Sábios
Na época do rei Salomão, havia mais quatro sábios além dele:
Etã, Calcol, Hemã e Darda (cf 1° Reis 4.31). Salomão não foi o único sábio, mas sim aquele que Deus decidiu chamar, capacitar e destacar. Assim, não deixe o orgulho te iludir achando que você é insubstituível ou o cara. Tem muita gente capacitada no mundo que Deus pode chamar, capacitar e destacar para te substituir.
Os néscios gargalham,
os prudentes refletem,
os soberbos escarcalham e os sábios, mantém-se calados.
Um dia eu percebi que, quando você se afasta de todos e busca a riqueza de conhecimentos sábios, as vezes a vitória que você tanto busca, estava o tempo todo ao seu lado, mas não conseguia enxergar pois o desânimo o deixava fracassar. Passe a observar aqueles que dizem torcer pelo seu sucesso, em quanto se afasta talvez eles não irão nem te perguntar se você está bem, assim você vai perceber o quanto foi bom você se distanciar e analisar quem realmente estava torcendo por você.
A vida é extremamente democrática e está ao alcance de todos, mas viver só mesmo os sábios conseguem.
Só os sábios sabem que, em um determinado momento da vida, tudo passa a ser uma possível despedida.
Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.
Indivíduos sábios buscam conhecimento com o intuito de adquirir aquilo que realmente precisam aprender e que trará transformações positivas em suas vidas. Já os indivíduos tolos se entregam à vaidade e ao orgulho, buscando conhecimento apenas sobre aquilo que lhes agrada ouvir, a fim de satisfazer seus próprios desejos.
Quanto mais sabido nós nos tornamos conhecedores do máximo possível, mais sábios e compreensíveis também nos tornamos mais humanos.
"Pais dedicados dão oportunidades, pais sábios compartilham sua essência. É através do exemplo pessoal que se constrói o legado mais valioso: o de um ser humano pleno e consciente."
Estamos sempre abertos á instrução, dispostos a ser mais sábios a cada dia do que éramos antes e a mudar tudo o que pudermos para melhor.
O que é a solidão do que o combustível dos sábios e o que é sua tristeza se não uma equação exata, que deu resultado correto, mesmo sendo exatamente incorreta.
"1+1=3"
Muitos seriam sábios se não falassem ou acreditassem que já são, e se existisse um "ignorômetro" capaz de medir e revelar o nível de suas próprias ignorâncias.
Os sábios criam caminhos e histórias constantes...o imprudente segue tendências e fatos irrelevantes...
