Rimas sobre a Juventude
Cedo ou tarde, pessoas viajam
Algumas delas, viajam antes da juventude
Algumas, se ausentam quando adultos
Eu prefiro nomear a morte de viagem
Pois a vida é insegura
Assim como uma folha que nasce
E tem a terra como teu leito
E na incerteza de todos os dias
Saberemos que algum dia
Viajaremos para o mesmo lugar
E que encontraremos com quem amamos de novo.
(Tributo a todos que estavam no avião. #Chapecoense)
Espero que esteja aproveitando ao máximo a sua juventude e despreocupação, porque quando você for pai, esse navio partirá.
A verdadeira fonte da juventude é o bem que se pratica, e a solidariedade é o seu líquido miraculoso que nos rejuvenesce
A primeira coisa que alguém deveria pensar ao encontrar a fonte da juventude seria na possibilidade do efeito contrário a despeito da sua conta bancária
A moralidade surge na infância, é acalentada na juventude para depois ter seu contrato rescindido na velhice
A juventude
de idade sempre
é o lado mais
fraco da corda
por ser o lado
mais forte
que pode
forjara mudança.
Não se deve
ajoelhar para
quem quer
destruir a esperança.
A juventude
da alma deve
ser cultivada,
para resgatar
a que está
quebrantada,
e por ser a única
que força política
alguma não
tem condições
de represar.
Não se deve
parar de pedir
a liberdade
a quem se deve
o direito de restituir.
Onde houver juventude
e sonho de liberdade
sempre haverá rebeldia,
O nosso Brasil das mãos
se desgarrou das mãos
da cruel colonial agonia.
O caminho foi estreito
e não foi pacífico,
Duro, justo e necessário,
assim foi o destino
por coragem de todos
aqueles queriam o País
plenamente libertado.
Hoje estamos vivendo
depois depois de tudo
o nosso Bicentenário,
Nada e ninguém vai
impedir que um futuro
melhor não seja alcançado.
As mulheres mais velhas, recordavam a juventude de quando foram atraentes; outras que nunca foram atraentes, recordavam quando quiseram ter sido.
Enquanto a juventude estiver cantando e esbanjando energia criativa qualquer Nação que esteja passando por dificuldades irá ter salvação! Cortar a rebeldia produtiva da juventude é varrer o jardim da bondade.
Não ignorem
a juventude
e a infância
adoçadas
pela guerrilha
na fronteira,
se ninguém fizer
nada a tempo
em boa coisa
isso não vai dar,
os filhos do povo
não podem servir
de diversão
em parque eleno.
Tudo anda a cada
dia neste mundo
anda mais insólito
como o estranho
mistério de Anabel,
como deputado
fugindo de fininho
depois ter aceso
o pavio do bloqueio;
quem faz isso
cedo ou tarde
a História irá cobrar,
porque se ela
assim não fizer,
eu é que vou recordar.
Insisto que ele
e os outros salvem
a vida do General
que nem deveria
ter sido preso,
só de saber que ainda
segue desassistido
tem me causado
um confesso tormento.
Algo me diz que
os olhos de azabache
inabaláveis do General
observam cada
verso de insistência
que pedem
a reconciliação nacional.
Julho é a poesia para viver
com a infância e a juventude
por perto fazendo da alegria
a inspiração e da tranquilidade
a certeza e o endereço certo.
No encerrar das portas
da minha juventude,
Você apagou a luz
do meu mundo,
Eu não quero saber
mais a teu respeito,
Amor você não tem,
e nunca teve por mim,
E nunca terá por ninguém.
Você acabou comigo,
da mentira você é filho,
Brincou com o destino.
de quem te queria Bem.
Não foi nenhuma vicissitude,
tudo aquilo que você sofreu,
Foi você mesmo que plantou,
e ainda de fato não colheu,
E nunca será bastante,
porque te quero distante.
Você nasceu sem caráter,
Brincou com a fé,
Você nasceu sem alma,
Zombou com a esperança,
Você nunca será respeitado,
E quando tudo der errado,
Há de se lembrar para sempre,
que não se humilha uma mulher!
Não se brinca com a fé
de ninguém e ainda mais
de quem faria tudo por você;
Você conseguiu a proeza
que eu me arrependesse
Do meu arrependimento.
Não me esqueci de nada
e nem me esquecerei,
Dos dias de silêncio,
do desprezo ao meu esforço,
da ofensa a minha beleza,
das pequenas mentiras,
da falsa promessa de união,
do filho prometido,
dos dias ruins ao teu lado
e que me adoeceram,
A memória de ti será esvaziada.
Fostes o tempo todo original:
um homem de mentira,
Na verdade é o que você é.
Valeu a pena ir a pé,
porque aonde nada vale,
Eu não posso existir.
No coração tenho um corte,
por ti enfrentaria a morte,
Você nasceu para não ser,
e nunca ter existido;
Que bom que você saiu
da minha vida e caminho,
Agradeço que tive sorte!
O último poema para você
é para te enterrar vivo,
Porque não me terás como abrigo,
e tampouco como salvo-conduto,
Quero um cavalheiro genuíno,
que se comporte como adulto,
E jamais se pareça contigo,
porque tens o aroma do lixo,
Ainda bem que descobri há tempo!
Vou ter o meu coração reconstruído,
Confesso que fui embora convicta
Da certeza que em algum lugar
do mundo não poderia negar
A minha existência e presença
para quem vale a pena amar.
... insuspeita
juventude não seria esse
ciclo elementar que antecede
a maturidade; mas o que
prosperará após ela,
acalentando nosso espírito,
com o valioso fruto do
discernimento!
... se desejas
reviver tua juventude,basta
repetir tão distinto entusiasmo;
satisfaças tuas mais excêntricas
loucuras - se bem que, ora respaldado
de toda experiênciae requinte que
anteriormente afoito, imaturo,
desconhecias!
_ Oscar Wilde.
... acaso
sonhes reviver aquilo
que marcou teus tempos de
juventude, basta repetires tão
insólito entusiasmo - uma outra vez,
ressuscites toda embriaguez e ausência
de limites; as ruidosas invertidas de
ânimo - se bem que, por agora, sob
o respaldo de toda experiência e
requinte que anteriormente
frenético, imaturo,
repudiavas!
É melhor ser castigado na infância e adolescência como filho. Do que ser punido na juventude como bandido...(Patife)
Se eu fosse descrever o amor
o amor é tudo o amor é o tempo é a juventude a velhice
o amor às vezes vai além de tudo
o amor chora o amor sorrir o amor lamenta o amor é solitário
O amor é companhia
O Amor é despedida o amor é recepção na chegada
o amor é festivo
mas às vezes é luto
o amor é tudo porque o amor é necessário
o amor é o que dá sentido à vida
não se vive sem amar
é preciso estar vivo para amar
se eu fosse descrever o amor
o amor é tudo isso e tudo que for preciso
o amor é rebelde
É imaturo é maduro
o amor envelhece mas nunca perde a essência é sempre o amor presente ao longo da vida
nunca ausente
e só é possível deixar de amar
deixando de se viver
mas na memória de quem fica
o amor se eterniza nunca se apaga
transcende a vida
O amor é a única realidade que fica
é assim que eu descreveria o amor...
