Sabedoria Humana para Socrates

Cerca de 33599 frases e pensamentos: Sabedoria Humana para Socrates

É uma porta a mente humana. Com a chave correta, abre-se ou tranca-se para sempre.

Assim como a ciência e a tecnologia vem crescendo a cada dia, a ignorância e a tristeza humana também seguem o mesmo ritmo. E assim o mundo caminha para o fim de dentro para fora!

Não existe apenas uma saída que desvende todos os mistérios da condição humana.

Eu só queria te lembrar: Que eu sou humana viu? E humanos apesar de incríveis, são falhos.

Por trás de toda utopia existe uma fraqueza humana.

Amor é um Poder, uma Energia, uma Força que está bem além do que a mente humana é capaz de captar, compreender, absorver. Tentar definir com palavras o que é Amor, é o mesmo que tentar definir a Verdade, o Infinito, Deus.
Podemos expressar o Amor, compartilhá-lo, doá-lo, senti-lo nos envolvendo por dentro e por fora, mas, jamais dizer que é isso ou aquilo, pois expressões humanas são quase insignificantes para sentimento de tamanha magnitude.
Alguém diz saber o que é o Amor, dizendo ser isto ou aquilo, mas não sabe sequer distinguir as formas de desejo e da paixão. Mistura sentimentos carnais e manifestações de uma personalidade carente, doentia e escrava de tais manifestações superficiais. Quando alguém conhece o Verdadeiro Amor, esse alguém se doa para a Vida, para Deus atuar através dele, doa-se a si mesmo para Todos os seres humanos, e não para uma ou mais pessoas em especial, não para os reclames do corpo, que é insaciável e foraz.
O desejo de amar e as paixões humanas, podem até serem consideradas fases iniciais da manifestação do Amor Real, mas confundí-lo com o Amor Universal e Infinito, é uma visão "tacanha e mesquinha", demasiadamente infantil!
Claro que não sei o que é o Amor! Quando eu for capaz de deixar o Amor ser manifestado através de mim, com certeza farei minha "estréia na Vida".
Até o momento, tenho sido péssimo ator e me saído muito mal nos "ensaios" que pratico todos os dias nos "palcos da Vida"!
Mas, estou no "caminho" (todos nós estamos), que faço diariamente, "caminhando"!

A mente humana
É uma máquina em desenvolvimento constante
Que trabalha em alta rotatividade para atingir os seus limites
E chega ao extremo
Quando encontra a loucura

Quando olho uma pessoa, não vejo nela o cargo, mas a substância humana E SÓ.
Tenho total desprezo por indivíduos cuja única substância é o cargo em que estão -- seja esse cargo político, empresarial, eclesiástico, militar, judicial ou universitário.

Nunca vi Deus, mas creio Nele. Percebo evidências de sua existência na criação, na moralidade humana, na aspiração pelo belo, no anseio pelo eterno.

Sou educada
… porém humana.
Gosto de silenciar.
…Por gostar de paz.
Não gosto de mentiras
…Por ser verdadeira.
Nunca me subestime.
…Desfilo de salto.
Mais ando descalça se precisar.
…Contudo sou eu mesma.
Sem mascaras.

Existe uma energia no infindável universo capaz de revolucionar a inteligência humana.

A mudança interior é importante, me faz sentir viva e mais humana.

⁠É por isso que vivemos sós: Porque ninguém pode viver em nosso lugar. O isolamento numa vida humana, é a exceção. A solidão é a regra. Ninguém pode viver em nosso lugar, nem sofrer ou amar em nosso lugar. É o que chamo de Solidão: Nada mais é do que outro nome para o esforço de existir.

⁠Assim vai a vida humana: um nada basta para complicar tudo.

Machado de Assis
Casa velha (1886).

⁠Alguns sentimentos são apenas parte da fraqueza humana, sé forte como a árvore, que nasce entre uma gigantesca rocha, a rocha a sufoca durante algum período de sua mocidade, até que ela própria observa que não há como desistir de viver, deve crescer nas condições inadequadas lhe oferecidas, esperar para que a água da chuva role entre rocha até uma pequena camada de solo onde lá se encontram as suas raízes...A árvore procura se adaptar as condições a que a rocha oferece, só sobram duas opções sempre, morrer tentando lutar pelo seu crescimento quiçá até por seus frutos, que carregarão milhares partes de si, se a mesma for uma árvore que dá frutos, com o passar de tempo alguns podem por ceder ao amadurecimento e a gravidade deixar-se cair do topo da árvore, colidindo com a rocha rolarem até uma superfície plana com condições melhores de desenvolvimento e adaptação, a outra ao longo de seu crescimento cedendo à míseras condições de vida impostas pela rocha, evoluindo e desenvolvendo, até a sua extinção total, sem frutos e ou sementes para justificarem a sua causa.
Onde reside a beleza disso tudo?
Só um tolo de entendimento não se faria essa questão.
Ora, a beleza da coisa reside nos dois casos, mas destaca-se melhor o primeiro, na qual um viver dela em constante evolução tornou-se um viver para mais delas...essa arte nada supremo expressa outrora ela, e será admirável por eras infinitas, se cada procedimento for feito cautelosamente por ela...consagra-se como a arte Híbrida.
A segunda não deixa de ser arte. É uma arte comum? Não, é ainda mais interessante e complexa, e com um pouco mais de ousadia, que a primeira, porém sem nada por deixar?...Nada justificará a sua possível existência? Quem testemunha a bravura de uma mulher ou um homem estéril, senão eles a si próprios.
Há sempre escolhas por fazer queira você ou não, goste ou não, tudo isso resume-me no viver.
Que não te deixes seguir por ninguém, outrora pelos que estão acima dos caprichos humanos.

In, O Novo Génese
Padrões Poemia ll de Susatel
Padrões poemia
Direitos autorais reservados

⁠A solidão em nada me assusta, o que me assusta é a aglomeração humana tentando preencher seus corações vazios, sem vida, com falsas companhias.

⁠Omitir a "verdade", para mim é uma das maiores burrices da raça humana, sendo ela descoberta, a confiança que era existente, se torna inexistente.

A mente humana pode ser mais perigosa que cobras venenosas e assaltantes vingadores.

⁠Na ausência de um motivo, um bom motivo, a mente humana tem dificuldade de aceitar.