavelmente era um incómodo para as pessoas que entravam pela porta. Ele colocou a trava de volta corretamente, fechou a porta e entrou no escritório.
Em ambos os lados do caminho ele podia ver lindas flores. O jardineiro deixou a torneira aberta e água na mangueira e não parava de jorrar e ele não estava nas proximidades. A água transbordava no caminho. Ele ergueu a mangueira e colocou-a perto de uma das plantas e foi mais longe.
Não havia ninguém na área de recepção. Porém, havia um aviso informando que a entrevista seria no primeiro andar. Ele subiu lentamente as escadas.
A luz que foi acesa ontem à noite ainda estava acesa às 10h. da manhã. Ele se lembrou da advertência de casa: "Por que você está saindo da sala sem desligar a luz?" E pensei que ainda podia ouvir isso agora. Mesmo se sentindo irritado com esse pensamento, ele procurou o interruptor e apagou a luz.
No andar de cima, em um grande salão, ele viu mais pessoas sentadas, esperando por sua vez. Ele olhou para o número de pessoas e se perguntou se teria alguma chance de conseguir o emprego.
Ele entrou no corredor com alguma apreensão e pisou no tapete de “boas-vindas” colocado perto da porta. Ele percebeu que o tapete estava de cabeça para baixo. Ele endireitou o tapete com alguma irritação. Os hábitos são difíceis de morrer.
Ele viu que em algumas fileiras na frente havia muitas pessoas esperando por sua vez, enquanto as fileiras de trás estavam vazias, mas várias ventoinhas estavam funcionando sobre esses assentos. Ele ouviu a voz de seus pais novamente, "Por que as ventoinhas estão ligadas na sala onde não há ninguém?" Ele desligou as ventoinhas que não eram necessárias e se sentou em uma das cadeiras vazias. Ele viu muitos homens entrando na sala de interrogatório e saindo imediatamente por outra porta. Portanto, não havia como alguém adivinhar o que estava sendo perguntado na entrevista.
Quando chegou a sua vez, Ele foi e parou diante do entrevistador com alguma apreensão e preocupação.
O oficial pegou os certificados dele e, sem olhar para ele, perguntou: "Quando você pode começar a trabalhar?"
Ele pensou: "é uma pergunta capciosa que está sendo feita na entrevista ou é um sinal de que me ofereceram o emprego?" Ele estava confuso.
"O que você está pensando?" Perguntou o chefe. “Não perguntamos a ninguém aqui. Fazendo algumas perguntas, não seremos capazes de avaliar as habilidades de ninguém. Portanto, nosso teste foi avaliar a atitude da pessoa. Fizemos alguns testes com base no comportamento dos candidatos e observamos todos por meio de câmeras CCTV. Ninguém que veio hoje fez nada para consertar a trava da porta, a mangueira, o tapete de boas-vindas, as ventoinhas ou as luzes funcionando inutilmente. Você foi o único que fez isso. Por isso decidimos selecioná-lo para o trabalho”, disse o chefe.
Ele sempre costumava ficar irritado com a disciplina e as demonstrações de seus pais. Agora ele percebeu que é apenas a disciplina que o levou a seu trabalho. Sua irritação e raiva pelo pai desapareceram completamente. Ele decidiu que levaria seu pai também para o trabalho e voltou para casa feliz.
Tudo o que nosso pai nos diz é apenas para o nosso bem, visando nos dar um futuro brilhante!
Uma pedra não se torna uma bela escultura se resiste à dor do cinzel que a lascou.
Para nos tornarmos uma bela escultura e um ser humano, precisamos aceitar admoestações que esculpem os maus hábitos e comportamentos de nós mesmos. É isso que nossos pais fazem quando nos disciplina.
A mãe levanta a criança pela cintura para alimentá-la, acariciá-la e colocá-la para dormir. Mas o pai não é assim. Ele levanta a criança nos ombros para que ela veja o mundo que ele não podia ver.
Podemos perceber a dor que a mãe sofre ouvindo-a; mas a dor do pai pode ser percebida apenas quando outros nos falam sobre isso.
Nossos pais são nossos professores quando temos cinco anos; os vilões terríveis quando temos cerca de vinte anos e um guia enquanto viver ....
Não adianta machucar nossos pais quando eles estão vivos e lembrar sobre eles quando já faleceram.
Trate-os bem sempre.
Tradução: MH®️.
Seja com pandemia, seja com distanciamento,
seja como for, a vida sempre vale a pena ser vivida,
assim como ela é, pois é a única que temos, e devemos
saber vive-la com todos os cuidados possíveis...
Ósculos e amplexos,
Marcial
A VIDA COMO ELA É
Marcial Salaverry
Não se assustem crianças, não vou contar episódios do grande Nelson Rodrigues. Simplesmente estou "roubando" o título, pois recebi uma mensagem muito interessante, também de autoria do meu grande e prezado amigo L'Inconnu, e que fala justamente sobre a vida. E quem não quer conservar a sua? Devemos dela cuidar tomando todos os cuidados possíveis e necessários para bem conservá-la.
"As páginas da vida são cheias de surpresas... Há capítulos de alegria, mas também de tristezas, mistérios e fantasias, sofrimentos e decepções...
Por isso, não rasgue páginas e nem salte capítulos, não se apresse a descobrir os mistérios. Não perca as esperanças, pois muitos são os finais felizes.
E nunca se esqueça do principal: NO LIVRO DA VIDA, O AUTOR É VOCÊ!"
É um texto que incita à meditação, e que exige alguns comentários, e assim, vamos a eles, pois fala das surpresas da vida. É justamente nessas surpresas que está o gosto real pela vida. O fato de não sabermos o que nos reserva o dia de amanhã, é que nos faz sentir a necessidade de viver intensamente o dia de hoje.
Vamos entender que, da mesma maneira que recebemos com enorme prazer todas as alegrias que ela nos proporciona, seja com encontros felizes, seja sabendo que nossa saúde está perfeita, ou até mesmo com a prosaica megasena acumulada, devemos saber receber as contrariedades que fatalmente teremos, com algum pequeno acidente, com algum azar qualquer, uma queda eventual, ou até mesmo descobrindo que não temos mais "aquele amor que nos abandonou", pois outro poderá surgir em nosso caminho...
Assim sendo, não se deve jamais maldizer os azares que acontecem, pois são simplesmente consequências da vida, mas é claro que nunca iremos receber um contratempo com prazer, pois aí já seria masoquismo, mas que não seja com desespero, simplesmente devemos aceitá-lo com naturalidade, e sempre procurando tirar alguma lição para o futuro. Algo que não deu certo, não deverá mais ser repetido.
L'Inconnu fala também sobre as etapas da vida. Com muita propriedade, diz que não devem ser saltadas. Concordo, pois cada época deve ser vivida a seu tempo. Crianças na infância, adolescentes na mocidade, adultos na maturidade, e não é o que ocorre atualmente, eis que muitas crianças não estão tendo uma infância infantil. Estão sendo induzidas a agir como "mocinhas e mocinhos" desde a mais tenra idade. Esta etapa da infância, principalmente, vai fazer muita falta no futuro.
Devemos deixar que as crianças vivam de acordo com sua idade. Por que vesti-las, maquiá-las e "empurrá-las" para a fase de "mocinhas e mocinhos"? Não seria melhor esperar que o tempo vá se encarregando de mostrar-lhes as etapas diversas da vida? Deixemo-las ser crianças, para que não venham mais tarde a lamentar o tempo perdido.
Agora o final da mensagem é que realmente faz pensar: "No livro da vida, o Autor É VOCÊ."
Sem qualquer sombra de dúvida. Somos os autores do livro de nossa vida. Da maneira como chegaremos às etapas finais, dependerá da maneira como vivermos as etapas anteriores, devendo saber usar convenientemente o dom que nos foi dado por Deus, ou seja, o livre arbítrio, que deverá sempre ser bem usado.
Assim sendo, se levarmos uma vida normal, evitando vícios perigosos em nossa juventude, certamente teremos uma maturidade e uma velhice em boas condições. Muitos jovens se esquecem o tempo de vida que ainda lhes resta, e atiram-se com fúria à necessidade de "viver o presente", entregando-se a uma vida desregrada, deixando-se levar por vícios os mais perigosos, ou nos "pancadões" da vida...
Sem dúvida, que o presente deve ser vivido e aproveitado (é um presente que recebemos), mas sempre deveremos ter um olho para o futuro, pois a maneira como esse presente for desfrutado, vai determinar como será o que ainda está por vir, que é o porvir... Então certos exageros devem ser controlados, certas atitudes devem ser medidas, os vícios devem ser evitados. Não quero com isso dizer que todos devem virar santos. Claro que não, tal atitude de beatitude também não é saudável. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
Devemos viver a vida, aproveitando seus prazeres, mas sempre pensando no futuro, planejando-o de uma maneira a que possamos aproveitá-lo como estamos aproveitando o presente, de uma maneira saudável e prazerosa. O segredo da vida, está em saber vivê-la.
E para que assim seja, na da melhor do que fazer de cada dia, sempre UMLINDO DIA, que é o que desejo a todos, bem vivendo a vida como ela é...
Alguém sabe quanto pode medir a distância? Ninguém sabe certamente, pois cada um mede a sua e alcança aquilo que quer e não aquilo que pensa. Portanto, medir a distância é um dos impossíveis da vida e para além da vida, pois ninguém sabe o seu comprimento desde que nasce. A isto chama – se futuro e este não tem distância, ninguém o consegue medir.
"Se você não atingir o que deseja,
a impaciência
fará mais larga a distância
entre você e o objetivo a alcançar."
O tempo nada mais é do que a distância entre as nossas lembranças que passaram pelo futuro, pelo presente e estão no passado e de vez em quando vamos recordando o que fizemos, o que perdemos, o que ganhamos e o que sonhamos e nunca foi feito. As recordações parecem muito mais quando já somos velhos, porque na fase da juventude não pensávamos no tempo, até parecia que nunca mais passava, queríamos crescer rapidamente para passarmos à fase de adultos, mas raramente pensávamos que o tempo vai passando sempre por nós e quando a fase da velhice começava a aparecer é que começávamos a pensar que o tempo passava rápido demais. A juventude é o tempo da ilusão, da força da vida, do brilho nos olhos, da aparência que o espelho nos mostrava fazendo caretas para ele e depois é ele que nos faz caretas.
Por isso mesmo não vale a pena pensar no tempo porque ele nunca pára e todos corremos atrás dele sem nunca o agarrarmos, mas ele é que nos agarra e nos deita fora.
Eu sou mais um ungido
Ou como diz o significado
Cristo
Também sou um mortal, ou filho do homem
Meu verdadeiro pai é Deus
Meu Pai
O Rei Adonias
E eu o seu príncipe Melquisedeque
Me fez sentar no seu trono
E me deu um cetro (de ouro)
Um cetro que toca música, um alaúde
Vou cantar as palavras do rolo
O Tesouro Inteiro da Luz
Para os moradores das mansões de Salém
Sou forte
Sou guerreiro
Sou filho da mata
E das flores
Da lua
E das estrelas
Sou poeta
A minha alma é a terra
Que insiste em renovar
Minha pele
Meus cabelos
Minha mente
O fogo me queima, me consome
Me destrói
A água vem em forma de banho
De chuva e me reconstrói
Conto a história através
Da poesia
Que emparelha e cruza
Os fatos através do versos
Com ou sem rimas
Sou poeta
SOBRE TER UM FILHO
A ideia de Espinoza sobre a frase magnífica:
"A mente humana é parte do intelecto de Deus."
Nos faz pensar sobre o que é uma obra para seu autor. É um lugar, um ser especial, em que você põe todas as suas melhores impressões de mundo, nossas qualidades. Se pudéssemos colocaríamos todos os nossos pensamentos ali, em um livro, todas as nossas ideias, desejos e paixões, e até as nossas desilusões, ou seja, coloraríamos nossa própria essência em um livro, em uma obra de arte.
Penso que uma obra seja isso, parte da essência de seu autor. Contudo, trazendo esse pensamento para a criação, Deus criou o homem, então disse Ele, " Façamos o Homem a nossa imagem e semelhança". Com essa ideia em mente, você logo conclui que o ser humano é uma réplica da alma de Deus. Todavia, alguns falam de atributos, de qualidades que só Deus tem, mas que o homem também pode desenvolver, como amor, bondade, misericórdia, justiça, enfim, e outras tantas.
No entanto, essa ideia de a mente humana ser parte do intelecto de Deus vai muito mais além de tudo isso. Pois trata-se de você criar algo a partir de sua própria essência, assim, no caso de Deus, como autor, o homem seria de forma bem pequena e resumida, parte da essência de Deus. E ao criar o homem, Ele ordena que o homem se reproduza, que encha a terra, ou seja, que replique a alma de Deus em seus próprios filhos, em suas criações pessoais.
É essa ideia que eu tenho sobre se ter um filho, é a honra de replicar a alma de Deus, e, ao passo que se replica a alma de Deus, nós replicamos a nossa própria alma, temos o privilégio da coautoria divina. Então desejamos pôr no filho nossa verdadeira essência, nossas melhores qualidades, queremos que ele seja nossa cópia, especialmente naquilo que conseguimos copiar de Deus. Dessa forma, durante toda nossa existência, vamos tentando ensinar ao nosso filho como se comportar, como viver evitando perigos e sofrimentos, muitos dos quais não conseguimos evitar.
O mais importante, é que com essa ideia em mente nunca excluirmos Deus dessa construção magnífica que é a criação humana, a de Deus, no princípio de tudo, e nossos filhos, obra que damos seguimento ao projeto divino.
Evan do Carmo
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de Saudade
- Textos de Saudade
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Frases de saudades de quem morreu para manter viva a sua memória
- Mensagens para Filhos
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
