Renascer Carlos Drummon de Andrade
SAI DA JANELA MICAL!
A maioria de nós cristãos conhece a história de Davi dançando perante o Senhor (2 Samuel 6:11-23). A ocasião era de festa: a Arca do Senhor estava voltando para Jerusalém. O Rei Davi estava exultante, e “dançava com todas as suas forças diante do Senhor” (v. 14), externando sua adoração a Deus sem se preocupar com o que os outros estariam pensando dele. Sua esposa, Mical, o “desprezou no seu coração” e o criticou severamente por dançar daquela maneira diante do povo (vs. 16 e 20).
Mas porquê ela criticou o gesto de Davi? Porque ela não entendeu?
Se voltarmos um pouco no tempo, veremos que Mical não era exatamente o que se possa chamar de má pessoa – apesar de ser filha de Saul, que reinou antes de Davi. A Bíblia fala que ela amava Davi. Sabedor disso, o então Rei Saul tentou usar a própria filha como laço contra Davi (1Samuel 18:20-21).
Entretanto o plano de Saul foi frustrado pela fidelidade de Mical a Davi. Na seqüência da história, vemos que ela ajudou Davi a fugir de Saul quando este o perseguia, enganando o próprio pai (1Samuel 19:11-17).
Por que então esta mulher, que um dia compreendeu e participou do plano de Deus para preservar a vida de Davi, agiu de maneira tão severa quando agora, anos mais tarde, o Rei simplesmente adorava ao Senhor com alegria?
Poderíamos dizer que ela não compreendeu a motivação de Davi; ou que ela se preocupou mais com a imagem do Rei Davi do que com o momento espiritual da nação; ou ainda que teve ciúmes das servas. Tudo isto estaria correto... mas já lhe ocorreu que tamanha incompreensão poderia estar calçada em algo mais profundo e pré-existente na vida desta mulher?
A INFLUÊNCIA DOS TRAUMAS
Depois da fuga de Davi, Mical foi dada como esposa a outro homem pelo seu pai, Saul (1Samuel 25:44). Anos depois, após a morte de Saul e já como rei, Davi exigiu-a novamente como esposa (2Samuel 3:13).
Por esta e outras razões, podemos saber que Mical era uma pessoa que carregava profundas feridas. Ela fora usada como “isca” pelo pai contra Davi. Viu este homem arriscar a vida para atender a um capricho de Saul que era a exigência para o casamento, o qual foi chamado de “dote” (1Samuel 18:25). Viu o homem que ela amava tendo que fugir do próprio sogro para não morrer. Foi dada pelo pai a outro homem como esposa, sendo já casada. Anos depois, quando talvez ela já estivesse “acostumada” com a situação, Davi se torna Rei e a traz de volta. A Bíblia nos conta que o seu então marido, Paltiel, veio chorando atrás dela quando ela foi tomada para ser “devolvida” para Davi (2 Samuel 3:15-16).
Quanta carga emocional! Como se não bastasse, ela não podia ter filhos, o que era considerado como uma desonra pela sociedade de então. Principalmente em se tratando da esposa de um monarca, que precisaria necessariamente de um herdeiro para ocupar o trono.
Mical permitiu que seus traumas não resolvidos trouxessem cegueira espiritual. E por causa disso, ela não pôde compreender o significado do ato de adoração de Davi.Eu quero lhe fazer uma pergunta:Será que você meu irmão ou minha irmã,tem deixado seus traumas do passado,interferirem na sua vida atual?Será que o fantasma da traição ou de ter sido abandonado no passado,não está influindo negativamente no seu comportamento ou momento atual?Será que você não está passando dos limites?A pessoa amada ou o seu companheiro(a) não é culpado pelos seus traumas.Aprenda que o que passou,passou e o passado ficou para trás.Trate de construir seu caminho rumo ao futuro sem precisar de desenterrar defuntos ou viver como um louco ou louca ao prantos,gritos e baixarias.Se você afirma que não conseguiu esquecer as coisas que lhe machucaram no passado,o sangue de Jesus Cristo não lhe banhou ainda.Você precisa de um encontro verdadeiro com Deus.Você precisa se apropriar da sua condição de "justo",ou seja:Aquele ou aquela que nasceu de novo!
A POSIÇÃO ERRADA
Os nossos traumas emocionais não tratados e/ou mal resolvidos podem nos trazer cegueira espiritual. E tudo isso sempre nos leva para a posição errada, um lugar diferente daquele que o Senhor nos quer. O povo inteiro estava em festa, e Mical estava “olhando pela janela” (v. 16). Ela somente foi ao encontro de Davi quando a celebração havia acabado, e o povo, ido embora (v. 20). E mesmo assim, foi para criticar.
Mical assumiu a posição de espectadora. Da janela, observava o povo se alegrando e adorando ao Senhor, ao invés de se juntar a eles. Estava assistindo a alegria e adoração dos outros, e não fazia questão de participar. Esta postura abriu portas pra um espírito crítico;e sendo assim,satanás entrou em ação pondo no coração de Mical o CIÚME.Um detalhe:Se você sofre deste mal,trate de se dar valor e aprenda que aquele que deixa habitar dentro do seu coração esta obra da carne chamada "ciúme";não vai morar no céu,embora seja cristão fiel.Leia atentamente: "Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,
a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os CIÚMES, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,
as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus".
E por trás disso, como já vimos, estava uma vida marcada por sofrimento, desilusão e expectativas frustradas.
CONCLUSÃO
Talvez você já tenha visto ou conhecido pessoas que assumem a posição de “espectadores” em algumas situações, até mesmo durante momentos de adoração ao Senhor. Não as julgue. Existe algo além das aparências. Existe uma vida que carrega marcas,uma vida que precisa se libertar das astutas ciladas do diabo.
Precisamos desenvolver um espírito misericordioso em relação aos outros.Devemos olhar para nossas próprias vidas. Como temos cuidado de nossos traumas emocionais? Temos dado lugar a um espírito crítico? Temos tido uma vida infrutífera? Temos sido espectadores da adoração alheia? Adore aquele que é digno de toda a Glória,Jesus Cristo;e ELE vai fazer por você, o que você não pode fazer.Adore ao Senhor Jesus Cristo,e ELE vai falar com quem você não pode falar.Adore a Deus,e se esqueça do passado!
Ainda há tempo para tratar pecados, se arrepender, pedir perdão e perdoar. Ainda há tempo para buscar a libertação espiritual para nossos traumas. Ainda há tempo para receber o bálsamo que só o Senhor pode dar.
E ainda há tempo para sair da janela. A porta é logo ali. É só ir para fora, se juntar ao povo... e começar a dançar.Sai da Janela Mical!
Guarde seu amigo em um cofre, vc pode ser roubado. E mesmo que vc o recupere, já não é mais a mesma coisa...
Não há sofrimento sem dor nem alegria sem paz.
Espelha-te nas coisas boas da vida, e seus frutos serão
colhidos tão rápido como um caminho seguido da verdade.
Mulher gordinha no teu, colo quero deitar! envolver meus braços no seu corpo. e um beijo ardente na sua boca eu quero dá.
Comemorar o quê?
Odeio fazer aniversário, talvez isso seja hereditário, meu pai também odeia. Em todos os aniversários dele, bebeu demais, apesar de que ele bebe todo dia. Não entendo qual o motivo da comemoração, não há nada de legal em ficar mais velho.
A cada ano que completamos ficamos mais velhos, não ganhamos mais um ano de vida, pelo contrário, perdemos um ano e com isso nos aproximamos da morte, os cabelos brancos vão se aproximando, as rugas, os problemas de saúde, enfim, não há motivo para comemoração, comemorar a nossa própria degradação? É interessante comemorar a dos outros, ir às festas de aniversário cheias de bebida, to indo pelo mesmo caminho que meu pai, ver o aniversariante todo feliz comemorando sua degradação, ficando velho, com um ano a menos de vida e todo feliz, e no final todos saem falando mal de algo da festa... Realmente fazer comemorações de aniversário não tem graça nenhuma pro aniversariante.
Esse lance de dizer que está se comemorando um ano que se passou, um ano com saúde – esse argumento não cola com quem está doente – um ano de alegrias, enfim, esse papinho hipócrita de quem vê o lado bom de tudo em tudo, até onde não tem lado bom não tem sentido, apenas a fuga da realidade.
Todos temos problemas, todos temos medos, todos temos incertezas, todos temos desconfianças, todos temos fraquezas...
Nunca desanime!
Tem um sonho, corra atrás.
Quer algo batalhe e consiga.
Nunca utilize o caminho mais "fácil".
Se veio fácil com certeza vai fácil.
De valor ao que você possui.
Abrace seus pais...
Seja feliz hoje, o amanhã é incerto.
Estabeleça metas.
Supere as metas.
Faça tudo que tem vontade.
Seja louco !!
Abrace uma árvore.
Quebre sua rotina!
Vivaaaa...
Se apaixone.
E lembre-se, sempre, "tudo o que vier eu fiz por merecer"
Como faz para dizer para o coração que o tempo já passou, que não tem como voltar, que não tem como refazer todas as coisas, para ser como era antes… Ver meu sorriso como era, me faz lembrar de como eu era feliz… Feliz por saber que você era razão da minha felicidade, que as coisas ruins que aconteciam não chegavam nem perto do quão era a grandiosidade do nosso amor, eu estraguei nosso amor, com minha cegueira não enxergava mais nós dois, me perdi e no momento mais delicado da sua vida, quando você mais precisava de mim, eu vacilei, e aquilo se tornou parte de mim, e naquele momento achei que eu não te merecia… Te trair foi a escolha mais egoísta, desrespeitosa, infantil, ridícula e outros adjetivos ruins q poderia existir, você nunca mereceu isso, você é a mulher mais linda desse mundo, seu amor é puro, sua bondade é extrema, em você nunca vi maldade, você era mulher ideal para mim, minha alma gêmea tenho certeza disso, o culpado disso tudo sou eu, eu sei… Faria tudo diferente, tudo mesmo, te amaria mais, te cuidaria mais! Quero profundamente que você seja feliz muito feliz, você merece… Eu só tenho medo de viver para o resto da minha vida assim, com esse arrependimento no meu coração, um sentimento que corrói, que martela o tempo todo dentro de mim… Gostaria também e muito de te dizer tudo isso e mais, de abrir mesmo meu coração para você, não para você sentir pena ou me perdoar, mas para você saber que nunca foi culpa sua, que você é linda do jeito que você é, mas por conta das circunstâncias das nossas vidas, hoje é impossível, quem sabe um dia!
