Retrato de Velho
A vantagem de ser mais velho, no início da internet e do avanço da tecnologia, é de que é plausível ser leigo.
Todo velho tem problema de junta: dói tudo. A solução perversa é: "junta tudo e joga fora!" O meu caso também é de junta, só que de junta de psiquiatras que não chegam a um consenso sobre o meu caso.
Conversamos tantas coisas legais, para no final o velho clichê masculino. "Fica comigo ou vou embora." Já ta piegas essa sociedade vil.
Era dezembro, lá vinha ele, mas uma vez sua data preferida, velho, com barbas brancas como a neve, sobre os ombros um saco, era sim um bom velhinho, mas devido ao frio o velho Xico morreu em uma calçada de uma rua qualquer, era apenas um velho em situação de rua.
Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.
Vi um velho
Esquecido
Mãos enrugadas
Sofridas
Vi nos olhos
Esperanças
No peito saudades
Vi um velho
Abandonado
Nas esquinas
Madrugadas
Tinha frio
Fome
Vi um homem
Triste
Tinha alma !
"Vem chegando um ano Novo, mas o velho ano deixou sua história. Foram dias de lutas, e dias de vitórias. Mas em tudo Deus esteve conosco, nos guiando e dando graça. Obrigado Pai, por esse ano que se foi, e por mais esse que vai chegar. Porque até aqui nos ajudou o Senhor, pelo seu infinito e Supremo amor! Feliz 2023 para todos!" 🙏🏻🙏🏻🙏🏻 (31/12/22)
Desejo um Feliz Ano novo, com tudo que o ano velho pôde ensinar,
Se afastando sempre que puder do que subtrai e pode te dividir...
Se aproximando do que multiplica e possa te somar,
Uma matemática que possa sempre te fazer sorrir...
"Nunca diga que está velho, cansado, esquecido, triste, sem vontade de viver. Nada de pensamentos negativos. Diga que está bem. Do contrário, estará se entregando à enfermidade do corpo e da alma".
Não está escrito em lugar algum do mundo humano e civilizado que o velho tem que morrer para dar lugar para ao novo.Pelo contrário, esta transição só é justa e perfeita quando o mais antigos, mais experientes interagem com os mais novos, menos experientes em cada movimento desta natural passagem. Longe disto não podemos dizer que foi naturalmente feita.
Nem tudo que reluz é ouro diz o velho ditado mas o habilidoso vigarista induz qualquer coisa ao mais intenso dourado.
A arte e a cultura mais que só avança perante ao novo. Ela em si por tempos retrocede ao velho, resinificando o que já existe e foi feito por futurismo no passado, mas que começa a fazer mais sentido perante o hoje, diante da contemporaneidade.
O velho patriotismo por si só com a globalização morre no final do século XX, logo migro para o patriotismo cultural, que é um conceito menos pátrio de origem e mais de todos de qualquer lugar via comprometimento com o local que escolhemos para viver, ser seu e por isto lutar por melhoras. Acredito no civismo, histórico, étnico e cultural como viés de identidade que se baseia nos símbolos e ritos do folclore popular. Creio que seja o antidoto singular da nefasta uniformidade virtual propagada e que é a base da dominação universal pelos grupos econômicos poderosos na sublimação das diferenças.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp