Sábio Hindu
Há uma grande diferença entre inteligência e sabedoria, o homem que é inteligente, mas não goza de sabedoria, por certo tem como seus amos o orgulho e a vaidade.
“A prudência de uma mãe e a perspicácia de um pai são capazes de conduzir o coração dos filhos aos bons caminhos, mas ignorância de ambos colabora para perdição da família.”
Giovane Silva Santos.
As pessoas que assumem os seus erros não são tolas, na verdade, são sábias demais para aceitarem que não são perfeitas.
A pessoa sábia é convicta de que nenhuma grande aprendizagem lhe será possível se ela trilhar apenas os caminhos do conforto e da facilidade.
Sabedoria
O centro da nossa vida é o ser. E também o conhecer.
Enxergar as coisas boas e com as quedas aprender.
Tem dias que a vida dá um salto. Em outros vai retroceder.
Sábio é quem aproveita o tropeço e ao invés de parar pega impulso pra correr.
Antes saiba que, não é por que você deu uma biblioteca de livros para alguém, que esse alguém irá se tornará um sábio.
A vida é bela e breve como os orvalhos.
Vivemos a vida como se ela fosse interminável. Mas entre a mesmice e a velhice é um pequeno intervalo de tempo. Olhe para sua história: não parece que você dormiu e acordou nessa idade? Para as pessoas superficiais, a rapidez da vida estimula a viver destrutivamente, sem pensar nas consequências dos seus comportamentos. Para os sábios, a brevidade da vida convida-os a valorizá-la como um diamante de inestimável valor.
Ser sábio não significa ser perfeito, não falhar, não chorar e não ter momentos de fragilidade. Ser sábio é aprender a usar cada dor como uma oportunidade para aprender lições, cada erro como uma ocasião para corrigir caminhos, cada fracasso como uma chance para recomeçar. Nas vitórias, os sábios são amantes da alegria; nas derrotas, são amigos da interiorização. Você é sábio? Viaja para dentro de si mesmo? A grande maioria de nós provavelmente conhece no máximo a antessala da própria personalidade.
Ser professor parece fácil, mas não é, pois é aquele que rompe com a obscuridade da ignorância humana todos os dias. Parabéns para o professor que vence todos os dias com a arma do ensino, muitas e muitas vezes utilizando seu tempo pessoal e muitas vezes abrindo mão até do convívio em família e parte do seu horário de sono para preparar os conteúdos e estratégias para a suas aulas!
MATURAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DA ALMA HUMANA
1. Hoje você fuma, bebe, mata e até come areia normalmente, porque você está adormecido na ignorância!
Como uma criança que não tem noção de erro e perigo!
2. Amanhã você sentirá vergonha e não aceitará quando você despertar e ouvir que também fazia essas coisas!
Como um adulto que sente vergonha e não aceita ao ouvir coisas que fazia quando era criança!
3. Mas, depois compreenderá que também já experimentou esse modo de vida e daí passará a respeitar o livre-arbítrio dos outros e a tentar despertá-los, por compaixão, através de exemplos e conselhos!
Como um honrado e exemplar velho sábio!
É assim o processo de maturação da Consciência da Alma Humana!
